Gurzuf na Crimeia: tudo sobre o resort

Contente
  1. Descrição
  2. A melhor hora para relaxar
  3. Como chegar lá?
  4. Onde ficar?
  5. O que olhar?
  6. Lazer infantil
  7. Comentários de veranistas

A Crimeia é linda e incrível, apesar da aparente monotonia. Cada resort aqui merece uma consideração cuidadosa. Em nosso artigo, vamos falar sobre Gurzuf.

Descrição

O nome do assentamento de tipo urbano Gurzuf é de origem tártaro da Crimeia. Administrativamente, está subordinado às autoridades do distrito urbano de Yalta, que faz parte da República da Crimeia. Você pode encontrar uma vila no mapa 18 km a nordeste de Yalta - a foz do rio Avunda servirá como um ponto de referência para sua pesquisa. A parte central da aldeia está localizada a uma altitude de 63 m acima do nível do mar.

Os lingüistas não determinaram com segurança o significado original do topônimo "Gurzuf". Alguns especialistas acreditam que esta é uma palavra latina distorcida para "urso". De acordo com outra versão, o nome é emprestado das línguas Touro ou Goto-Alan e originalmente significava simplesmente "vale da montanha".

O que está fora de dúvida é a longa história de Gurzuf. Os primeiros assentamentos humanos nesta área apareceram no III milênio AC. Supõe-se que, nos tempos antigos, o vale Gurzuf era habitado apenas por Taurus. A primeira menção escrita a ele apareceu em meados do século VI. Mais tarde, os bizantinos, khazares, genoveses e turcos viveram aqui..

Já no Império Russo, um grande papel para o desenvolvimento de Gurzuf foi desempenhado pelo período de gestão de Mikhail Semenovich Vorontsov.

A cidade tornou-se resort no início da década de 1880, nessa época estavam sendo construídos hotéis, um restaurante e um aterro. Pontes de pedestres são lançadas ao longo do rio. Atenção foi dada ao desenvolvimento do setor de resort em Gurzuf nas décadas seguintes. Além da beleza natural, a vantagem desses locais é temperatura confortável - seus indicadores médios anuais são de 13,4 graus.

A população de Gurzuf no século XX cresceu significativamente. O maior aumento ocorreu entre 1926 e 1939 (de 2.446 para 6.115 habitantes). O declínio no número de habitantes da cidade, iniciado no final dos anos 1980, foi revertido nos últimos anos. Gurzuf está crescendo e se desenvolvendo, hotéis modernos estão sendo construídos e parques estão sendo desenvolvidos.

Todo o território da aldeia está situado na encosta da montanha, pelo que depois de se descontrair nas praias tem de regressar aos hotéis numa subida.

O lazer de verão em Gurzuf é quase tão caro quanto em Yalta e Foros. Um dos motivos dos altos preços é a total falta de indústria e a alta qualidade das praias. A aldeia é usada ativamente não só para os adultos, mas também para o lazer das crianças. Graças às montanhas, os ventos frios da parte principal da península praticamente não penetram no território de Gurzuf, enquanto os ventos frescos do mar excluem o ar estagnado.

A melhor hora para relaxar

As condições climáticas de Gurzuf permitem que você repouse durante todo o ano, mas o máximo o melhor período para os turistas vem em maio. O clima excelente, a julgar pelos comentários, desenvolve-se na segunda quinzena de junho. Devido ao aquecimento global, o verão chega cada vez mais cedo: referências em fontes antigas de que o mar aquece bem em julho não são mais relevantes.

Tradicionalmente, acredita-se que em junho começa um surto de atividade turística em Gurzuf. O ar então aquece até 25 graus, e a água do mar - até 21 graus. Em setembro termina a temporada a temperatura média do ar durante este período é de 24 graus e da água - até 21,6 graus.

A vantagem indiscutível das férias de setembro é a ocupação mínima do resort.

Como chegar lá?

A distância de Gurzuf a Yalta é de 12 km, e ao aeroporto de Simferopol - 80 km. Não há estações ferroviárias ou terminais aéreos perto do resort, então você terá que ir de ônibus. De avião, Gurzuf só pode ser alcançado a partir dos aeroportos russos. Os voos de conexão com trânsito por Moscou podem ser ainda mais lucrativos para os residentes de regiões remotas da Rússia do que os voos diretos. O principal nesses casos é escolher rotas que não requeiram mudança de aeroporto.

Ao chegar em Simferopol, não funcionará pegar um ônibus intermunicipal direto para Gurzuf, porque ele simplesmente não existe. No entanto, existem soluções combinadas.

Gurzuf tem uma linha única de trólebus conectando Simferopol, Alushta e Yalta. Freqüentemente, os turistas usam ônibus para Yalta e Sebastopol, ou vão para o trólebus na rota 55. Em ambos os casos, você terá que chegar ao ponto de curva da pista. De lá, muitos viajantes caminham por 20-30 minutos e se encontram no local. Às vezes, os turistas usam ônibus de passageiros rotas 31B e 106, os voos são despachados de hora em hora ou até com mais frequência.

Os ônibus chegam ao destino em 2 horas, mas um trólebus leva cerca de 3 horas. Na hora de comprar os ingressos na bilheteria, dizem: "antes de recorrer a Gurzuf". Uma opção alternativa envolve uma mudança perto da estação ferroviária de Simferopol (mais precisamente, na estação de ônibus Kurortnaya). A vantagem é que os ônibus saem daqui aproximadamente a cada meia hora. Mas alguns deles deixam os pilotos não em Gurzuf em si, mas na curva.

Este ponto deverá ser esclarecido adicionalmente.

Só há uma maneira de vir de Simferopol para Gurzuf sem transferências - esta é Táxi... A tarifa da viagem será de pelo menos 1.600 rublos. Você terá que passar 90 minutos na estrada. Você pode encontrar um ponto de táxi na saída do aeroporto ou solicitar o traslado com antecedência, e a segunda opção é mais segura e confiável.

Bilhete unico, vendido na bilheteria ou no site da Russian Railways, inclui viagens de trem para Anapa ou Krasnodar e, em seguida, um traslado para o resort de ônibus e balsa. Como no caso anterior, costumam comprar passagens para Yalta, de onde partem nos ônibus 31B e 106.A última opção será mais conveniente se você quiser chegar o mais perto possível do centro turístico.

Após a abertura do tráfego na ponte da Crimeia, tornou-se bastante conveniente dirigir um carro pessoal. Este método oferece o máximo de liberdade de movimento. Chegando a Kerch, eles continuam pela rodovia federal E97, que leva a Feodosia. Depois de dirigir 5 km depois, você precisa virar à esquerda perto da aldeia de Nasypnoye. Perto de Alushta, eles mudam a rota novamente - agora você precisa se mover ao longo da E105 para a própria Gurzuf.

Onde ficar?

Uma excelente opção é albergue "Solnechny", a distância da qual até a costa é de 500 m. A administração cuidou do acesso gratuito à Internet sem fio. O pagamento de um quarto por dia é de pelo menos 457 rublos. O hotel está localizado muito mais perto do mar "Jaguar" - apenas 250 m do mar.

No entanto, está localizado em uma colina e, portanto, você deve ir de carro.

Há uma pousada na mesma distância da costa "Suite para 9 de maio". Você pode alugar um lugar lá por 2.400 rublos por dia. Uma boa escolha pode ser casa de hóspedes Casa de férias Kristella. Ele está localizado a uma distância de 1100 m do mar, mas esta desvantagem é compensada por Wi-Fi gratuito, churrasqueira e preços bastante baixos - cerca de 2.000 rublos por dia por quarto.

Apenas 640 metros do mar é pousada "On Builders"... Os quartos da pousada são bastante limpos, há varandins, de onde se avista tanto o mar como as montanhas. Uma vez que o hotel está localizado longe do centro da vila, há silêncio em volta.

A tarifa básica do quarto inclui café da manhã. Com dinheiro extra, você pode obter três refeições por dia. O hotel dispõe de piscina.

Na hora de escolher as várias opções de liquidação, é preciso lembrar que a taxa não é determinada apenas pelas condições oferecidas. Dois hotéis da mesma classe ou as mesmas pensões podem oferecer aos hóspedes preços diferentes apenas porque diferem entre si na distância do mar. Alguns hotéis incluem refeições 1 ou 2 vezes ao dia nas tarifas dos quartos. É necessário esclarecer este ponto adicionalmente.

Quanto aos sanatórios, na maioria dos casos foram reformados recentemente e contam com toda a infraestrutura necessária. Alguns resorts de saúde oferecem programas de bem-estar personalizados. Em sanatórios e pensões, um pouco de comida escassa. Porém, o problema com ele é facilmente resolvido, pois chegar a qualquer café ou restaurante não será difícil.

Não é difícil alugar casas em Gurzuf de proprietários privados. É preciso lembrar que às vezes cobram preços ainda mais elevados do que os hotéis oficiais. Alugar uma casa perto da orla é adequado apenas para pessoas com um orçamento sólido. Para famílias com crianças, esta opção dificilmente é adequada. Discotecas e outros eventos barulhentos são frequentemente realizados no aterro, causando muitos transtornos à noite.

Ao escolher um abrigo temporário em Gurzuf, você definitivamente deve estar interessado em saber a que distância ele fica dos centros de entretenimento. Aqueles que valorizam o silêncio são recomendados para parar na Rua Artekovskaya.

O que olhar?

Você pode começar a passear em Gurzuf e seus arredores no caminho para o resort. Normalmente, um passeio de trólebus é escolhido para esse propósito. É longo e cansativo, mas o resultado corresponde às expectativas. A montanha Ayu-Dag é considerada uma espécie de cartão de visita da vila, que significa literalmente "Montanha do Urso".

Guias experientes sempre tentam mostrar aos visitantes:

  • fragmentos de uma antiga fortaleza;
  • Rocha Jenevez-Kaya;
  • Gazebo dos Ventos;
  • rochas de Pushkin, Chaliapin e Adalara.

Para passeios turísticos de muitas atrações, é aconselhável solicitar excursões... Eles permitem que você chegue facilmente a lugares memoráveis ​​e icônicos localizados em territórios privados. Até alguns dos belos parques de Gurzuf pertencem a sanatórios específicos, pensões, e eles não são permitidos ali sem o pagamento de uma taxa.

Voltando à montanha Ayu-Dag, vale destacar que é a mais famosa de todas as montanhas da península. A origem do cume é única - é uma espécie de vulcão falido, no qual os processos magmáticos pararam repentinamente.

Escalar a montanha na primavera permite que você aprecie a vista dos flocos de neve que florescem. No entanto, Ayu-Dag é linda em qualquer estação. No verão, é mais frequentemente visto do mar, como parte de uma excursão organizada. Os amantes do radicalismo e do romance preferem escalar a própria rocha e depois pesquisar praias em miniatura inacessíveis.

Existe outro símbolo de Gurzuf no mar - um par de pequenas ilhas de Aladara. Desde os tempos antigos, eles foram cercados por lendas incomuns. A cor branca das rochas calcárias desses ilhéus é muito atrativa.

Na própria Gurzuf, a atenção dos turistas é imediatamente atraída pelo aterro Pushkin. A área é ideal para caminhadas. Todo o aterro é pavimentado com ladrilhos de mármore rosa e branco. É até lavado com xampu para dar brilho. É especialmente agradável caminhar ao longo do barranco à noite, assim que as lanternas são acesas, ouvindo a música que se ouve nos cafés de verão.

Não é à toa que nesta época multidões de turistas passeiam vagarosamente pelos becos entre as esculturas extraordinárias. E durante o dia, os viajantes costumam visitar as praias. Eles cobriram toda a costa em Gurzuf e até se espalharam muito além de suas fronteiras.

Mas algumas praias só podem ser acessadas por barco.

Existem seções pagas e públicas da costa. Em qualquer caso, tudo o que é adequado para nadar está coberto de seixos ou pedregulhos de vários tamanhos.

Se falamos dos edifícios de Gurzuf, é imperativo mencionar Palácio Suuk-Su... Foi construída no início do século passado com o intuito de decorar o território de Gurzuf. O prédio em si é decorado no espírito da arquitetura renascentista, e um belo parque está localizado ao redor dele.

Os conhecedores do patrimônio cultural não passarão por aqui o Museu Pushkin e o Museu-Casa Chekhov. O parque principal da vila não pode ser menos atraente para uma visita. Foi destruída no início do século XIX. O território do parque abrange 12 hectares, mais de 100 espécies de plantas ornamentais são cultivadas aqui. Existem belas fontes e esculturas no parque.

A fonte mais atraente do parque é considerada "Deusa da Noite". Ao seu redor está uma composição escultural copiada com precisão de um projeto desenvolvido na Alemanha. As esculturas barrocas reproduzem um dos enredos dos antigos mitos gregos. Não menos bonito e fonte "Rachel"... Seu criador não é conhecido ao certo, mas foi estabelecido que a fonte está em funcionamento desde 1890.

Em torno dele está um grupo escultórico, construído com base no enredo bíblico.

Passando das belezas artificiais às naturais, vale a pena observar o monumento geológico centenário - a rocha Red Stone. Sua altura é de 430 m. A rocha consiste em calcário rosa-amarelo.

As vinhas circundantes e as encostas das montanhas arborizadas adicionam cor a isso. Os guerreiros medievais usaram a rocha para observar os arredores. Hoje em dia são principalmente os escaladores que a escalam.

No topo da montanha Shagan-Kaya fica o famoso Gazebo dos Ventos. A sua altura acima do nível do mar é de 1400 m, o que permite uma vista extraordinária da serra, da costa e do mar. O mirante foi construído em meados do século passado, antes da chegada de Nikita Sergeevich Khrushchev a esses lugares.

Lazer infantil

As famílias com crianças muitas vezes vêm descansar em Gurzuf. Os benefícios do resort incluem belas montanhas, água do mar límpida e taxas de aluguel acessíveis. Existem muitas opções de aluguel de imóveis para férias em família no resort. Ao mesmo tempo, sua melhoria e qualidade de serviço geralmente não são piores do que nos hotéis de resorts mais famosos.

A julgar pelos comentários dos turistas, alguns anos atrás, a qualidade dos parques infantis em Gurzuf não era muito boa. Já no aterro existem brinquedos destinados a crianças de diferentes idades.

Os visitantes mais jovens do resort certamente irão gostar do parque localizado perto do sanatório. Existem muitas esculturas bonitas e arranjos de flores no parque. Será interessante para crianças conhecerem os museus literários de Gurzuf.

Ao viajar com uma criança, certifique-se de que compra com antecedência todos os medicamentos de que necessita, pois é muito difícil encontrá-los no próprio Gurzuf.

Avaliações de veranistas

Quem já teve a oportunidade de relaxar nesta vila turística, nota a sua compactação e bom clima. A natureza de Gurzuf e seus arredores deixam uma impressão agradável. O resort está sempre limpo e calmo. Os veranistas notam que o custo dos serviços aqui é um pouco caro, mas, em geral, Gurzuf deixa uma impressão extremamente favorável de si mesmo. Como piada, os turistas consideram-no o resort mais europeu de toda a península.

No próximo vídeo, veja tudo sobre Gurzuf na Crimeia.

sem comentários

Moda

a beleza

casa