Esquiar

Tudo sobre como afiar as pontas dos esquis alpinos

Tudo sobre como afiar as pontas dos esquis alpinos
Contente
  1. A necessidade de afiar
  2. Qual cortador de canto escolher?
  3. Como fazer a nitidez corretamente?

Como os patins ou snowboard, os esquis também ficam sem brilho com o tempo - eles têm bordas que normalmente deveriam ser afiadas para que possam deslizar facilmente pela neve. As deformações da borda afiada do canto levam a uma deterioração na dinâmica de condução.

A necessidade de afiar

O corte de canto, chamado de afiação, permite ao esquiador não voar ao descer a ladeira rapidamente para o lado. O esquiador se dobra usando a lateral da superfície.

As bordas precisam de boa nitidez, independente do período de uso. O ângulo é acentuado para evitar que o atleta escorregue. Isso ajuda a prevenir lesões. Conforme você viaja mais e mais distâncias, o ângulo perde sua nitidez. Quanto mais acentuado for o ângulo, mais fácil é frear quando você atinge a linha de chegada.

Além das distâncias, a dureza ou frouxidão da neve e os pedaços de gelo que atrapalham também afetam a nitidez da borda. O ângulo é afiado periodicamente, mas o intervalo de serviço é diferente. Para uma condução frequente e longa, as bordas são afiadas em média duas vezes por inverno, em casos raros - uma vez. Você não pode afiar novamente - os esquis irão falhar muito mais rápido sem ter cumprido os anos declarados.

Qual cortador de canto escolher?

As Canto-cutters do mercado de acessórios para esqui são representadas por modelos de bolso (amadores) e fixos (profissionais). Para atletas que precisam estar alertas o tempo todo, o cortador de canto de bolso é a escolha certa. Mas se esquiar para você não é apenas uma maneira de se divertir, esquiando principalmente em um declive suave, mas com adrenalina e velocidade, então um afiador de esqui multifuncional é para você.

Antes de começar a trabalhar, selecione o ângulo de nitidez correto. Os esquis são afiados nas laterais e laterais deslizantes. As superfícies deslizantes devem ser lixadas em um ângulo não superior a 1 °.Três graus é demais: a instabilidade aumentará drasticamente com certos estilos de pilotagem. A inclinação na superfície deslizante permite que você se livre do excesso de aderência na cobertura de neve. O ângulo de afiação das arestas é o mesmo ao longo de todo o comprimento dos esquis.

A afiação de esquis e pranchas de snowboard é feita com lima escamosa, que elimina o desperdício da fábrica. Na lateral, a orla é reduzida em um ângulo de até 5 °. Se você está pilotando no estilo carving, então na neve solta você precisa de um ângulo de borda de 89 ° (menos um do ângulo reto). Para mover-se em encostas desgastadas, a borda é costurada em 2 ° (88 restos). Um ângulo de 85 ° é feito para dirigir em neve congelada e compactada, transformando-se em neve real.

Como fazer a nitidez corretamente?

Independentemente do que for usado - uma máquina, máquina ou outro dispositivo - a segurança sempre o forçará a não quebrar as regras. A afiação é feita com luvas e óculos de proteção para proteção dos olhos, principalmente do vento. Os esquis são fixados em um torno, a afiação adicional é realizada com uma lima e / ou uma barra de lixa. O esqui é colocado verticalmente em um torno.

Um arquivo e uma barra de nitidez removerão quaisquer entalhes e entalhes. A superfície deslizante está localizada do outro lado da frente de trabalho. O cortador de canto afia mais uniformemente - o ângulo ideal é definido nele, e a nitidez é realizada com movimentos ao longo de todo o comprimento, e não caoticamente.

As áreas que não estão em contato com a neve devem ser arredondadas. A direção do movimento é para a parte traseira (cauda), e não vice-versa.

Bordas rombas precisam ser endireitadas. Eles podem estar acima ou abaixo da borda deslizante, ou essa diferença é desigual ao longo de todo o comprimento.

  • No primeiro caso, a borda deslizante é afundada na neve mais profundamente do que as próprias bordas. É comum que o estoque seja armazenado incorretamente. Para dar controle a esses esquis, a borda deslizante e as bordas são ajustadas ao mesmo nível. Em casa, isso pode ser feito usando um método de desbaste, em um centro de serviço - por uma retificação mais fina.
  • As bordas salientes pressionam a neve mais do que a borda principal. Na maioria das vezes, isso acontece quando os esquis não são embalados e armazenados em locais com alta umidade ou mudanças significativas de temperatura. Eles devem ser armazenados sob uma fina camada de graxa especial, que é aplicada nas bordas e na borda deslizante. Bordas salientes levam ao fato de que o esquiador vira muito rápido, não há suavidade - ele pode sair abruptamente da pista. Com as suas próprias mãos, esta desvantagem é corrigida usando uma tupia com um cortador de decapagem.

As bordas são afiadas até que se alinhem com a borda deslizante. O tamanho do grão do cortador ou barra é selecionado com base na situação específica. Pode ser necessário moer após cada corrida de esqui. Ao costurar bordas, as áreas laterais não devem ser cobertas com produtos abrasivos. Além disso, a nitidez não deve escorregar durante o trabalho.

Para calibrar os esquis, a superfície lateral também deve ser processada. Isso é feito com uma lima e uma barra abrasiva. Se isso não for feito, o equilíbrio perfeito na pista será impossível.

Mantenha o ângulo de nitidez ideal. Ele se forma entre o lado deslizante e a parte inferior do corte lateral. O ângulo correto é escolhido dependendo das condições da pista ao longo da qual o atleta irá pedalar. Esquiando na neve dura requer um ângulo residual de 87 °. A pista de um grau de compactação médio é de 88 °, a neve solta, que não teve tempo de ser compactada, é de 89 °.

Se a descida for feita em alta velocidade a partir de encostas íngremes de montanhas, a nitidez torna-se ainda mais acentuada: cerca de 85 °. Se os esquis forem de cross-country, uma lima de flocos é necessária e o ângulo é definido de 1 a 5 °. As bordas grosseiramente retificadas são polidas com um disco folheado a diamante.

Em qualquer caso, os esquis são colocados na máquina ou num torno de forma que a superfície deslizante fique voltada para cima. O nariz dos esquis é embotado para evitar tração.Em todos os casos, o afiamento preciso dos esquis é indispensável: superfícies uniformes, mas pouco afiadas, se agarram à pista, apesar da lubrificação e do rolamento cuidadoso da inclinação.

Para afiar as pontas dos esquis, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa