Violão

Tudo o que você precisa saber sobre violões clássicos

Tudo o que você precisa saber sobre violões clássicos
Contente
  1. História da aparência
  2. Peculiaridades
  3. Visão geral da espécie
  4. Dimensões (editar)
  5. Modelos populares
  6. Peças e acessórios
  7. Dicas de Seleção
  8. Costumização
  9. Técnica do jogo

Não será errado dizer que um dos instrumentos musicais mais populares é o violão. Você raramente encontrará uma pessoa que não tenha se sentado ao redor de uma fogueira à noite com um grupo de amigos, curtindo uma melodia de violão e cantando músicas famosas.

História da aparência

O nome do instrumento vem do sânscrito "kutur", que significa "quatro cordas". O aparecimento dos primeiros análogos de guitarras é atribuído aos tempos de existência do Antigo Oriente, há cerca de 2500 anos. Esses eram objetos ocos e arredondados, feitos principalmente de madeira, cabaça seca e casco de tartaruga.

Gradualmente, a estrutura desses dispositivos se desenvolveu e assumiu novas formas. O violão começou a se espalhar amplamente no século 13 na Espanha. Então, o instrumento tinha uma forma oval e um som bastante agudo. Mais semelhante ao violão clássico moderno, o protótipo de 6 cordas apareceu pela primeira vez no século XVI. Um século depois, o violão ganhou popularidade extraordinária. Até foram lançados os primeiros tutoriais de como tocar este instrumento.

Finalmente, os componentes externos e internos do violão foram formados no século XVIII. Desde então, ela se parece com a nossa época.

Peculiaridades

Para não confundir os clássicos do violão com outras subespécies do instrumento, vale atentar para suas características e propriedades distintivas.

  • O som é amplificado exclusivamente pela caixa de madeira. Para amplificar o som em grandes locais e ao ar livre, os guitarristas usam um microfone ou tocam com captadores.
  • Apesar das muitas tentativas de modificar e complementar o design, o violão clássico permaneceu com seis cordas. Os modelos com fio aumentado não ganharam muita popularidade.
  • O braço na variação clássica é mais largo do que em outros tipos deste instrumento. Por causa disso, jogar nele custa um pouco mais de esforço. Por outro lado, as cordas são mais fáceis de pressionar contra o braço da guitarra. Embora no momento você possa encontrar modificações com um pescoço estreito, o que dá muita liberdade de movimento durante o jogo.
  • A guitarra normal tem 12 trastes, enquanto outros tipos têm 14 trastes.
  • Os amplificadores de som não são usados ​​neste caso.
  • O peso de uma ferramenta depende quase inteiramente do tipo de madeira de que é feita. Mas você raramente vê uma guitarra que pesa mais de 4 quilos.

Visão geral da espécie

Guitarras clássicas são classificadas em vários tipos. Abaixo está uma descrição geral de cada um deles.

Folheado

Pelo nome fica claro que esse tipo de ferramenta é feito de madeira compensada. Exteriormente, parece um violão clássico, mas, na verdade, esse modelo serve apenas como o primeiro passo para dominar o violão clássico. Distingue-se pelo seu baixo custo e qualidade correspondente. No entanto, seu corpo é forte o suficiente. De tudo, podemos concluir que para dominar os fundamentos da execução da guitarra, essa guitarra será um bom e ao mesmo tempo um assistente barato.

Combinado

Em tal ferramenta, o fundo e a carcaça também são feitos de madeira compensada. As diferenças começam pelo baralho, que é feito de uma peça maciça de madeira. Basicamente, para isso, toma-se abeto ou cedro, o que altera significativamente o som geral, o timbre torna-se mais suave. Os músicos estão acostumados a chamar tal dispositivo de guitarra bárdica. Em geral, é adequado tanto para apresentações amadoras quanto para jogos profissionais.

As vantagens de uma guitarra combinada residem na superfície: excelente qualidade a um custo relativamente baixo.

De placas de madeira maciça

Os modelos desta classificação já são considerados uma ferramenta profissional, o que se deve à seleção criteriosa da madeira correta e puro-sangue, bem como à produção longa e detalhada. O material principal (madeira) passa por um caminho de várias etapas. Primeiro, a madeira selecionada é armazenada em uma sala especial por vários anos para a secagem natural. Os processos que ocorrem durante este período dentro da árvore determinam as propriedades acústicas e características do violão. Além disso, o material é exposto. Quanto mais tempo leva, mais valioso é o material e, consequentemente, o próprio violão. Por um trabalho manual tão complexo, você terá que pagar uma quantia considerável. No entanto, a incrível qualidade de som definitivamente vale o dinheiro.

Dimensões (editar)

Além de tipos específicos, as guitarras são classificadas por tamanho. As dimensões são de grande importância para a seleção do modelo certo para as preferências individuais. Além disso, o tamanho da guitarra afeta o som geral das melodias que estão sendo tocadas. Os tamanhos da guitarra costumam ser divididos em:

  • 1/2;
  • 1/4;
  • 3/4;
  • 7/8;
  • 4/4.

Cada valor tem um comprimento específico. Por exemplo, o comprimento de uma guitarra de 1/2 será de 86 cm. De acordo com cálculos especiais, você pode entender qual comprimento do instrumento é mais adequado para cada pessoa. Os mesmos parâmetros da ferramenta 1/2 serão uma excelente opção para crianças com altura de 135 centímetros. O tamanho 4/4 é padrão.

Modelos populares

No momento, existem centenas de fabricantes de violões clássicos em todo o mundo. O iniciante pode facilmente ficar confuso com a grande variedade de ferramentas. Talvez, para tornar suas pesquisas mais fáceis, você deva dar uma olhada nos modelos mais populares e comprados com frequência.

Alhambra 7.845 Open Pore 1 OP Senorita

Este modelo é voltado para músicos iniciantes. Possui acabamento de qualidade, poros abertos e acabamentos atraentes. O mecanismo das cravelhas tem acabamento em niquelado.

Phil Pro AS - 3904

A guitarra possui um som nítido e equilibrado, leve devido ao uso de basswood em sua criação e um preço acessível. Melhor para iniciantes e amadores.

Rockdale Modern Classik 100

Parece uma guitarra normal de 6 cordas sem adições de captação. Os usuários distinguem boa resposta sônica, sobretom agradável e som harmonioso em toda a gama. O modelo pode ser encontrado em vários estilos de design, o que não pode deixar de agradar aos amantes da unidade de beleza e qualidade.

Yamaha C 40

Esta guitarra em tamanho real é construída com materiais de alta qualidade. O dispositivo se sente confortável durante a reprodução, o som não é nem muito alto nem muito baixo. O desempenho acústico é aprimorado pelo deck superior feito de uma mistura de madeira com abeto. Tem baixo custo.

Hohner HC-06

O modelo é feito com a expectativa de performers iniciantes. No entanto, o instrumento também é adequado para músicos experientes. O corpo é feito de madeira de mogno africano e é brilhante.

Peças e acessórios

Antes de começar a aprender a tocar violão, você deve entender os nomes das partes constituintes dos instrumentos e estudar suas funções. O violão clássico consiste em partes básicas como braço, corpo e cordas.

O corpo é composto por quatro partes: traseira, frontal ou superior, duas conchas. A caixa de ressonância na seção superior tem grande influência nas propriedades e na qualidade do som. Em sua parte central, um orifício é cortado em forma de círculo, denominado roseta. As conchas são peças laterais que conectam os decks para criar uma estrutura completa.

As cordas também são diferentes. Existem opções de cordas de metal, náilon e revestidas de carbono. Conforme mencionado, o braço geralmente é feito de cedro, abeto ou mogno. A sua parte superior é plana e a superior apresenta uma forma semicircular. O pescoço é preso ao corpo por uma quilha.

Dicas de Seleção

Agora, cada loja de discos oferece uma grande variedade de guitarras clássicas, de instrumentos baratos e estampados a caros instrumentos profissionais. É muito fácil para um iniciante no campo da música se confundir com uma seleção tão ampla. Para não se enganar e escolher o modelo certo, você deve inspecionar cada detalhe do aparelho. Abaixo estão algumas pequenas dicas para aspirantes a artistas.

O primeiro passo é inspecionar o violão quanto a defeitos. Não deve haver saliências, arranhões ou irregularidades. O braço deve ser absolutamente plano e o veio da madeira no corpo deve ser reto. Os trastes são paralelos entre si. As cravelhas giram suavemente, sem emperrar ou esmagar. Após um exame externo detalhado, você pode começar a testar o som.

A qualidade do som é avaliada por três parâmetros: timbre, equilíbrio de registro e clareza. O timbre é determinado verificando o som de cada corda individual. Você também deve tentar tocar uma pequena melodia.

Para iniciantes, é melhor perguntar a um amigo ou vendedor experiente. Para verificar o equilíbrio dos registros, você precisa tocar uma melodia usando todas as seis cordas no mesmo volume.

No violão clássico, a clareza do som desempenha um papel importante. Se durante o jogo forem encontrados tons e ecos de fundo, é melhor abandonar o modelo selecionado. Além disso, nos primeiros estágios, é importante escolher uma ferramenta que seja conveniente de usar. Isso significa que antes de comprar, você deve definitivamente segurar o violão em suas mãos por um tempo e se certificar de que é confortável enquanto toca.

Costumização

Depois de escolher o modelo certo, a questão de afinar a guitarra permanece inacabada. Nas lojas de música, é comum sintonizar imediatamente os clientes com seus instrumentos.No entanto, muitas vezes acontece que a guitarra fica perturbada inesperadamente. Caminhar até um site dedicado de afinação de guitarra levará muito mais tempo do que fazer um autoatendimento.

Então, Existem muitas maneiras de ajustar o som de sua guitarra. O primeiro - a opção tradicional inclui afinação de ouvido. A mão esquerda agarra a cavilha da primeira e mais fina de todas as cordas. Nesse momento, o certo começa a extrair o som da corda.

Assim, girando a cravelha em diferentes direções, a primeira corda é afinada nas notas mi da primeira oitava. Esta é a etapa mais importante, pois a organização das cordas restantes depende da afinação correta.

Em seguida, você precisa realizar um trabalho semelhante com outras cadeias de caracteres. A segunda corda na quinta casa deve soar como a primeira corda aberta. O terceiro está na quarta casa da mesma maneira que o segundo aberto. O resto é configurado exatamente da mesma maneira. O segundo método é a afinação usando um diapasão de vento. A terceira maneira é feita com um afinador de guitarra. O equipamento se torna especialmente indispensável durante uma apresentação, quando é quase impossível captar sons em uma sala barulhenta.

Técnica do jogo

Antes de começar a dominar as técnicas existentes de tocar violão, vale a pena estudar as escalas. Isso ajudará a construir uma base sólida no caminho para o desempenho profissional de melodias e composição.

Legato

A mais comum das técnicas existentes. Consiste em deslizar os dedos da mão esquerda ao longo das cordas. O som é agradável e melódico. Não há pausas no processo de execução.

Vibrato

No processo de execução dessa técnica, a nota soa por um longo tempo e como se estivesse com um leve tremor. Basicamente, a técnica é usada na primeira corda, tornando a composição mais brilhante e rica. É melhor conseguir extrair o vibrato com todos os dedos da mão, mas na maioria das vezes é tocado com o dedo médio. A velocidade pode ser ajustada.

Tremolo

A técnica consiste na repetição frequente do som. Ao mesmo tempo, quatro dedos estão envolvidos no jogo: o maior fornece o baixo e os outros três dedos que se movem alternadamente tocam o tremolo diretamente.

Facelift

Não é difícil adivinhar que a técnica envolve puxar a corda com o dedo ou vários dedos enquanto você toca. Essa técnica pode ser realizada tanto de forma ascendente, de modo que a melodia suba um tom, quanto descendente, para mover o tom para uma frequência mais baixa.

Pizzicato

Esta é uma técnica incomum que se concretiza através da extração de sons por meio de beliscar com os dedos. Isso deve produzir sons abafados, mas claramente distinguíveis. Para obter este som mono, a parte externa da palma da mão direita deve ser pressionada contra as cordas bem na frente do próprio suporte. No entanto, as cordas não podem soar com sua potência total. Todas as notas são tocadas exclusivamente com o polegar.

Se a melodia soar muito monótona e desbotada, significa que a mão se moveu para o lado e sua posição deve ser corrigida.

Campanella

Essa técnica aumenta a ressonância do instrumento. Para ser mais eficaz, você deve tocá-lo com cordas abertas. Assim, as notas terão uma duração maior. Lembre-se, entretanto, de que nem todas as sequências de notas podem ser reproduzidas neste estilo.

Dissonância

Essa técnica é realizada afinando uma ou várias cordas ao mesmo tempo em um tom atípico. O compositor britânico John Dowland era famoso pelo uso da dissonância em suas apresentações. Você pode encontrar muitas variações dessa técnica na Internet. À medida que ganham experiência, os músicos freqüentemente desenvolvem seus próprios projetos.

Tambor

Tendo em conta que a partir do século XIX, o interesse pelas cores tonais aumentou, os efeitos acima referidos generalizaram-se, senão em todos, pelo menos em muitas obras musicais. A palavra "tambor" na tradução do espanhol significa "tambor". Consequentemente, tal técnica de execução permite a obtenção de sons com o uso de batidas claras nas cordas. Golpes são realizados principalmente com a borda esquerda do polegar. Esta manipulação terá maior efeito se for tocada a cerca de 2-3 centímetros da arquibancada. Os sons com esta performance são impetuosos e medidos, semelhantes a uma batida de bateria.

Bartok

A dada técnica de execução recebeu o nome da performer húngara Béla Bartok, que viveu de 1881 a 1945. Ao ser tocada, a corda é puxada para fora do violão com os dedos, após o que é rapidamente solta e, acompanhada por um toque agudo, atinge o pescoço. A peculiaridade dessa manipulação é que a nota mantém sua própria tonalidade. Isso significa que frases musicais inteiras são tocadas usando a técnica acima. Essa técnica leva ao maior efeito na execução da corda, inclusive na melodia do violão, devido aos trastes de metal do aparelho, que adicionam cores adicionais ao seu som. Pelo fato de que notas com esta técnica adquirem um som muito característico, o uso desta técnica deve ser previamente combinado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa