Yalta na Crimeia: características climáticas, uma lista de praias e atrações
A Crimeia é um resort bastante popular na Rússia devido ao seu clima favorável, condições confortáveis, rica história e alta saturação com locais turísticos. E também há uma infraestrutura cuja importância para os turistas não pode ser superestimada. E entre todo esse esplendor e diversidade, Yalta é a pérola.
Peculiaridades
A cidade russa de Yalta está localizada na parte sul da Península da Criméia, que, por sua vez, está localizada no Mar Negro, o que determina certas características naturais e climáticas.
Em primeiro lugar, a costa sul da Crimeia é caracterizada pelas características do clima "marítimo" - flutuações de temperatura relativamente baixas, invernos quentes e verões não muito quentes para esta zona climática.
A temperatura negativa no inverno é estável apenas no "centro" da península, além disso, a temperatura negativa é muito rasa - a prevalência do tipo "continental" afeta.
A primavera e o outono mudam de lugar suavemente, já que no outono as reservas termais do Mar Negro atenuam a diminuição da temperatura.
Na primavera, o Mar Negro proporciona um agradável frescor.
Na Crimeia, é bastante seco em todos os lugares, exceto nas encostas do norte das montanhas da Crimeia, a precipitação média anual dificilmente ultrapassa meio litro.
Mas mesmo essas encostas dificilmente podem ser chamadas de úmidas - simplesmente não são áridas.
O cinturão natural é caracterizado como moderado - subtropicais do norte, a partir das peculiaridades da natureza, uma abundância de áreas montanhosas, biomas de estepe.
Clima
Se prestarmos mais atenção ao clima da península da Criméia, podemos distinguir as seguintes subzonas: estepe continental, estepe marinha, sopé floresta-estepe, floresta de montanha e sub-mediterrânea.
A primeira subzona encontra-se principalmente na parte central da península, atingindo um ponto ligeiramente abaixo de seu meio na latitude. Também cobre uma parte significativa da Península de Kerch.
A subzona marinha da estepe ocorre em uma estreita faixa ao longo da costa oeste da Crimeia e também cobre a parte da península da Crimeia que não é ocupada pela subzona continental. As famosas cidades turísticas de Evpatoria e Saki estão localizadas neste espaço.
A zona de estepe-floresta do sopé está localizada no sopé das montanhas da Crimeia (que ocupam a parte sul da Península da Crimeia), nesta subzona estão Simferopol, Bakhchisarai.
A subzona da floresta montanhosa ocupa a própria cordilheira, ali não existem grandes cidades.
A zona climática sub-mediterrânea é a menor e inclui a borda estreita da costa sul da Crimeia.
É nesta zona que se encontra a bela cidade de Yalta.
Yalta tem um clima mediterrâneo subtropical.
A temperatura média no inverno é de 4 a 5 graus acima de zero. A temporada de natação está aberta a partir de maio e vai até meados de outubro. Durante a temporada de natação, a temperatura média da água nas praias não cai abaixo de +20 graus Celsius.
Alojamento
Em Yalta há muitas oportunidades de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas, sanatórios e pensões à beira-mar. Mas você também pode alugar acomodação de pessoas físicas ou ficar em um albergue.
Dos hotéis, por exemplo, Mriya Resort & Spa é notável.
Entre as suas vantagens - uma ampla gama de classes de preços de quartos, check-in gratuito para crianças, vilas luxuosas no território, localizadas no próprio território. Também tem tudo que você precisa para recreação ativa, esporte e lazer, 4 restaurantes, um cinema e uma boate.
Outro hotel que vale a pena prestar atenção é o Yalta-Intourist.
Este hotel pode oferecer um abundante programa de entretenimento aquático: piscina olímpica aquecida, piscina infantil, bar aquático. E também "Yalta-Intourist" pode oferecer cura com lama curativa e outros tratamentos de spa. O paisagismo é extenso no território, e no próprio hotel existem quartos confortáveis, bem como serviços de serviço, onde é servido um buffet de pequeno-almoço aos hóspedes. As desvantagens são os preços altos e a abundância de turistas durante a temporada.
Terceiro, consideraremos o hotel spa "Livadiyskiy".
Do lado agradável, este hotel oferece proximidade com a costa, comida decente, bem-estar e serviços de spa. E também há abundância de piscinas e acessibilidade próxima a algumas das atrações. Desvantagens - vista mar desordenada.
Entre as pensões e sanatórios, a pensão "Paraíso" merece destaque, caracterizado por um ambiente tranquilo, calmo e quase caseiro, perto do mar.
Paisagismo abundante e som natural "ao vivo" criam uma atmosfera verdadeiramente celestial. As casas de hóspedes têm piscinas. E também todo o território está equipado com botões para ligar para o pessoal, o que em certa medida aumenta o conforto.
Além disso prestaremos atenção ao sanatório "Ai-Petri".
O território deste complexo recreativo, digno de um sanatório, é abundantemente ajardinado. E também "Ai-Petri" oferece um buffet e uma vista maravilhosa da área circundante, mas o sanatório tem um terreno difícil e, portanto, há muitas escadas. Além disso, há um setor privado no território do sanatório.
O sanatório "Miskhor" é interessante. Esta é uma opção relativamente barata, com praia próxima e boa infraestrutura. Aqui, os veranistas encontrarão um rico programa de lazer, para que não fiquem entediados. Das desvantagens - o mesmo tipo de arquitetura dos quartos.
Não está longe de "Miskhor" das principais atrações, especialmente perto do chamado "Ninho da Andorinha" e do centro de Yalta.
Para turistas com baixo orçamento, acomodação em albergue pode parecer atraente.
O melhor albergue é o "Gnezdyshko", que é aconchegante e lembra um albergue de estudantes. Em "Gnezdyshka" existem apartamentos para 2, 4, 8 e 10 pessoas, além disso, as duas últimas opções implicam em beliches. É possível reservar online com bastante antecedência da sua chegada. Cada hóspede, independentemente da capacidade do quarto, tem uma cama e uma mesa de cabeceira, tem uma casa de banho separada e acesso Wi-Fi gratuito.
Há um supermercado próximo, e o próprio albergue tem tudo que você precisa para cozinhar. Há também cofres e comodidades para lavar e passar roupas.
Outro albergue curioso é o Dog. Está rodeado por um jardim e tem um ambiente acolhedor, mas esta pousada tem apenas 5 quartos.
Existe uma sala comum para 10 pessoas e quartos que podem acomodar empresas para 2 pessoas. Os inquilinos terão estacionamento, cofre, wi-fi e aluguel de bicicletas.
As melhores praias
A praia principal de Yalta - "Primorsky" está localizada ao lado do hotel "Oreanda". A praia é gratuita, tem onde comer - cafés, lojas, e você também pode comprar souvenirs. A praia tem cerca de 400 metros de extensão e é coberta por seixos médios.
O próximo da nossa lista será a praia "Massandra", que é, em geral, um complexo de praias de entrada gratuita, infraestrutura bem desenvolvida e farto programa de lazer. O uso dos serviços nesta praia é pago e o preço não é dos mais baixos de Yalta.
A praia de "Massandra" está marcada com bandeira azul e é muito frequentada durante a época balnear.
Dolphin é uma das melhores praias.
É bastante afastado do centro da cidade, limpo e calmo. Esta praia é ideal para famílias.
vistas
Existem muitos lugares bonitos em Yalta.
Alguns deles são de origem natural, enquanto outros são feitos pelo homem.
Vamos considerar uma descrição mais detalhada de alguns deles.
O primeiro na lista de lugares bonitos será o Monte Ai-Petri com Ai-Petri yayla. A altura do Monte Ai-Petri é muito simples para a memorização mnemônica - 1234 metros.
Você terá que chegar ao topo da montanha de teleférico. Passando menos de meia hora ao longo desta estrada, você pode admirar as maravilhosas vistas da natureza ao redor de Big Yalta.
Perto está a Bacia do Karst de Priaypetrinsky, que surpreende os visitantes com suas vistas de estalactites e estalagmites, e a Mina Geofísica.
As passagens subterrâneas são formadas por materiais fotoluminescentes, então os flashes das câmeras ou lanternas fazem as paredes brilharem por um tempo.
A segunda atração natural é a cachoeira Uchan-Su.
Da linguagem dos tártaros da Criméia, seu nome é traduzido como "água caindo", e a água tem de onde cair - a altura da cachoeira é de cerca de cem metros. É aconselhável, ao estudá-lo, subir as escadas do mirante.
Você pode explorar de forma independente o Monte Cat com uma solitária Pedra Vermelha, bem como as ruínas de um castelo medieval e o Monte Dzenevez-Kaya, bem como visitar as baías aconchegantes dos cabos Ai-Todor e Sarych.
Em excursões ao redor de Yalta, você pode ver muitos monumentos arquitetônicos. Um dos mais famosos é o "Ninho da Andorinha", que fica na falésia do Cabo Ai-Todor. A história do "Ninho da Andorinha" começa no último quartel do século XIX, quando neste local surgiu a primeira estrutura de madeira.
O Ninho da Andorinha não é apenas um monumento arquitetônico, mas também um museu. Das vantagens - uma atmosfera indescritível, vistas deslumbrantes e distância relativa da civilização.
O parque e palácio de Yusupov foram fundados no início do século XX.
As vantagens deste complexo são a abundância de esculturas e um componente arquitetônico de destaque. Elementos do Renascimento italiano foram usados em sua criação. Você pode chegar legalmente a este palácio apenas como parte de uma excursão.
Em Yalta, há maravilhosos objetos da natureza feitos pelo homem - Jardim Botânico Nikitsky, Reserva do Cabo Martyan e Reserva de Yalta. O Jardim Botânico Nikitsky de abril a novembro mostra a chamada "bola de crisântemos" - uma exposição de plantas do jardim botânico.
O jardim é mantido em ordem.
"Cabo Martyan" é uma reserva natural com 150 espécies de pássaros, 540 espécies de plantas, cerca de 700 espécies de insetos, 18 espécies de mamíferos e 200 espécies de algas. Nesta reserva encontra-se o chamado Vale dos Fantasmas - local com rochas de formato invulgar.
Deve-se ter em mente que na zona especial da reserva, o movimento é permitido apenas ao longo de um caminho especialmente marcado.
A Reserva de Yalta cobre uma área de 15 mil hectares. Por um lado, é limitada pelo mar e, por outro, pelos picos da Crimeia. O Monte Roca, com 1,5 mil metros de altura, é o ponto mais alto do complexo natural.
Existe um Museu da Natureza no edifício principal da administração da reserva. Além disso, no território desta reserva existe o pico Ai-Petri com um teleférico, que foi mencionado acima.
Entretenimento para turistas
Além de atrações, Yalta oferece muitas oportunidades de lazer e recreação com as crianças. A cidade possui um excelente Zoológico "Conto de Fadas" com mais de uma centena de representantes do mundo da fauna. É permitido alimentar os animais com misturas especiais que podem ser adquiridas na entrada.
O Yalta-Intourist Hotel possui um delfinário com shows diários de golfinhos e pinípedes. Além disso, os artistas inteligentes estão tão envolvidos no processo que parece que obtêm um prazer genuíno com a apresentação.
No parque aquático "Atlantis" você pode pular de uma torre na água, piscinas e uma variedade de escorregadores.
Além disso, o parque aquático tem muitos restaurantes, então você sempre pode parar de nadar e fazer algo para comer.
Claro que não pode deixar de visitar o aterro, que, sendo um local popular, pode oferecer um grande número de cafés e restaurantes onde pode visitar atracções, ver locais tão notáveis como os Correios Centrais, o Hotel Tavrida ou outros.
Como chegar lá?
Como mencionado acima, Yalta está localizada aproximadamente no meio da parte sul da costa da península da Crimeia. O comprimento de Big Yalta ao longo da costa é de várias dezenas de quilômetros (72 quilômetros, para ser preciso).
A cidade está conectada por rodovias com Simferopol e Sevastopol, que podem ser especificadas no mapa rodoviário da Crimeia.
Você pode chegar a Yalta de trem, sentindo todo o charme e romance de uma viagem ferroviária. Um algoritmo aproximado para tal viagem: de trem, você segue de Moscou (ou outra cidade) até Anapa ou Krasnodar, depois muda para um ônibus para Yalta.
Yalta não tem conexão aérea, o aeroporto mais próximo fica apenas em Simferopol. Para chegar do aeroporto a Yalta, você terá que pegar um táxi ou fazer um passeio em outro tipo de transporte terrestre.
Há um porto, portanto, a comunicação marítima direta é possível. Assim, os veranistas podem chegar a Yalta por via marítima e, no caso de viajar de carro, terão que usar a ponte Kerch, passar por Simferopol e de lá manter a estrada para Yalta.
Resumidamente sobre o resort de Yalta, veja o vídeo abaixo.