Kachi-Kalion na Crimeia: características e localização
Nos tempos antigos, a Crimeia foi apropriadamente chamada de segundo Athos. Na verdade, seu valor histórico e cultural remonta à época do Império Bizantino, quando os mosteiros começaram a ser construídos nas cavernas. Essa ideia foi desenvolvida pelos primeiros cristãos dos países do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Um dos mais famosos mosteiros foi o Kachi-Kalion.
O que é isso?
A cidade-caverna de Kachi-Kalon está localizada no território da Reserva Bakhchisarai e representa um complexo de cinco grutas ou pequenas cavernas (tarapan), nas quais as uvas eram esmagadas na Idade Média. Além deles, o complexo inclui a Igreja de Santa Sofia, um antigo cemitério e uma fortificação defensiva.
Por muitos séculos, o mosteiro nas grutas foi abandonado e, somente nos tempos modernos, os esforços dos ministros do Mosteiro Bakhchisarai da Santa Dormição reconstruíram o lugar sagrado.
Hoje, o Kachi-Kalion é subdividido condicionalmente em várias partes. As duas primeiras grutas, muito provavelmente, nunca pertenceram aos monges, pois para eles era uma adega com poços e lagar. Todas as salas rochosas localizadas em níveis diferentes foram preservadas aqui, bem como ranhuras para a fixação de suportes de madeira.
Não havia cavernas entre a segunda e a terceira gruta, havia uma área relativamente plana na qual, provavelmente, as uvas eram prensadas. Os especialistas calcularam que as capacidades do local pressupunham o processamento de até 250 toneladas de frutas vermelhas em uma única temporada.
A terceira gruta tinha uma finalidade religiosa, onde os locais para sepultamentos foram arranjados.
No caminho da terceira para a quarta gruta existem muitas pequenas grutas. Eles serviam como morada de monges; frases esculpidas em grego e imagens esculpidas de cruzes ainda são visíveis em suas paredes.
Quarta gruta – o mais espaçoso já serviu como uma catedral, mas com o tempo, terremotos destruíram a maior parte da abóbada. Nas proximidades, existem dezenas de cavernas para uso doméstico dos anciãos.
Existe mais uma - a quinta cavidade. Infelizmente, hoje só é possível chegar lá se você tiver equipamento de escalada e arriscar a vida.
História de origem
Kachi-Kalion está incluído na lista de monumentos históricos de importância federal. Existem várias versões que explicam o nome deste mosteiro incomum. Segundo um deles, provém da combinação das palavras "navio cruciforme", segundo o outro - derivou do rio Kachi, em cujo vale está localizado o mosteiro.
Os cientistas estão mais inclinados para a primeira versão, já que à distância o maciço realmente se assemelha a um navio, e em um de seus lados a imagem do principal símbolo cristão é claramente visível. É possível que é por esta razão que aqui surgiram santuários, há muitos anos - as pessoas viram em uma aparência tão peculiar da rocha algum presságio, que indica uma vitória rápida de sua fé.
Se falamos sobre a história da região, então é bastante difícil adivinhar quando exatamente aqui apareceram os primeiros povos, mas é sabido com certeza que Neandertais viveram aqui, e há muitas evidências disso, obtidas durante as escavações.
No século 6, um povoado foi construído aqui, cujos habitantes estavam ativamente envolvidos na produção de vinho, criação de animais e comércio. Durante muitos anos o local manteve-se muito movimentado, visto que se situava no cruzamento de várias rotas comerciais. É claro que fazer bebidas era a principal ocupação da população local, uma vez que durante as escavações, foram encontrados mais de 120 tarapans - vinícolas esculpidas em pedra.
Alguns deles podem ser vistos até agora.
Como chegar lá?
Em termos territoriais, a área de Kachi-Kalion está localizada em algum lugar entre "você pode caminhar e caminhar" e "é melhor esperar o ônibus". Por outro lado, a estrada para o mosteiro, de acordo com o mapa, é de 9 km, porém, bastante confortável. Por outro lado, de carro você pode dirigir até seu destino em apenas um quarto de hora e estar literalmente na entrada. Cada rota tem seus prós e contras, então você deve escolher uma opção, concentrando-se apenas em suas preferências e capacidades.
Pra quem não gosta de caminhar, mas ao mesmo tempo não tem carro próprio, há um ônibus na estação rodoviária de Bakhchisarai. Você deve escolher uma rota que leve à vila de Sinapnoe e pegar os bilhetes para Preduschelny ou Bashtanovka - a subida para Kachi-Kalion está localizada aproximadamente a meio caminho entre essas duas estações, perto da própria estrada.
Os ônibus passam a cada meia hora, mas apenas de manhã e à tarde. Não há voos noturnos e isso complica significativamente o caminho de volta.
Portanto, o mais preferível as seguintes opções para visitar o mosteiro da caverna.
- Saia de manhã cedo e volte na hora do almoço.
- Vá para Bakhchisarai pela manhã e caminhe de volta, de preferência antes de escurecer.
- Use os serviços de um táxi, que a qualquer momento o levará de Kachi-Kalion para o lugar onde você está hospedado para descansar. A estrada de Preduschelny a Bakhchisarai custará cerca de 130-150 rublos. Se o despachante anunciar uma grande quantia, sinta-se à vontade para entrar em contato com outra transportadora.
- Outra opção - vá a qualquer hora conveniente e passe a noite em Bashtanovka. Lá você sempre pode alugar um quarto, uma casa ou um quarto em um pequeno hotel.
vistas
A principal atração da montanha Kachi-Kalion é pequena igreja de Hagia Sophia, construído em um grande pedaço de rocha que desabou em tempos imemoriais.
A igreja foi erguida muito antes da fundação do próprio mosteiro, por volta do século V, mas a data exata ainda não foi estabelecida.
O templo está localizado próximo à primeira gruta e é muito claramente visível de longe. A igreja está ativa - há ícones lá, velas podem ser acesas, às vezes padres fazem cerimônias. O templo pode acomodar até 10 pessoas simultaneamente. Antigamente havia um cemitério perto da igreja, mas hoje em dia um enorme rochedo está localizado - acredita-se que um túmulo poderia ser construído nele. Aliás, o templo recebeu esse nome não em homenagem a nenhuma Sofia em particular, mas como um sinal da sabedoria de Cristo, porque Sofia é traduzida do grego como “sabedoria”.
A quarta gruta é considerada uma das mais impressionantes, com cerca de 70 m de altura. No caminho até lá, ainda estão preservados os restos da muralha da fortaleza, que durante muito tempo serviu para proteger e defender o mosteiro de ataques externos. Do ponto de vista da arqueologia, Kachi-Kalion ainda não foi bem estudado, então os cientistas ainda não estão prontos para responder à pergunta de como exatamente essas estruturas defensivas se pareciam.
Foi nesta gruta, vários séculos após a criação do povoado da caverna, que surgiu um mosteiro. Hoje, um dormitório para monges foi construído ali, e uma das fontes mais famosas está localizada. Uma vez, ele forneceu aos habitantes da caverna água potável. Há evidências de que a água da nascente ajudou muitas mulheres a melhorar a saúde das mulheres e a se livrar de doenças. Também existe uma lenda que se você experimentar os frutos da cerejeira que crescem perto da ermida, certamente ajudará a conceber um filho saudável.
Diz a lenda que a cereja perto da nascente tem mais de um século, mas hoje em dia está quase seca, por isso a única forma de melhorar a saúde é só tomar banho na nascente sagrada.
Em uma das grutas foi instalado um cemitério e não muito longe da entrada das cavernas um antigo cemitério. Antigamente, os monges tinham um costume bastante peculiar de enterrar seus mortos, que eles pegaram emprestado do Velho Athos. O corpo de uma pessoa que partia era enterrado em um lugar separado e, quando a carne se deteriorava, restando apenas ossos dela, eles eram colocados em uma cova especial. Em um antigo cemitério perto da primeira gruta há uma lápide que tem mil anos!
Informação para visitantes
Os visitantes de Kachi-Kalion devem saber que, além do próprio mosteiro e da cidade das cavernas, há muitos outros monumentos históricos e culturais interessantes a uma curta caminhada. Um deles é o estacionamento da primeira pessoa. Não é segredo que as pessoas habitavam este lugar muito antes do surgimento das comunidades vitivinícolas medievais.
Não muito longe da estrada paralela a Kachi-Kalion, você pode ver o dossel de Kachinsky. Acredita-se que tenha servido de acampamento para os neandertais. A residência de antigos caçadores estava localizada sob uma laje maciça.
Este local está localizado próximo à rodovia, portanto não é difícil visitar a parada.
Já no próprio desfiladeiro existe outro estacionamento, um pouco depois. Uma fonte jorra bem ali, e nas rochas você pode ver os desenhos feitos há vários milênios. É claro que com o tempo eles desapareceram, mas ainda são claramente distinguíveis - cenas de caça são mostradas aqui. Visto de fora, eles podem parecer arte infantil comum, mas na verdade eles são de grande valor histórico.
O templo de contas não tem menos interesse., o caminho para ele fica ligeiramente fora da estrada para as grutas. Uma igreja foi construída aqui em homenagem a Santa Anastasia. Ao organizá-lo, vários métodos de decoração de interiores foram experimentados, mas nenhum deles se encaixou, as contas tornaram-se a única solução possível. O interior deste templo é realmente incrível - absolutamente todos os elementos decorativos são feitos de contas à mão e com extrema precisão.
Uma vez em Kachi-Kalion, você definitivamente precisa escalar o próprio platô. A montanha oferece vistas verdadeiramente magníficas da natureza pitoresca e dos povoados próximos. A vegetação neste local é representada pelas mais diversas variedades da flora da Crimeia. Pois bem, para os amantes da adrenalina, existe um acampamento de base jumpers, que todos os dias fazem os seus saltos desde a serra.
Veja abaixo as peculiaridades de visitar Kachi-Kalion na Crimeia.