Como passar uma saia de couro?
Não é à toa que as roupas de couro são muito apreciadas por pessoas práticas e interessadas em moda. Parece bonito, repele a água, é conveniente e confortável nele. Se você seguir essas coisas corretamente, elas realmente não se desgastam, retêm suas características positivas por muito tempo e encantam seus proprietários com uma aparência elegante. É verdade que esses produtos não são imunes ao aparecimento de dobras. Vamos ver o que pode ser feito com uma saia de couro se ela tiver vincos.
Peculiaridades
Antes de procurar uma forma de passar a ferro uma saia de couro, vale a pena descobrir de que tipo de material ela é feita. Hoje, esses itens de guarda-roupa são feitos de três tipos de tecido:
- couro natural;
- couro sintético ou couro sintético;
- Couro sintético hipoalergênico de alta qualidade, seguro de usar (couro ecológico).
É fácil de fazer - você só precisa prestar atenção ao que está de dentro para fora. Se for um tecido comum, então é um material artificial, porque o natural tem uma base felpuda e aveludada. Apesar desta diferença, pode-se colocar a coisa em ordem de qualquer maneira, apenas uma saia natural terá que ser passada pela frente através de uma folha de algodão ou papel, e um produto artificial - pelo verso sem usar nenhum material à mão. Se houver forro que não permita passar a ferro por dentro, eles fazem na superfície externa, depois de colocar um pedaço fino de tecido.
Eco-couro pode ser restaurado quando amassado, pois é feito de poliuretano e tem boa elasticidade. Além disso, é durável e durável.
Talvez o menos reparável seja o couro sintético - couro sintético, mas sua condição e aparência podem ser melhoradas em casa.
Quando surge a necessidade de engomar?
Quando usar esses ou aqueles métodos de alisamento é uma questão importante, porque se a coisa for iniciada e os menores defeitos forem ignorados, no futuro a estrutura do tecido danificada estará sujeita à destruição, e a saia pode simplesmente ser jogada fora.
Os principais defeitos que podem surgir em decorrência da manutenção inadequada das roupas:
- vincos verticais e horizontais;
- áreas com pele alongada, se for natural.
Quando ocorre uma deformação, por exemplo, se o produto se deforma após ser molhado, muito provavelmente não será possível devolvê-lo à sua forma anterior. Agora sobre a espessura do material: quanto mais fino, mais fácil de alisar. O que, é claro, não pode ser dito sobre o couro sintético, grosso e duro. Também é importante o quão oportuno uma falha é detectada em uma saia feita de couro natural ou artificial.
Como alisar um produto natural?
Em casa, uma saia de couro genuíno pode ser passada de várias maneiras.
- Com um ferro. Este método pode apresentar alguns riscos, uma vez que uma temperatura muito alta definida no dispositivo pode causar danos ao item. Portanto, nós o ajustamos para os valores mais baixos. Um pedaço de algodão grande o suficiente deve ser colocado na superfície frontal para que a sola do ferro não toque a parte externa do produto em nenhuma circunstância. O vapor pode ser aplicado separadamente se o ferro estiver equipado com esta função. Este procedimento não pode ser executado simultaneamente ao engomar.
As rugas, assim como as áreas alongadas, são alisadas com a aplicação de um ferro por alguns segundos. Depois que a dobra desaparecer, é necessário esperar até que o produto arrefeça e só então pendurá-lo no cabide com argolas especiais. Se for usado vapor, o couro é ligeiramente esticado durante o processamento.
- Tratamento com vapor natural. Um produto feito de couro verdadeiro pode ser endireitado se for pendurado em uma banheira aquecida por um jato de água quente. Isso cria um ambiente úmido ideal e a alta temperatura não afeta o tecido. As condições criadas ajudam a retornar as coisas ao seu estado original. O principal é que os respingos de água não caiam na saia e as dobras não sejam muito profundas.
- Água pura ajudará a restaurar os vincos do produto. Isso requer um borrifador e água morna. A saia é colocada em um cabide e pulverizada nas áreas danificadas e intactas. Depois disso, pendure o produto longe da bateria e de outros dispositivos de aquecimento e deixe-o secar completamente. Como regra, se os defeitos não forem críticos, depois de um tempo as dobras se endireitarão e a pele ficará novamente flexível e macia.
- Uma forma simples e eficaz é a carga. Nem toda dona de casa ousa passar ferro em couro natural caro. Então, um método menos agressivo servirá - endireitar a saia com uma carga. Alguns livros ou uma prensa são uma boa opção.
Precisaria:
- arrume as roupas ordenadamente em tecido de algodão;
- por cima, alisando a dobra formada, coloque uma carga caseira;
- sair por 12 horas.
É importante que a superfície seja absolutamente plana e que tudo esteja bem disposto.
- Óleos de alisamento. Para devolver um visual atraente às roupas de couro, bem como para potencializar suas propriedades repelentes à água, faz sentido usar vaselina, glicerina, óleo de mamona e outros óleos vegetais de origem natural. É permitido aplicá-los com cotonete, pincel ou mão, o principal é borrar todo dano. O objetivo do procedimento é que a pele amoleça, hidrate e restaure-a, pois a substância oleosa penetra nos menores poros do material. No final, você deve remover com cuidado o excesso de composição de óleo e limpar com um pano macio e seco.
- Uma excelente solução para alisamento são os produtos profissionais que não só servem para restaurar deformações e danos ao material, mas também protegê-los da sujeira, do sal, nutri-los por dentro e formar uma fina película que repele a água. Assim, uma jaqueta de couro, capa de chuva ou saia terá sempre uma aparência apresentável. Essas preparações incluem "Salamander", impregnação DryCare, Grangers Clothing Repel.
Cuidado sintético
Para saias e outras peças de couro sintético, o método de passar também é adequado desde que tenham etiqueta com permissão para esse tipo de cuidado. Como tecido que protege contra danos adicionais, use gaze em várias camadas ou um pedaço de lençol velho e limpo.
Dermatin amolece bem quando embebido e exposto ao vapor, então você pode usar uma "sauna a vapor" ou borrifar água.
O principal é não permitir o excesso de água, o tecido só deve ser bem umedecido pela lateral do forro.
Considere outros métodos de exposição para nivelar a superfície.
- A glicerina é uma preparação farmacêutica comum, elas molham um pano macio ou trapos, passam por lugares com vincos e, por fim, enxugam toda a superfície da saia com a composição. O item pendurado deve secar completamente. Às vezes, devido à ação ativa dessa substância, a cor da pele artificial pode mudar, portanto é melhor verificar com antecedência em um pedaço de material localizado em um local discreto.
- Uma boa maneira de se livrar das rugas é uma solução feita com proporções iguais de água, condicionador e vinagre. Deve ser derramado em um borrifador e aplicado na área do problema. Depois disso, a saia deve ser esticada uniformemente em todas as direções a partir do vinco por 3-4 minutos.
- O produto confeccionado em couro sintético também pode ser lavado na máquina, regulando a temperatura para no máximo +30 graus e modo manual. A saia é então pendurada e seca naturalmente.
- Em caso de pequenos danos, use um secador de cabelo, segurando-o a 30 cm do material e ligando o ar quente. Além disso, um creme para calçados combinado com a pele sintética, que tende a ser totalmente absorvido, ajudará a endireitar as dobras.
Para restaurar um produto feito de couro ecológico, é importante usar um ferro de dentro do material. Uma temperatura segura para esse procedimento é de 35-40 graus, mas o engomar é realizado com um forro de chita duplo. Em seguida, vire a saia para a frente, alise as áreas danificadas com as mãos e só então deixe esfriar. O método mais simples é a umidificação com água morna ou vapor. Se o tecido não estiver alinhado o suficiente, o procedimento é repetido.
Para que os itens de couro mantenham sua aparência original, eles devem ser armazenados de maneira adequada. Em primeiro lugar, eles devem ser pendurados, isso se aplica a materiais naturais e artificiais. Além disso, é importante eliminar com o tempo pequenos defeitos, limpar os produtos da sujeira, hidratá-los e amolecê-los com a ajuda de produtos especiais. Para couro natural, a presença de ar também é importante, portanto, as embalagens sazonais não devem ser herméticas.
Como passar a ferro uma saia de couro corretamente, veja o próximo vídeo.