Tipos e aplicações de papel ondulado
A teia de fibra de celulose comprimida em dobras decorativas é chamada de "papel ondulado". É procurado na fabricação de artesanato, elementos decorativos, embalagens. As vantagens do papel corrugado incluem elasticidade, de forma que o material pode ser puxado e torcido.
O que é isso?
O papelão ondulado é uma das variedades de papel artesanal. O tecido ondulado foi inventado há relativamente pouco tempo. A primeira menção a ele data de 1856 - foi então que o papelão ondulado se espalhou na Inglaterra, onde era usado como forro de chapéus.
Hoje, a indústria de papel oferece a mais ampla variedade de papéis enrugados em uma ampla variedade de graus, e seu escopo de aplicação se expandiu significativamente. Ao contrário dos papéis revestidos e offset tradicionais eles não imprimem na folha de papelão ondulado, pois a impressão na superfície amassada sofrerá significativamente.
Mas os itens de decoração feitos com esse material são surpreendentemente bonitos e graciosos.
O papelão ondulado é obtido pelo método da ondulação (do francês gaufre, que se traduz como prensar um padrão, fazer uma impressão, formar dobras). Assim, a técnica torna possível criar dobras artificiais dobrando repetidamente a folha.
As vantagens do papel amassado são óbvias.
- Decoratividade... A tela ondulada é muito procurada no bordado, na montagem de cartões postais pela técnica de scrapbooking, bem como na decoração de lembranças e presentes.
- Proteção... Devido à estrutura ondulada, o papel corrugado é bem elástico. Amortecido no momento do impacto, protege de forma confiável o presente embrulhado contra danos externos.
- Segurança ambiental... O material é reciclável, além disso, pode ser totalmente produzido a partir de materiais reciclados. Em seu ambiente natural, o papel se decompõe em 1-2 meses. A celulose não contém componentes tóxicos, portanto é totalmente segura para crianças e adultos.
- Praticidade... O custo de produção do papelão ondulado não é alto, portanto, é oferecido em empresas comerciais a um preço democrático.
- Versatilidade... O papel ondulado é procurado tanto para o envase interno de piñatas e caixas, quanto para embalagens decorativas.
- Pequenez... Esse recurso torna muito mais fácil transportar itens embalados.
Visualizações
Dependendo das características visuais e das propriedades físicas e operacionais, o papel corrugado é usado para criar artesanatos temáticos. Todas as variedades desse tipo de papel podem ser divididas em dois grupos - florístico e crepe... Não há diferença fundamental entre esses materiais, mas existem diferenças na densidade, propriedades personalizadas e nuances de aplicação. Não se pode argumentar que esses materiais são melhores ou piores, ambas as variedades são procuradas no artesanato e entre as artesãs.
A ondulação florística é caracterizada por uma ondulação alta, por isso é utilizada como material de embalagem. Esse tipo de papel é utilizado em diversas áreas de artesanato. Densidade de papel ondulado - 180 gramas / m², que permite esticar fortemente o material até a forma desejada, evitando quebras. A produção é de peças de alta qualidade.
Devido à sua estabilidade e plasticidade, esse papel encontrou aplicação na floricultura e na técnica de sweet-design.
O papel crepe é mais fino, a base em pequenas dobras é caracterizada por uma decoratividade excepcional. A combinação dessas características torna o material uma demanda por criatividade. A densidade do papel crepom é menor do que a do papel florístico - na faixa de 20 g / m2² até 35 g / m²... Isso torna impossível esticar significativamente a tela e não permite que o artesanato receba a forma e o volume desejados. Se você tentar esticá-lo com força, o papel pode rasgar.
O papel crepe tem um padrão de ondulação discreto e pouco pronunciado. Ao mesmo tempo, está à venda nas mais variadas cores e tonalidades, graças às quais é possível formar composições muito realistas.
Devido à alta qualidade do linho de celulose, as flores feitas dele quase não diferem na aparência das vivas.
Dependendo da altura da estria, o papel corrugado pode ser de quatro tipos:
- flut E - cerca de 1,3-1,5 mm;
- flut B - 3,0-3,3 mm;
- flut A - cerca de 5 mm;
- soluções individuais - feitas sob encomenda.
Quanto mais baixa for a altura da onda, mais compacta e elegante será a embalagem de papel. Por exemplo, caixas para doces e perfumes caros são feitas de papelão micro-ondulado.
O papelão ondulado com ondas grandes é ideal para proteger itens volumosos (móveis, estruturas de PVC).
Formas de emissão
De acordo com o método de embalagem, o papel ondulado é dividido em rolo e folha:
- lista - dá uma cota mínima de resíduo, mas sua estrutura é muito volumosa, portanto não é muito conveniente para o transporte;
- Folha - é compacto, o que é importante no transporte e armazenamento, mas o gasto com a confecção da decoração é muito maior.
Muitos fabricantes embalam crepe ondulado em rolos de 50x200 cm ou em mini-embalagens de 50x1000 cm, muitas vezes sem filme no topo. Tais condições de armazenamento causam queima das camadas superiores e bordas do material.
Portanto, em casa, é aconselhável equipar um local especial para bordados e embalagens para proteger o papel crepom da radiação ultravioleta.
Fabricantes
Ao escolher o papelão ondulado, atenção especial deve ser dada ao fabricante. As características visuais da obra acabada dependem diretamente disso.
A maior demanda é por produtos da Cartotecnica Rossi, da Itália... Este papel é comercializado em rolos lacrados em papel celofane com marcação obrigatória do número e indicação das características do usuário, o que facilita muito as condições de aquisição e armazenamento do material após a desembalagem.
A superfície dessa marca de papel é pintada de maneira uniforme, embora cores vivas possam manchar as palmas das mãos. Imediatamente após a desembalagem, o rolo pode apresentar um leve cheiro de tinta, mas ele desaparece rapidamente. O papelão ondulado italiano estica bem e mantém a sua forma, graças ao qual as mãos cansam menos durante o trabalho. A paleta é rica e diversificada. Nessa linha, você pode escolher uma corrugação monocromática, com gradiente de tons, bem como metalizada com e sem gradiente. A densidade deste material corresponde a 180 g / m², dimensões da folha - 250x50 cm.
Em lojas especializadas, você pode encontrar papelão ondulado chinês a um preço baixo, mas com várias diferenças em relação ao italiano, mais caro. O material também é embalado em pequenos rolos, mas a maioria dos fabricantes não possui a indicação da marcação numérica das tonalidades, há apenas um nome. Isso pode complicar significativamente a seleção, por exemplo, ao comprar pela Internet.
A qualidade dos produtos da China também difere dos fabricados na Europa.... É menos adequado para a montagem de artesanato volumétrico: estica fracamente e, com esticamento significativo, começa a rasgar. Este material é ideal para formas simples, é adequado para sépalas, pétalas e folhagens. Embora experientes artesãos tenham se adaptado para trabalhar com ele. O papelão ondulado chinês, em comparação com o italiano, é caracterizado por um menor brilho de tonalidade, mas em geral a escolha das cores é mais ampla.
Quanto ao papel crepom, As marcas Brauberg são as mais procuradas, assim como Koh-i-Noor e Werola... A maioria dessas marcas são europeias, mas as instalações de produção estão localizadas no Reino do Meio. Eles oferecem às costureiras o material da mais alta qualidade com uma rica paleta de cores.
Na série de empresas individuais, por exemplo, Hobby time, apresenta-se papel com madrepérola pérola, bem como metalizado.
Pedido de decoração
O papel ondulado é amplamente utilizado para decoração.
Em scrapbooking
Do mais fino (18-30 g / m²) o papel corrugado faz pétalas naturalistas de flores decorativas. Eles parecem tão delicados que são quase indistinguíveis dos reais. A propriedade de alongamento de tal tela não é alta (alongamento - dentro de 40%), portanto, você precisa manusear o papel com extremo cuidado.
Design interno
Os buquês de doces são feitos de papelão ondulado. Para pétalas e folhas, pegue material com um índice de densidade de 30-35 g / m² ou esticadas, mantêm o volume e a forma, demonstram maior elasticidade, para que as peças de trabalho possam ser dobradas sem medo de rasgar.
Em design florístico
Papel forte e elástico com bom vinco e praticamente sem rasgar. Em contato com a água, não mancha a pele. Torce-se com facilidade e mantém a sua forma por muito tempo, por isso é ideal para criar artesanatos volumosos e volumosos, decoração festiva, bem como vestidos de carnaval.
Para topiaria
Árvores artificiais podem ser feitas de papel ondulado, que se tornará uma decoração elegante para um apartamento e um escritório de trabalho.
O papel corrugado de cor variável é ideal para criar artesanatos originais. Devido à sua plasticidade, pode ser utilizado no desenvolvimento da base rugosa. Também é relevante para colar espaços em branco de várias configurações, por exemplo, potes caseiros.
Como usar para embalagem?
Devido à sua densidade e textura em relevo, o papel corrugado raramente é usado para embalar presentes em caixas grandes. Mas os floristas costumam usá-lo para decorar buquês graciosos feitos à mão. Ele rapidamente assume a forma desejada e, portanto, complementa a composição das plantas frescas. No curso do artesanato, essa embalagem não se enruga nem se quebra.Devido à maciez da lona ondulada crepe, ela pode ser utilizada para colar a piñata. Além disso, o papel pode ser cortado em tiras e usado como enchimento decorativo.
Que tipo de artesanato você pode fazer?
Na maioria dos casos, as flores são coletadas de papel ondulado - ranúnculo, hortênsias e botões de rosa. Montados com as nossas próprias mãos, nos últimos anos têm se tornado cada vez mais populares. Considere a confecção passo a passo de uma peônia com este material incomum.
Para o trabalho, você precisará de consumíveis:
- tecido ondulado em vários tons;
- clipes de papel;
- tesoura;
- fio de metal fino.
O trabalho inclui as seguintes etapas.
- Pegue uma folha de papel corrugado e comece a dobrá-la cuidadosamente em forma de sanfona.
- Você pode escolher a paleta de cores da futura peônia a seu critério e dobrar cada folha separadamente.
- Em seguida, alinhe todos os acordeões em uma fileira e corte cada um alguns centímetros mais curto que o anterior. Nesse caso, é importante que os espaços em branco mais longos sejam da cor básica, por exemplo, rosa, escarlate ou bordô.
- Depois que as folhas são encurtadas, cada uma deve ser aparada ao longo das bordas para dar uma forma pontiaguda.
- Em seguida, pegue alguns clipes de papel e prenda a unidade central em cada acordeão.
- Depois disso, coloque os acordeões na direção do mais longo para o mais curto e comece novamente a dobrar com um acordeão, mas agora todos os vazios de uma vez.
- Pegue um fio fino e prenda no meio.
- Resta apenas dobrar gradativamente as folhas, passando desde as menores. O papelão ondulado, ao contrário do papel para cigarros, estica-se facilmente, para que você possa espalhar sem esforço todas as pétalas, dando-lhes o formato desejado.
- Como resultado, você deve ter uma peônia grande e bonita de papel comprimido.
Essas flores podem ser feitas para decorar um quarto de férias ou para criar um arco de casamento floral.
O padrão ondulado possibilita a utilização desse tipo de papel na decoração externa de artesanatos: criação de maquetes de veleiros, instrumentos musicais, além de doces presentes. A linha florística é procurada na confecção de decorações festivas ou zonas fotográficas. Nele você pode coletar bolas penduradas, bem como lindas guirlandas.
Para aniversários e aniversários, eles fazem números volumétricos ou letras.
Você pode fazer flores com textura de papel ondulado com suas próprias mãos. Eles se tornarão uma decoração espetacular para o interior, bem como para locais festivos.
Conjuntos de papel corrugado colorido são procurados na fabricação de elementos de cartões postais, aplicações volumétricas, é amplamente procurado na criatividade das crianças. Crianças de diferentes idades podem fazer buquês inteiros, borboletas, laços e vestidos para bonecas.