Praias de Gurzuf na Crimeia: características e localização

Contente
  1. Descrição da aldeia
  2. As melhores praias
  3. Onde é impossível chegar?
  4. Diversão nas áreas de praia
  5. Avaliações

Gurzuf é um assentamento de tipo urbano na costa sul da Crimeia, 18 quilômetros a nordeste de Yalta. No mapa, ele pode ser encontrado entre os cabos Ai-Danil (no oeste) e Ayu-Dag (no leste). A aldeia do mar se assemelha a uma pequena cidade italiana: está localizada na costa com saliências, ruas estreitas descem para o mar.

Descrição da aldeia

Gurzuf é um lugar histórico. Pontos turísticos medievais foram preservados aqui. Nesta esquina pitoresca da Crimeia viveu o escritor A. P. Chekhov, o artista K. A Korovin, o cantor F. I. Shalyapin, e em 1820 A. S. Pushkin ficou. A população indígena em Gurzuf é de pouco mais de 9 mil pessoas. O resto são turistas. Gurzuf é conhecido na Rússia como um pitoresco resort do Mar Negro. Centenas de milhares de pessoas vão de boa vontade aqui para passar as férias.

Como resultado, torna-se muito frequentado na aldeia, no passeio marítimo e nas praias. Portanto, uma visita a Gurzuf no auge da temporada de férias não parece apropriada. A aglomeração e as condições de aperto não permitem que você veja toda a beleza deste lugar único e nade no mar à vontade. E os preços dificilmente agradarão ao nosso turista geralmente pobre. É muito mais sensato vir aqui no final de maio - início de junho ou na segunda quinzena de setembro.

As melhores praias

Não há praias de areia em Gurzuf. Apenas seixo. Não há areia nem nas praias pagas equipadas. Há seixos por toda parte e, em alguns lugares, até mesmo escombros. Sapatos de praia são recomendados. Mas praias rochosas são boas porque não são levadas pelo mar, o principal é que a água ao seu redor permaneça limpa e transparente.

Ao longo de todas as praias de Gurzuf estende-se cerca de dois quilómetros, bem equipado, aterro revestido a mármore com muitos quiosques, bancos, relvados. As encostas para o mar são equipadas a partir dele. As praias e suas seções são separadas umas das outras por quebra-mares de concreto, sobre os quais foram construídos recentemente cafés de verão. Isso estraga e obscurece muito a vista principal de Gurzuf - do Monte Ayu-Dag e Adalary.

As melhores praias de Gurzuf pertencem a sanatórios e pensões, e o acesso a elas é limitado. Estas são as praias dos sanatórios "Ai-Danil", "Pushkino", "Gurzufsky". Seus territórios estão cercados. É difícil chegar lá sem um passe ou livro de resort, mas é possível de várias maneiras diferentes. Essas praias são limpas e espaçosas, mesmo na temporada. E os "selvagens" em repouso olham para os sortudos do dique. Essas praias possuem água potável, banheiros, chuveiros, espreguiçadeiras e guarda-sóis.

Outro grupo de praias da “categoria mais alta” é remunerado com serviços. Esses incluem "Sputnik", "Charm", "Jaco-2007", "White Parus"... Aqui descansam aqueles que acreditam que paz, conforto e limpeza custam dinheiro. Por uma taxa adicional, o cliente tem o direito de escolher um local, visitar a zona VIP, "comprar" a praia de sua preferência até o final do feriado. Há cafés nessas praias, é possível pedir comida diretamente "para o solário".

As espreguiçadeiras são instaladas de forma espaçosa, há espaço suficiente entre elas. Os passeios da praia são pavimentados com caminhos de madeira. Algumas dessas praias são para não fumantes. Recomenda-se prestar atenção aos anúncios e avisos para evitar conflitos.

Para veranistas despretensiosos, existem praias públicas da cidade. A entrada para eles é gratuita, mas o visitante é muito ativamente forçado a alugar um lugar, uma espreguiçadeira, um guarda-sol. É preciso força de vontade e sólida teimosia para recusar. No auge da temporada, há um pandemônio aqui, às vezes não há nenhum lugar não só para se deitar, mas também para se levantar, e muitas vezes você tem que se sentar de madrugada. Nesse sentido, nada mudou desde os tempos soviéticos.

Além disso, foram essas praias que ficaram cobertas de cascalho nos últimos anos ucranianos. Claro que esta foi uma mudança original, mas por isso é muito inconveniente deslocar-se ao longo desta praia. Precisa de sapatos, chinelos como chinelos. Em alguns lugares existem decks, mas são poucos.

Aqui quase não tem serviço, é ruim com água potável, dá pra dar banho, mas nem sempre funciona. O lixo na praia é, claro, limpo, mas não com muito cuidado e regularmente. Freeness permite tolerar a falta de conforto. Mas na temporada em si é difícil aqui.

A chamada "Chekhovka" pode ser considerada a praia mais original de Gurzuf. Esta é uma pequena praia rochosa sob a rocha Genevez-Kaya, onde fica a dacha de Chekhov. Existe um museu. Depois de comprar o ingresso e examinar a exposição, você pode descer os degraus de pedra até a praia e nadar. O lugar é exótico, natural, selvagem. Algumas pedras e a água mais pura. É assim que atrai visitantes. Durante o mar agitado, você nem mesmo precisa entrar na água.

As ondas atingem a costa com tanta força que uma pessoa que está a poucos metros da água é encharcada por um fluxo contínuo de espuma. No andar de cima, no jardim perto da dacha de Chekhov, você pode ouvir como o mar ruge e ribomba em clima de tempestade.

Além de tudo isso, existem as chamadas praias selvagens na costa de Gurzuf. São partes instáveis ​​do litoral, escolhidas por moradores e veranistas para nadar. Há muitos deles na parte oeste do sopé da montanha Ayu-Dag. As praias são grossas e rochosas. Os veranistas são atraídos aqui pelo silêncio, pela falta de gente, pela possibilidade de solidão e, claro, pelo exotismo. Algumas dessas praias são acessíveis apenas pelo mar, não se pode descer do litoral até elas. Nesse caso, pessoas com conhecimento alugam um barco ou cortador.

Nudistas são freqüentemente encontrados aqui, embora essas praias não sejam oficialmente consideradas nudistas. Aqueles que desejam visitar as praias "selvagens" perto de Ayu-Dag são aconselhados a estocar água e comida, e também certifique-se de cuidar de uma conexão confiável em caso de emergências.

Onde é impossível chegar?

Para grande pesar, você não poderá visitar a famosa praia "Pedras de Gurovsky". Esta praia de seixos tem uma história interessante. Seu nome deve-se a Vasily Vasilyevich Gurov, que possuía essas terras antes da Revolução de Outubro. Na época soviética, a praia pertencia ao campo pioneiro internacional "Artek".

Na época da perestroika, pouco antes do colapso da União Soviética, começaram as reorganizações em Artek, a praia se encontrava entre dois campos separados e perdeu seu "dono". Os empresários aproveitaram-se e criaram aqui a primeira praia privada da Crimeia, que durante muito tempo foi designada por "cooperativa". A praia era boa porque dava para vistas pitorescas da montanha Ayu-Dag, Adalary, as rochas de Pushkin e Chaliapin. Mesmo pago, era muito popular.

Depois de 2014, as autoridades russas começaram a restaurar a Artek. A construção começou nos territórios semi-abandonados. Desde 2017, a praia encontra-se vedada e não tem acesso. O futuro das "pedras de Gurov" ainda é muito vago.

É difícil entrar na gruta Pushkin e na rocha Chaliapin. Tudo isso localizado no território do acampamento infantil Lazurny, onde funciona um rígido regime de segurança. É fazer um passeio marítimo, que não é barato e nem sempre de grande qualidade. Ao nadar nas praias de Gurzuf, deve-se lembrar que o mar aberto fica muito próximo e, em caso de tempestade, podem subir ondas fortes. O mar é seguro com tempo calmo.

Você precisa ter medo do sol, que é muito quente em julho-agosto, e você pode se queimar ou superaquecer. Recomenda-se não ir à praia nos horários de maior atividade solar - por volta das 11h00 às 16h00. É melhor dedicar esse tempo aos passeios nos parques Gurzuf.

Diversão nas áreas de praia

Todas as praias - pagas e públicas - oferecem essencialmente o mesmo conjunto de serviços de entretenimento, com algumas diferenças de preço e qualidade.

  • Vários tipos de esqui aquático extremo: jet ski, ski, banana, tablet, parasail (pára-quedas aquático), iatismo, windsurf.
  • Entretenimento para crianças: escorregadores infláveis, trampolins, atrações aquáticas.
  • Grupos de mergulho partem das praias.
  • Passeios turísticos de barco. Para Ayu-Dag, para a gruta de Pushkin, para a rocha Shalyapin, para outros locais marítimos pitorescos nas proximidades. No caminho, às vezes é oferecido para nadar em mar aberto diretamente do barco.
  • Para quem está cansado de mar, sol e outras delícias da praia e quer se aquecer, há pavilhões e playgrounds nas praias pagas e sanatórias onde você pode jogar bilhar, boliche, vôlei.

Os tipos extremos de entretenimento associados ao movimento na água, acima e abaixo da água, requerem muita discrição e cuidado. É imperativo verificar a disponibilidade de medidas de segurança. Salva-vidas estão constantemente de serviço nas praias, mas você não deve confiar totalmente neles. A principal garantia de segurança é a própria prudência, sobriedade, responsabilidade.

Avaliações

Objetivamente, os principais pensamentos da maioria dos comentários sobre as praias de Gurzuf se resumem a duas teses principais:

  • grande natureza, paisagens incríveis, lugar paradisíaco;
  • serviço insatisfatório (e muitas vezes simplesmente ausente), grosseria do pessoal, preços inadequadamente altos.

Muitos veranistas admiram a bela natureza, notam o bom clima, o mar limpo. Mas muitas vezes ficam insatisfeitos com algumas das desvantagens de relaxar nas praias de Gurzuf. Eles costumam notar que praias arruinadas, serviço de bufê ruim, escaladas tediosas, pontos turísticos interessantes são inacessíveis ao público em geral. Durante a temporada, as praias ficam lotadas de veranistas. Os preços são inadequados para tudo. É difícil chegar à praia com crianças e de carro.

No entanto, quaisquer revisões pecam com a subjetividade, portanto, sua análise deve ser abordada de forma crítica. Devemos partir do fato de que as pessoas que geralmente estão satisfeitas com tudo não escrevem resenhas, via de regra. E eles são a maioria.

Os autores das resenhas criticam as praias de Gurzuf pela desordem, estreiteza, pagamento e controle de acesso. Alguém não está satisfeito com o atendimento intrusivo nas praias pagas. Alguém, tendo visitado a Turquia e o Egito, considera até mesmo tal serviço insuficiente. Boas críticas são apenas para praias selvagens, onde qualquer serviço está ausente por definição. Mas mesmo aqui você pode ler reclamações de que as pedras são muito grandes e muito profundas perto da costa.

Resenhas são definitivamente uma leitura obrigatória. Mas apenas para informações gerais. Uma pessoa forma sua opinião sobre este ou aquele lugar a partir de suas impressões diretas. E então vamos dizer o seguinte: você precisa ir para a Crimeia. Este é um mundo totalmente incomum, onde todos encontrarão algo importante e interessante para si próprios. Gurzuf é um dos lugares mais importantes da Crimeia, e você definitivamente deve visitá-lo. E as desvantagens não devem receber muita importância. Estas são pequenas coisas.

A ganância dos residentes locais e seu interesse “sazonal” característico pelos turistas é compreensível. Esta é uma característica de qualquer resort, não apenas na Rússia. É improvável que isso algum dia seja completamente eliminado. É improvável que muito em breve bons hotéis apareçam na Crimeia, velhas praias sejam restauradas e novas sejam abertas. Mas o progresso, embora lentamente, está progredindo, a Crimeia está lentamente se tornando civilizada e mesmo com toda a sua feiura será do interesse de um turista russo de renda média, apenas porque resorts estrangeiros estão cada vez mais caros.

Sobre as regras que você precisa saber na praia de Gurzuf, na Crimeia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa