Violão

Como escolher um captador de violão?

Como escolher um captador de violão?
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Visão geral da espécie
  3. Dicas de Seleção
  4. Como instalar?

Para muitos guitarristas, a questão da amplificação do som de um violão acústico é coberta por um véu de mistério e mal-entendido. Enquanto empresas como Fishman e LR Baggs estão produzindo nova tecnologia acústica, vários guitarristas ainda preferem a técnica comprovada de microfones de palco. Eles reproduzem perfeitamente sons de natureza acústica, mas podem ter feedback se usados ​​simultaneamente com monitores de palco especiais. Portanto, um captador é uma ferramenta excelente e útil. Vamos tentar descobrir o que são captadores de violão, como escolhê-los, como instalá-los.

O que é e para que serve?

Se falarmos sobre que tipo de dispositivo é, então é um dispositivo que transforma a energia vibratória das cordas em corrente elétrica. No caso de um violão, que tem um som muito melódico e vivo, muitas vezes não é ouvido em shows. Existem 2 opções para resolver este problema.

  • Coloque o microfone mais perto das cordas. Mas com um microfone, o guitarrista não consegue nem dar alguns passos para trás. E tal técnica não é confiável devido ao fato de que um zumbido é formado nos alto-falantes durante a execução de uma faixa. Embora recentemente, tenham surgido modelos sem fio.
  • Use uma pickup. Esses dispositivos são pequenos em tamanho e são integrados ao gabinete. Os instrumentos equipados com tal dispositivo são chamados de eletroacústicos. Eles podem captar, amplificar e registrar até as menores vibrações das cordas. E é a mais ampla faixa de frequências que pode ser gravada que será uma das vantagens mais importantes.

Essa guitarra terá um som tão realista, claro e alto quanto possível.

Visão geral da espécie

Deve-se dizer que os captadores de guitarra podem ser diferentes. Eles podem ser divididos em 2 grandes grupos:

  • passivo e ativo;
  • de acordo com o princípio de ação.

Vamos tentar descobrir quais são os recursos de cada uma das categorias e quais dispositivos são apresentados lá.

Passivo e ativo

Os dispositivos considerados podem ser divididos em passivos e ativos. Os primeiros modelos são dispositivos que não amplificam o sinal. Eles são geralmente chamados de captador magnético. Tal dispositivo é caracterizado por uma desvantagem - a dependência dos indicadores elétricos das características dos dispositivos externos conectados, bem como dos cabos e ruídos que se dirigem a eles. Ao mesmo tempo, esses dispositivos têm uma vantagem importante - eles não precisam de uma fonte adicional de energia para funcionar.

Uma característica do trabalho dos modelos ativos de captadores pode ser denominado o fato de que a pré-amplificação é realizada pela eletrônica, que já está embutida neles. Ele também permite a transmissão de sinais de alta potência para a linha de transmissão.

A desvantagem dessa técnica é a necessidade de uma fonte de alimentação adicional de 9 volts.

Pelo princípio de ação

Com base nisso, as retiradas são:

  • magnetoelétrico;
  • piezoelétrico;
  • na forma de microfones especiais.

Um captador magnetoelétrico ou eletromagnético funciona da mesma maneira que um captador de guitarra elétrica. A única diferença estará no trabalho em uma faixa de frequência diferente. A instalação de tais dispositivos é realizada em um orifício no convés superior com muita rapidez e facilidade. Aliás, retirar o aparelho não é menos fácil, o que será importante para quem não precisa usar esse aparelho constantemente. Esta categoria de captadores só pode ser usada em modelos de guitarra equipados com cordas de metal. Para os comuns, eles não funcionam, porque as cordas são feitas de náilon.

O captador piezoelétrico começou a ser usado para violão em algum momento da década de 1970. Isso se tornou possível devido à obtenção de uma ampla faixa de sinal do tipo dinâmico e sensibilidade mais ou menos normal. O princípio de funcionamento da captação piezoelétrica baseia-se no fato de que, com o auxílio da peculiaridade do cristal piezoelétrico, é possível transformar as vibrações de cordas de natureza mecânica em um sinal elétrico. Este princípio está no cerne de uma série de sistemas de alarme que respondem à quebra de vidro em uma vitrine ou janela. É devido ao efeito piezoelétrico que você pode obter um som que será o mais próximo possível do acústico.

Além disso, esse sensor pode produzir não apenas a captação do som que vem da vibração das cordas, mas também as vibrações do corpo da guitarra. Isso torna possível obter um som mais profundo e de alta qualidade. A propósito, esses captadores podem ser acoplados ou embutidos no corpo.

A vantagem de tais captadores é que o feedback é menos provável de ocorrer. E as desvantagens podem ser chamadas de personagem que não soa muito natural. O motivo é a retirada das vibrações apenas do convés e a ausência de retirada das vibrações do ar em furo tipo ressonador.

A terceira categoria de tais dispositivos são os microfones dedicados. Seu uso permite que você forneça o som mais realista. Mas, ao mesmo tempo, eles são muito suscetíveis à comunicação reversa e podem "ser ligados".

Estruturalmente, eles são externos e internos. A primeira categoria de dispositivos, em que o microfone é destacável, produz um som mais limpo, mas encontra efeitos de ressonância e distorção ao tocar 3 e 5 cordas, e também é mais propenso a "enrolar".

Os modelos com microfone embutido produzem um som mais uniforme porque as ondas sonoras são refletidas constantemente no interior do deck. Por esse motivo, esses microfones raramente são usados ​​sozinhos. Normalmente, eles são usados ​​junto com o subwoofer principal, o que permite que você tenha uma sensação de som surround. Eles funcionam muito bem em um dueto com a piezoeletrônica.

A única vantagem desta categoria de dispositivos será uma melhor transmissão de som, se houver equipamentos de alta qualidade e um bom engenheiro de som. E se falamos das desvantagens, devemos mencionar a alta probabilidade de feedback, o alto custo dos microfones e uma grande quantidade de interferências e ruídos.

Dicas de Seleção

Então, qual é a melhor opção? Ainda não há uma resposta inequívoca para essa pergunta, pois cada pessoa tem suas próprias preferências e objetivos que deseja alcançar. Mas uma série de dicas o ajudarão a fazer a escolha certa:

  • Os captadores piezoelétricos aéreos, também chamados de "tablets" pelas pessoas comuns, são adequados para iniciantes e para aqueles que não são muito exigentes quanto à qualidade do som da guitarra;
  • o uso de microfone para sonorização é sempre acompanhado pelo aparecimento de problemas de feedback e presença de ruídos e frequências desnecessárias;
  • se falamos de captadores piezoelétricos cut-in, então seu preço será mais alto do que dispositivos semelhantes, suas vantagens podem ser chamadas de invisibilidade, boa transmissão da profundidade do som de um violão do tipo acústico devido à reação a ambas as vibrações das cordas e vibrações do tampo;
  • os modelos mais populares de captadores acústicos para guitarras são piezoelétricos - esta é a solução mais balanceada, que permite obter um som natural aprimorado da categoria de guitarras mencionada a um custo financeiro bastante baixo;
  • Vários profissionais combinam um captador piezoelétrico na área da ponte e um microfone interno no deck para obter o som mais espaçoso e realista possível.

Como instalar?

Agora vamos tentar descobrir como conectar um captador de violão do tipo acústico. Seria melhor colocar um mecanismo de tipo caseiro acima do orifício no corpo sob as cordas. Os núcleos devem estar localizados sob cada coluna em estreita proximidade com eles. Para fixá-los de forma estável, você pode usar fita isolante.

Se estamos falando de soluções prontas, então elas devem ser selecionadas para um modelo específico de guitarra. Como já mencionamos, os captadores magnetoelétricos só podem ser usados ​​com cordas de metal. A sua instalação, como as caseiras, realiza-se sob as cordas. Os piezos do tipo "comprimido" são geralmente fixados com velcro onde for conveniente. Ou seja, não há problemas em consertar tanto por fora quanto por dentro.

Para outros tipos de captadores, você precisará ter alguma habilidade se decidir instalá-los no corpo. Se não houver tal experiência, será melhor entrar em contato com um músico experiente ou com um centro de serviço.

Após a instalação, você precisará configurar a operação de tal dispositivo. Isso não requer a remoção das cordas. Os captadores magnéticos são geralmente ajustados para regular os sinais que vêm dos captadores. Além disso, cada núcleo é ajustado levantando e abaixando com uma chave. Isso é feito para obter o espaçamento de coluna necessário. Este tipo de configuração não é possível em vários modelos devido ao fato de que os núcleos estão escondidos dentro da caixa do dispositivo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa