Engomar e cozinhar a vapor

Como passar camisas de manga comprida e curta corretamente?

Como passar camisas de manga comprida e curta corretamente?
Contente
  1. Dispositivos de engomadoria
  2. Modos de ferro
  3. Estágio preparatório
  4. Descrição do processo
  5. Dicas úteis

Uma aparência elegante é considerada o padrão de beleza. Para que as roupas enfatizem originalmente a imagem, é necessário poder não só selecionar o estilo adequado, mas também dar a forma desejada ao passar. Isso é especialmente verdadeiro para camisas de mangas compridas, porque não é fácil colocá-las em perfeitas condições e você precisa ter certas habilidades.

Dispositivos de engomadoria

Hoje, existem muitas inovações técnicas que permitem passar rápida e eficientemente camisas de manga comprida para homem ou criança. O dispositivo mais simples e barato é um ferro, ele tem uma função de vapor e uma seleção do regime de temperatura desejado. Além disso, para engomar, também é aconselhável preparar uma tábua de engomar especial e um borrifador, que é útil para umedecer tecidos muito secos. Se o produto for vaporizado, é importante garantir que a água seja filtrada e limpa, principalmente em camisetas claras.

Caso não exista tábua de engomar, pode ser substituída por uma mesa.

Antes de começar a passar roupas, cubra-as com um pano grosso. O acessório para passar as mangas também ajuda a facilitar o fluxo de trabalho. Para certos tipos de camisas, você também precisará de uma toalha de algodão branca. Servirá como um apoio confortável e ajudará a prevenir manchas de água. Além dos ferros tradicionais, os seguintes dispositivos também podem ser usados.

  • Vaporizador. Seu princípio de funcionamento é baseado na criação de potentes jatos de vapor, que além de conferir às coisas um aspecto impecável, lidam perfeitamente com todas as dobras e irregularidades, também eliminam odores do tecido, desinfetando-o.A principal vantagem desta técnica é que permite engomar verticalmente sem mesa ou tábua. Quanto às desvantagens, o vaporizador não pode substituir totalmente o ferro, uma vez que não é adequado para certos tipos de tecidos.
  • Gerador de vapor. Externamente e em termos de funcionalidade, é em muitos aspectos semelhante a um ferro, mas difere dele por produzir um jato de vapor potente e uniforme. Graças a esta qualidade, mesmo as camisas muito enrugadas podem ser alisadas com a ajuda do gerador de vapor.
  • Manequim de vapor. Este é um dispositivo inflável que tem a forma de um torso humano. Alisa e seca rapidamente. No entanto, esse equipamento é profissional, por isso raramente é encontrado no uso doméstico.

Modos de ferro

Cada tipo de tecido é caracterizado pela sua própria temperatura de engomagem. Portanto, é importante considerar esse recurso antes de começar a passar camisas e estudar cuidadosamente as instruções no rótulo. Se a composição com a qual o tecido é feito for desconhecida, o processo de engomar deve ser executado a uma temperatura mínima. Como regra, os ferros são vendidos com uma configuração de temperatura de 1 a 3. Isso torna mais fácil selecionar uma temperatura específica para um determinado tipo de tecido.

Muitas vezes as camisas são feitas de sintéticos, é preciso ter cuidado com esse material, caso contrário, elas podem ser queimadas em altas temperaturas. Para evitar isso, é recomendável começar a trabalhar com uma temperatura mínima. Se as áreas enrugadas estiverem mal alisadas, a temperatura deve ser ligeiramente aumentada e assim que o ferro parar de deslizar suavemente, o modo é imediatamente reduzido. Além disso, para cada tipo de tecido existe um modo de engomar definido, semelhante a este.

  • Poliéster. É um material feito pelo homem e não pode ser passado a ferro acima de 110.
  • Reaper. As camisas feitas com esses tecidos parecem sem vapor em um modo de até 110.

Em temperaturas mais altas, o material pode se achatar completamente e perder sua aparência atraente.

  • Viscose. Capaz de resistir ao engomar até 120 pessoas, também está sujeito a tratamento com vapor. Ao mesmo tempo, durante o processo de alisamento, o tecido não deve ser umedecido com água do borrifador, caso contrário, as manchas permanecerão.
  • Material natural (algodão e linho). Para passar, é necessária uma temperatura de pelo menos 150. Camisas de algodão amassado são melhor cozidas no vapor em uma configuração de 170 a 180. Quanto ao linho, este é o material mais grosso, por isso requer muito vapor. As dobras só podem ser endireitadas a temperaturas superiores a 210. Para engomar algodão e linho, também é necessário aplicar uma forte pressão, o algodão amassado é alisado sem humidade.
  • Chiffon. Passe a 60-80, leve pressão sem vaporizar.
  • Lã. Este material é alisado apenas com vapor forte, portanto, utiliza-se a temperatura 120. É aconselhável passar a ferro os produtos de lã através de um pano úmido (gaze).
  • Malhas. O vapor é permitido a uma temperatura baixa de 60 a 80. A pressão do ferro é mínima e o engomar é executado pelo lado avesso.
  • Seda é aconselhável passar a camisa a seco, pois podem permanecer manchas de água. Recomenda-se escolher o modo mínimo para isso. Como os produtos de seda são bem alisados, não é necessário o uso de tratamento a vapor para eles. Neste caso, é aconselhável realizar o processo de trabalho de dentro para fora, caso contrário a camisa ficará esmaltada.

Considerando todas as características acima para engomar tecidos, você pode arrumar de forma rápida e bonita qualquer camisa. Se este difícil exercício está sendo feito pela primeira vez, é necessário realizar uma curta sessão de treinamento, suavizando seções individuais do produto. Então você pode começar a engomar totalmente.

Estágio preparatório

Apesar do fato de que trabalhar com um ferro pode parecer difícil para muitos, é fácil lidar com isso se você tiver paciência e se preparar adequadamente.Uma camisa de manga comprida é considerada o produto mais difícil de engomar, o que se caracteriza por certas regras. Esta peça de roupa deve ser lavada e seca em um cabide antes de passar. Neste caso, recomenda-se passar a camisa até que esteja completamente seca. Se estiver "seco", deve-se borrifar com água em um borrifador, distribuindo a umidade de maneira uniforme por toda a superfície do tecido.

Camisas secas também podem ser colocadas em um saco úmido por um tempo, exceto para isso, apenas produtos de viscose são considerados, podem permanecer manchas de água.

Em seguida, todos os botões são desabotoados, o local de trabalho é preparado e o regime de temperatura é selecionado de acordo com o tipo de tecido. Além disso, você também precisa preparar uma toalha de algodão e uma gaze úmida. Se a camisa for vaporizada, certifique-se de que haja água limpa no ferro.

Descrição do processo

As peças de vestuário, em particular as camisas de mangas compridas, devem ter um aspecto perfeito e alisado, sem flechas. Portanto, esse fluxo de trabalho deve ser tratado com responsabilidade e tudo deve ser feito passo a passo. Para a mulher, engomar é considerado uma coisa comum e ela lida com isso rapidamente; é difícil para um homem lidar com essa tarefa, especialmente se a estiver fazendo pela primeira vez. Para que o sexo mais forte passe a ferro adequadamente uma camisa, com mangas curtas ou compridas, uma série de ações deve ser realizada de forma consistente.

  • A passagem a ferro começa com o menor detalhe - a gola. Como está sempre à vista, deve ser bem alisado. Primeiro, você precisa passar a ferro a gola de dentro para fora; movimentos suaves do ferro das bordas para o centro ajudarão a evitar a formação de dobras nos cantos. Depois que a gola é alisada de dentro para fora, a camisa dos homens é virada e o procedimento é repetido. Não passe a ferro a gola ao longo da linha de dobra, pois ela pode adquirir um formato irregular e sua aparência se deteriorará.
  • Então você precisa arrumar as algemas. São alisados ​​à semelhança da gola, mas todos os botões são primeiro desabotoados e o tecido é cuidadosamente nivelado no quadro, caso contrário podem aparecer setas. Se as mangas da camisa tiverem punhos duplos, devem ser desdobradas e depois passadas a ferro.
  • O próximo passo é passar a ferro a frente e as costas da camisa. É melhor começar nivelando a área onde os botões são costurados. A camisa de criança ou de homem é uniformemente colocada no tabuleiro e tudo é passado a ferro. Neste caso, atenção especial deve ser dada ao local próximo à gola. É sempre perceptível por baixo da gravata. Depois disso, você pode começar a passar a área da camisa onde não há botões costurados.
  • A seguir, os ombros do produto são passados ​​a ferro. Para simplificar esse processo, recomenda-se colocar a camisa na parte mais estreita da prancha. Graças a isso, será possível passar com rapidez e facilidade o ombro direito e esquerdo sem rugas.

Neste caso, você precisa tentar chegar às áreas difíceis usando a bica de ferro.

  • Depois disso, resta passar a ferro a área mais problemática - as mangas. Deve-se notar desde já que as mangas compridas em uma camisa sem flechas são um sinal de mau gosto. A única exceção podem ser requisitos especiais para o código de vestimenta, em que mangas retas são fornecidas. As mangas são cuidadosamente verificadas e vaporizadas ao longo de todo o comprimento, a seguir são formadas as próprias setas, tendo-se previamente determinado o local da dobra, que deve necessariamente coincidir com a costura horizontal do ombro. A passagem é realizada pela frente, se necessário, utiliza-se gaze úmida.

Ao mesmo tempo, para engomar mangas, você pode usar o método "por dentro", "bloco de manga" ou simplesmente usar uma toalha - ela é mais usada quando você precisa passar uma camisa branca. No primeiro caso, as mangas olham primeiro de dentro para fora e depois de frente.Escolhendo o segundo método, você terá que preparar com antecedência um dispositivo especial - "bloco" - e realizar o fluxo de trabalho de dentro para fora. Quanto ao terceiro método, é em muitos aspectos semelhante ao segundo, mas em vez de um sapato, uma toalha enrolada em um tubo é usada.

Para que as mangas das camisas fiquem perfeitas, é necessário passar apenas produtos limpos e secos, escolhendo no ferro um regime de temperatura que corresponda às características do tecido.

  • Tudo termina com vaporizar a gola da camisa e passar as costas, que é o detalhe mais volumoso. Para passar a ferro a parte de trás de maneira uniforme, o produto deve ser colocado sobre a tábua onde está a borda longa. O ferro se moverá de cima para baixo. Primeiro, as áreas próximas aos ombros são suavizadas e, em seguida, elas se movem para a borda. Se a parte amassada ficar no meio, ela será passada bem no final, pois é pequena.

No caso de o corte da camisa ser de uma só peça e não houver botões no estilo, então, em primeiro lugar, alisa-se as costas da camisa, depois a parte da frente e as mangas. Nos modelos com botões, atenção especial deve ser dada às áreas ao redor dos fechos. Você não pode passar o ferro sobre os botões, caso contrário, as marcas "enrugadas" permanecerão. Isso também se aplica a produtos com botões de punho. Os bolsos são alinhados de baixo para cima (na direção oposta).

Já as camisas de manga curta são arrumadas de acordo com o mesmo princípio das camisas compridas. O único alívio ao engomar é que não há necessidade de engomar as mangas e os punhos.

As mangas curtas podem ser facilmente alisadas com um rolo enrolado em uma toalha felpuda ou um rolo especial.

A camisa acabada deve ser vestida antes de pendurá-la em um cabide, assim, será possível adicionalmente ter certeza de que todos os pontos estão alisados ​​e que o trabalho é feito de forma eficiente. Se houver dobras e irregularidades, o procedimento deverá ser repetido. Deve-se notar que se todos os pontos de engomar forem executados de forma lenta e correta, tais problemas podem ser evitados e uma bela camisa pode ser obtida imediatamente após o engomar.

Dicas úteis

Para muitos, passar uma camisa de manga comprida pode parecer uma ciência, já que para passar a ferro as mangas, punhos, gola e vaporizar todas as costuras sem vincos, é importante ter certas habilidades e seguir as regras. As donas de casa e os solteiros novatos ajudarão com este conselho simples de especialistas.

  • Após uma lavagem regular, todos os produtos devem ser secados em um cabide, desta forma você protege a roupa da formação de dobras desnecessárias e irregularidades.
  • Você não pode colocar uma camisa passada imediatamente, caso contrário, ela será lembrada rapidamente.
  • Um pano úmido deve ser passado a vapor e passado. Portanto, após a lavagem à máquina, lavagem à mão ou fervura, a peça não está completamente seca. Assim que houver umidade no produto de vidro, você pode começar a passar.
  • As setas nas mangas são feitas de acordo com a preferência pessoal e se você planeja usar a camisa em um ambiente especial ou no escritório. Normalmente modelos esportivos e uniformes militares não preveem a presença de atiradores. Se esta é uma camisa de escritório, então flechas elegantes e regulares devem estar presentes nela.
  • Se o produto estiver seco demais, borrife-o com água usando um borrifador ou coloque a camisa em um saco plástico úmido por 30 minutos. Além disso, o item pode ser enrolado firmemente em uma toalha úmida ou gaze. Para tecidos brancos, use uma toalha de tons claros, caso contrário, é possível manchar.
  • Impressões e adesivos decorativos em produtos são passados ​​do lado avesso para evitar danos à decoração. Para evitar que a tinta brilhante seja "fotografada" na capa protetora da tábua de passar, ela é coberta com folhas de papel.
  • Não passe a ferro coisas sujas, pois o ferro não desliza bem na superfície do tecido e pode formar-se um odor desagradável.
  • Se não houver um dispositivo para passar roupa em casa ou se a energia elétrica for cortada repentinamente, mas você precisar ir trabalhar e ter uma aparência perfeita, então é possível passar a ferro. Em situações extremas, o produto pode ser bem alisado com as mãos úmidas. Para isso, coloque-o sobre uma prancha, prestando atenção principalmente nos pontos enrugados, umedeça as mãos com água limpa e sacuda o tecido com movimentos rápidos das mãos. As mãos devem ser lavadas com água e sabão, pois tinta, graxa e poeira podem se transferir para o tecido.

Em seguida, a linha úmida deve ser pendurada em um cabide e seca com secador de cabelo.

  • Sem um dispositivo de engomadoria, as camisas são passadas perfeitamente no banho de vapor. Para isso, o produto, anteriormente suspenso em um cabide, é colocado no banheiro e é aberta uma torneira de água quente. As portas da sala são fechadas e a camisa começa a alisar sob a influência de correntes de vapor. Este procedimento geralmente não leva mais de 20 minutos. Nesse caso, vale atentar para o fato de que gotas d'água não caem sobre a coisa, pois é possível que apareçam novos locais com irregularidades e manchas.
  • Você também pode alisar a camisa de um homem: primeiro é necessário borrifá-la abundantemente com água, depois vesti-la e secá-la. O calor do corpo secará rapidamente o tecido e ele assumirá a forma correta. Se esta opção não for adequada, uma solução de nivelamento especial ajudará a endireitar os locais amassados. Condicionador de roupa, vinagre e água são despejados em uma lata de spray na mesma proporção, tudo é bem agitado e borrifado na camisa. A secagem é feita ao ar livre, mas essa opção não é adequada para camisas sintéticas e pode manchar.
  • Se precisar passar várias camisas ao mesmo tempo, enquanto algumas estão secas, enquanto outras ainda estão úmidas, elas precisam ser dobradas em uma pilha, formando camadas de produtos secos e úmidos. Depois de descansar por 1 hora, você pode começar a trabalhar.
    • Camisas brancas são passadas em ambos os lados, e as escuras - apenas no lado avesso, caso contrário, elas terão áreas brilhantes do ferro.
    • No caso de surgirem vincos ou dobras nas áreas já passadas, devem ser humedecidos com água e bem vaporizados.
    • Ao usar o modo de vapor, é importante garantir que a água do ferro esteja limpa.
    • Para simplificar o processo de passar a ferro, umedecer previamente o produto em uma solução de amido ajudará (1 colher de sopa de amido é necessária para 1 litro de água). Isso não só deixará as coisas brancas como a neve, permitirá que se nivele rapidamente, mas também aumentará a resistência do tecido à poluição.
    • A passagem só pode ser iniciada quando o ferro estiver bem aquecido. Neste caso, antes de passar a roupa, deve-se virar a camisa e verificar se a temperatura está adequada.

    Para mais informações sobre como passar a ferro uma camisa, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa