Salgir na Crimeia: descrição do rio, sua localização
Um dos maiores rios da Crimeia é o rio chamado Salgir. Este rio nasce nas montanhas da Crimeia. O comprimento do canal é de cerca de 232 quilômetros.
Segundo historiadores, o nome do rio é de origem tavriana, pré-tártara, indo-ariana. Traduzido da língua turca, "salgir" significa "nome masculino". Além disso, muitos pesquisadores argumentam que o nome do rio tem raízes circassianas, porque "sal" significa "tributário" e "gir" é traduzido como "água". Deve-se notar que hoje são conhecidos vários nomes que são usados para este rio. Por exemplo, este é Salgir Baba, Salgir o pai.
Posição geográfica
O maior curso de água da Crimeia se origina nas encostas da cordilheira, que está localizada na parte sul das montanhas da Crimeia e é chamada de Chatyr-Dag.
Existem várias versões da origem de Salgir. De acordo com uma versão, Salgir flui da caverna mais longa da península - Kizil-Koba. Mas alguns historiadores locais também consideram que o rio "começa" no passo de Angarsk.
Este rio deságua no Lago Sivash. É esse corpo de água que separa a península do continente. Além disso, deve-se notar que Salgir atravessa quase toda a Crimeia Central.
No total, cerca de 14 afluentes fluem do Salgir, e o comprimento total do rio junto com seus afluentes, de acordo com alguns dados, é de cerca de 900 km. Um dos afluentes esquerdos do rio. Salgir é Ayan. É neste afluente que foi construído um reservatório, que abastece a cidade de Simferopol com recursos hídricos. A área desse reservatório é de 3,5 m².
O rio Biyuk-Karasu também é um dos grandes afluentes do lado direito do Salgir. Seu comprimento é de 86 km. Traduzido do idioma turco, significa “grande água negra”. Este é o nome dos rios que saem da terra como nascentes.
Mas até meados do século 20, acreditava-se que Salgir era um afluente do Biyuk-Karasu.
Como afluentes do rio. Salgir, outros rios da Crimeia também são conhecidos. Estes são Kuchuk-Karasu, assim como Maly Salgir, Kurtsy, Tavel, Zuya, Besh-Terek. O rio também tem muitos afluentes em forma de pequenos riachos, que secam completamente no verão.
História de origem
Se nos voltarmos para a história, então no livro "Guia da Crimeia" de Maria Sosnogorova, que foi publicado no período pré-revolucionário, há o seguinte verbete: "... Salgir ... irrompe ... em um Stream ...".
Além disso, algumas informações e uma descrição das principais características deste rio são apresentadas na "Descrição económica e geográfica da Mesquita Ak e do distrito" de 1798. Destes dados, conclui-se que o rio Salgir era anteriormente considerado de pleno curso e capaz de transbordar na primavera e no verão até uma largura de 700 metros. Assim, durante as cheias, este rio representava uma ameaça aos habitantes dos povoados localizados nas suas margens.
Também é importante notar que ou seja, p. Salgir era uma defesa extremamente confiável para uma das mais famosas fortalezas citas na Crimeia Antiga - Nápoles cita. Nos tempos antigos, esta cidade também foi a capital do estado cita tardio. Salgir também atuou como linha defensiva em 1777, quando o acampamento do destacado comandante russo, Alexander Vasilyevich Suvorov, foi localizado em uma das margens do rio.
Mas é importante notar que, apesar da sua amplitude e potência, o rio Salgir nunca foi navegável.
O rio hoje
Como já observamos, Salgir é a principal artéria de água da Península da Crimeia. Portanto, esse rio pode ser considerado uma das principais fontes de água doce, necessária para garantir a vida das pessoas que vivem na península.
Nos dias quentes de verão, as margens de Salgir são um local de férias preferido tanto para os residentes locais como para os turistas visitantes. Os seguintes grandes assentamentos estão localizados neste rio hoje: a cidade de Simferopol, município. Gresovsky, localizado a 8 quilômetros da metrópole anterior, cidade. Gvardeyskoe - o centro do assentamento rural Gvardeisky, com. Amurskoe.
É esse rio que abastece a península e participa da operação da UTE Simferopol, que, por sua vez, atende cerca de 40% da demanda geral da cidade por energia térmica em Simferopol e também alimenta aldeias próximas como Gresovsky, Komsomolsky e outros.
Antigamente, Salgir, transbordando, levou as edificações da aldeia com riachos fervilhantes e tornou-se a causa da morte de pessoas. Hoje este rio é raso e seguro. O rio Salgir é parte do sistema de irrigação para terras agrícolas na Crimeia, fornece água para a maioria das empresas agrícolas na parte central da península da Crimeia. Nas margens do Salgir existem pomares de fruta e vinhas. Assim, o rio encontrou seu uso econômico.
Características das correntes
O rio Salgir é tanto riachos violentos, como uma superfície de rio calma, e águas “acorrentadas” no maciço urbano. Seu personagem é agitado e imprevisível. Na parte superior, Salgir está muito inquieto. Neste trecho, é possível encontrar cachoeiras e uma espécie de correnteza violenta. Este local é um típico rio de montanha.
Na parte da estepe, o rio é tranquilo, desce suavemente em direção à planície, onde se junta à bacia do Lago Sivash. Esta área está sujeita a forte ressecamento durante o período quente do verão.
Uma parte significativa de Salgir flui dentro da cidade de Simferopol. Ela parece dividir esta metrópole em duas partes.
É proibido entrar no rio e nadar na cidade. A água nesta área é bastante turva e feia.
Mas no aterro existem muitos cafés e restaurantes, bem como locais para famílias com crianças, pelo que à noite pode sempre caminhar ao longo das margens do Salgir, que está "preso" numa cidade de betão.
A principal fonte de água do rio Salgir é a chuva e a água do degelo, mas este rio também recebe um volume bastante grande de água de fontes subterrâneas. Se olharmos para a variação do nível da água em Salgir, veremos que o período de maior vazão vai do final de fevereiro a maio.
Atrativos naturais
O rio Salgir é famoso por seus inúmeros atrativos naturais. Esta, por exemplo, é a caverna Kizil-Koba mais pitoresca e fascinante. Esta gruta vermelha é considerada uma das maiores do território peninsular. Segundo os cientistas, a caverna foi formada há cerca de 2,5 milhões de anos.
Também na bacia do rio Salgir existem cavernas chamadas Chokurcha e Yeni-Sala. (conhecida como a caverna mais misteriosa e mística da Crimeia), bem como o tratado Karasu-Bashi e a gruta do lobo. Por exemplo, a caverna Chokurcha é considerada um dos locais do homem primitivo. Foi nele que os restos mortais de um homem antigo - um homem de Neandertal - foram encontrados na época soviética.
Além disso, os visitantes podem sempre desfrutar de uma excelente pesca. A carpa Crucian é encontrada no rio, mas a carpa e a carpa são menos comuns aqui. Os pescadores ávidos também dizem que nas águas de Salgir se pode apanhar uma tainha, e dos predadores - perca e lúcio. Mas no curso superior do rio às vezes nada truta.
Gostaríamos de chamar a atenção para o facto de que no território do parque infantil, que se encontra no troço do rio que passa por Simferopol, está a crescer o "Bogatyr de Tavrida". Este é um monumento botânico.
Acredita-se que esta planta tenha cerca de 600 anos. A circunferência do tronco do "velho" é de 6,22 metros, e sua altura é de 30 m.
Recentemente, tem havido uma situação bastante difícil com a situação ecológica na bacia do rio Salgir. A maior parte da costa está fortemente poluída e as condições da água são precárias. Portanto, um dos principais problemas das autoridades na atualidade é a adoção de medidas para melhorar esta situação.
Afinal, se não se melhora a ecologia da bacia hidrográfica, e não se tomam medidas efetivas, é bem possível perder um lugar excelente e pitoresco onde se poderá divertir e relaxar com os amigos, fazendo um piquenique em o ar fresco. Observamos também que essa via navegável foi repetidamente imortalizada nos poemas de Alexander Sergeevich Pushkin.
Fatos interessantes
Há muito se espalha o boato de que o rio Salgir armazena em suas águas uma grande quantidade de metais preciosos, principalmente ouro. Por isso, já se tentou mais de uma vez procurar este metal nas águas de Salgir. No entanto, a mineração de ouro nesses locais não foi coroada de sucesso. Como diz uma das lendas, era uma vez um jovem cã. Ele encontrou uma caverna ao pé de Chatyr-Dag, onde havia muito ouro.
O homem começou a coletar ouro, mas a sede de lucro o consumia tanto que, temendo perder sua presa, se lançou sobre a menina e a espancou até a morte com um chicote.
Mas a natureza se vingou do ganancioso cã por esse ato. Na mesma hora, as paredes da caverna desabaram, enterrando vivos sob elas o ouro e o cã ganancioso e insaciável. Desde então, o ouro na Crimeia desapareceu. A última tentativa de extração de ouro em Salgir ocorre nos anos da Grande Guerra Patriótica, quando a Crimeia foi ocupada por invasores alemães.
Mas a principal característica ou mesmo o segredo desta via navegável da Crimeia é que ninguém ainda pode dizer exatamente de onde o Salgir se origina e onde termina seu curso. Sua fonte ainda não foi determinada e o regime de fluxo é muito instável.
Portanto, indo à Crimeia, não deixe de visitar Salgir com suas costas pitorescas, atrativos naturais e lugares misteriosos que não deixam ninguém indiferente.
Para uma resenha em vídeo do Rio Salgir, veja o próximo vídeo.