Vistas de Sebastopol e seus arredores
Sebastopol é uma cidade de glória militar, uma cidade da frota russa. Muitas vitórias brilhantes e eventos históricos ocorreram em seu território. As ruas são decoradas com casarões de arquitetura imperial, marcando pelo seu desenho harmonioso e imponente, muitos aterros do calçadão, um clima ameno agradável. O mar quente de Sevastopol permite que você nade nele quase o ano todo, a variedade de museus, atrações e mirantes faz você mergulhar completamente na história dos séculos passados. A vida do spa começa em junho e termina em setembro.
Descrição da cidade
Sevastopol é um assunto da Federação Russa. Para encontrá-lo no mapa, você precisa olhar para o Mar Negro, em sua parte norte. A cidade fica perto de Simferopol, na península da Crimeia, de onde é fácil chegar por meio de Bakhchisarai. Devido ao caráter incomum e remoto da cidade, conversas sobre a pertença de Sebastopol a um ou outro país ainda estão em andamento.
Tudo o que existe no território de Sebastopol está de uma forma ou de outra relacionado com a história militar. A cidade tem pouco mais de 250 anos, mas nessa época foi completamente destruída duas vezes. A primeira onda de destruição varreu em 1855, então apenas uma dúzia de edifícios permaneceu de Sevastopol. A segunda aconteceu em 1941.
A data da pedra fundamental da cidade é considerada 1784, com a edição do decreto da Imperatriz Catarina. A cidade fica às margens da península de Heraclean (Criméia), cortada por um grande número de baías, que são antigos vales de rios.A região mais longa é Severnaya Bay, com mais de 9 km de extensão. A estação ferroviária da cidade está localizada na Baía Sul. No caminho de trem para a estação terminal, você pode admirar a costa da Baía de Sevastopol.
No início da sua existência, a cidade foi dividida em 3 zonas: Central, Navio, Lado Norte. Nas últimas partes, ocorreu o assentamento das pessoas comuns. Este local é atualmente denominado Central Hill. Hoje Sevastopol é apelidado de museu aberto. As atrações mais populares são: Panorama, Chersonesos, Sapun Gora e outros.
Locais históricos e sagrados
Para os turistas, o programa de passeios em Sebastopol deve incluir os mais belos e principais sítios históricos da cidade.
Malakhov Kurgan
Este edifício, pavimentado com azulejos brancos, foi criado para perpetuar a memória dos acontecimentos ocorridos durante a Crimeia, a Grande Guerra Patriótica. Memoriais com os nomes dos soldados mortos foram erguidos nas ruas de Malakhov Kurgan. Para os residentes locais, este memorial é reverenciado e pode-se dizer que é um lugar sagrado.
Boulevard Primorsky
O aterro colorido é decorado com vasos de flores e estruturas decorativas. Foi construído no local das antigas fortificações da cidade durante a Guerra da Crimeia. O passeio é um dos locais preferidos dos turistas e locais. São áreas de lazer, museus e outras atrações que contam a história da cidade. A primeira pedra do beco foi colocada no século XIX. Em 1910, à noite, uma orquestra tocava música nas ruas do aterro. Uma das entradas principais era paga naquela época, por isso os pobres não podiam sair nas ruas do bulevar.
Torre de ventos
A torre de ventilação octogonal branca foi erguida no século 19 a pedido da Biblioteca Naval. O objeto é feito em estilo antigo, decorado com baixos-relevos relacionados aos temas da mitologia grega. A torre simboliza a rosa dos ventos. A torre ateniense do século 1 aC foi usada como modelo. A própria biblioteca foi incendiada em 1955, deixando apenas a torre como uma memória.
Catedral da Intercessão
A Catedral de Sevastopol é um representante brilhante de uma das tendências da arquitetura de igrejas do século XIX. Após a revolução, organizada pelos bolcheviques, o templo foi fechado. As portas da estrutura monumental foram novamente abertas durante a ocupação da Crimeia durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o período de guerra, o prédio sofreu danos, que foi totalmente reconstruído em 1948. Na década de 60, um ginásio esportivo foi instalado na praça da catedral. A Catedral de Intercessão foi devolvida à propriedade da igreja em 1995.
Cais do conde
O cais está localizado dentro dos limites da cidade. O cais é ricamente decorado com rotundas e varandas. Antes disso, em 1784, era instalado um cais de aldeia no seu lugar, onde assentavam as estruturas portuárias. No século XIX, a marina transformou-se numa fachada festiva de porto militar, com decorações em forma de estátuas antigas e motivos florais decorativos. Caminhando ao longo do cais do conde, você pode ver monumentos gravados com os nomes dos grandes imperadores russos.
Igreja de São Nicolau
O edifício foi fundado em homenagem à memória dos soldados que morreram durante a Guerra da Crimeia. O templo é apenas uma parte de um enorme complexo memorial localizado no cemitério de Bratsk. O autor do projeto arquitetônico foi A. Avdeev. O templo tem a forma de uma pirâmide, cuja ponta é coroada por uma cruz maciça. A decoração interior é revestida de placas de mármore com os nomes dos heróis caídos gravados nelas.
Monumentos
Definitivamente, você deve visitar e observar os monumentos únicos dedicados aos eventos históricos da cidade.
Monumento aos navios afundados
O majestoso obelisco está localizado na margem da cidade. É considerado o mais importante de Sebastopol, há uma imagem do monumento no brasão da cidade. O memorial foi erguido em homenagem à memória dos navios naufragados em 1854. Essas medidas foram tomadas para bloquear o caminho das frotas britânicas e francesas.
"35ª bateria costeira"
Este edifício está localizado em Cape Chersonesos. O complexo foi destinado à defesa da cidade. Os canhões de longo alcance são capazes de bombardear continuamente todo o território visível. O alcance do projétil era de mais de 45 km. Barreiras externas foram erguidas com quatro metros de espessura. Um museu foi organizado na praça do edifício no século XXI.
Catedral do almirantado
Também é chamada de Catedral de Vladimir. O edifício foi construído no clássico estilo russo-bizantino. A arquitetura do edifício é semelhante aos templos de Constantinopla do século XX. O interior da catedral não é padrão para o estilo ortodoxo de decoração: em vez de ícones, há placas nas paredes gravadas com os nomes dos soldados mortos que defenderam Sebastopol.
Também aqui estão os túmulos de famosos almirantes russos: V. Istomin, P. Nakhimov e V. Kornilov.
Museus famosos
Considere uma lista de museus populares que você definitivamente deve visitar. É melhor consultar os endereços e horários de funcionamento das instituições na Internet, à chegada a Sebastopol. O horário de funcionamento de alguns museus pode ser diferente devido a mudanças nas exposições ou dias de limpeza. Para visitar a excursão, você deve negociar com a equipe do museu com antecedência, para isso vale a pena buscar o telefone do guia indicado nos sites oficiais das instituições.
Complexo do Museu Naval "Balaklava"
Este museu atrai as pessoas não só pela forma como a visita, mas também pela oportunidade de conhecer um sítio estratégico secreto que remonta à Guerra Fria. As fortificações localizadas em bunkers subterrâneos são objeto de admiração pela arte da guerra. A ideia de criar um objeto "Balaklava" para manutenção de submarinos surgiu em meados do século XX. Demorou 21 anos para construir o complexo.
A rota de excursão é apresentada em duas variações. Uma sobrecarga padrão levará uma hora. Os visitantes passam pelos túneis artificiais do Monte Tavros com uma visita final à exposição anti-nuclear. A segunda rota é um passeio de barco pelos canais subterrâneos do complexo. Durante a viagem, você pode ver os locais onde os submarinos são atendidos. Também definitivamente vale a pena olhar um dique seco de cem metros localizado a uma profundidade de oito metros.
Uma verdadeira mina subaquática também é apresentada aos visitantes. Em 2007, o filme "Taimur e Shafika" foi filmado no complexo de Balaklava.
Panorama "Defesa de Sebastopol"
Uma pintura de batalha monumental de 15 metros de altura está no salão de exposições em forma de círculo. Os acontecimentos escritos falam sobre os tempos do século XIX, sobre a Guerra da Crimeia. Esta criação foi criada pela mão de F.A. Roubaud. O artista decidiu capturar os momentos das batalhas na área do Malakhov Kurgan. A pintura foi pintada por Roubaud em Munique. Para ajudar no trabalho da pintura, o mestre atraiu graduados da Academia de Artes da Baviera e vários artistas alemães.
"Bateria Mikhailovskaya"
O edifício está localizado ao norte da Baía de Sebastopol. O complexo foi construído no século XIX. A instalação foi capaz de suportar todas as defesas da cidade. Em 2015, o Museu Marítimo estava instalado na praça do prédio. É aqui que ocorre o conhecimento das guerras passadas.
O museu consiste em de trinta salas de exposição espalhadas por toda a fortaleza, o número de exposições chega a duas dezenas de milhares. Na rua do complexo você pode ver o revelim preservado. Este edifício tem uma forma triangular, localizado entre o bastião e o fosso. Os ravels continham flechas, casamatas. Essas fortificações tornavam possível se proteger do fogo de artilharia, retribuir os bombardeios de aproximações curtas e realizar surtidas imperceptíveis.
Bateria Konstantinovskaya
A estrutura protege a baía de Sebastopol. Construída no século XIX. O objeto é capaz de acomodar cem armas de longo alcance.Durante o segundo ataque a Sebastopol, a bateria Konstantinovskaya ajudou os militares a manter a cidade. Há uma torre do farol ao lado da fortificação.
Museu Estadual de Defesa Heroica e Libertação de Sebastopol
Este complexo é representado por uma associação de 6 edifícios de museus localizados em Sebastopol. O sindicato inclui:
- Malakhov Kurgan;
- complexo memorial "Sapun Mountain";
- casa-museu do subsolo de Sebastopol;
- Catedral de São Príncipe Vladimir;
- centro cultural e de exposições do Museu;
- complexo memorial "Boulevard histórico".
Museu de História Militar da Frota do Mar Negro
As salas de exposição exibem uma coleção de telas e itens que contam a história da Frota do Mar Negro. Os itens datam do início da Guerra Russo-Turca, também tocando nos dias modernos. Algumas das exposições ficam ao ar livre, atraindo pessoas que passam. A principal exposição é um telescópio que pertenceu a Nakhimov, um sabre real do Marechal Osman Nuri Pasha. Todos os itens da coleção estão alojados em um edifício histórico, feito em estilo clássico.
Museu de Arte de Sebastopol. M.P. Kroshitsky
É um monumento arquitetônico. O complexo foi projetado e construído no século 19, está localizado na avenida que leva o nome do almirante Nakhimov. O museu está desenhado em três salas de exposição, onde se pode contemplar um extenso acervo de pinturas, esculturas diversas, obras gráficas. São apresentadas obras de mestres do Renascimento, artistas licenciados pela Escola de Arte Flamenga. Obras-primas dos mestres da pintura russos e europeus do período do século XVIII.
História local
A construção foi organizada em 1968. O museu está localizado no bairro de Leninsky, não muito longe da estação ferroviária. Ele contém dezenas de coleções, consistindo em milhares de exposições: fósseis, minerais, animais empalhados, herbários e assim por diante. A peculiaridade do museu é que os itens da coleção são constantemente reabastecidos, graças às visitas de alunos de escolas municipais de várias expedições.
Aquário-museu
A instituição foi construída no século 19 e foi na época o primeiro oceanário do Império Russo. A casa abriga meia dúzia de salas de exposição com representantes da fauna marinha, coletados em todo o mundo. Existem também répteis, vários invertebrados, moreias e outros representantes da fauna marinha. A exposição dedicada aos habitantes do Mar Negro se destaca. O museu também hospeda ocasionalmente exposições temáticas estreitas.
O que vale a pena visitar nos arredores?
Para viajar para a maioria das atrações localizadas nas proximidades de Sebastopol, você deve usar o transporte público ou alugar um carro. Fora da cidade, existem áreas de parque interessantes e bonitas, estruturas fortificadas nos cabos, as ruínas de uma pólis grega.
Chersonesos Tauride
Você quer tocar a arquitetura grega sem sair para a Grécia? Bem-vindo ao Chersonesos. Aqui estão as ruínas de Tauride de uma colônia grega que floresceu nessas terras. Inicialmente, o local chamava-se Taurida, aqui era uma polis grega, que foi considerada justamente o centro cultural da nação. Chersonesos foi fundada no século 5 aC, durando cerca de oito séculos, até ser destruída pelos nômades. No século 19, começou a primeira escavação das ruínas. Um século depois, os cientistas conseguiram recriar a aparência da antiga cidade.
Baía de Balaklava
Uma baía estreita, escondida por maciços rochosos de olhos indiscretos. A Baía de Balaklava pertence a uma das muitas baías pitorescas do Mar Negro. Esta área também é difícil de distinguir do lado do mar aberto. Há cerca de 2 mil anos, surgiram os primeiros assentamentos humanos neste território. Pelo direito de possuir um lote, guerras ocorreram constantemente em suas terras. A localização de Balaklava permite que você realize incursões com sucesso e se esconda dos inimigos.
Objeto 825GTS
Localizado no território da Baía de Balaklava. Hoje é uma antiga instalação secreta da União Soviética. Essa instalação abrigava uma base de submarinos nucleares, pronta para retaliar a qualquer momento.
Em 2014, a instalação deveria abrigar o Museu das Masmorras da Guerra Fria, mas isso não aconteceu.
Objeto "Toupeira"
A instalação está localizada no subsolo e foi construída em 1930. Inicialmente, conforme planejado, uma usina deveria ser localizada em seu território, mas a eclosão da guerra em 1941 alterou os planos de construção. Durante o período de paz, a construção das instalações foi retomada. Até agora, não acabou. Os labirintos de concreto são congelados até que ideias para seu uso possam ser encontradas.
Fortaleza genovesa "Chembalo"
Esta estrutura também está localizada no território da Baía de Balaklava. No entanto, apenas algumas partes das paredes fortificadas, as ruínas de torres e um templo sobreviveram até nós. Anteriormente, havia um comércio animado aqui. O acordo comercial foi fundado por imigrantes de Gênova. Três desses edifícios podem ser encontrados no território da Crimeia. Um está localizado em Sudak, o outro em Feodosia e o terceiro em Balaklava. Quando a área ficou sob o controle do Império Otomano, todos os complexos ficaram em ruínas.
Aqueduto da ponte Chorgunsky
A estrutura foi erguida no século 19 no rio Chernaya. A ponte foi usada parcialmente como sistema de abastecimento de água. A estrutura tem 14 metros de comprimento. Durante o final da Guerra da Crimeia, o abastecimento de água através do aqueduto foi interrompido, parte das estruturas da ponte foi destruída.
Rock Georgievskaya
A rocha está localizada a um quilômetro e meio do Cabo Fiolent. No topo há uma cruz erguida em memória de São Jorge, o Vitorioso. Descendo da montanha, você se encontra na Praia de Jasper, que tem o nome de uma das melhores da Crimeia. A linha costeira da praia está repleta de pequenos seixos de várias cores. A água é limpa e transparente.
Subindo a escadaria de 800 degraus da praia, você pode chegar ao Mosteiro de São Jorge.
Cabo Aya
Em 1900-1915, nas proximidades do cabo, foram encontrados os restos de um povoado do século XII. A capa tem o nome da palavra grega "ayos" - santo. Foi hipotetizado que nos tempos antigos esta área era sagrada para as pessoas que vieram da Hélade. Outra versão afirma que o cabo serviu de referência para os navios.
Cape Fiolent
Litoral rochoso com uma vista colorida do Mar Negro. No cabo existem praias limpas com águas azuis do mar. Trilhas para caminhadas ao longo da costa.
Diorama "Storming Sapun Mountain"
Outro grande trabalho de pintura de batalha. A tela é colocada na montanha Sapun em um complexo de exposições semicircular. No centro do salão existe um miradouro, que permite ver toda a composição ao pormenor. A imagem narra os acontecimentos de 44 anos do século XX.
Mosteiro da caverna Inkerman
Um mosteiro monástico localizado em uma caverna não muito longe de Sebastopol. Segundo uma das versões, o edifício foi construído no período dos séculos VIII-XV. Após a captura da Crimeia pelo Império Otomano, o mosteiro entrou em decadência. No século 19, ocorreu seu primeiro renascimento, o segundo aconteceu no final do colapso da URSS.
Catedral Vladimirsky em Chersonesos
O templo foi erguido em homenagem à memória do batismo do Grão-Duque Vladimir. A primeira construção do templo foi feita no estilo bizantino e surgiu durante o reinado de Alexandre II, mas, infelizmente, foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Até 2000, a catedral estava em ruínas. A reconstrução do templo ocorreu apenas em 2004, ao mesmo tempo em que foi consagrado.
Palácio da infância e juventude
Por todo o território da URSS se espalharam palácios da infância e da juventude, nos quais as crianças puderam se dedicar às diversas ciências, à criatividade, às rodas, às seções de esportes, etc. Com o colapso da União Soviética, esses estabelecimentos gradualmente entraram em decadência e foram fechados.
No entanto, em Sebastopol, o palácio não para de funcionar, e as crianças de 5 a 17 anos vêm aqui para aproveitar o tempo livre.
Ecoparque Lukomorye
Um lugar para férias em família. No território do parque estão localizados: museus, um teatro, locais para alimentação, atrações e um canto do zoológico. As principais atrações do parque são os heróis dos contos de fadas de Alexander Pushkin. Nos finais de semana e feriados, o Lukomorye Ecopark organiza festas para crianças, game shows. A verdadeira joia do parque é o sul a residência de Father Frost.
Teatro da Frota do Mar Negro
O teatro foi construído em 1932 por ordem do marechal Voroshilov e se tornou um dos primeiros teatros profissionais da URSS. A trupe militar deu apresentações em navios, palcos comuns. Basicamente, todos os trabalhos foram relacionados ao tema da revolução naval. O teatro não parou de funcionar mesmo durante a Segunda Guerra Mundial. Algumas das fantasias e decorações foram destruídas durante o bombardeio.
Recreação e entretenimento
Para quem prefere relaxar na natureza ou vir nadar no mar quente, é recomendável visitar as praias limpas de Sevastopol e explorar os arredores naturais da cidade. Junto com os habitantes locais, você pode ir para Maksimova Dacha. Em dias de sol, este local é visitado por muitas pessoas. O cinturão da floresta é formado por árvores centenárias, gramados para a prática de badminton, hóquei em campo. Se houver acesso a transporte motorizado, vale a pena percorrer o quilômetro 17.
O local segue ao longo da rodovia Sevastopol-Yalta. O resto se passa em prados verdes, ao som de árvores decíduas. Na natureza, é permitido fazer fogueiras, fazer piqueniques e churrascos.
No lado esquerdo desta estrada está o Lago Gasfort. O lugar é extremamente pitoresco e adequado para recreação civilizada. É verdade que a entrada no território é paga, mas está totalmente equipado com tudo o que é necessário para o entretenimento e recreação.
Toropova dacha está localizada mais perto de Sevastopol. Os arredores pitorescos são delimitados por um lago e rios. A entrada é paga. À venda está lenha e outros meios para acender fogueiras, churrasqueiras. Para os amantes da pesca e do ar fresco do mar, Uchkuevka ou Batiliman são adequados. Esses locais são civilizados, sendo proibido fazer fogueiras espontâneas. A entrada para o Batiliman está paga. Você também terá que pagar para passar a noite com uma barraca em seu território. Não se assuste, a taxa é puramente simbólica.
A natureza desses lugares é linda, relaxante, o que os torna os preferidos dos turistas e da população local. Para pintar paisagens ou um descanso tranquilo entre as superfícies de água, locais de floresta com lagos frios, por exemplo, Mangup, são adequados. A área não é desprovida da presença de atividade humana, mas isso não distrai da contemplação da beleza circundante.
Nos finais de semana e feriados, o local fica extremamente lotado. O lago é grande, por isso não será difícil encontrar um local de reclusão.
Sobre os pontos turísticos que valem a pena visitar em Sebastopol, veja o próximo vídeo.