Engomar e cozinhar a vapor

Como fazer uma roupa de malha a vapor de maneira adequada?

Como fazer uma roupa de malha a vapor de maneira adequada?
Contente
  1. Cuidado
  2. Tratamento a vapor

Agora, mais do que nunca, os itens tricotados à mão são populares. As amantes das agulhas de tricô e do tricô de crochê sabem tricotar os mais complexos modelos de uma forma que muitas fábricas nunca sonharam. O Instagram está cheio de páginas de cardigans, chapéus e cachecóis de beleza deslumbrante. Feito à mão é extremamente difundido e goza de um amor merecido entre muitos, pois tudo o que se faz à mão é individual, feito especialmente para o cliente e, via de regra, é usado com muito amor.

Cuidado

Com os devidos cuidados, as camisolas, chapéus e casacos de lã duram vários anos sem perder o seu aspecto original.

Mas a usual "loja" de malhas não é menos popular, especialmente com a chegada do outono e depois dos invernos, que raramente são frios nas latitudes russas. Primeiro, gola alta, cardigans e estolas fofas aparecem em nosso guarda-roupa, depois - chapéus volumosos, suéteres com tranças ou jacquard, cachecóis quentes de lã e luvas com meias de lã. Essas coisas são usadas por adultos e crianças.

É claro que as malhas de lã, caxemira e acrílico não precisam ser lavadas menos do que os tecidos., porque eles ficam sujos quando usados ​​com a mesma força. No entanto, tanto a lavagem quanto a passagem devem ser corretas. Muitos deles só podem ser lavados à mão (especialmente para itens tricotados à mão) em temperaturas não superiores a 30 graus. É melhor usar composições especiais para lã para lavar, muitos knitters experientes recomendam um shampoo 2 em 1 com condicionador para isso. Se você decidir usar uma máquina de lavar, apenas o modo delicado ou o modo "lã" servirá. O número de rotações durante a fiação não deve ser superior a 600, e melhor ainda menos.Sim, a coisa vai secar muito mais, mas ao mesmo tempo não vai esticar, não vai entortar, vai ficar simétrica e uniforme.

Qualquer tipo de mancha na peça de malha é removida antes da lavagem principal. Para fazer isso, você precisa embeber a coisa em água morna (cerca de 30 graus) e aplicar um tira-manchas na superfície da mancha, seja na forma líquida ou na forma de sabão. Depois, você pode lavar a coisa na máquina de escrever ou à mão, como de costume.

Seque essas coisas espalhadas em uma superfície vertical, deve-se apertar e torcer com muito cuidado, se possível, é melhor colocá-los por cima da banheira para que o excesso de água escorra, enquanto o produto não deve fluir e esticar. Uma secadora de roupas especial que é fixada na parede do banheiro funciona bem.

Tratamento a vapor

Depois de seco, o produto precisa de um tratamento térmico a úmido (OMC) e, na maioria dos casos, não pode ser passado a ferro. Para dar à roupa a forma correta e alinhar as alças em seu tricô, apenas um ferro a vapor ou um vaporizador de roupas são adequados.

O produto deve ser colocado cuidadosamente sobre a superfície da tábua de passar e coberto com gaze limpa ou pano de algodão levemente umedecido com água. Depois disso, o produto deve ser cozido no vapor usando a função "vapor" do ferro ou o vaporizador. Se a coisa acabou de ser amarrada, então a OMC deve ser realizada imediatamente após o fim do acasalamento. Assim, a tela se endireita, as alças ficam mais lisas e o produto assume a forma que foi concebida originalmente.

Se por algum motivo você não tem um ferro de “nova geração” em mãos, mas ainda precisa passar um produto de malha, qualquer ferro servirá. No entanto, é necessário atuar com muito cuidado para não queimar o tecido de malha ou deixar marcas.

Da mesma forma, coloque o item na tábua de passar e cubra-o com um pedaço de gaze ou pano de algodão limpo. Em seguida, use um borrifador para borrifar água limpa em toda a superfície do tecido. Em seguida, coloque a alavanca do ferro na temperatura máxima e, segurando-a bem próxima ao produto, mas sem tocá-la, passe-a sobre toda a sua área. Essa ação exige muito cuidado e concentração, mas o resultado, se feito da maneira correta, será exatamente o mesmo que se você estivesse usando um vaporizador.

Ao cozinhar coisas de malha ou crochê no vapor, preste atenção às costuras, se houver. É necessário vaporizá-los de forma que não se formem vincos feios nos pontos onde as partes do produto são costuradas.

Se não houver costura nas coisas (por exemplo, em suéteres e vestidos amarrados com raglan, tanto na parte de cima quanto na de baixo), é preciso passar a vapor para que não haja dobras nas laterais. É melhor esticar suavemente o produto sobre uma tábua de passar e vaporizá-lo sequencialmente por todos os lados. Se a costura foi realizada com um ponto tricotado "laçada a laçada" (mais frequentemente você pode encontrar em coisas feitas à mão), então o alisamento é feito da mesma maneira.

Se você usa um vaporizador vertical para vaporizar suas malhas, não é necessário estender os produtos na tábua de passar, mas depois de secar, pendure-os no cabide. Cozinhar pode ser feito diretamente sobre eles. É preciso lembrar que ao nivelar a superfície da roupa desta forma, você a molha, e após este procedimento é necessário deixar a roupa secar.

Se um produto não é tricotado de lã ou algodão natural (na maioria das vezes é encontrado na produção industrial), por exemplo, suéteres ou cachecóis de acrílico, existem algumas peculiaridades em seu cuidado. Como esse material é cem por cento de fibras sintéticas, ele se suja mais rápido do que o natural. Lave-o em água não mais quente do que 40 graus. Se o fizer manualmente, em nenhuma circunstância deve lavar as manchas formadas na roupa.Eles devem ser esfregados suavemente com sabão e removedor de manchas e deixados durante o tempo recomendado nas instruções. Após esse tempo, é necessário enxaguar cuidadosamente o produto e retirar o excesso de água o mínimo possível.

Se você lava acrílico em uma máquina de lavar, é melhor escolher um modo para lã ou lavagem delicada, defina o número mínimo de rotações durante a centrifugação. Você pode usar sabão em pó e gel de limpeza. Mas alvejantes, tanto de forma independente quanto como parte de um detergente, não podem ser usados.

Quanto a itens de acrílico a vapor, eles, como fios de bambu, algodão ou lurex, são muito fáceis de estragar. Portanto, a OMC não deve ser realizada na temperatura máxima do ferro. Já os fios de algodão tendem a encolher fortemente quando cozidos no vapor, além disso, é muito fácil plantar uma mancha neles com vapor quente, por isso a OMC é feita rapidamente e com ferro não quente.

Para informações sobre como fazer uma coisa tricotada no vapor, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa