Cabo Opuk na Crimeia: o que ver e onde está?
Muitas pessoas pensam que a época mais adequada para férias na Crimeia é no meio do verão. Para se convencer do contrário, vale a pena visitar o Cabo Opuk no final da primavera. Nesta época do ano, você poderá desfrutar das magníficas flores de tulipa, águas azuis cristalinas e belo pôr do sol.
Descrição
O Cabo Opuk, localizado na Crimeia, surgiu no final do século XX. Ele está localizado no sul da Península de Kerch.
A área ocupada pela reserva é de 1.592,3 hectares. Para a preservação e reprodução dos complexos naturais de estepe, esta área foi reconhecida como reserva natural em maio de 1998.
Também inclui objetos como:
- Opuk (cabo e montanha);
- Lago Koyashskoe (tem uma bela cor rosada);
- Lakeside Mountain (sobe 45 metros);
- Navios de pedras.
A montanha tem forma oblonga e é coberta por uma vegetação rara. Este maciço flui suavemente para o cabo, que termina em um precipício. No sul, as montanhas são falésias e, no norte, uma encosta gramada.
A flora e a fauna da reserva
A zona protegida foi projetada para preservar esses mundos da região sul da Península de Kerch. Mais de 750 variedades de todos os tipos de plantas crescem aqui. Cerca de metade da flora do mundo é do tipo vascular.
A flora inclui 766 espécies, incluindo:
- 473 espécies são plantas vasculares superiores;
- 49 - musgoso;
- 113 - líquenes;
- 214 - água.
A composição endêmica inclui 48 espécies de plantas vasculares. Destas, 23 espécies são as mais raras e estão listadas no Livro Vermelho.
Na primavera, tulipas Schrenk brilhantes aparecem lá. No verão, a grama começa a crescer e, no outono, o eritematoso à beira-mar.
Em termos de fauna, a Reserva Natural Opuksky possui mais de 1000 espécies. Animais sem espinha representam cerca de 80%.
As águas adjacentes são habitadas por raros exemplares de peixes, bem como golfinhos (roazes e azovki), que não são tantos.
Um grande número de aves vive nesta área e na área circundante. Muitos pássaros fazem ninhos aqui, 100 espécies são migratórias, 34 sobrevivem ao inverno na costa, 32 espécies estão listadas no Livro Vermelho (por exemplo, estamenha de cabeça preta, cormorão de nariz comprido).
Os mais raros estorninhos rosa vêm construindo seus ninhos na área protegida há muito tempo até hoje. Esta espécie possui uma memória genética muito boa. Desde os tempos antigos, esses pássaros voam para as encostas das montanhas. Nos últimos anos, a população dessas aves interessantes na área protegida aumentou.
A maior parte do mundo animal aqui são invertebrados. Borboletas muito grandes e bonitas, como ursos e mariposas-falcão, vivem ali. Os morcegos vivem em lugares tranquilos e isolados.
Há um grande número de pássaros no Cabo Opuka e, portanto, os cientistas deram-lhe o nome de reino dos pássaros. Representantes gregários botam ovos aqui e criam filhotes.
Mas a área protegida protege não apenas a terra, mas também as águas do mar. Os caranguejos podem ser encontrados nas rochas. Um dos animais mais incríveis é a foca-monge. Antigamente podia ser avistado ao longo de toda a costa, mas depois foi atribuído aos extintos. Hoje eles ressurgiram em pequenas baías perto do cabo. Este mamífero é muito tímido e leva uma vida solitária.
Achados arqueológicos do Cabo Opuka
Esta reserva é um marco natural e arqueológico da Crimeia. Quando as escavações foram realizadas, as ruínas de uma antiga cidade foram descobertas no sopé da montanha. Além disso, a cidade de Cimmerik é um valor científico e histórico.
A poucos quilômetros do cabo existem "Navios de pedras" (Elken-Kaya). Eles foram formados a partir de quatro ilhas de rocha calcária. Uma das maiores rochas está a vinte metros acima do nível do mar. As rochas receberam esse nome pelo fato de possuírem o formato de um veleiro. Pombos, andorinhões e corvos-marinhos constroem seus ninhos ali.
Perto da reserva existe um mar cristalino. É ideal para mergulho. Lá você pode admirar a beleza do mundo subaquático e seus habitantes.
Características da reserva natural Opuksky
O território deste objeto é protegido pelo estado e, portanto, é estritamente proibido estar lá por conta própria. A violação desta regra resultará em multa. E não porque se trata de um local reservado, mas porque aqui se encontra um campo de treino militar.
Você só pode chegar a este local se fizer parte de uma excursão organizada conduzida por assistentes de pesquisa. Mesmo assim, algumas pessoas sem escrúpulos quebram as regras e visitam este lugar por conta própria. Os visitantes da reserva podem experimentar apenas três trilhas: "Entre o mar e o lago", "Opuk Tract", "Coastal". Se desejar, você pode se inscrever em uma excursão e explorar todos os lugares de interesse, e ao mesmo tempo admirar sua beleza.
Uma visita à reserva envolve uma pequena taxa, de apenas 200 rublos. Existem descontos para determinadas categorias de cidadãos. Há um acampamento não muito longe disso. Todos podem parar e descansar lá. É proibido jogar lixo neste local, depois de você é imperativo limpar tudo. E se isso não for feito, você pode obter uma multa.
Caso não pretenda pernoitar em tendas, pode simplesmente alugar uma casa. Existem vilas próximas onde os moradores alugam quartos a preços baixos. Também na aldeia de Yakovenkovo existe um centro recreativo onde pode ficar.
Como chegar ao cabo
Uma vez que existe a possibilidade de chegar ao território exclusivamente como parte de uma excursão, você pode inscrever-se nas cidades próximas (Kerch e Feodosia).
Se você não quiser visitar a área protegida, pode ver a área próxima, pois lá também é linda. E a maneira mais fácil de fazer isso é pegando um ônibus na estação rodoviária da cidade de Kerch. Basta pegar um ônibus que segue a rota "Kerch - Maryevka". Você pode chegar lá de carro pela mesma estrada. A distância é de apenas 35 km.
Recursos do clima
O verão é muito quente, mas devido à brisa do mar, o calor não é muito sentido. Se você gosta de relaxar em paz e sossego, as praias selvagens são perfeitas para você. Lá você pode nadar e tomar sol. Para esse feriado, é melhor ir em agosto ou setembro.
Lendas sobre a reserva Opuk
Existe uma lenda sobre este belo lugar, que conta que a serpente mundial vive no mar. E muitas pessoas dizem que viram um monstro nas águas, cujo tamanho chega a vários metros. Mas todos viram a cabeça deste animal desconhecido diferente - alguns uma lebre, alguns um cachorro, havia muitas outras opções.
Uma vez, alguns anos atrás, um homem mergulhou na água para explorar os túneis inundados de pedreiras antigas. E durante isso, uma criatura muito grande o atacou, que tinha um corpo alongado em forma de cobra. O homem tinha uma câmera com ele, ele não se surpreendeu e filmou a ação. Em seguida, esses fragmentos foram mostrados a especialistas, e eles determinaram quem era. E este era um representante de uma espécie rara de focas cinzentas. Mas as pessoas que o viram exageraram muito o tamanho do animal.
Veja o vídeo abaixo sobre as peculiaridades da recreação no Cabo Opuk, na Crimeia.