Vasos e plantadores

O que são potes de barro e como escolhê-los?

O que são potes de barro e como escolhê-los?
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Recursos de manufatura
  3. Descrição das espécies
  4. Dicas de Seleção
  5. Aplicação e cuidado

Desde a antiguidade, a panela de barro serve às pessoas, desempenhando o papel de utensílio para cozinhar, guardar os alimentos e utilizá-los no uso doméstico. Os pratos cozinhados em faiança têm sabor, suculência e cheiro aromático únicos, e também retêm todas as propriedades úteis dos alimentos.

Vantagens e desvantagens

Ao longo da longa história de uso da argila como material para a criação de pratos, a tecnologia de sua fabricação melhorou significativamente. Os utensílios de cerâmica tornaram-se mais duráveis ​​e têm um aspecto moderno.

Entre as vantagens inequívocas do material, podem ser observados os seguintes fatos:

  • material ecológico, matéria-prima natural na composição, importante para utensílios de cozinha;
  • resistência a altas temperaturas;
  • estrutura porosa que permite a passagem do ar;
  • a capacidade de manter uma certa temperatura por muito tempo;
  • não altera o sabor dos pratos preparados;
  • resistência à umidade e capacidade de resistir ao ataque químico.

Os potes podem ter qualquer estilo de decoração e, da vasta gama de produtos apresentados, pode escolher uma opção que se adapta ao gosto de quase todas as pessoas. Os produtos de argila são melhores do que os de cerâmica porque são mais funcionais e não bloqueiam os poros da argila vermelha. São muito usados ​​no dia a dia, na cozinha (são usados ​​para cozinhar pratos de acordo com várias receitas no vapor).

No entanto, a cerâmica de olaria tradicional tem algumas desvantagens, devido a que este material é inferior a outros materiais para fazer talheres:

  • fragilidade e necessidade de respeito;
  • dificuldade no processo de manutenção, ocasionada pela necessidade de limpeza cuidadosa da panela para evitar danos ao revestimento vidrado;
  • requisitos especiais nas condições de funcionamento: a louça não deve ser resfriada ou aquecida muito rapidamente; também não é recomendável cozinhar em panelas sobre o fogo aberto;
  • os vasos não vidrados têm a capacidade de absorver fortemente a umidade, que, em baixas temperaturas, pode provocar a formação de fissuras nas paredes;
  • a propriedade de absorver odores desagradáveis, muito difíceis de remover, de forma que a cerâmica não é adequada para armazenar produtos com cheiro forte;
  • grande peso do produto, o que complica muito o processo de transporte.

Recursos de manufatura

A forma do pote, desenvolvida pelos oleiros há muitos séculos, sobreviveu até hoje. O design do produto foi pensado para um aquecimento uniforme de pratos por todos os lados. Desde tempos imemoriais, os potes de barro eram moldados à mão, sem recurso a dispositivos técnicos.

Esses utensílios de cozinha eram ideais para cozinhar em um forno russo.

A cerâmica é considerada aquela que passou no procedimento de queima única e não contém aditivos e revestimentos adicionais em sua composição. A temperatura de queima é geralmente superior a 7.000 graus. Os potes são feitos na roda de oleiro e apresentam uma estrutura monocromática mate.

Após a cozedura, a superfície dos produtos é coberta com esmalte, caso se pretenda obter uma panela esmaltada.

Descrição das espécies

Não é necessário muito esforço ao preparar alimentos em uma panela de barro esmaltado.

Se o produto for vitrificado por dentro e por todos os lados, não precisa ser pré-embebido em água.

As panelas que não foram glaceadas amolecem os alimentos, pois são cozidas no vapor por muito tempo em seu próprio suco. São utilizados respeitando todas as regras para o cuidado da faiança.

Os utensílios de cerâmica são diferentes dos de barro no material usado, que pode incluir aditivos minerais. Além disso, a diferença está na tecnologia de produção e na duração da queima. Para os potes de barro, de formato simples, utiliza-se o método de estampagem, que permite obter belos potes com contornos regulares do mesmo tamanho.

Os produtos cerâmicos são feitos de materiais inorgânicos que foram endurecidos por altas temperaturas e resfriamento subsequente.

Na aparência, os potes de barro muitas vezes se assemelham a recipientes de cerâmica.

Os potes de cerâmica podem ter uma variedade de cores; a decoração é geralmente aplicada à sua superfície na forma de desenhos. Eles têm uma estrutura mais durável em comparação com os produtos de argila, mas também têm medo de uma queda brusca de temperatura.

Por nomeação

A argila é um material ecologicamente correto e os alimentos armazenados nesses pratos mantêm suas propriedades nutricionais por mais tempo. Este pote de barro é adequado para armazenar laticínios, cereais, frutas, vegetais e muito mais.

Produtos a granel em recipientes de argila não são ameaçados por insetos.

A panela é considerada uma ótima opção para armazenar leite assado, queijo ou requeijão. A comida nele permanecerá fresca por muito tempo, estando em um lugar fresco.

Para vegetais, existem recipientes de argila especiais com orifícios de ventilação. É necessário guardar os legumes tapando os pratos com uma tampa, esta técnica irá ajudá-los a não apodrecer durante muito tempo. Um recipiente semelhante também é adequado para batatas, porque o ar circula nele.

Para o mel, você pode usar recipientes feitos de argila processada. Em tal prato, um doce reterá vitaminas e sabor por muito tempo.

Este utensílio também é muito apreciado pelos jardineiros que o utilizam no seu sítio. Para o jardim, os vasos de barro podem ser uma decoração e um local maravilhoso para o plantio de flores.

Deve haver orifícios de drenagem no fundo do contêiner e um palete deve ser colocado.

Além disso, a capacidade de passar o ar tem um efeito benéfico no sistema radicular. A única desvantagem de usar uma panela de barro ao ar livre é sua fragilidade.

Por forma e tamanho

Os produtos de argila também diferem nesses parâmetros. No entanto, todos os contêineres possuem configuração tradicional e gargalo estreito. Existem alças nas laterais da panela arredondada. Também está incluída uma tampa projetada para fechar o pescoço com força.

Além disso, graças a esses modelos, haverá menos problemas com a lavagem subsequente do forno.

Para cozinhar, é melhor escolher panelas com gargalo largo e formato redondo.

Para flores, você também pode usar padrões incomuns: na forma de um triângulo ou trapézio.

Os volumes dos produtos variam. Você encontra modelos de 200 ml a 30 litros, os menores de 700 ml são usados ​​como baixela e os maiores para guardar alimentos e preparar grandes porções.

Dicas de Seleção

Antes de comprar um pote de barro, você precisa determinar sua finalidade. Com base na finalidade de uso, são selecionados a forma, o tamanho e o volume desejados do produto. O recipiente deve ser examinado cuidadosamente quanto a arranhões, lascas, rachaduras e outros defeitos.

Vale a pena certificar-se de que a espessura das paredes e do fundo é a mesma, caso contrário a panela irá rachar ao ser aquecida.

É igualmente importante verificar a integridade do produto de argila adquirido. Para determinar a qualidade de queima, a panela é verificada quanto ao seu caráter sonoro. O som que você faz deve parecer claro e claro.

O revestimento de esmalte deve ser uniforme, nas superfícies externa e interna - não deve haver fendas e manchas. Isso é especialmente importante durante a operação, pois uma superfície ideal será capaz de proteger a textura porosa da penetração de partículas de gordura, fuligem e umidade.

Cerâmica com elementos decorativos complexos será difícil de lavar e manter limpa. Se houver uma tampa, verifique se ela se encaixa perfeitamente no pescoço.

O volume de um produto de argila é selecionado levando-se em consideração o tamanho das porções que nele serão preparadas. Em panelas de grande volume, pode-se preparar uma refeição em família para várias pessoas.

Ao escolher um recipiente para plantar flores de interior, vale a pena focar no diâmetro e na altura do vaso. Com base no tipo de sistema radicular, é necessário selecionar os pratos certos, então a planta pode se desenvolver e crescer normalmente. Para uma raiz fibrosa, é preferível tomar vasos largos, para raízes longas - produtos altos e estreitos.

Apesar do custo relativamente alto, esses vasos são estáveis ​​e promovem a evaporação do excesso de umidade e fornecem um suprimento de oxigênio.

As lojas oferecem uma grande variedade de formas e soluções de design, que, aliadas às propriedades benéficas da argila natural, levam a dar preferência aos potes de barro em vez dos análogos artificiais.

Aplicação e cuidado

Não é recomendável colocar panelas de barro frias no forno pré-aquecido, pois podem estourar - o recipiente deve ser aquecido ao mesmo tempo que o forno. Recomenda-se colocar as panelas retiradas do forno sobre um suporte de madeira.

A cerâmica que pode ser lavada em lava-louças é considerada controversa e depende do revestimento. Este recipiente de cerâmica não vitrificada é projetado para uso em forno, micro-ondas e forno.

Apenas pratos com glacê podem ser lavados na máquina de lavar louça.

Você pode aquecer alimentos no micro-ondas em qualquer panela, com exceção de produtos que contenham tinta condutora na superfície, ou seja, douramento, bem como pintura. Por precaução, familiarize-se com as regras de funcionamento do forno microondas.

Quanto aos pratos com tampa, pode usar uma dica interessante - substitua por massa.Além disso, após o cozimento, você obtém um pão delicioso.

Um prato no micro-ondas ou forno pode não estar totalmente pronto, mas remova a panela com antecedência - em 7 a 10 minutos., porque as paredes fortemente aquecidas retêm o calor por muito tempo e o próprio alimento atinge o estado pretendido. Para reaquecer alimentos em uma panela mais rápido, você pode mexer o conteúdo periodicamente.

Se você quiser colocar vários recipientes de barro no forno ao mesmo tempo, certifique-se de que eles não toquem.

Se as laterais da panela não tiverem sido lavadas de gordura, você deve encher o recipiente com água fria e adicionar um pouco de vinagre. Em seguida, leve a panela ao forno frio, esquentando aos poucos. Depois de meia hora, os pratos precisarão ser removidos e resfriados. Em seguida, o produto é lavado e enxaguado.

Manuseie os pratos sem esmalte com extremo cuidado. Durante a lavagem, não use escova de aço, pois pode danificar a superfície. Além disso, não se esqueça da propriedade dos potes sem esmalte de absorver aromas, por isso não é recomendável lavá-los com detergentes que contenham fragrâncias químicas. É preferível usar sabonete sem sabor.

Os produtos químicos domésticos podem ser absorvidos pelos poros da panela e, posteriormente, liberados na comida.

Após a lavagem, os potes devem estar completamente secos, caso contrário, pode aparecer bolor no interior do recipiente.

É necessário guardar os pratos de barro em local aberto e seco. Você pode fazer isso sem adicionar óleo ou gordura completamente, ou usar muito pouco deles.

Recomenda-se deixar o pote de barro comprado de molho em um recipiente com água fria por uma a duas horas, para que possa ser preparado para o primeiro uso. Isso deve ser feito para que a água penetre na textura porosa da argila e o vaso não vaze.

Deve-se ter em mente que a argila não vitrificada absorve perfeitamente os odores estranhos, por isso é melhor cozinhar pratos do mesmo tipo em uma panela. Se você ainda teve que colocar algo perfumado no pote, você precisa colocar papel manteiga dentro.

Se você quiser decorar um vaso de barro e dar-lhe um desenho original, pode pintá-lo com tintas acrílicas e depois cobri-lo com uma camada adicional de verniz. O desenho depende inteiramente do gosto do autor e de sua imaginação.

sem comentários

Moda

a beleza

casa