Costa sul da Crimeia: características de recreação
A costa sul é uma verdadeira pérola da península da Crimeia. Muitas vezes é chamada de forma simples e breve - a costa sul. Este lugar paradisíaco, junto com a Cote d'Azur francesa, é reconhecido como o segundo resort mundial na eficácia do tratamento de várias doenças.
Praias maravilhosas, cachoeiras, diques, palácios, parques antigos, quintas estão cobertas de lendas, cada canto aqui tem sua própria história, então descansar no litoral sul não é apenas útil e confortável, mas também muito informativo.
Características climáticas
O próprio nome fala da posição geográfica da costa sul. A faixa costeira não muito larga do Mar Negro - sua largura é de dois a oito quilômetros, estendendo-se de 170 quilômetros de oeste a leste do cabo Aya até o lendário Karadag, é protegida dos ventos do norte pelo cume principal das montanhas da Crimeia.
Do ponto mais ao sul - Cabo Sarych, apenas 142 milhas náuticas até a Turquia. Na época soviética, era uma área protegida, o que possibilitava a preservação de espécies raras de plantas e animais aqui. E agora este litoral coberto por enormes pedregulhos continua selvagem, praticamente não existem praias, o mundo subaquático é muito rico e diversificado, o que atrai turistas-mergulhadores para cá.
A localização única na costa sul cria um clima especial, que geralmente pertence ao Mediterrâneo subtropical, mas também é subdividido em tipos secos, semi-secos e semi-úmidos. Esta divisão depende da altitude e dos ventos. Em um sentido restrito, a costa sul da Crimeia inclui uma seção de 80 quilômetros do Cabo Aya a Alushta. O clima aqui é mais úmido e ameno.
No trecho de Alushta a Feodosia, o clima fica mais quente e seco. A rigor, já é a costa sudeste, onde as montanhas se afastam do mar em 10-12 quilômetros. A temperatura e a umidade são reguladas pelo Mar Negro, que traz frescor no verão e calor no inverno.
No inverno, a temperatura não cai para indicadores negativos, o que é facilitado pela corrente quente da Criméia e pelas montanhas, que não permitem o ar frio aqui.
O inverno na costa sul é ameno, mas nublado e chuvoso. Em janeiro, a temperatura média raramente cai abaixo de +4, e durante o dia - abaixo de +7. Durante o dia, pode até aumentar para + 18-20. Esta é a época de tempestades e fortes ventos de leste. Na primavera, o clima é ventoso e instável, a temperatura média sobe para +14 graus.
A temporada de férias começa no início de maio e vai até o final de outubro. É mais longo do que na Côte d'Azur francesa e na costa italiana, que têm clima próximo. O calor extremo (+ 28-35 graus) é suavizado pela brisa do mar. Você pode nadar de junho a outubro, a temperatura da água em julho-agosto chega a 26 graus, permanece a mesma em setembro, diminui ligeiramente até outubro, mas permanece confortável até o dia 20 do mês.
Plantas e animais
A flora do litoral sul é muito peculiar. Muitas espécies que existem aqui são endêmicas, ou seja, vivem apenas nesta zona natural, e nem menos espécies foram importadas de outros países. O clima mediterrâneo, as características da paisagem, as atividades econômicas e culturais do homem - a combinação de todos esses fatores levou à singularidade e à singularidade da flora da costa sul.
Parques, jardins e vinhedos aqui se fundem com os matagais selvagens perenes. Nos famosos parques de Livadia, Gurzuf, Massandra, Alupka, Jardim Botânico Nikitsky, plantas exóticas importadas têm crescido por mais de 200 anos, e relíquias e endemias são cuidadosamente protegidas nas reservas localizadas aqui. Preciosas faias e carvalhos, que vivem entre 250 e 1000 anos, podem agora ser encontrados ao longo da costa. Isso é em grande parte mérito dos biólogos, uma vez que bosques inteiros foram cortados impiedosamente antes.
Morango de frutos pequenos está incluído no Livro Vermelho. Esta árvore perene com frutos semelhantes aos do morango comestíveis pode atingir uma altura de 6 metros e tem um tronco e galhos intrincados e retorcidos. Na Crimeia, é encontrado apenas na costa sul e pertence à espécie endêmica. O cipreste conífero perene é apreciado por suas propriedades medicinais únicas. As propriedades bactericidas de seus óleos essenciais ajudam a suprimir muitas bactérias causadoras de doenças. Mesmo nos tempos antigos, os figos eram trazidos para a costa sul da Crimeia, cujos frutos são muito úteis para o corpo.
É simplesmente impossível listar e descrever a coleção de plantas mais rica, ela tem mais de 1,5 mil espécies. Resta apenas se surpreender com a beleza e fertilidade desta terra incrível. Mas a fauna do litoral sul dificilmente pode ser chamada de muito rica. São lebres, esquilos, raposas, ouriços, martas, texugos, roedores e morcegos adaptados ao clima mediterrâneo.
Às vezes, no inverno, veados, muflões e corças da Crimeia descem das montanhas. Não há grandes predadores aqui.
No inverno, o reino dos pássaros também aumenta. Na primavera, as aves migratórias voam e os corvos-marinhos, gaivotas, andorinhões de barriga branca, andorinhas da cidade, corvos encapuzados, pombos selvagens e falcões permanecem na costa.
Os répteis são representados aqui por uma infinidade de lagartos, entre os quais estão a endêmica lagartixa da Criméia e o relíquo lagarto amarelo sem pernas. A cobra leopardo está listada no Livro Vermelho. Esta bela cobra está quase destruída e é extremamente rara.
Para onde você pode ir?
A costa sul da Crimeia é caracterizada por uma infraestrutura bem desenvolvida. Todas as cidades têm um ambiente especial e estão prontas para receber turistas em qualquer época do ano, portanto, saindo de férias, resta apenas decidir sobre as preferências individuais. A pérola da Crimeia e sua capital turística é a beleza de Yalta.Esta cidade também é chamada de Nice Russa. O clima temperado mediterrâneo permite não só um grande relaxamento, mas também ideal para o tratamento de muitas doenças.
Administrativamente, Big Yalta é distinta - este é o território de Foros a Krasnokamenka, que inclui muitas aldeias, várias cidades e a própria cidade portuária - Yalta. A cidade está localizada em três colinas no vale dos rios de montanha Uchan-Su e Derekoyki, cercada por um semi-anel de montanhas. No território de Big Yalta, na base de uma floresta natural, foram criados belos parques. A reserva de Yalta é considerada propriedade estatal.
Todas essas características naturais criam um microclima especial na cidade e atraem muitas pessoas que desejam melhorar sua saúde. Em 1886, o professor S.P.Botkin descobriu as propriedades curativas especiais do ar de Yalta, preenchido com sais marinhos e fitoncidas. Palácios foram construídos aqui para a família real, mansões foram erguidas por aristocratas, ricos industriais e mercadores, representantes da intelectualidade criativa que aqui aspirava.
Apenas 37 quilômetros de Yalta é a segunda maior cidade turística do Litoral Sul - Alushta. Grande Alushta, que se estende por quase 40 quilômetros ao longo da costa, além da própria cidade, inclui mais 26 assentamentos. Alushta é considerada a cidade mais limpa e verde do litoral.
O parque "Aivazovsky" é famoso por uma grande coleção de plantas exóticas, e no aquanário você pode ver muitos peixes listados no Livro Vermelho.
Gurzuf - uma cidade velha, cujo encanto especial é dado por ruas estreitas, belos diques e numerosas escadarias. A grande praia da cidade permite que todos os turistas se acomodem livremente. Gurzuf é famosa por seu clima único, não é por acaso que o famoso acampamento infantil "Artek" está localizado aqui. Os nomes das famosas formações naturais - cabo Suuk-Su, montanha Ayu-Dag, rochas Adalary, são familiares a muitos desde a infância.
Livadia É um pequeno assentamento de tipo urbano, que faz parte da Grande Yalta e tem uma rica história. Desde o III milênio aC, seus arredores já eram densamente povoados. Foi aqui, em meados do século XIX, que se localizou a residência da família real. O Palácio Livadia, que preserva os móveis e interiores da era czarista, o complexo do parque do palácio com espécies valiosas de plantas, com muitas esculturas de mestres italianos e belas fontes atraem muitas excursões aqui.
Massandra - um dos subúrbios de Yalta, o centro da vinificação. A coleção de vinhos de Massandra é uma das maiores do mundo e contém um milhão de garrafas. A marca de vinho mais antiga é Jerez de la Frontera, datada da colheita de 1775. Os sanatórios locais oferecem até um tratamento incomum para o vinho. Este assentamento é cercado por três áreas protegidas ao mesmo tempo: "Cape Martyan", Yalta e reservas naturais da Crimeia.
Miskhor - um lugar de descanso para a intelectualidade criativa. Gorky, Mayakovsky, Chaliapin viveram e trabalharam aqui. O "Ninho da Andorinha", que se tornou um símbolo da Crimeia, está localizado bem aqui, no Cabo Ai-Todor. E até o topo da Ai-Petri, é possível fazer uma subida inesquecível de teleférico, inscrita no Livro dos Recordes do Guinness.
Laspi Bay. Catarina II chamou este lugar de uma miragem fabulosa de "As Mil e Uma Noites". O junípero relíquia, em combinação com o ar da montanha, cria um microclima curativo incomum aqui. Além disso, o litoral aqui é rico em argila mineralizada, que deu o nome à própria baía. A sua origem está associada à existência de um grande número de nascentes geotérmicas aqui no passado. Depois que as nascentes secaram, a água aqui ficou tão transparente que foi reconhecida como a mais limpa de toda a costa, e a baía tornou-se o local preferido dos entusiastas do mergulho.
Foros - um dos mais antigos povoados do Litoral Sul, é aqui que se localiza a dacha do Governo. Uma aldeia razoavelmente grande é considerada a mais cara da costa, embora esteja localizada bem longe do resto das áreas de resort.
É famosa por seu mar mais puro e natureza intocada.
As melhores praias
Bandeira Azul da UE - esta distinção é atribuída às melhores praias que cumprem os padrões internacionais... As praias da costa sul da Crimeia provaram que merecem implantá-la no seu território. Quase todas as praias são de seixos, equipadas com tudo o que você precisa: há vestiários, chuveiros, banheiros, espreguiçadeiras, guarda-sóis. Mas com crianças pequenas, você deve se preocupar com a segurança - o fundo cai drasticamente em muitos lugares. A entrada em quase todas as praias é gratuita, basta pagar as comodidades. Existem também praias pagas de elite, em sua maioria pertencentes a hotéis ou sanatórios.
A praia dourada de Yalta é coberta de lendas. Normalmente areia é chamada de "ouro", mas aqui, como em outros lugares - seixos. Mas, em comparação com outras praias, é mais rasa e mais leve. Houve alturas em que os seixos desta praia valiam o seu peso em ouro e eram exportados como material de construção, sendo uma verdadeira “mina de ouro” para os proprietários. Além disso, propriedades curativas únicas ainda são atribuídas a ele.
Golden Beach é um lugar incrível... Está localizada no território de um belo parque, rodeada por montanhas em três lados, e a água do mar é famosa por sua transparência. O fundo é plano, por isso é o preferido por famílias com crianças. O lado esquerdo da praia pertence ao sanatório Kurpaty, enquanto o lado direito é totalmente gratuito. A lendária escada, construída há mais de 50 anos, dá acesso ao território. São cerca de 8 quilômetros da cidade até essa faixa litorânea, então há um pouco menos de turistas do que na praia da cidade, mas um descanso confortável é garantido aqui.
A praia de Massandra é a orgulhosa proprietária da bandeira azul europeia. Esta é uma das praias mais confortáveis e animadas do litoral. O confortável território está dividido em várias zonas, três das quais têm o estatuto "VIP". A entrada é maioritariamente paga, os preços em cada zona são diferentes.
Ninguém vai ficar entediado aqui, há muita diversão: desde diversão com animadores, esportes até massagens relaxantes e de bem-estar. Você pode alugar equipamento de água, divertir-se nos brinquedos, comer algo em um restaurante, assistir a um concerto à noite ou sair para dançar.
Outra bandeira azul hasteada sobre a praia do famoso hotel "Yalta-Intourist". Esta é uma praia de classe mundial, devidamente equipada e proporcionando aos turistas muitas diversões interessantes. Há também uma academia, uma sala de massagens, um parque aquático infantil e atrações. A utilização da praia para os hóspedes do hotel é gratuita, para os hóspedes é paga. Um alto nível de serviço também implica preços adequados.
Praia em Livadia considerada uma das mais limpas e bonitas, distingue-se pelos seixos de tamanho médio e muito lisos, nos quais se pode caminhar descalço. A descida para o mar é bastante íngreme, mas existem elevadores. A área da praia é pequena, mas tem tudo que você precisa: vestiários, chuveiros, um café, um ponto de aluguel.
Esta praia será a preferida dos amantes da paz e da solidão. Não há animadores e há grande afluência de turistas.
Vale destacar que cada praia do Litoral Sul é boa a seu modo, entre elas há tanto animadas quanto semi-selvagens, portanto qualquer veranista pode encontrar seu próprio “lugar reservado”.
vistas
A lista de pontos turísticos naturais e artificiais do Litoral Sul é muito extensa. É quase impossível deixar de fazer excursões e dedicar tempo apenas às férias na praia. O que você pode admirar aqui?
- Parque paisagístico "Paraíso", também conhecido como "Aivazovskoe" - um magnífico monumento da arte do parque. Localizado no sopé do Monte Ayu-Dag na aldeia de Partenit. O complexo do parque é notável por seus desenvolvimentos de design moderno originais, que são baseados na história da Crimeia, suas lendas e mitos, bem como nas realizações de jardineiros de outros países. Este é um museu de paisagem ao ar livre.
- A cachoeira "eternamente borbulhante" Dzhur-Dzhur no rio Ulu-Uzen é a mais profunda. Sua altura é de 15 metros e a temperatura da água não ultrapassa os 7 graus. É proibido nadar na cachoeira, mas os turistas ainda tentam fazê-lo, pois, segundo a lenda, suas águas aliviam todos os pecados e doenças.
- Não tão cheia, mas linda cachoeira Jurla - uma das famosas cachoeiras da Crimeia. Você pode ver a cascata de água hipnotizante apenas na primavera, quando a neve derrete nas montanhas.
- Símbolo da Crimeia - um monumento arquitetônico único "Ninho de Andorinha" na aldeia de Gaspra. O castelo erguendo-se no céu invariavelmente causa surpresa e admiração, e de seu mirante se abre uma vista magnífica das montanhas, do mar e do Grande Yalta.
- Palácio e parque de Livadia - um monumento histórico, onde você pode conhecer a vida de três gerações da família real, visitar museus dedicados a outros eventos que aconteceram aqui, caminhar ao longo do caminho do czar e admirar um dos melhores parques da Crimeia.
- A Igreja de Foros e o Parque de Foros estão localizados não muito longe do ponto mais ao sul da Crimeia - Cabo Sarych. A Igreja da Ascensão de Cristo é outro monumento “voador” da Crimeia. Este edifício do final do século 19 foi construído na tradição bizantina e é dedicado à salvação da família imperial. Foros Park é famoso por sua coleção única de plantas raras coletadas literalmente de todo o mundo.
- Palácios Vorontsovsky, Yusupovsky, Massandrovsky e parques adjacentes - os pontos turísticos mais famosos do litoral sul, impossíveis de não visitar.
- Rios da criméia não pode ser chamado de profundo e de fluxo total, muitos deles muitas vezes secam no calor do verão. Os maiores rios são em grande parte artificiais, pois sem a intervenção humana teria sido impossível fornecer água potável às regiões.
O rio Salgir é reconhecido como o mais longo, o Chatyrlyk é o segundo maior, seguido por Alma, Biyuk-Karasu, Kuchuk-Karasu, e o mais profundo, mas não muito longo, é Belbek.
Lazer para turistas
A costa sul da Crimeia é um paraíso turístico com atividades em qualquer época do ano. Na primavera, esta é uma jornada incrível por parques e jardins floridos. Plantas incrivelmente bonitas, ar puro, excursões e passeios interessantes ao longo do famoso caminho do czar, arquitetura charmosa de cidades resort - todo esse esplendor não deixará os fãs indiferentes das atividades ao ar livre.
No verão, as férias na praia vêm em primeiro lugar. As atrações aquáticas e os parques aquáticos ajudarão a diversificá-lo. Você pode alugar qualquer equipamento para entretenimento aquático e jogos esportivos. Em grandes praias, você pode usar os serviços de animadores. Sanatórios, pensões, hotéis, vilas e estoque de moradias privadas nunca estão vazios no Litoral Sul. Empresas jovens barulhentas, famílias com crianças e amantes de excursões interessantes e informativas podem perfeitamente relaxar aqui.
Para obter informações sobre onde se hospedar na costa sul da Crimeia, veja o próximo vídeo.