Visão geral dos pontos turísticos da vila de Novy Svet na Crimeia
A península da Criméia sempre foi considerada um resort popular e hoje é cada vez mais visitado. A aldeia de Novy Svet, localizada no sudeste da península, a sete quilômetros da Baía de Sudak, é especialmente popular entre os turistas. Entre os viajantes, esta vila é conhecida como Paraíso da Crimeia ou Paraíso. É um pequeno resort aconchegante situado em uma área montanhosa repleta de florestas de zimbro. Devido à sua aparência deslumbrante e bom clima, recebeu um nome tão bonito.
A propósito, este nome foi dado a ele pelos antigos gregos que viveram aqui na antiguidade. Apesar de seu pequeno tamanho, no território da aldeia existem muitos lugares únicos, incluindo monumentos históricos e arquitetônicos. Neste artigo, vamos falar sobre os pontos turísticos do Novo Mundo na Crimeia, o que exatamente vale a pena ver e que entretenimento você encontrará lá.
Palácio do príncipe Golitsyn
Em diferentes períodos de governo czarista, esta parte da Crimeia pertencia a diferentes pessoas. Quando a península foi anexada ao Império Russo, Catarina II apresentou esta terra a seu subordinado B. Gallera, com a condição de que ele plantasse nela um exuberante jardim. Mas essa tarefa exigia muito dinheiro, já que o solo local não era adequado para o cultivo de flores e árvores. Haller não conseguiu atender à demanda da imperatriz, e o território foi para um novo proprietário - o príncipe e o general-de-divisão Zakhar Semenovich Kherkheulidzev.
Foi ele quem plantou aqui os primeiros jardins e vinhas, e também deu ao povoado o seu nome, até hoje conhecido - Novo Mundo.
No entanto, apesar de todos os seus esforços, Herkheulidzev também falhou. Depois disso, em 1878, o terreno foi comprado pelo príncipe Lev Golitsyn, que lhe deu a mesma aparência nobre. Ele construiu uma propriedade aqui e organizou a produção de champanhe, cultivando vinhedos exuberantes.
Hoje, a propriedade inclui dois edifícios, o palácio e a casa-museu Golitsyn. O primeiro parece um castelo medieval. O prédio quadrado tem quatro torres de três andares. A entrada para o pátio é um enorme arco na parede de pedra.
O próprio castelo está localizado na área central da vila. A família principesca nunca viveu neste palácio. Inicialmente, era destinado a visitar pessoas que trabalhavam na produção. Hoje, o castelo abriga hotéis e lojas.
Localização: rua Golitsyna, casa 18.
A casa do mestre, agora uma casa-museu, foi construída nos arredores do Novo Mundo. É um prédio branco de um andar coberto com ladrilhos vermelhos. As adegas de vinho estão localizadas sob a casa mais de 300 metros quadrados. No museu, que hoje é a casa, é possível conhecer a história da península, da família principesca, bem como o desenvolvimento do artesanato vitivinícola.
Localização: rua Shalyapin, casa 11.
Trilha real
Essa rota também é chamada de trilha Golitsyn, embora essa trilha ao longo da Montanha Oryol tenha sido construída muito antes de sua chegada. Porém, foi o príncipe quem o dotou de cercas, escadas e plataformas de observação, transformando para sempre um simples caminho em uma atração. Isso foi feito antes da visita do czar Nicolau II, após a qual a trilha foi nomeada czar.
A rota em loop atravessa o Novo Mundo e tem quase cinco quilômetros e meio de extensão. Há excursões nele quase todos os dias. Em uma dessas caminhadas ao longo de toda a trilha, você pode ver os seguintes pontos turísticos famosos:
- Baía Verde;
- Monte Koba-Kaya;
- Gruta de Chaliapin;
- Baía azul;
- Cape Kapchik;
- Através da gruta;
- Baía azul;
- Praia do czar.
Muitos locais de Golitsyn e outros monumentos foram destruídos devido ao terremoto que aconteceu na segunda metade da década de 1920. Sua restauração começou apenas na década de 1980.
Início e fim da trilha: rua Naberezhnaya, prédio 3.
Gruta de Chaliapin
Também chamada de Gruta de Variedades. Ele está localizado dentro do Monte Koba-Kaya. A profundidade da caverna chega a dezessete metros e a altura é de trinta. De acordo com alguns relatos, durante a Idade Média, os monges construíram seu próprio templo na gruta. Quase nenhuma evidência disso sobreviveu desde aquela época.
Tendo encontrado esta gruta, o príncipe converteu-a em armazém de vinhos, onde apenas as melhores castas eram enviadas para envelhecimento. A gruta revelou-se espaçosa o suficiente para instalar um palco nela. A acústica da caverna tornava os sons da música e do canto extraordinariamente belos.
Freqüentemente, havia noites seculares com a participação de nobres e artistas. Entre outros músicos e cantores de ópera, o próprio Fyodor Chaliapin se destacou por sua atuação, dando seu nome à gruta. A propósito, o Festival Shalyapin acontece anualmente no mesmo palco há quase vinte anos.
Para chegar à gruta, você precisa seguir a trilha Golitsyn.
Fábrica de Champanhe
Como mencionado acima, a vinícola foi construída pelas mãos do Príncipe Golitsyn. Em 1978, no castelo, que serviu de habitação para trabalhadores e principal local de produção, foi inaugurado um museu, que ainda hoje funciona.
Você pode visitá-lo em qualquer dia, exceto segunda-feira. Graças às muitas exposições, você pode aprender a história da vinificação mundial, bem como a contribuição do Príncipe Golitsyn para ela... Além disso, no museu, você aprenderá a história do Novo Mundo e da família Golitsyn.
E o destaque do programa é visita guiada apenas à noite – às 20h00. Inclui uma degustação dos mesmos vinhos e decorre numa das caves da fábrica. Os turistas que lá passaram são aconselhados a levar agasalhos, pois a temperatura na cave é bastante baixa. Aliás, a degustação é acompanhada por música sinfônica ao vivo. E após o passeio, você pode comprar seus vinhos favoritos em uma loja de marca próxima.
Localização: rua Shalyapin, casa 11.
Mosteiro caverna
Os monges costumam construir seus templos e mosteiros nas cavernas nas montanhas da Crimeia. Por exemplo, outro deles está localizado na encosta do Monte Sokol. Foi descoberto no século 19 por um grupo de pesquisadores liderados pelo arcebispo Gabriel.
A escavação e o estudo começaram apenas na década de 1920. O historiador local Nikolai Lezin estabeleceu que este mosteiro foi equipado por volta do século VIII. Hoje, nas ruínas, é possível encontrar celas, tetos abobadados, escadas e estantes, e imagens sagradas ainda permanecem nas paredes.
Para quem deseja visitar o mosteiro, aconselha-se a consulta de um guia experiente, pois o difícil caminho percorre um terreno acidentado.
Localização: Mosteiro do Cabo entre Sudak e Novy Svet.
Mount Falcon
Seu nome deve-se ao fato de que é o lar de muitas aves de rapina: corujas, falcões, falcões e pipas... Não é à toa que essa montanha é chamada de Kush-Kai, que é traduzido do tártaro como “rocha de pássaro”.
A montanha confina com a costa oriental e tem encostas íngremes. Escalar a montanha não é fácil. Muitos turistas não treinados podem simplesmente não ter resistência suficiente. É altamente desencorajado ir até lá sem um guia. Felizmente, encontrá-los no Novo Mundo é muito fácil.
Bosque de Juniper
Localizado na parte sudoeste da vila. Pela primeira vez, Catarina II, que conhecia as propriedades benéficas do zimbro, teve a ideia de criar este monumento natural.
Desde então e até hoje, espécies raras como o pistache, o pinheiro Sudak e o zimbro foram preservadas no bosque.
Uma estrada de excursão especial percorre todo o arvoredo, ao longo da qual existem lixeiras, locais de descanso e bancas com informações interessantes. A propósito, andar no bosque sem guia é estritamente proibido. Durante a excursão, os turistas poderão desfrutar de vistas de uma natureza perfeitamente preservada e do ar mais puro.
Você pode participar da excursão na vila de Novy Svet, rua Naberezhnaya, edifício 3.
Claro, esta é apenas uma pequena parte dos pontos turísticos que você pode ver na vila de Novy Svet. E nenhuma descrição pode transmitir os sentimentos que você experimentará durante uma visita pessoal. Além disso, este resort oferece muitas opções de entretenimento, incluindo parques, parque aquático e praias, liderado por Tsarskoe. Graças à sua beleza e ecologia limpa, hoje esta parte da Crimeia é conhecida não apenas entre os habitantes da Rússia e dos países da CEI, mas também por toda a Europa.
Para saber como a vila de Novy Svet está hoje, veja o próximo vídeo.