A diferença entre papel crepom e papelão ondulado
Às vezes na loja, ao invés do papel crepom, o vendedor dá um rolo com a inscrição "ondulado" e vice-versa. Naturalmente, surge a questão de saber se existe uma diferença entre os dois. Para entender, você precisa entender o que é crepe e como ele difere.
Características do papel crepom
O papel crepe parece uma tela com pequenas dobras (ondas), como um acordeão. Vendido em rolos e folhas. Ele apareceu pela primeira vez na segunda metade do século XIX. Utilizado como forro para manter a forma de chapéus femininos. Assim que a produção industrial foi estabelecida, o âmbito de aplicação do papel crepom foi ampliado. Ele passou a ser usado para embalar itens frágeis e embalagens de vidro. O material demonstrou excelentes propriedades de absorção de choque, absorvendo impactos ("efeito de almofada"). Hoje o papel crepom não é usado apenas para embalagens. Ele também é usado ativamente em floricultura e bordado..
O crepe é obtido passando-se uma teia de celulose impregnada com cola por meio de equipamentos especiais. O resultado é um papel elástico e resistente à umidade com ondas finas. Na maioria das vezes, papel reciclado ou usado é usado como matéria-prima. Os fabricantes produzem crepe de uma ampla gama de cores e monocromático. Isso se deve ao fato de ser difícil fazer um desenho em papel amassado. Geralmente é algo tão simples como listras ou ervilhas.
Além da elasticidade e aparência estética, as seguintes qualidades positivas podem ser distinguidas:
- uma enorme variedade de;
- acessibilidade;
- respeito pelo meio ambiente e segurança, pode ser usado para a criatividade das crianças;
- o papel mantém sua forma perfeitamente, você pode usá-lo como um recheio;
- força.
Como desvantagem, vale destacar a fragilidade. O material é bastante frágil, rasga-se facilmente, exige precisão no trabalho e desbota rapidamente ao sol. Os artesanatos acumulam poeira, da qual é difícil se livrar: a umidade e um aspirador de pó podem estragar tudo.
Diferença de ondulado
Há muita controvérsia sobre se esses dois tipos de papel são diferentes ou são a mesma coisa. Seria mais correto começar com a terminologia. Traduzido do francês, "ondular" significa "prensar o padrão obtido por dobramento múltiplo da folha". E o papel crepom é literalmente traduzido do inglês como "papel ondulado". Acontece que eles são a mesma coisa. No entanto, crepe é distinguido como um tipo separado ou, mais corretamente, uma subespécie de papel ondulado.
A ondulação tem ondas (dobras) mais claras e profundas, é mais rígida por si mesma... É utilizado para embalar itens grandes e na produção de papelão ondulado. O crepe tem pequenas dobras, tem maior maciez, excelente alongamento. O âmbito de aplicação é mais amplo, é mais adequado para embalar pequenos itens, criar flores artificiais e artesanato.