Tudo sobre o Cabo Meganom na Crimeia
A grande maioria dos resorts da Crimeia são cidades ou pequenos vilarejos, mas o Cabo Meganom é único nesse aspecto - todo mundo conhece este lugar como um lugar para recreação, mas não há vilarejo ou cidade aqui. Meganom como área turística não é inteiramente correto chamar de cabo - um existe realmente, mas vão descansar em uma pequena península, na qual há quatro cabos ao mesmo tempo: além do de mesmo nome, também Rybachy, Bugas e Tolsty. Muitas vezes as pessoas vêm aqui em busca de paz de espírito e, se você está procurando por isso, com certeza vem aqui.
História de origem
Como outros sítios naturais, a história real da origem do Cabo Meganom está diretamente relacionada à geologia e à física, mas os locais preferem contar aos visitantes lendas mais bonitas. Considerando que a Crimeia em épocas diferentes pertenceu a civilizações completamente diferentes, as histórias sobre o Cabo Meganom também são completamente diferentes.
Como os primeiros povos desenvolvidos que viveram nas redondezas foram os antigos gregos, a eles estão associadas as principais lendas sobre a origem deste lugar. A versão principal, é claro, é muito específica e não é muito propícia para férias divertidas na praia - supostamente, em algum lugar há um portão para o Hades, o reino dos mortos.
O famoso rio Styx com o transportador Charon, que transporta as almas dos que partiram para o outro mundo, de acordo com os helenos, está localizado aqui.
Existe, no entanto, uma lenda mais corajosa, embora também associada ao reino dos mortos. Quem conhece as lendas sobre as aventuras de Odisseu sabe que uma das provas mais difíceis para ele foi o encontro com o ciclope caolho, Ciclope, que quase o comeu.Há histórias de que Odisseu foi capturado pelos ciclopes nas proximidades de Meganom, e as próprias cavernas onde viveu e através das quais desceu para o Hades são as cavernas do vizinho Karadag.
Para aqueles que estão inclinados a descartar velhas fábulas, uma história mais moderna pode ser contada: eles dizem que os militares soviéticos procuravam aqui os chamados lugares de poder ou, em termos mais científicos, estudaram as anomalias magnéticas locais. Eles, claro, não compartilharão suas descobertas com os turistas, mas o fato é que duas unidades militares próximas sobreviveram até hoje - graças, pelo menos eles têm permissão para entrar no cabo.
Naturalmente, em lugares cobertos por tais lendas, deve haver histórias de terror para turistas mais arrepiantes, e realmente existem. Dizem que nas proximidades você pode ver navios fantasmas afundados e fantasmas "comuns", e até mesmo a silhueta de um cordeiro, que é claramente visível na beira do penhasco em uma noite clara. Claro, nem todo mundo acredita nessas histórias, mas acrescenta cor à área.
Descrição
A própria palavra “meganom” é de origem grega e é traduzida como “pasto grande e espaçoso”, embora em outras fontes você possa encontrar uma tradução alternativa como “nossa casa (comum)”.
Se falarmos sobre a localização de Meganom, então Ele está localizado relativamente perto de Sudak, a leste dela - se você olhar no mapa - é uma península que se projeta no mar na direção de Koktebel, Feodosia e Kerch. Em termos administrativos, este terreno pertence especificamente à Sudak, e ocupa cerca de 20 quilômetros quadrados. Os limites da grande Península de Meganom são determinados pelo Monte Alchak (no oeste), o rio Bugas (no leste) e a cordilheira Tokluk-Syrt (no norte).
Apesar do fato de que o clima subtropical reina perto de Meganom, procurar palmeiras aqui é em vão - o clima do deserto reina aqui, e a paisagem a ele corresponde. A maior parte da península é ocupada por montanhas (principalmente no leste) e colinas (no oeste), mas em três lados está o mar - o litoral se estende por até 16 quilômetros.
As rochas locais são constituídas por calcário e rochas vulcânicas, o ponto mais alto desta pequena região ainda se chama Meganom e atinge 358 metros de altura.
Apesar do fato de que no interior da Crimeia existem regiões suficientes com estepes extremamente secas, é o litoral de Meganom que é considerado um dos mais secos. A vegetação aqui é bastante pobre, mas a península está aberta a todos os ventos, o que é intensamente utilizado pelo homem graças à construção de parques eólicos. Com a flora e a fauna locais, tudo é muito mais diversificado e interessante - são dezenas de espécies vivas listadas no Livro Vermelho.
Clima
Honestamente, não é surpreendente que os gregos tenham escolhido Meganom para localizar sua entrada no reino dos mortos aqui. O que quer que se diga, é este lugar em termos de clima que pode ser considerado o mais sem vida e deserto entre todos aqueles que se localizavam perto das antigas cidades-estado gregas. Aqui você está realmente no deserto, porque até mesmo a vizinha Sudak com seu clima árido e ensolarado parece um paraíso tropical em comparação com Meganom.
Vamos comparar os principais indicadores: se em Yalta caem 609 mm de precipitação por ano, então em Sudak - apenas 318 mm, e menos ainda no Cabo Meganom. Se a perca do lúcio venta bastante com rajadas médias de 4 m / s, então as rajadas são ainda mais perceptíveis em Meganom - a península é aberta para o mar de quase todos os lados e com a vegetação abrandando os furacões, não funcionou muito bem aqui.
Mas este lugar deve agradar aos amantes da praia, porque o sol brilha em Sudak e seus arredores 2350 horas por ano - 100 horas a mais do que na famosa Yalta. Os dias nublados, que não são muitos aqui, caem principalmente na metade fria do ano.
No verão, este é um dos lugares mais quentes da Crimeia - no auge de um dia ensolarado de julho ou agosto, o mercúrio nos termômetros às vezes chega a 40 graus. O clima aqui ainda não é realmente subtropical, portanto, embora como exceção, no inverno podem ocorrer geadas violentas de até 20 graus abaixo de zero. Mas no verão, a água perto da costa de Meganom aquece muito rapidamente e mesmo sua temperatura média diária em julho-agosto não cai abaixo de 22 graus.
Em algum lugar próximo, um recorde local também foi registrado, quando a água esquentou até 33 graus. Tudo isso torna a temporada de natação local uma das mais longas da península da Criméia: é estimada em 135-140 dias e vai do início de junho a meados de outubro.
Vale ressaltar: na primavera, ainda no segundo semestre, ainda faz muito frio no Cabo Meganom devido aos fortes ventos.
Onde ficar?
Indo descansar no Cabo Meganom, você precisa levar em consideração o fato de que não há assentamentos nele. Se você gosta de férias "selvagens", então isso pode não ser um problema para você - você pode escolher qualquer parte do litoral que quiser e armar sua própria barraca, mas esteja preparado para que não haja nada semelhante à infraestrutura turística próximo.
Para aqueles que ainda querem morar em Meganom, pode ser interessante vários acampamentos organizados e um hotel de duas estrelas "Ilgeri" na costa da baía de Kapsel. Muitos turistas não gostam desta opção, já que ainda não é uma vila, então eles preferem alugar um apartamento em assentamentos próximos.
A este respeito, Sudak é mais adequado para excursões de curto prazo. - esta não é bem a povoação mais próxima, mas é uma cidade relativamente grande que afirma ser um centro turístico local.
A principal vantagem local é a presença não só de infraestruturas interessantes, incluindo monumentos antigos e habitações para todos os gostos, desde o setor privado a hotéis decentes, mas também a proximidade com a própria Meganom. A distância rodoviária até o limite da península é estimada em 16 quilômetros, mas devido às peculiaridades do percurso, não espere superá-la muito rapidamente - terá que passar uma boa meia hora.
Em vários recursos na Internet, você pode ver que os assentamentos mais próximos da Península de Megan são Mindalnoye, Bogatovka, Solnechnaya Dolina e Pribrezhnoye. Aqui é preciso entender que tudo depende do propósito de sua chegada, porque se você olhar ao longo das estradas, as duas primeiras aldeias estão localizadas aproximadamente na mesma distância que Sudak, e as duas últimas estão ainda mais distantes.
Se você gosta de caminhar, isso pode não parecer grande problema, mas lembre-se de que, das quatro opções, apenas Pribrezhnoye está localizada à beira-mar.
Lugares interessantes
Uma vez que a área do Cabo Meganom é em grande parte deserta, não há pontos turísticos pendentes aqui - aparentemente, as lendas misteriosas sobre este lugar assustaram aqueles que teoricamente poderiam se estabelecer aqui. Por este motivo, quase o único objeto arquitetônico que vale a pena ver é farol local... Na verdade, geralmente é sobre ele que são guiados, já que está localizado no próprio cabo, e uma estrada relativamente decente leva até ele.
A altura da torre, construída em 1895, é de 12 metros, e devido à sua localização sobre uma colina, seu incêndio pode ser avistado a cerca de quarenta quilômetros.
Se, de repente, você se considerar informais e pessoas com o máximo de opiniões, pode fazer sentido ir para a praia em Fox Bay. Este lugar é interessante para nudistas, hippies e outras pessoas informais que vêm aqui, então para muitos convidados seria uma experiência única.
Ao mesmo tempo, a maior parte das diversões organizadas, das quais são relativamente poucas, vale a pena procurar na costa da Baía de Kapsel. Este é o único lugar relativamente civilizado em toda a península - pelo menos no verão, há turistas o suficiente aqui e vários acampamentos abertos.As praias aqui também são muito boas, por isso para quem quer relaxar directamente no território da península, este local em particular deve ser de particular interesse.
Quanto aos troços do interior da península, afastados da costa, não há nada de muito interessante aqui - o terreno aqui é parcialmente deserto, parcialmente montanhoso ou montanhoso, então você pode vir aqui apenas para as paisagens "marcianas", mas nada mais.
Entretenimento
Apesar do fato de que não existem vilas completas na própria península, os turistas ainda são atraídos para cá - alguém é atraído pela solidão, alguém se interessa pelas características esotéricas e sobrenaturais deste lugar. Megan é frequentemente chamada de um lugar de poder, aqui você pode estar supostamente saturado com energia de cura e, para isso, dizem, até mesmo umas férias normais na praia são adequadas. É até surpreendente como toda a costa neste local ainda não está repleta de hotéis, porque as numerosas pequenas enseadas de Meganom são muito acolhedoras e convidam a mergulhar nos seus pequenos seixos.
A grande vantagem de estar localizado na Península de Meganom é que ele se projeta bem longe no mar, portanto, é conveniente observar o nascer e o pôr do sol de seu território. Para muitas pessoas, é um sonho para toda a vida ver a luz do dia emergir das águas do mar ou sentar-se nelas, mas aqui você pode ver ambos em um dia! Tais fenômenos são descritos como um evento de incrível beleza, e é possível que uma parte significativa dos turistas venha até aqui justamente para isso.
Além do mais, Meganom é interessante para quem gosta de mergulho. Os arredores são relativamente tranquilos, não há abundância de pessoas nadando e assustando os habitantes subaquáticos. Devido a isso, os habitantes do mar permanecem relativamente destemidos e podem ser vistos de perto.
Devido à falta de infraestrutura desenvolvida diretamente no local, você precisa buscar a oportunidade de trazer todo o equipamento necessário com você, mas às vezes é possível organizar um passeio a partir de Sudak, onde os próprios organizadores cuidarão de todo o equipamento .
Alguns veranistas preferem observar os peixes não debaixo d'água, em seu habitat natural, mas de uma forma já capturada. Apesar da reclusão geral deste lugar, Não é uma reserva natural, portanto a pesca é permitida aqui. Nos povoados vizinhos, você pode negociar com os cariocas a saída para o mar de barco ou de pequeno barco - assim você poderá admirar as belas paisagens e tentar pescar dentro das melhores tradições de um verdadeiro pescador à beira-mar.
Se você foi para o esoterismo, então preste atenção especial ao assim chamado templo do sol. Aqui, no altar tântrico dos Shaivistas, durante a temporada de verão, aulas de meditação com iogues reais são realizadas constantemente.
Como chegar lá?
Devido ao fato de que Cabo Meganom não é um resort popular ou mesmo uma vila, ainda não é tão fácil chegar lá. No mapa, ele é encontrado entre Sudak e Feodosia, muito mais perto do primeiro, mas não há rotas diretas de transporte público aqui - os ônibus só passam pelas citadas Amêndoas e Bogatovka em direção a Koktebel e a mesma Feodosia, e o levarão, digamos , a meio caminho.
O resto, se você não tem carro próprio ou alugado, terá que ser percorrido a pé, e os ônibus, aliás, não circulam com muita frequência.
Acontece que primeiro você precisa chegar pelo menos a Sudak, mas isso é um pouco mais fácil. Se você tem seu próprio carro e sai da ponte da Crimeia, será útil saber que a distância de Kerch, localizada na saída da ponte, até o cabo Meganom, é de 156 quilômetros, que podem ser percorridos em 2,5-3 horas . Nesse caso, você precisa seguir pela rodovia Tavrida até Feodosia e, em seguida, prosseguir até Sudak.
Se você sabe onde estacionar no acampamento ou planeja subir no próprio cabo no caminho para outros resorts, você não precisa chegar a Sudak - antes disso, você precisará virar à esquerda a tempo.
Ao mesmo tempo, a maioria dos turistas de longe chega à Península da Crimeia pelo aeroporto de Simferopol. Como uma cidade relativamente grande para os padrões locais, Sudak está conectada com Simferopol por rotas de ônibus diretas e de passagem, e há rotas tanto da estação de ônibus Kurortnaya-2 quanto diretamente do aeroporto. Se você for da rodoviária, o tempo de viagem será de cerca de 2 horas, o preço do bilhete varia de 286 a 366 rublos.
O próprio Cabo Meganom está localizado a 16 quilômetros do centro de Sudak.
Veja abaixo os detalhes da recreação no Cabo Meganom.