Violão

Captadores de guitarra

Captadores de guitarra
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Como instalar e configurar?

No processo de tocar o violão, o som é formado por vários componentes - sua qualidade é influenciada pela técnica e maneira do próprio artista, mas a captação de som também tem um efeito significativo no timbre sonoro. Para cada guitarra, ela deve ser selecionada individualmente, é claro, se você quiser que seu instrumento soe perfeito.

O que é isso?

Um captador é um dispositivo elétrico para converter as vibrações das ondas de cordas de metal em um sinal elétrico. Esse dispositivo é necessário para tocar instrumentos elétricos de cordas, mas também é relevante para violões, quando você precisa aumentar o volume do som ou gravar uma peça musical. O funcionamento deste equipamento é baseado no princípio da indução eletromagnética - as cordas das guitarras são geralmente de metal, e este material é capaz de conduzir corrente perfeitamente.

No campo criado por sensores magnéticos permanentes, as ondas sonoras por eles emitidas provocam a formação de um sinal de determinada frequência. Então - após ser alimentado para o amplificador por meio de um sistema de rádio ou cabos elétricos comuns - o som aparece.

Sua cor de timbre depende dos parâmetros de características de frequência, nível de sinal e resistência dos sensores instalados e pode ser drasticamente alterada na substituição desses componentes.

Na verdade, um captador de guitarra é um ímã com um estrangulamento (indutor). Tocar uma guitarra elétrica sem captador não é possível porque o som será muito baixo. E o captador magnético transforma a ressonância das cordas em corrente, que alimenta o amplificador, nos alto-falantes, o que nos dá a oportunidade de desfrutar de um som de guitarra único.

Os captadores também desempenham um papel importante na produção sonora de um violão. Este instrumento tem um som animado de beleza indescritível. Mas em concertos, especialmente em grandes salas, é difícil para um músico cobrir um grande espaço devido ao baixo volume.

Anteriormente, um microfone era usado para isso, que era montado próximo às cordas. Mas esse método de amplificação está irrevogavelmente desatualizado, além disso, o guitarrista é limitado em seus movimentos e é forçado a ficar parado no mesmo lugar, como se estivesse acorrentado.

Além disso, distorções de som causadas por ruídos estranhos nos alto-falantes e no microfone interferem no desempenho do artista. Mas o captador já embutido no corpo de um violão resolve todos os problemas. Ao mesmo tempo, qualquer melodia soa distinta e forte, sem perder sua naturalidade específica.

Visualizações

Conhecendo os parâmetros elétricos e características técnicas dos captadores, é mais fácil entender como a operação desses dispositivos afeta o som do instrumento. Para fazer isso, consideraremos dois tipos de dispositivos eletromagnéticos que são mais frequentemente usados ​​para transformar as vibrações sonoras das cordas de violões e são solicitados por músicos que usam instrumentos elétricos.

Tais dispositivos são relevantes apenas na presença de cordas feitas de ferromagnetos - materiais à base de ferro, que também incluem outros elementos e ligas: gadolínio, níquel, cobalto, etc. Esses dispositivos incluem um bloqueador e ímãs.

Eles se enquadram em duas categorias de dispositivos.

  • Passivo, transmitindo som sem conversão. Esses são os dispositivos mais primitivos com um circuito simples. Neste caso, a alta indutância da guitarra é causada pela alta resistência do captador magnético e pelo número significativo de voltas da bobina. Isso leva a um aumento nas vibrações de frequência média que o ouvido humano capta melhor e, de fato, determina o volume do som de instrumentos com captadores passivos. Mas ao usar tais componentes, é preciso levar em conta a probabilidade de falhas: atenuação das vibrações das ondas das cordas, deterioração da qualidade das altas frequências ao ajustar o tom e o som.
  • Os transdutores de guitarra com captadores ativos possuem um pequeno número de voltas no afogador, portanto a resistência não aumenta muito. Como resultado, as frequências baixas e médias não diminuem, embora o som - embora se espalhe por uma ampla faixa - não alcance a potência necessária.

As modificações ativas também não transformam completamente as vibrações das cordas, por isso devem ser complementadas com amplificadores embutidos.

Os transdutores eletromagnéticos são produzidos de acordo com diferentes estilos musicais e possuem características próprias.

  • Dispositivos de bobina única São uma espécie de pioneiros entre os acessórios para ferramentas elétricas. Esses são produtos com uma bobina equipada com espiras de cobre e 4–6 ímãs. O single fornece um som alto e claro, mas tem uma desvantagem significativa - na ausência de uma tela, é capaz, como uma antena, de atrair baixas frequências de rádio, o que leva ao aparecimento de ruídos estranhos. Para evitar que isso aconteça, é aconselhável usar simultaneamente outro captador de qualquer categoria. O desfoque do som é possível quando está distorcido (distorção), quando os limites do sinal são limitados em ambos os lados.
  • Humbucker consiste em dois singles com dois chokes, simultaneamente conectados em antifase. Se o enrolamento for de alta qualidade, você não pode ter medo de interferências - o ruído das bobinas é mutuamente neutralizado. Neste caso, as vibrações sonoras são constantes. Este tipo de captador fornece um som realmente espaçoso e equilibrado, mesmo em áreas silenciosas, eliminando os sobretons pronunciados. Também vale a pena mencionar o humbucker montado em trilho, que apresenta reprodução de som mais limpa e uniformidade.

Para violões acústicos, incluindo aqueles com cordas de náilon, outro tipo de dispositivo é adequado - captadores piezo. As vibrações da linha calibrada de náilon são melhor transformadas pelo transdutor piezo. Esse dispositivo pode ser removível e estacionário.Um exemplo disso é um "tablet" que pode ser montado nas partes externa e interna do corpo de uma guitarra, e um "stick" - um captador que é instalado no corpo do instrumento por um artesão profissional.

Mas também existem dispositivos plug-in universais que transformam ondas em som que podem ser colocados em instrumentos acústicos com cordas de aço e de náilon. Estes são os captadores Acoustic Soundboard Transducer e Under-Saddle Transducer (AST e UST). Eles podem ser montados dentro da guitarra no pedestal e sob a sela. Alguns sensores são presos ao instrumento com um prendedor de roupa especial.

Após a instalação, a altura das cordas é ajustada por meio de um suporte de porca ou pequenos parafusos.

Como escolher?

Curiosamente, devido à grande variedade, a questão de escolher uma picape permanece em aberto. A causa do problema é a impossibilidade de verificação do dispositivo e a incerteza sobre os benefícios de tal compra. Portanto, temos uma tarefa específica - encontrar um som adequado para o violão. Guitarristas versados ​​nisso aconselham você a se familiarizar com as características dos diferentes conversores.

Aqui estão as opções de instrumentos para contrabaixo.

  • Bobina única - um captador magnético, impecavelmente adequado para solo, com a ajuda dele o baixo é perfeitamente legível na mixagem, ouvido contra o fundo de outros instrumentos, mas às vezes a fonite não se destina ao "metal" extremo.
  • Único aprimorado - modelo de bobina dividida, desprovido de desvantagens de pickup: pickup e interferência.
  • Opção Avançada - Humbucker, converte os sinais de todas as cordas, tem um som mais profundo, mas o som pode ser apagado na mixagem. É usado para estilos muito "pesados".
  • Som semelhante - cancelador de ruído, produz um som menos saturado, mas absolutamente nenhum fonit.

Preste atenção ao captador tipo P com duas bobinas: ele reduz o ruído e enriquece o som com sobretons. Ideal para estilos de rock, blues e soul. A pickup J-style, usada para gêneros pop, funk e blues, tem parâmetros semelhantes.

Para um violão clássico com cordas de náilon, os profissionais escolhem captadores piezo - eles transmitem todos os efeitos conhecidos, conduzem perfeitamente o som, embora dêem a ele um tom um tanto artificial de plástico. Normalmente são todos os mesmos elementos como Humbucker e Single, mas no primeiro caso a saída de som é mais potente, e no segundo não é tão densa e com presença de ruído insignificante.

Como instalar e configurar?

Conectar captadores para guitarras diferentes envolve certas etapas.

  • A instalação em um dispositivo acústico exigirá que o transdutor seja preso ao corpo na cavidade de ressonância, próximo às cordas. Depois é preciso levar o fio até o fundo do deck, cortar na entrada e instalar o sensor. O botão liga / desliga e o controle de volume estão localizados em um local conveniente. Os clássicos também estão equipados com dispositivos de velcro piezocerâmico: por fora ou por dentro.
  • Em um contrabaixo, os sons sem moldura são fixados com parafusos ou parafusos em uma gaxeta de borracha. Às vezes, a solda é necessária - semelhante à conexão com uma guitarra elétrica. Você vai precisar de maçarico, solda e breu, é melhor confiar este tipo de instalação a um especialista.

Ao afinar, você deve evitar tocar o instrumento com a palheta - apenas afaste-o das cordas. O ajuste do som começa com o ajuste do volume para o centro, e o amplificador permanece em sua posição normal. Apertar e afrouxar os parafusos ajusta sua altura - para um som profundo, levante-o mais perto das cordas. Ajuste os núcleos com uma chave de fenda.

Um captador realmente afeta o som, mudando as frequências, o timbre e o volume, então encontrar o dispositivo perfeito não é uma tarefa fácil. Mas, com a escolha errada, é improvável que você faça a ferramenta funcionar com total dedicação e seu potencial permanecerá inexplorado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa