Kerch (Crimeia): características de recreação, escolha de praia e lista de atrações
Apesar de Kerch ser uma das três maiores cidades da península da Crimeia, geralmente não é incluída na lista dos resorts locais mais populares. Há muitas razões para isso - há também um clima temperado, enquanto 100 quilômetros adiante você pode se encontrar nos subtropicais, e na presença de um porto marítimo movimentado, e nos mesmos subtropicais próximos não há poluição externa nas águas costeiras. No entanto, seria um grande erro pensar que não há necessidade de ir a Kerch - esta cidade é digna de atenção, e não apenas como estância balnear.
Descrição
A cidade de Kerch é a mais oriental da Crimeia - está localizada na costa do Estreito de Kerch, que divide os mares Azov e Negro. Dentro dos limites da cidade está o ponto extremo oriental de toda a península da Crimeia - Cabo Fonar. A cidade se estende ao longo da costa por 42 quilômetros, portanto, pode ser considerado um dos mais litorâneos em centenas de quilômetros ao redor. Hoje é uma cidade razoavelmente grande com uma população de 151 mil habitantes, que não para de crescer.
Apesar do fato de que em termos de turismo esta cidade ainda perde para muitos resorts menores da Criméia, ela não deve ser vista apenas como um porto ou centro industrial - também vale a pena ir aqui nas férias.
A posição geográfica conveniente na junção de dois mares tem sido de interesse para os povos que vivem nas proximidades desde os tempos antigos, portanto, não é surpreendente que assentamentos humanos tenham surgido aqui há muito tempo.Está provado que os primeiros povos surgiram aqui em tempos pré-históricos, mas se falamos de povoamentos mais ou menos modernos, então seus vestígios datam de cerca de 8 mil anos antes de Cristo.
No entanto, isso não se assemelhava à civilização no sentido atual, mas por volta de 610-590 aC, o antigo assentamento grego de Panticapaeum apareceu aqui, que não é muito mais jovem que a mesma Roma... Os helenos vieram de Mileto, na Ásia Menor. Os colonos de lá fundaram muitas outras cidades na Crimeia, mas foi em torno de Panticapaeum que o reino do Bósforo surgiu já 100 anos depois. Durante cerca de 8 séculos, a cidade, localizada com muito sucesso, negociou intensamente com todos os povos circundantes, pelo que foi capaz de ditar a sua vontade, pelo menos, aos povoados circundantes, e ao Império Romano, que nos seus melhores tempos atingiu até o A Crimeia, considerada o reino do Bósforo seu aliado.
Com o início da grande migração de povos, surgiram problemas com o comércio - pelo menos os hunos na década de 370 atingiram gravemente o reino e a própria cidade. Por mais 100 anos, Panticapaeum foi interrompido como um centro regional, e então caiu sob a influência de Bizâncio. No entanto, para um império poderoso era, embora importante, mas uma periferia distante, que tinha que lutar constantemente contra os ataques dos turcos ou dos khazares. Este último até pertenceu a Panticapaeum durante algum tempo no século VIII.
No século 10, os eslavos chegaram à costa norte do Mar Negro, e aquela parte de sua costa, onde Kerch está localizado, foi controlada por eles durante alguns séculos, mais precisamente, pelo principado de Tmutarakan. Naqueles dias, a cidade pela primeira vez recebeu um nome semelhante ao moderno - Korchev. A partir do século 12, Korchev foi cada vez mais atacada pelos polovtsianos, que estavam em boa posição para isolá-la da Rússia de Kiev, porque a cidade gradualmente voltou sob a influência de Bizâncio. Em 1318-1475, o porto pertenceu aos genoveses, que desenvolveram intensamente o comércio marítimo na região. De acordo com alguns estudos, durante este período, os príncipes circassianos ganharam uma influência significativa em Vospero, como os italianos o chamavam.
Em 1475, a cidade foi capturada pelos otomanos e ficou sob o controle direto de Istambul. Naquela época, as principais rotas comerciais haviam mudado e o antigo Korchev começou a declinar gradualmente, especialmente porque era periodicamente perturbado pelos cossacos Zaporozhye. Gradualmente, a influência dos eslavos nas áreas adjacentes ao Mar de Azov do norte e do leste cresceu mais e mais, e em 1701 os turcos, que recuperaram o juízo, temendo ataques diretos da frota na Ásia Menor , começou a construir a fortaleza Yeni-Kale aqui.
Descobriu-se tarde - já em 1774, Kerch e seus arredores, sob os termos de um tratado de paz após a guerra russo-turca, ficaram sob o controle da Rússia - mais cedo do que o resto da Crimeia, por 9 anos.
Características do clima
A maioria dos turistas de praia vai para a Crimeia por causa da costa sul, uma vez que esta é a única faixa estreita em toda a península onde o clima é subtropical. Kerch não pertence, de forma alguma, à costa sul da Crimeia, está suficientemente longe dela porque o clima aqui é temperado. Na maioria das vezes é caracterizado como moderadamente quente com invernos amenos e precipitação mínima.
Devido à proximidade do mar, a propagação da temperatura aqui não é tão forte como em Simferopol, no entanto, a temperatura média anual é um grau mais baixo do que em Feodosia, embora esta ainda não pertença aos subtropicais.
Para 2008-2017, a quantidade de precipitação na cidade foi estimada em média em 368 mm por ano - isso não é muito mais do que no Cabo Meganom, conhecido por seu clima semidesértico. Quanto à temperatura do ar, neste aspecto, Kerch é um pouco diferente até mesmo das regiões adjacentes da Crimeia - apesar do fato de que a temperatura média diária no verão é bastante alta aqui, mesmo no auge de um dia de verão raramente há pelo menos 35 graus de calor, só que as noites não são muito mais frescas que os dias ...
Quanto à temporada de natação, começa bem cedo do lado do Mar de Azov - este reservatório não difere em profundidade significativa e, portanto, aquece rapidamente. Até o final de maio, pode-se esperar uma temperatura da água em torno de 20 graus Celsius, mas pelo fato de não estar nem perto dos subtropicais, no mesmo setembro ninguém vai dar garantias de um banho confortável.
Onde ficar?
Kerch não é muito popular como cidade turística, mas seu tamanho exige que não haja problemas de moradia aqui. Como resultado, os turistas poderão encontrar aqui um refúgio para todos os gostos e orçamentos - você pode alugar uma casa de hóspedes ou um quarto no setor privado, ou alugar um quarto em um hotel com piscina, ou se instalar em um centro de recreação que também oferece procedimentos mínimos de bem-estar.
Em Kerch, como na maioria dos outros balneários do espaço pós-soviético, existe uma regra geral segundo a qual os preços mais baixos são no setor privado, mas lá você terá que cozinhar por conta própria, e não há serviço, e Os hotéis oferecem uma gama completa de serviços, mas os preços são bastante comparáveis aos melhores.
Ao escolher uma casa em Kerch, você precisa olhar cuidadosamente para sua localização - 42 km de costa não é um indicador, porque nem tudo é adequado para ser considerada uma praia digna de relaxamento. Por exemplo, as habitações descritas como sendo em terra podem não ser tão boas se estiverem na costa de um estreito, onde um grande número de navios que passam inevitavelmente poluem a água. A praia normal mais próxima pode estar a vários quilômetros daqui, e isso não é nada do que normalmente se espera de férias de luxo.
Pela mesma lógica, nem sempre se deve perseguir o assentamento sem falhar no centro. Uma cidade tão extensa deve necessariamente ter vários centros locais, onde toda a infraestrutura se apresenta a uma curta distância, e não a algumas dezenas de quilômetros.
Portanto, em muitos aspectos, vale a pena partir do fato de que é melhor morar perto de uma das boas praias da região - em regra, aqui eles têm tudo o que precisam para uma estadia confortável.
As melhores praias
À primeira vista, a cidade, que se estende ao longo da costa marítima por 42 quilômetros, deve simplesmente ser repleta de praias. Mas você não deve pensar que tudo é tão simples - o que quer que se diga, Kerch continua sendo um importante porto e centro industrial, então você pode (e deve) nadar em qualquer lugar... Ao mesmo tempo, destacam-se 4 praias principais, localizadas em locais agradáveis, devidamente cuidadas e com infra-estrutura turística desenvolvida.
Devemos dizer desde já que, ao contrário dos balneários da costa sul da Crimeia, na parte oriental da península, as praias são maioritariamente de areia e não de seixos.
- Urbano. Usar esse nome equivale a ser "Central", pois é com esse nome que o turista costuma esperar o máximo retorno em termos de infraestrutura. A este respeito, esta localização não falha - tem tudo o que pode ser necessário para um bom banho de sol e natação. Há até catamarãs para alugar aqui, e este é o sonho de muita gente, mesmo que frequenta o mar com regularidade.
- Juventude. Outro lugar onde os turistas definitivamente deveriam vir. Como o nome indica, esta praia é escolhida pelos jovens, e toda a infraestrutura é pensada precisamente às suas necessidades - não só existem balneários clássicos, duches e WC, mas também gazebos românticos e práticos churrascos. Existem milhões de maneiras de se divertir aqui.
A praia localizada em Cape Quarantine também é boa para crianças - a entrada da água é rasa e não há estranhos no fundo.
- Moscou. Esta praia também é considerada uma das melhores da cidade - sempre tem muita gente aqui, e nem todas podem estar erradas. Este local é muitas vezes elogiado por sua boa infraestrutura projetada para as necessidades de toda a família, mas talvez não valha a pena ir aqui com crianças pequenas - o fundo aqui não é muito plano e, portanto, descer na água representa algum perigo para as crianças.
- "Armadilhas". Perto da aldeia com o mesmo nome, existe a única praia selvagem da nossa lista - a infraestrutura aqui não só não é abundante, como também inexiste. Esse fator afasta o número predominante de turistas, fazendo com que o local não só fique desertas, mas também limpo.
Os poucos veranistas que você encontrará aqui apreciam a limpeza e a privacidade da área de lazer e, se você se considera apenas essas pessoas, você está aqui.
A praia "Tartaruga" de Kerch está fora da nossa lista, no entanto, em geral, não pode ser ignorada. O fato é que esta praia é completamente atípica.
- Está coberto de grama, então você não terá que tomar sol tanto na areia quanto no gramado.
- A praia possui uma particularidade que pode assustar qualquer turista despreparado. As algas costumam se reunir neste local ao largo da costa, que apodrecem com o tempo e começam a exalar um aroma completamente indescritível.
Enquanto os visitantes se esquivam de horror, por algum motivo os moradores locais amam muito este lugar, especialmente porque as coisas não estão ruins aqui com a infraestrutura. Se você gosta de experimentos, dê uma olhada aqui também - de repente, em seu coração, você é um residente de Kerch e também vai gostar. Além disso, às vezes o vento afasta as algas acumuladas da costa, e mesmo uma pessoa inadaptada pode respirar aqui.
vistas
Kerch, talvez, perde para os resorts da costa sul da Crimeia em termos de falta de uma estação de veludo, mas esta cidade bastante grande não pode ser chamada de enfadonha. Acontece que a capital da parte oriental da Crimeia é vista puramente como um porto, mas também há muitas coisas interessantes aqui.
- Monte Mitrídates é um dos símbolos da cidade, está localizado bem no meio dela. Outrora no topo ficava o centro do antigo Panticapaeum e hoje é um famoso mirante com uma bela vista da cidade.
Se você adora escadas grandes, então este é o teste perfeito para você, são 400 degraus, mas para os "preguiçosos" também há um carro subindo.
- Igreja de João Batista é o exemplo mais antigo da arquitetura cristã em Kerch, sua construção data do século X. Ao mesmo tempo, por mil anos a igreja não só foi preservada, mas também tem uma aparência muito digna, podendo até cumprir suas funções principais.
Seu aspecto arquitetônico é interessante tanto pela antiguidade do edifício, quanto pela orientação para as tradições bizantinas da arquitetura.
- Monte do czar é um cemitério antigo, construído, segundo cientistas, no século IV aC. Esta é uma versão local da antiga pirâmide egípcia e, embora sua altura não seja tão impressionante, ainda é bastante grande - seu comprimento chega a 37 metros.
- Fortaleza Kerch pode ser chamado de um marco relativamente novo - foi construído apenas em 1877 e, talvez, não tão impressionante quanto os castelos medievais. Mas esta amostra de arquitetura defensiva sobreviveu bem ao longo de sua história relativamente curta, portanto, permite que você tenha sua própria impressão de como as fronteiras do estado foram protegidas um século e meio atrás.
- Cripta de Demeter pode ser chamado de memorando relativamente pouco conhecido, mas certamente atrairá aqueles que sempre quiseram ver arte rupestre real. É verdade que aqui o desenho da deusa grega antiga não foi desenhado por homens das cavernas, mas por helenos mais modernos e civilizados, mas ainda assim os cientistas datam o desenho apenas do século I DC, o que significa que tem cerca de dois mil anos.
- Fortaleza Yeni-Kale não tão bem preservado quanto aquele de mesmo nome em relação à cidade moderna, mas pela maioria dos parâmetros é mais interessante. Em primeiro lugar, esta é uma verdadeira fortaleza turca - em termos de arquitetura, é completamente diferente daquela que a maioria dos nossos compatriotas está acostumada a ver.
Além disso, em termos de antiguidade, supera seu rival, pois sua história remonta a cerca de trezentos anos.
- Na região de Kerch, atenção também merece Vale dos Vulcõeslocalizado perto da aldeia de Bondarenkovo.Não há lava aqui - as erupções ocorrem com argila, água e vapor. Um vulcão real, é claro, pareceria mais brilhante, mas este está perto e completamente seguro.
Lazer para turistas
Você pode deitar-se na praia em um clima temperado em muitos lugares - para isso basta ir até o lago ou rio mais próximo, então não será necessário viajar para muito longe. O resort é bom porque não só possui certas propriedades da natureza e do clima, mas também é capaz de oferecer algum entretenimento interessante, além da praia. Na realidade, em qualquer cidade litorânea, o dique é interessante, aqui leva o nome de Aleksandrovskaya - de lá você pode pelo menos admirar as belas paisagens marinhas. Os habitantes locais adoram ficar aqui e, para os hóspedes da cidade, certamente será interessante.
Em termos de entretenimento, pode haver um pouco menos de escolha aqui do que em Yalta ou Sevastopol, mas mesmo aqui você pode inventar algo interessante. Por exemplo, passeios de bicicleta para a fortaleza Arabat são organizados a partir de Kerch. Essa viagem a lugares desconhecidos é sempre interessante, especialmente porque o percurso não pode ser chamado de curto - se estende por 60 quilômetros.
Ao mesmo tempo, ao longo do caminho, é possível observar muitas coisas interessantes - além da própria fortaleza, os participantes do passeio de bicicleta também visitam fontes termais e uma fazenda de avestruzes.
Muitos dos nossos compatriotas têm a opinião de que o surf é um hobby estrangeiro, o que na nossa área é impossível ou inconveniente de fazer. É claro que este é um ponto de vista errado - em Kerch existe um local conveniente para a prática deste esporte e, ao mesmo tempo, um centro que permite aos iniciantes adquirirem suas primeiras habilidades sob a orientação de um instrutor. Se estiver interessado, vá para o Arshintsevskaya Spit.
Fornecido em Kerch e uma opção de lazer extremamente romântica em forma de passeio de balão. Na verdade, o próprio fato de voar em tal coisa já estará gravado na memória de uma vida inteira, e o aeronauta feliz se gabará de sua experiência para amigos e conhecidos por muito tempo.
Neste caso, geralmente os voos são realizados fora da cidade e no interior do continente, e só aqui de cima você terá uma vista maravilhosa dos quarteirões da cidade e do mar.
Não há nada totalmente exclusivo para crianças em Kerch, mas há tudo que pode ser considerado um “conjunto de resort padrão”. Aqui você encontrará cafés infantis e vários centros de entretenimento e atrações, e "bananas" em que eles cavalgam no mar. As excursões a uma fazenda de avestruzes local, onde você pode admirar não apenas pássaros adultos estranhos, mas também filhotes de aparência incomum, se destacam com alguma peculiaridade.
Se os pontos turísticos puramente de Kerch não são suficientes para você, e você não pode deixar a Crimeia sem olhar para outros lugares interessantes, em uma das agências de viagens locais você pode solicitar uma excursão pelos principais "destaques" da península. Obviamente, não é muito conveniente que Kerch esteja localizado nos limites da Crimeia - levará muito tempo para chegar a outros centros turísticos importantes. No entanto, se você for um viajante no coração, certifique-se de visitar as seguintes cidades (entre colchetes - a distância de ida e o tempo médio de viagem de carro):
- Feodosia (100 quilômetros, 1,5 horas);
- Koktebel (116 quilômetros, 1,5-2 horas);
- Sudak (149 quilômetros, 2-2,5 horas);
- Alushta (227 quilômetros, 3-3,5 horas);
- Bakhchisarai (253 quilômetros, 4-4,5 horas);
- Yalta (261 quilômetros, 3,5-4 horas);
- Evpatoria (272 quilômetros, 4-4,5 horas);
- Sebastopol (290 quilômetros, 4-4,5 horas).
Comentários de veranistas
Os comentários dos turistas de Kerch podem ser divididos em dois tipos: dos autores que não se estragaram nem se viram pela primeira vez no mar, e dos que têm algo com que se comparar.
Se você é uma daquelas pessoas não mimadas com o mínimo de experiência em viagens, provavelmente gostará daqui. Há de tudo aqui - o mar é quente, as praias são arenosas, as plataformas de observação são lindas e as atrações. Se você também sair pelo menos uma vez em uma excursão a outra cidade importante da Crimeia, é possível que suas impressões após as férias permaneçam visíveis e invisíveis.
Para quem já esteve na Turquia, ou pelo menos em Yalta, Kerch parece, na melhor das hipóteses, um campo de aviação alternativo:
- fica tão perto do sul, mas ainda não ao sul, porque não há palmeiras - e elas estavam a apenas alguns passos de distância;
- a natureza circundante não é notável - as montanhas, como em muitos resorts da Crimeia, não podem ser encontradas nas proximidades;
- a presença de um porto, mesmo grande, anula todas as esperanças de que a água seja limpa - alguns nem se atreveriam a nadar aqui;
- Não é à toa que Kerch é considerado primeiro um porto e um centro industrial, e só depois um resort - assim é, e mesmo as ruínas de Panticapaeum não ajudam aqui.
Para uma visão geral do Kerch, veja o vídeo abaixo.