Como passar tule a ferro?
As tarefas domésticas consomem tempo. E às vezes também acontece que uma tarefa elementar causa dificuldades adicionais, por exemplo, passar tule. Este material é muito sutil e requer uma abordagem especial.
Recomendações
Embora cada tipo de tecido tenha suas próprias condições específicas de engomadoria, existem algumas que devem ser consideradas, independentemente do tipo e da densidade do tule.
Se um produto acabado foi adquirido, o regime de temperatura e as condições para cuidar do produto devem estar indicados na etiqueta. Você deve estudá-los cuidadosamente e seguir todos os pontos.
Antes de conectar o ferro à rede, é necessário verificar o estado da sola - ela deve estar limpa. Os pontos pretos são partículas queimadas. Se você começar a passar com esse ferro, eles estragarão o tecido fino: impressões pretas podem aparecer nele ou o ferro vai queimá-lo completamente.
É necessário determinar de que fibra o tule é feito - pode ser sintético, seda, algodão, poliéster e outros materiais. A maioria dos ferros tem um programa especial para cada tipo de tecido - é isso que você deve escolher. Se o regime de temperatura for definido manualmente, você precisará selecionar um valor não superior a 120 graus.
Não se apresse ou, ao contrário, demore muito tempo em uma área (mantenha o ferro parado) - isso fará com que a tela seja passada de maneira desigual. Você deve escolher seu próprio ritmo e segui-lo.
Como qualquer outro tecido, o tule deve ser passado pelo avesso. Para evitar danos ao tecido, uma gaze úmida deve ser usada como espaçador entre o ferro e o tule. Se uma almofada especial for incluída com o ferro, você deve definitivamente prendê-la à sola, porque ela é usada exatamente para esses fins.
A opção ideal para engomar é a posição vertical. Por exemplo, o tecido ficará endireitado com seu próprio peso. Além disso, você pode trabalhar nele com um ferro ou um gerador de vapor.
Apesar do conselho dos fabricantes de passar a ferro apenas tecidos completamente secos, essa abordagem nem sempre dá os resultados desejados. Portanto, você não deve esperar que seque completamente. As torções causadas pela secagem serão difíceis de suavizar, mesmo com um jato de vapor.
As costuras são passadas exclusivamente pelo avesso. Nesse caso, é necessário garantir que a pressão não seja forte. Neste caso, as marcas de costura podem aparecer na frente.
Para evitar esse efeito indesejável, passe a ferro um pano úmido e fino (gaze).
Como lavar para não passar a ferro?
Em alguns casos, você pode passar sem passar. Isso é muito conveniente, pois economiza tempo e esforço. Mas a máquina de lavar não será uma assistente aqui.
Este método funciona bem com tecidos bastante pesados (algodão, seda) e véus. Será quase impossível conseguir a ausência de dobras na organza, já que esse material é muito temperamental.
Abaixo segue um processo passo a passo para lavar e pendurar o tule.
- Despeje a água em uma bacia grande, dissolva o detergente (ou o detergente usado para lavar) nela. Se não houver grande capacidade, o banho em si servirá. Não deve sobrar nenhum grão de pó, pois eles podem se depositar no tecido.
- Então você precisa embeber o tule por alguns minutos e lavar imediatamente. É inaceitável que permaneça por muito tempo, pois podem se formar vincos. Será impossível alisá-los de forma natural.
- Em seguida, é necessário escoar a água com sabão ou escoá-la caso a lavagem tenha sido feita no banheiro. Em seguida, enxágue bem o tecido. Você não precisa torcer. Você pode esperar um pouco até que a água escoe naturalmente.
- É aconselhável pendurá-lo imediatamente na cornija. Como ainda estará bastante úmido, pode haver pequenas poças no chão. Para evitar isso, você precisa colocar por baixo de trapos ou outro tecido desnecessário, por exemplo, lençóis velhos, fraldas.
- O próximo passo será distribuir o tule ao longo de todo o comprimento dos beirais - você precisa ter certeza de que as seções do tecido não grudem umas nas outras. Nesta posição, deve secar rapidamente e sem rugas.
- Se mesmo assim se formarem em pequenas quantidades, pode-se vaporizá-los sem removê-los com um vaporizador ou um ferro com esta função - isto é muito conveniente, especialmente quando as cortinas são longas e grandes.
Material
Organza
Esse tecido atrai muitas donas de casa pela sua beleza. Translúcido e leve, ele cria uma sensação de leveza e leveza do espaço. Mas cuidar dela não é nada fácil.
Abaixo estão as regras que farão passar este material "caprichoso" muito mais fácil.
- A última etapa da lavagem deve ser enxágüe em água levemente salgada. Isso exigirá cerca de 1 colher de sopa. eu. com escorrega para 5 litros de água. Isso evita que o ferro grude no tecido fino.
- Organza tem um tipo de tecido especial. Para não danificá-lo, é necessário passar a ferro em temperaturas mínimas e através de lenços de papel.
- Não seque o material dobrado ao meio - será muito difícil alisar esses vincos.
- A maneira ideal de remover os vincos é usar um vaporizador. Por exemplo, você pode pendurar um tecido ainda não completamente seco em uma cornija e alisá-lo com o poder deste dispositivo.
- Os produtores de organza dizem que só deve ser seca no vapor. Se isso não for feito, brilhos podem se formar no tecido e ele perderá sua aparência atraente.
Algodão
Uma das condições importantes para um engomar com sucesso é a escolha correta do modo de fiação do tecido na máquina - deve ser executado à velocidade mínima.
Melhor deixar o tecido um pouco úmido do que secar bem, e poderão formar vincos nele.
Conforme mencionado acima, esse tecido pode simplesmente ser pendurado diretamente na janela. Ela se endireita bem sob seu próprio peso. Isso é muito conveniente, especialmente se a tela for grande. Se esse método não for adequado para cortinas de algodão, você pode usar um ferro comum. Neste caso, a temperatura não deve exceder 100 graus.
Você precisa colocar o tecido com a parte da frente no quadro, colocar uma rede de gaze úmida por cima - essa é a única maneira de ter certeza de que o ferro não vai queimar através da cortina fina. Mas se houver um bico especial para a sola do ferro, então você pode passar sem gaze.
De náilon
Este tipo de tecido é feito de fibra artificial.
Para não danificá-lo, é necessário levar em consideração algumas das recomendações de donas de casa experientes.
- Não use borrifador nas áreas molhadas da tela - após a secagem, as gotas podem deixar manchas.
- Você precisa passar o náilon até que fique seco. As instruções passo a passo sobre como fazer isso são descritas acima.
- Se uma pessoa estiver passando este tecido pela primeira vez, primeiro você precisa fazer um teste para ele. Para fazer isso, você deve escolher um modo suave e andar com um ferro quente desde a borda. Se tudo estiver em ordem e não houver consequências indesejáveis de um efeito tão agressivo sobre ele, você pode continuar a passar a tela toda.
- O engomar só é permitido quando se usa um acessório especial de proteção para ferro ou uma gaze úmida (você também pode usar outro pano fino).
- Um subtipo de tecido, como viscose, é passado exclusivamente do lado com costura.
Engomar o tule pode ser um procedimento de tecido agradável e seguro se você seguir as orientações simples. Ao ouvir os conselhos descritos acima, você pode preservar a beleza imaculada e a qualidade do material por muito tempo.
Para saber como passar tule, veja o próximo vídeo.