Como alisar a jaqueta corretamente?
Depois de cada lavagem ou armazenamento de longo prazo, surge frequentemente o problema de engomar casacos e os casacos não são excepção. Os métodos para passar uma coisa dependem inteiramente do material de sua fabricação, do grau de rugas e do estilo. Considera-se que a solução mais simples para este problema é a utilização de serviços de limpeza a seco, no entanto, por vários materiais e outros motivos, este método nem sempre está disponível, além disso, pode colocar as coisas em ordem com as próprias mãos em casa .
Sintéticos para passar
Para passar a ferro uma jaqueta sintética, você deve ler atentamente as recomendações do rótulo. Geralmente, produtos feitos de nylon 100% poliéster devem ser passados a uma temperatura não superior a 30 graus. Isso corresponde a um entalhe na chave e geralmente é rotulado como “seda”.
O tipo mais popular de jaqueta sintética é a bolonhesa. O material é feito na forma de um tecido de náilon ou náilon impregnado com acrilato de polímero ou compostos de silicone e possui propriedades de alto desempenho. Os casacos à bolonhesa repelem bem a humidade e praticamente não enrugam. No entanto, como resultado do armazenamento a longo prazo ou incorreto, vários vincos e dobras podem se formar no produto.
Você pode corrigir a situação com rapidez suficiente e sem a ajuda de um ferro. Para isso, é necessário colocar a jaqueta em um cabide largo de madeira, fechar a fechadura, preencher os bolsos, endireitar a gola, as mangas e pendurar o produto em uma corda acima da banheira. Neste caso, a porta da sala deve estar bem fechada.Em seguida, você precisa abrir a torneira de água quente e deixá-la aberta por 15 minutos. Isso irá encher rapidamente o banheiro de vapor, o que irá efetivamente alisar a jaqueta amassada. Decorrido o tempo especificado, o produto deve ser pesado e colocado em uma sala seca e deixado secar completamente.
A próxima maneira de passar uma jaqueta à bolonhesa é com um ferro. No entanto, como mencionado acima, a bolonhesa é composta inteiramente por fibras artificiais, por isso pode ser passada na temperatura mais baixa. Recomenda-se passar a sobrecapa de mortadela do lado endurecido, depois de espalhar gaze úmida por cima. Ao mesmo tempo, é proibido pressionar o ferro e permanecer na mesma área por mais de 2 segundos.
Além disso, itens sintéticos sujos ou estragados não devem ser passados a ferro. Isso pode fazer com que apareçam instantaneamente manchas sujas e oleosas sutis, fazendo com que o produto tenha que ser enviado para a lavagem. Aliás, a necessidade de passar a ferro depende da secagem adequada das jaquetas. Se, após a lavagem, um item sintético for pendurado em um cabide, preso e alisado com as mãos molhadas, na maioria dos casos pode não ser necessário passar a ferro.
Um excelente resultado é obtido utilizando um gerador de vapor ou um ferro com opção de vaporização vertical. Para vaporizar um blusão de membrana, uma jaqueta acolchoada de poliéster ou uma jaqueta com fio metalizado, é necessário pendurar o produto em cabides de madeira, encher as mangas com toalhas enroladas e manusear com cuidado as dobras e vincos. Neste caso, segure o aparelho a uma distância de 10 a 15 cm do produto, movendo-o de cima para baixo. Primeiro deve-se alisar a gola, as mangas e só depois passar para as costas e prateleiras.
Ao usar a vaporização, você precisa saber que um blusão leve é alisado do lado avesso, enquanto uma jaqueta de inverno ou jaqueta de penas deve ser vaporizada pela frente.
Além disso, será necessário garantir um abastecimento uniforme de vapor seco, pois a entrada de gotículas de água em um item sintético certamente deixará vestígios, que ficarão bem visíveis após a secagem.
Alisando a camurça
A camurça natural e artificial é um tecido popular para jaquetas, é altamente decorativo e tem uma longa vida útil. No entanto, passar esse material a ferro é altamente indesejável. Para suavizar vincos e vincos, recomenda-se usar o método do banho de vapor descrito acima ou usar um gerador de vapor. Neste caso, também é necessário garantir que o vapor não contenha grandes gotas de água. Depois de vaporizar a jaqueta, você deve caminhar com uma escova limpa e seca, removendo da mesma forma o excesso de umidade e penteando a pilha. Em seguida, o produto é pendurado em um cabide em uma sala seca e deixado nesta posição até que esteja completamente seco.
Engomar couro
O substituto mais popular para o couro natural é o couro sintético, que é um tecido à base de algodão ou sintético. É possível passar as jaquetas de couro sintético, porém, isso só é feito pelo lado avesso e com a função de vapor desligada. Além disso, os rostos não devem tocar uns nos outros ao passar. Para evitar que isso aconteça por acidente, um pano seco é colocado entre eles. A engomagem da pele sintética deve ser realizada na configuração de temperatura mais baixa, correspondente a um ponto do interruptor.
Você também pode alisar os vincos da pele sintética com a ajuda de um gerador de vapor. Para isso, a jaqueta de poliuretano deve ser virada do avesso, colocada em cabide, travada nas travas, enchida as mangas e vaporizada a uma distância de 15-20 cm. Em seguida, sem virar do avesso, a jaqueta é enviada para secar em uma sala aquecida e ventilada, longe de aparelhos de aquecimento. No entanto, rascunhos também não devem ser permitidos. O couro sintético não tolera mudanças bruscas de temperatura e pode deformar-se.
Se não for possível usar um gerador de vapor ou ferro com função de vaporização vertical, você pode tentar endireitar a jaqueta com um borrifador. Para isso, o produto também é virado do avesso, pendurado em um cabide e uniformemente borrifado com água morna. Em seguida, endireite as dobras com as mãos molhadas, pulverize novamente e deixe secar.
Uma forma igualmente eficaz é usar uma solução composta por amaciante de roupas, água e vinagre. Para fazer isso, todos os três componentes são misturados em partes iguais, despejados em um borrifador e borrifados na parte amassada da jaqueta pela frente. Em seguida, o produto é deixado por uma hora, após a qual as manchas resultantes são removidas com pano úmido.
Para vincos e vincos menores, você também pode dispensar um vaporizador e usar glicerina. Para isso, um pano de algodão limpo é umedecido em solução de glicerina e as áreas amassadas são tratadas. Se necessário, o procedimento é realizado várias vezes, após as quais os produtos são colocados em cabides para a secagem.
Couro
Jaquetas de couro genuíno não saíram de moda por muitos anos. Porém, para que o couro não perca seu desempenho e propriedades decorativas por muito tempo, ele deve ser devidamente passado a ferro. Para fazer isso, você deve primeiro inspecionar a coisa e remover qualquer sujeira de sua superfície. Em seguida, você precisa definir o ferro para o modo térmico mínimo, correspondendo à inscrição "seda" ou um ponto.
A seguir, é necessário estender o produto sobre uma tábua de passar e espalhar sobre uma folha de papel grosso ou pano limpo levemente úmido e sem textura pronunciada. É necessário passar a ferro apenas as áreas enrugadas, sem pressionar o ferro e não ficar no mesmo lugar por mais de 1 a 2 segundos. Este método de alisamento é adequado para jaquetas sem imagens em relevo e relevo. Esses produtos são alisados em banho de vapor ou untados com glicerina, vaselina, óleo de rícino ou de nozes e pendurados em um cabide. Normalmente, depois de algumas horas, a pele se endireita com o próprio peso e começa a parecer nova.
Condições de armazenamento
Dadas as dificuldades de alisar as peças externas, será muito mais fácil aprender a guardá-las corretamente. Consequentemente, isto irá eliminar completamente as preocupações de engomar as coisas ou reduzi-las ao mínimo. Portanto, independente do período, a jaqueta deve ser guardada apenas em largos cabides de madeira. Um modelo de gancho de metal fino não funcionará neste caso. Para armazenamento de longo prazo, todos os zíperes e botões devem ser fechados e toalhas torcidas devem ser colocadas nas mangas.
No entanto, as mangas não devem ser muito apertadas, caso contrário a pele pode esticar e danificar a jaqueta. Basta dar-lhes uma forma quase imperceptível, o que será suficiente para que no início da temporada as meias não se atrapalhem com o alisamento. Em seguida, o produto deve ser colocado em uma tampa separada, certificando-se antes que esteja seco. Somente itens limpos e secos podem ser guardados para armazenamento, caso contrário, o produto adquirirá um cheiro de mofo e precisará ser lavado ou lavado a seco.
Assim, com a abordagem certa e a escolha certa do método de alisamento, todos podem fazer a jaqueta parecer adequada. O principal é seguir rigorosamente as regras de passagem a ferro e vapor. Não negligencie as condições de armazenamento de agasalhos.
Você aprenderá como passar a ferro corretamente uma jaqueta de couro com um ferro no vídeo abaixo.