Mangup-Kale na Crimeia: como chegar à cidade e o que ver?

Contente
  1. Descrição
  2. História e lendas
  3. Como chegar lá?
  4. Onde ficar?
  5. vistas
  6. Informação para visitantes

O monumento natural, cultural e histórico - o assentamento de Mangup-Kale na Crimeia é do interesse não apenas para especialistas no campo da arqueologia, mas também para turistas comuns. Até mesmo a descrição da cidade caverna parece muito impressionante. Mas seria muito melhor apreciar todas as vantagens deste lugar com os próprios olhos, pois algumas fontes datam suas antigas ruínas do século IV aC, além disso, a história de Mangup-Kale merece ser ouvida.

Descrição

Mangup-Kale é um monumento natural localizado no planalto montanhoso do maciço Baba-Dag. A área total do objeto é de mais de 90 hectares, parte dos quais é representada por catacumbas subterrâneas de várias camadas, cortadas diretamente na rocha. A cidade-caverna é um fenômeno único, e em sua história houve épocas de cerco otomano e períodos de coexistência pacífica de dezenas de nacionalidades.

Isso é confirmado pela própria Mangup-Kale, cuja altura acima do nível do mar chega a 600 m. Aqui estão os cemitérios de representantes de várias confissões - a antiga necrópole Karaite e os túmulos de monges católicos. A parede com a Cidadela e a entrada principal conduz às caves do mosteiro e ao próprio mosteiro, talhado na rocha como um formigueiro. A majestosa fortaleza de Mangup conseguiu sobreviver a mais de um ataque de invasores guerreiros. Aqui se desenrolaram batalhas sangrentas, e hoje este lugar no mapa serve como ponto de referência para todos os amantes da história da Crimeia e apenas turistas que desejam aprender um pouco mais sobre os artefatos arqueológicos localizados no território da península.

História e lendas

Não é à toa que Mangup Kale é considerado um dos mais misteriosos monumentos arquitetônicos e culturais de sua época. A história e as lendas deste lugar diferem até nas datas de sua fundação. Há opiniões de que os primeiros assentamentos aqui ocorreram já no século 4 aC. Mas muitos historiadores propõem revisar essas datas oito séculos antes.

Só uma coisa se sabe ao certo - já no século V dC, as primeiras fortificações foram erguidas aqui, localizadas nas possessões dos godos. Por quase um século e meio, a fortaleza passou para as mãos dos khazares, depois voltou novamente para a Gothia da Crimeia. Foi então que ganhou o nome - Mangup.

O apogeu desses lugares caiu na Idade Média, quando os príncipes Teodoro reinaram aqui. A área do planalto tornou-se uma cidade próspera, com um intenso comércio, vinho e indústria de couro. Até 1475, Mangup pertenceu à dinastia Theodoro, e então, como resultado da invasão sangrenta dos otomanos, por três séculos passou ao poder das tropas turcas. Desde 1790, Mangup-Kale foi privado do status de uma terra habitada - não há assentamentos ativos aqui, apenas no mosteiro restaurado a vida está em pleno andamento.

Hoje Mangup-Kale faz parte das áreas protegidas da Crimeia. Existem vistas magníficas a partir daqui, incluindo o Lago Maiden feito pelo homem. E as excursões aos locais de outrora grandeza do planalto são realizadas pela equipa do museu, que está sempre disposta a contar muitos segredos e lendas.

Entre eles estão histórias de que Mangup poderia ser o lugar onde o Santo Graal estava escondido. Este santuário até hoje é o objeto de uma busca incessante por místicos de todos os matizes. Diz a lenda que o navio, criado a partir da coroa do governante caído do submundo - Lúcifer, está escondido em seu nativo das paredes da fortaleza. Desnecessário dizer que as melhores forças de muitos estados do mundo foram lançadas em busca da tigela tirada de Constantinopla em anos diferentes. Os nazistas também tentaram encontrar o Santo Graal na península e, para isso, empreenderam expedições arqueológicas inteiras. Entusiastas modernos, partidários desta teoria, também de ano para ano vão às cidades subterrâneas de Taurida para tentar apoderar-se da taça lendária, da qual, segundo a lenda, a comunhão dos apóstolos se realizava na noite do Última Ceia. Deve-se notar que o simbolismo da tigela de ouro não é incomum para as estruturas cristãs da Criméia daquela época.

Além disso, acredita-se que a dinastia Theodoro sabia do segredo do tesouro nas paredes da caverna, mesmo sob os auspícios do lendário artefato.

Como chegar lá?

O assentamento Mangup-Kale está localizado na República da Crimeia, no território da região de Bakhchisarai. A aldeia mais próxima é Khoja-Sala. É ele quem mais frequentemente é usado como guia na construção de uma rota.

De carro

Você pode chegar ao monumento natural Mangup-Kale usando um carro particular na estrada de Simferopol ou de Balaklava e Sevastopol. No primeiro caso, depois de passar por Bakhchisarai, você terá que se deslocar para a aldeia de Zalesnoye, em direção a Ternovka. É aqui que Khoja-Sala estará. Se você for de Sevastopol, terá que procurar os sinais necessários na ordem inversa - primeiro passe por Ternovka e siga em direção a Zalesny.

Tendo encontrado o topônimo desejado - a aldeia de Khodzha-Sala, você precisa passar pelo lago, saindo da estrada principal que conecta Simferopol e Sevastopol. Você deve mover-se sem sair da rua principal, ela se chama Chelebi e chega à bilheteria da reserva natural Mangup-Kale. Aqui você pode estacionar o seu carro, caminhar cerca de 40 m na mesma rua e virar à direita.

O início do percurso da excursão segue ao longo do desfiladeiro denominado Tabana-Dere.

De transporte público

As peculiaridades da comunicação de transporte na Crimeia são tais que não há voos diretos para a pequena aldeia de Khoja-Sala. Mas da estação de ônibus "Ocidental" em Simferopol, você pode ir para o ponto de parada entre Zalesnoye e Ternovka em um dos ônibus que passam. É importante lembrar que o transporte para aqui a pedido dos passageiros, é necessário avisar o motorista com antecedência.

As rotas para a aldeia de Rodnoye ou Khmelnitskoye são adequadas.

De Bakhchisarai, você pode ir nos mesmos ônibus. Uma vez no lago, você precisa sair da estrada em direção à vila de Khodzha-Sala e ir para a rua principal. De Sevastopol, o ônibus # 40, saindo da estação do 5º km, vai apenas para a aldeia de Ternovka. Em seguida, você tem que caminhar cerca de 6 km, em média a estrada não leva mais de 60 minutos. Você também pode ir de Balaklava - você só pode chegar a Ternovka pelo ônibus # 129 (sai da estação de ônibus Ploschad 1 Maya).

O horário do ônibus dificilmente pode ser chamado de conveniente. Eles operam raramente e os voos não começam de manhã cedo. Além disso, você definitivamente deve levar em consideração que os passeios turísticos, neste caso, levarão muito mais tempo. Você pode pegar um táxi. Se você não planeja morar perto de Mangup-Kale, essa solução será a melhor opção.

Trilhas para caminhadas

O turismo de caminhada é bem desenvolvido na Crimeia. Não muito longe de Mangup Kale, você pode encontrar uma opção adequada. A Rota 18 parte da parede sul. As opções combinadas com WR1-№14,15, 16, colocadas através da viga Jan-Dere, também são adequadas. Mas indo para lá com uma barraca, vale considerar que não adianta acampar no próprio planalto Mangup-Kale - isso é proibido.

Onde ficar?

Uma viagem a Mangup-Kale terá mais sucesso se você encontrar alojamento com antecedência durante sua estadia na região de Bakhchisarai. Resolvido este problema, será possível dominar facilmente as rotas de excursão mais interessantes e populares. Vale destacar várias opções entre as mais populares e acessíveis.

  • Hotéis. Existem hotéis e pensões na aldeia de Khoja-Sala e mais além. A opção econômica é considerada o albergue "Mangup-Kale" ou "Kayarka" em Orlin.

Além disso, você pode considerar a opção de ficar a 28 km de Bakhchisarai, no hotel Eagle Zalet com boas condições para recreação ativa.

  • Alojamento privado. Você pode alugar chalés particulares, casas de família ou escolher um estúdio em Bakhchisarai, Sevastopol. Mas o nível de propriedades residenciais pode variar muito.

Melhor não apenas reservar com antecedência, mas também estudar cuidadosamente as avaliações.

  • Centro Recreativo. Na região de Bakhchisarai existe um complexo desportivo e turístico "Inkomsport", onde são criadas todas as condições para uma estadia confortável.

Além disso, em Bakhchisarai há um acampamento ecológico "Crimeia" com belas vistas e uma localização conveniente.

Outro centro de recreação popular é Rybatsky Khutor, no vilarejo de Sokolinoye.

  • Casas de hóspedes. Existem em Zalesnoye, Sokolin, por exemplo, "At Uncle Vasya's", Eagle, Balaklava.

Em Bakhchisaray há uma casa de hóspedes "Granat" com apartamentos de várias camas a um preço muito baixo.

  • Acampamento. Viajando de carro, você pode resolver seu problema de moradia hospedando-se no estacionamento Mangup, no território da aldeia de Khoja-Sala. Esta é a opção de acomodação mais barata - por apenas 300 rublos por dia você pode ficar nas imediações do assentamento.

Cada viajante decide por si mesmo qual variante de condições de vida escolher. A infraestrutura turística da região de Bakhchisarai é bastante desenvolvida, o que permite encontrar moradias populares tanto para veranistas com orçamento mínimo quanto para quem está acostumado com o conforto.

vistas

Existem muitos monumentos históricos e arquitetônicos únicos no planalto Mangup-Kale. É melhor planejar passeios turísticos por todos os pontos turísticos por dois dias. Definitivamente não será possível examiná-los em um dia de folga.

Início da rota

A primeira coisa que Mangup-Kale cumprimenta seus convidados é um caminho que sobe abruptamente através da ravina Tabana-Dere. Verticalmente, você terá que subir 300 até o início do planalto a 1,5 km do caminho. Não será fácil seguir este caminho sem sapatos confortáveis ​​para caminhadas. No planalto da montanha Baba-Dag, os viajantes encontrarão um penhasco íngreme no lado sul e quatro promontórios salientes no norte de uma vez.

Linha de defesa e fortificações

Movendo-se ao longo da trilha, os viajantes podem ver a primeira atração - fortificações que datam de 1503. Cientistas-arqueólogos atribuíram-lhe a letra A e o número XI. Na parede existe uma placa, com a qual foi possível estabelecer a data exata da construção da estrutura. O texto menciona a época do reinado do governador de Tzula. É interessante notar que esta parede fortificada foi construída com material de outra fortificação, que até 1475 estava localizada no caminho. Mas após a conquista turca do planalto, essa fronteira foi destruída e não foi mais restaurada dentro de suas antigas fronteiras.

Necrópole caraíta

A próxima atração de Mangup-Kale é amplamente conhecida pela maioria dos turistas. A necrópole Karaíta - o local de descanso dos mortos, data dos séculos 15 a 18. Parece bastante típico para um enterro. Existem lápides memoriais, talhadas na rocha, e deslocadas de seus antigos lugares por deslizamentos de terra típicos de áreas montanhosas.

É interessante que os registros dos caraítas são feitos em hebraico e as próprias placas têm a seguinte forma:

  • com um ou dois "chifres";
  • na forma de um paralelepípedo plano;
  • prismático.

Na época em que Mangup estava localizada aqui, a multinacionalidade era a norma - representantes de várias nacionalidades viviam no território da cidade. Os judeus que seguiam o ramo correspondente do judaísmo, que negava os livros sagrados tradicionais, mas aceitavam a Bíblia, eram chamados de caraítas. Foram seus descendentes os últimos a deixar Mangup-Kale após os eventos que ocorreram aqui durante a captura do planalto pelos otomanos.

Ruínas da torre da segunda linha de defesa

Os restos das paredes da torre da fortaleza são uma das poucas evidências reais da localização das fronteiras em Mangup-Kale. Esta segunda linha de fortificações defensivas defendeu o próprio assentamento.

As ruínas das paredes podem ser avistadas mais adiante, na direção nordeste e para o desfiladeiro denominado Gamm-Dere.

Basílica medieval

Entre os edifícios religiosos da Crimeia localizados na área montanhosa, a basílica de Mangup-Kale é a maior. Inicialmente, ela surgiu no século 6 durante o reinado do imperador Justiniano e presumivelmente existiu até o século 15. Hoje, entre as ruínas, é bastante difícil reconhecer o antigo esplendor da Igreja Católica. Sabe-se que a basílica tinha três naves e uma colunata de duas fileiras. Lá fora, você pode ver os restos de uma necrópole com 400 túmulos.

Palácio "Feodoro"

Este edifício central da cidade, juntamente com a basílica, formaram uma vez a área de desenvolvimento mais importante e prestigiada. Os príncipes Teodoro, a dinastia governante, viviam no palácio. Um de seus representantes, Aleksey, ergueu a residência da família em 1425. O principado de Mangup-Kala era considerado uma das figuras-chave na arena política da época, e o edifício era totalmente compatível com o status de seus proprietários. Hoje, entre as ruínas, é difícil imaginar o quão magnífico era o edifício. Os turcos, que tomaram esses territórios, contribuíram para sua destruição.

Os viajantes modernos só podem ver os contornos das paredes do palácio e os restos das fundações.

Mosteiro da Ratoeira e da Santa Anunciação

À direita do Palácio Feodoro, seguindo a trilha de excursão, avista-se o desfiladeiro da ratoeira localizado ao longo da falésia da parede sul. Por séculos, governantes sábios usaram seu relevo natural em seu benefício, sem medo de ataques do sul. Mas sob a parede está uma das principais atrações de Mangup-Kale - o mosteiro masculino da Sagrada Anunciação, localizado nas cavernas. O mosteiro, esculpido na rocha, foi criado aqui no século XV e, após muitos anos de esquecimento, foi restaurado. Agora existe um pátio do mosteiro em funcionamento, para uma visita, à qual é melhor reservar a maior parte do dia - a descida e a subida de volta à montanha são bastante íngremes e demoradas.

Ruínas da igreja de São Constantino

Avançando ao longo da trilha, você pode ver os restos das paredes.Estas ruínas são de grande valor histórico, visto que são os únicos indícios que restam de que outrora existiu uma pequena igreja de uma só nave, erguida e consagrada em homenagem a São Constantino. Arqueólogos e historiadores datam dos séculos 15 a 17.

Aqui, nas proximidades, você pode ver arranhões de pedra - objetos para esmagar vinho, esculpidos diretamente na rocha calcária.

Penhasco do sul e pico Baba-Dag

As vistas mais majestosas de Mangup Kale se abrem do topo de Baba Dag, que é o ponto mais alto do planalto. Aqui você pode ver uma versão mais clara do risco esculpido na pedra. Além disso, na rocha, você pode explorar uma sala subterrânea esculpida no subsolo - é impossível datar com precisão sua origem, mas aqui a vinificação floresceu tanto na época de Teodoro quanto sob os turcos. Uma pequena basílica, erguida nos séculos 9 a 10, já foi localizada no penhasco ao sul. Hoje, do edifício de três séculos, apenas restou a fundação, o que permite estimar o tamanho e delimitar os limites da estrutura.

Há também outra necrópole antiga aqui.

Cavernas de mosteiro

Em um dos locais mais bem preservados da arquitetura medieval, Mangup-Kale, perto de South Cliff, você pode ver as cavernas de um mosteiro rochoso. Eles foram cortados à mão, e dentro da rocha formaram-se verdadeiros labirintos, criados pelas mãos de monges. Além disso, você pode ver o local com criptas, onde estavam os túmulos dos habitantes falecidos do mosteiro.

Cidadela

O principal limite medieval do principado de Teodoro é a cidadela, que até recentemente era um bastião que impediu a invasão dos otomanos. Esta fortaleza foi erguida nos séculos XIV-XV DC e é representada por duas seções estendidas da parede com uma torre no meio. O comprimento total da fortificação é de mais de 83 m. No interior da torre-donjon de três andares havia uma residência temporária do príncipe.

As ruínas das muralhas da fortaleza estão muito bem preservadas. Na superfície ao redor das aberturas de janelas e portas, podemos ainda distinguir claramente o ornamento original voltado para a capa. À esquerda da fortaleza, você pode ver a entrada principal em arco. A arquitetura da Cidadela foi parcialmente alterada pelas tropas turcas durante a captura do planalto. Além disso, durante muito tempo o forte simplesmente ruiu, só no final do século XX se decidiu que era necessário restaurá-lo e reconstruí-lo.

Teshkli-Burun

O cabo do qual a história de Mangup-Kale começou é Teshkli-Burun. Ele está localizado fora do portão principal da Cidadela. Depois de passar pelo arco, os viajantes encontram-se nos locais onde se formaram as primeiras grutas artificiais neste território. Aqui você também pode ver um antigo poço subterrâneo, levado para a segurança por uma treliça moderna. Você pode descer em algumas cavernas, mas precisa fazer isso com muito cuidado - o declive é muito íngreme.

Um dos objetos é de particular interesse para os turistas. Dentro da Caverna Acústica, à esquerda do portão da Cidadela, pode-se ver o simbolismo hindu e esotérico. Peregrinos - seguidores do hinduísmo muitas vezes vêm aqui. Uma cadeia de cavernas leva ao mosteiro localizado na ravina Teshkli-Burun. As estruturas subterrâneas também foram bastante bem preservadas aqui.

Você pode considerar a evidência da vida dos monges, que escolheram para seu mosteiro uma difícil área montanhosa para construção.

Informação para visitantes

O descanso na fortaleza da cidade de Mangup-Kale é representado principalmente por passeios turísticos e caminhadas, permitindo-lhe apreciar plenamente a beleza da natureza local. Vale muito a oportunidade de subir a pé as majestosas encostas da montanha e ver com os próprios olhos o povoado, que sobreviveu à mudança de épocas e povos. Mas, ao planejar uma viagem, vale a pena considerar alguns aspectos da infraestrutura local, bem como as regras de conduta no território do monumento natural.

Importante! A entrada no território do monumento histórico é paga. Você pode chegar a Mangup-Kale todos os dias comprando uma passagem completa por 100 rublos ou uma passagem reduzida por 50 rublos. Os ingressos são vendidos diariamente, exceto terça e quarta-feira, das 9h às 17h. Horário de fechamento da bilheteria - 16 horas.

Ao visitar os objetos da cidade caverna de Mangup-Kale, você deve ser guiado pelas condições meteorológicas. Se eles se deteriorarem significativamente, o território da instalação pode ser fechado. É proibida a permanência de pessoas no território do antigo povoado sem a presença dos seguintes pontos:

  • um abastecimento de água de pelo menos 1,5 litros por pessoa;
  • calçados esportivos confortáveis ​​sem sola escorregadia;
  • chapéus.

Deve-se ter em mente que os benefícios que operam no território de todo o Museu-Reserva Bakhchisarai, ao qual Mangup-Kale pertence, são relevantes tanto para os titulares de direitos como para certas categorias de cidadãos da Federação Russa e outros estados. Vale esclarecer a possibilidade de obtenção de passagem com preço reduzido ao entrar em contato com a bilheteria.

Como chegar à cidade-caverna de Mangup-Kale na Crimeia, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa