Tudo sobre a aldeia de Koktebel na Crimeia

Contente
  1. Descrição
  2. Clima
  3. Atrações e entretenimento
  4. Como chegar lá?
  5. Onde ficar?
  6. Avaliações

Se compararmos Koktebel com outras aldeias, onde pelo menos 3 mil habitantes também não são recrutados, verifica-se que, pela sua escala, é simplesmente incrivelmente famosa. De acordo com os turistas, ele provavelmente não teria entrado nos 5 melhores resorts da Crimeia, mas foi definitivamente um dos melhores entre os que não chegaram lá. Ao mesmo tempo, certamente haverá quem diga que é aqui que se sente mais confortável e que ficaria feliz em voltar para lá.

Descrição

Devido ao seu tamanho modesto, esta vila ainda não está em todos os mapas, mas não será tão difícil para um turista experiente encontrá-la. Ele está localizado na parte sudeste da Península da Crimeia. Você deve se concentrar em Feodosia - é a ela que Koktebel é administrativamente subordinado. A aldeia em si está localizada a cerca de 20 quilômetros dela, se você mover ao longo da rodovia de Feodosia em direção a Sudak, Alushta e Yalta, portanto, a direção geral é sudoeste.

Se você acha que uma vila tão pequena deve ser definitivamente um canto de silêncio e conforto, você está muito enganado - não é à toa que o minúsculo Koktebel está incluído no topo estendido dos resorts da Crimeia. Não se pode chamar de resort juvenil típico, porque muitos casais vêm aqui, só por causa dos turistas não é a mesma cidade provinciana, como alguém poderia imaginar. Como resultado, em termos de infraestrutura, tem até algo que não está na maioria dos centros regionais, mas mais sobre isso depois.

Sabe-se que Koktebel é um antigo povoado, mas a história não sabe a resposta para a questão de quando exatamente foi fundado.Em algum lugar aqui, nos tempos antigos, o assentamento de Atenas foi localizado, mas é conhecido apenas por livros, e não há achados arqueológicos reais ainda. Até cerca de 900, uma cidade bastante grande habitada por cristãos, mais tarde destruída pelos pechenegues, foi localizada aqui.

Por uns bons trezentos anos depois disso só havia ruínas, e então no final do século XII vieram os venezianos - eles fundaram uma nova aldeia, nos mapas da época, assinada como Posidima. Um século e meio depois, a aldeia foi entregue aos genoveses e em 1475 o jovem Império Otomano conquistou este território.

Por muitos séculos, a área ao redor de Koktebel era habitada apenas periodicamente, e as cidades e vilas que existiam aqui não resistiram por mais de vários séculos. A vila moderna surgiu há apenas duzentos anos e era habitada alternadamente por tártaros da Crimeia, búlgaros e russos, mas até o final do século retrasado, quando gradualmente começou a se tornar um resort popular, quase nunca atingiu uma população sequer de 100 pessoas.

Parte da popularidade deste lugar se deve às duas pessoas que estão aqui. O sobrenome do primeiro era Junge, ele tinha uma propriedade aqui, onde convidava muitos trabalhadores da cultura e da ciência - escritores, cientistas, artistas.

A tradição foi desenvolvida e multiplicada quando Maximilian Voloshin, conhecido por seus poemas e desenhos de paisagens, também se estabeleceu aqui. Graças a ele, um grande número de figuras literárias proeminentes da época visitaram aqui e geralmente acredita-se que mesmo no início do século XX existia um dos centros de nudismo pré-revolucionário russo, que então era conhecido apenas pelos boêmios .

Nos tempos soviéticos, o nudismo estava em declínio profundo, mas devido à abundância da boêmia, o lugar passou a ser considerado uma elite, e a natureza local tornou possível transformar os arredores de Koktebel em um centro de planadores. Em 1944, devido à deportação, a aldeia perdeu não só o tártaro, mas também a população búlgara, e um ano depois o nome tártaro também caiu na faca - até 1992 no mapa este local estava listado no mapa como Planerskoye.

Até hoje, Koktebel continua tão popular em grande parte porque a tradição boêmia de se reunir aqui não foi a lugar nenhum - um grande número de festivais e encontros criativos são realizados aqui, que contam apenas com os próprios participantes, mas também com vários espectadores.

Clima

A popularidade de Koktebel, naturalmente, não teria sido possível se não houvesse um clima ameno e agradável. O principal que valoriza a natureza local é o ar curativo especial, porque de um lado está o mar, do outro - as montanhas cobertas de florestas. Por esta razão, Koktebel é considerada por muitos como um balneário climático.

Apesar do fato de que a aldeia já está mais perto da Crimeia oriental com seu clima temperado, ainda há montanhas da Crimeia descendentes o suficiente aqui para proteger dos ventos frios do norte.

Por isso, o regime de temperatura aqui é muito agradável tanto no inverno quanto no verão, o que é importante para um resort que pode atrair turistas o ano todo.

Mesmo em janeiro-fevereiro, a temperatura média aqui é confortável de 1-3 graus Celsius, em julho-agosto os números correspondem a 23-24 graus. A água no meio e no final do verão aquece continuamente a 24-25 graus. O principal afluxo de turistas, também interessados ​​nas férias na praia, ocorre de maio a outubro.

Atrações e entretenimento

A maioria dos turistas que vêm descansar em pequenas aldeias da Crimeia espera que as excursões e o resto do programa de entretenimento possam ser encomendados por uma taxa adicional, tendo saído para alguma cidade vizinha. Com Koktebel, nem tudo é assim - embora ele seja pequeno, ele mesmo oferece muitas opções de como relaxar de uma forma interessante e inesquecível. Você pode encontrar entretenimento interessante para adultos e crianças.

Apesar de Koktebel ser pequena, os pontos turísticos aqui não são apenas naturais, mas também artificiais. O programa obrigatório para quem está aqui pela primeira vez, e independentemente dos hobbies, inclui os seguintes pontos.

  • Reserva natural de Karadag. Talvez a principal atração natural dos arredores de Koktebel seja o vulcão extinto Karadag e o pedaço adjacente de natureza virgem. A idade do cone é, segundo os cientistas, de mais de 140 milhões de anos, existem placers de jaspe e ametista nas proximidades. A diversidade de espécies aqui é muito impressionante - 15 representantes locais do mundo animal e 100 espécies de peixes são considerados raros e protegidos por lei. Tudo isso também parece muito pitoresco, e o destaque de Karadag é a rocha “Golden Gate”, perto da qual você pode nadar de barco.
  • Cape Chameleon. Outro lugar muito curioso criado pela própria natureza. O nome do cabo foi dado com muita propriedade, porque com uma mudança na posição do sol e mudanças na cobertura de nuvens, esta estrutura geológica é capaz de mudar visualmente sua cor. Para captar toda a beleza deste local, 5 minutos dificilmente bastam, mas durante o dia a sua cor pode mudar até duas dezenas de vezes.
  • Casa-Museu de Maximilian Voloshin. Esta personalidade foi extraordinária, pois aqui viveu durante muito tempo e é o mais famoso residente permanente de Koktebel em toda a sua história - não é de estranhar que os habitantes locais tenham criado um museu completo no edifício onde viveu o poeta. Em primeiro lugar, a instituição será de interesse dos fãs do talento de Voloshin, porque muitas de suas pinturas, bem como manuscritos, documentos e fotografias da época estão reunidos aqui. Os organizadores também tentaram recriar o cenário original de um século atrás.
  • A fábrica homônima de vinhos vintage e conhaques. Ao contrário do seu nome, não está localizado na aldeia que lhe deu o nome, mas na vizinha Shchebetovka, onde, no entanto, as excursões são constantemente organizadas. Se uma pessoa não é abstêmia de princípios, é provável que já tenha experimentado os produtos dessa planta pelo menos uma vez na vida, especialmente porque ela recebeu muitos prêmios internacionais ao longo de décadas de sua existência.

Aqui, ao mesmo tempo, é possível degustar os produtos, mas mesmo não para os bebedores, a facilidade vai ser interessante em termos de como as bebidas alcoólicas geralmente são produzidas em escala industrial.

    O assim chamado Trilha de Green - o autor do famoso "Scarlet Sails" caminhou por ela desde a vizinha Velha Crimeia para visitar seu amigo Maximilian Voloshin... Nem todos conseguem superar este percurso, já que sua duração total é de pelo menos 15 quilômetros, e mesmo em terrenos montanhosos. No entanto, é exatamente isso que atrai os caminhantes, pois ao longo do caminho poderá encontrar uma grande quantidade de locais pitorescos.

    Se você precisa entreter os mais pequenos, dê uma olhada nos locais abaixo.

    • Parque aquático. Para a maioria dos turistas em potencial que ainda não foram a Koktebel, há duas surpresas. A primeira é que a vila de três mil habitantes tem seu próprio parque aquático, então não há necessidade de ir a lugar nenhum - para entreter as crianças andando de toboágua, você pode visitar o spa ou jacuzzi aqui mesmo. A segunda surpresa pode ser considerada um bônus para a primeira - em uma pequena vila à beira-mar não há apenas um parque aquático decadente, mas o maior de toda a Criméia, e isso já é uma grande vantagem em favor de escolher este resort.

    O custo para visitar o parque aquático pode variar muito, mas você deve se guiar pela etiqueta de preço de mil rublos.

    • Aquário. Uma popular vila turística à beira-mar teria vergonha de não ter sua própria coleção terrestre de vida marinha. Aqui é bastante impressionante, e o ingresso de entrada custará cerca de 300 rublos.
    • Dolphinarium. E aqui está um objeto que não está disponível em muitas grandes cidades, embora chegar ao delfinário seja o sonho de muitas crianças e de um número significativo de adultos.Os golfinhos vão mostrar aos visitantes um verdadeiro espetáculo e, mediante o pagamento de uma taxa, eles terão a oportunidade de nadar e tirar fotos com esses simpáticos representantes do fundo do mar.
    • Parque de pássaros ou dinotherium. Esta exposição é de alguma forma única - são poucos os locais onde ainda existem exposições de aves vivas, principalmente dedicadas a papagaios. Existem várias dezenas desses pássaros brilhantes, e eles ficam felizes em se comunicar com os visitantes, concordando em sentar-se em suas mãos. Algumas outras aves também estão representadas na coleção. Para os pais que trouxeram os menores visitantes, há um bônus, porque os bebês menores de cinco anos têm entrada gratuita.

      Se Koktebel em si ainda não é suficiente para você, não deve haver problemas em organizar excursões para outras cidades, como Feodosia e Sudak. Toda a costa sul da Crimeia é interessante, tanto do ponto de vista da arquitetura antiga, preservada desde os tempos antigos e medievais, quanto devido à incrível riqueza natural desses lugares.

      Como convém a um resort à beira-mar, Koktebel e seus arredores estão repletos de praias. Eles são apresentados aqui para todos os gostos - por exemplo, muitos deles não implicam em taxa de entrada e estão disponíveis para todos. Existem praias para crianças bastante invulgares - lá serão especialmente interessantes para as crianças, mas terão de pagar por elas.

      Para quem quer ver menos turistas, mesmo em detrimento da ideia consagrada de conforto, vale a pena ir de barco até ao sopé do Karadag - são muitas as praias selvagens.

      Das melhores praias com infraestrutura paga bem desenvolvida, costumam distinguir "Surf", "Blue Bay", "Sunrise", "Old Fortress" e Central.

      Em separado, deve ser dito sobre a praia de nudismo de Koktebel - foi fundada, como é comumente acreditado, pelo próprio Voloshin. Considerando há quanto tempo ele existe, hoje toda uma subcultura se formou ao seu redor, graças à qual os amantes do banho de sol e da natação nus não serão obrigados a olhar constantemente em volta, em busca de olhares de julgamento. A praia de nudismo local é amplamente conhecida no espaço pós-soviético e possui uma popularidade significativa.

      Como chegar lá?

      Como já entendemos, Koktebel é um povoado atípico demais para seu tamanho, portanto não é difícil chegar até ele. Mesmo o fato de não haver aeroporto nas proximidades, e não haver ferrovia na própria vila, não irá interferir em uma viagem confortável.

      A maioria dos turistas de fora da península chega primeiro a Simferopol - há um aeroporto movimentado que atende a 70 destinos na Rússia e os ônibus intermunicipais costumam ir para lá. A partir daqui, você pode até mesmo chegar ao antigo Planerskoye por ônibus diretos - eles saem da estação de ônibus de Kurortnaya e diretamente do aeroporto. Dependendo da transportadora e de sua rota exata, o tempo de viagem pode ser de 2 a 2,5 horas, os preços devem ser calculados em 400 a 450 rublos por pessoa.

      Se for mais conveniente para você, uma mudança pode ser feita em Feodosia - fica muito perto. O ônibus percorre 20 quilômetros, separando os pontos de partida e chegada, em no máximo meia hora.

      Com a abertura da ponte da Crimeia, cada vez mais cidadãos russos começaram a descansar na península em seus próprios carros, e essa prática é bastante típica para residentes do adjacente Território de Krasnodar. Se este for o seu caso, então Koktebel também é bom para você porque este resort é um dos mais próximos da ponte da Crimeia.

      De Kerch, localizado na saída da ponte da Criméia, este assentamento é separado por cerca de 120 quilômetros, você pode superá-los em cerca de duas horas.

      No início, a rota é única, leva a Simferopol e a todas as outras regiões da península, mas no momento certo deve-se virar à esquerda, para Feodosia, e depois seguir pela estrada para Sudak, Alushta e Yalta.

      Onde ficar?

      Considerando que Koktebel está focada em receber hóspedes por mais de um século, não se deve surpreender que problemas com um assentamento aqui, muito provavelmente, não surgirão. As acomodações aqui são para todos os gostos - desde acampamentos e casas de hóspedes no setor privado a pensões e hotéis de nível decente.

      A maioria dos turistas que chegam aqui nota que a melhor opção em termos de combinação de preço e qualidade é o assentamento no setor privado... Os residentes locais vivem das chegadas, por isso eles próprios estão interessados ​​em alugar um espaço habitacional e tiveram muito tempo para desenvolver o seu negócio.

      As casas de campo em uma aldeia podem estar no mesmo quintal com o proprietário ou em um prédio completamente separado com seu próprio território adjacente - tudo depende de quanto dinheiro você está disposto a pagar por isso.

      Ao mesmo tempo, todas as conveniências modernas fundamentais são organizadas aqui, e o custo dessa acomodação será mais barato do que em um hotel de nível de conforto semelhante.

      Considerando que o ar aqui não é apenas saudável, mas também útil, não é surpreendente que haja um grande número de instituições que melhoram a saúde. - sanatórios e pensões. Um exemplo notável de como viver aqui pode ser confortável é a pensão Lazurny Koktebel, que oferece descanso do mais alto nível de organização. Em primeiro lugar, esta é uma área fechada, onde os forasteiros não podem entrar, e ela própria é uma cidade autossuficiente com entretenimento para todos os gostos.

      Tem o seu próprio pequeno parque aquático - uma piscina com água aquecida e vários escorregas. Não há zoológico na cidade, mas aqui está, embora pequeno.

      Um campo desportivo com equipamento de exercício e ténis de mesa ajuda a manter a sua saúde e, enquanto os adultos descansam como quiserem, os animadores profissionais trabalham com as crianças.

      Muitos hotéis em Koktebel preferem chamar-se modestamente de pensões, embora sejam bons hotéis com um serviço de alto nível.

      A vantagem de se hospedar aqui deve ser considerada não só pelas inúmeras comodidades oferecidas aos hóspedes, mas também pela possibilidade de pré-reserva - para que você possa planejar suas férias sem surpresas desnecessárias.

      Considere alguns dos estabelecimentos hoteleiros mais populares e conhecidos da vila.

      • "Oriole". Esta pousada está localizada a 6 minutos a pé da praia e se parece com uma clássica mansão de madeira, muito colorida em uma cidade com antigas tradições de spa. Apesar de este local não estar localizado na primeira linha, muitas vezes é elogiado por sua localização conveniente - fica a apenas 3 minutos a pé da rodoviária da vila, e você pode chegar ao centro com todas as suas infra-estruturas em 10 minutos . Se a cozinha for compartilhada aqui, todas as outras comodidades são colocadas nos quartos, o que é muito conveniente.
      • "Yellow Hills". Esta casa de hóspedes lembra um pouco a ideia acima, mas a implementação aqui é completamente diferente - esta é apenas uma propriedade de pedra, uma das vantagens importantes da qual é uma bela vista de Karadag. Um bônus útil deste lugar é que ele oferece quartos de categorias completamente diferentes - você pode morar no prédio principal ou em casas individuais.
      • "White Griffin"... Mas este já é um hotel completo, que apresenta todas as comodidades que um turista só pode esperar de tal estabelecimento. Não diremos que este é definitivamente o melhor hotel de Koktebel, mas sua vantagem reside no fato de que em muitos aspectos está focado na organização conveniente de excursões para seus hóspedes - em uma palavra, uma boa opção para os turistas que o fazem. não considere sentar na praia umas boas férias.

      O verdadeiro destaque deste hotel pode ser chamado o fato de que só ele na vila e seus arredores oferece os serviços de um centro de mergulho.

        Apesar de a Koktebel receber hóspedes durante todo o ano, a maioria chega no verão, enquanto nos meses frios a maior parte da infraestrutura simplesmente não funciona. Se você chegou aqui no inverno para fins recreativos ou educacionais, preste atenção aos hotéis "Meganom" e "Tepsen" - trabalham 12 meses por ano.

        Avaliações

        Muitos resorts da Crimeia são impiedosamente criticados pelos turistas modernos pelo fato de que a infraestrutura é desatualizada, a população não é tão amigável, os preços são estrangeiros e o serviço nem mesmo é doméstico, mas soviético. A este respeito, Koktebel ainda se destaca para melhor - aparentemente, a presença de longo prazo da boemia afeta.

        Os preços, claro, não diminuem com isso, mas a infraestrutura está em um nível decente e os locais são muito simpáticos e educados.

        Inúmeros festivais aumentam ainda mais a porcentagem de intelectuais e criativos, por isso é sempre interessante aqui.

        Contudo, Koktebel é um desses vilarejos, uma vez em que você esquece todos os detalhes adicionais, pois na escala da península da Crimeia, este é um dos lugares mais bonitos, e até com ar curativo. Depois de muito trabalho, qualquer descanso tem um efeito restaurador, mas as férias passadas em Koktebel podem dar o que há de mais valioso - fazer uma pessoa se sentir viva.

        Uma visão geral das praias e hotéis de Koktebel, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa