Tudo sobre guitarras de oito cordas

Guitarras extravagantes de oito cordas fornecem a textura sonora mais intensa. Guitarras elétricas, acústicas e outras guitarras de 8 cordas têm tons únicos nos registros graves, elas são feitas para Heavy Metal. Este artigo mostrará como selecionar esses modelos e como reproduzi-los.


Descrição
O violão de oito cordas é um instrumento de hard rock. Cordas adicionais expandem significativamente o alcance do som para o lado inferior - exatamente o que você precisa para Jazz, Heavy Metal e outras músicas brutais.
Portanto, a afinação de tal guitarra é diferente. No clássico é assim: "mi", "si", "sol", "re", "la", "mi". E nas 8 cordas, as notas "Fá sustenido" e "B" são adicionadas no registro inferior. Normalmente, as notas são organizadas na seguinte linha: Fá #, Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Si, Mi ("Fá sustenido", "Si", "Mi", "Lá", "Ré", " G "," B "," Mi ").
Soa melhor para efeitos de guitarra elétrica e a técnica Djent (batendo nas cordas). Você pode alterar acordes e adicionar novos sons às suas músicas - tudo graças às 2 cordas adicionais.

Em comparação com guitarras convencionais de 6 cordas, essas guitarras têm vários recursos.
- Os captadores devem ser mais poderosos - o número de cordas e oitavas aumentou. Um humbucker, um captador de alta frequência, é freqüentemente usado.
- Largura do pescoço aumentada - é 54-55 mm.
- Comprimento da parte sonora das cordas - escala - tem 26-29 polegadas (660-749 mm). Isso estabiliza a afinação, que tende a ir para a zona do baixo devido à corda extra. Freqüentemente, essas guitarras têm vários gumes - é assim que as cordas graves são puxadas com mais força. Neste caso, os trastes estão localizados diagonalmente.


Guitarras com 8 cordas surgiram pela primeira vez no século 19 com os músicos Luigi Legnani e Giulio Regondi. Em XX tocaram música clássica e jazz. É verdade que eram consideradas ferramentas incomuns e raramente eram usadas.
Em 1980-1990 tais guitarras se conheceram nos grupos Meshuggah (Suécia), Emperor (Noruega), Fear Factory (EUA) e outros. Eles também foram tocados por violonistas clássicos - Alexander Vinograd (Ucrânia), Livio Gianola (Itália), Paul Galbraith (Escócia) e alguns outros.
Finalmente, em 2007, o grupo "Meshuggah" da Suécia chamou a atenção para o instrumento. Os músicos buscavam algo especial para criar riffs pesados. Encontrado - eles ainda usam ativamente este instrumento de 8 cordas. Além disso, a popularidade deste grupo levou à criação da série Ibanez RG2228 de guitarras elétricas.
Aliás, quem escuta hard rock tem uma inteligência muito alta. E aqueles que o jogam têm um QI ainda maior. Este é um bom motivo para escolher um violão de 8 cordas, e nós o ajudaremos com isso.

Visão geral do modelo
Existem muitas guitarras feitas por fabricantes que diferem tanto no som quanto no preço. Vamos falar sobre o mais atraente deles (em nossa opinião subjetiva).
- Guitarra eletroacústica Baton Rouge AR11C / ACE-8. O material do braço é mogno e a caixa acústica é feita de cedro canadense maciço. Captadores - Baton Rouge BR-2P da Shadow, 20 trastes Projetados para destros. Custa cerca de 30.000 rublos.

- Alvarez acústico ABT60CE-8BK. É feito de abeto Sitka. Sistema de pré-amplificação - L. R. Baggs, equalizador - Stage Pro, captador - LR Baggs StagePro (com sintonizador). Seu custo é de cerca de 50.000 rublos.


- Guitarra elétrica Schecter Damien Elite 8. O corpo é em mogno e o braço em bordo com escala em jacarandá. Esquema de captação - H-H de EMG, há controles de volume e tom. O número de trastes é 24 e seu tamanho é X-Jumbo. É avaliado mais alto - cerca de 55.000 rublos.

- Baixo Schecter Stiletto Studio-8 STBLS. É feito de bordo de fogo e tem um braço de nogueira multi-camadas com escala de jacarandá. Ele usa 24 trastes X-Jumbo e uma escala de 863 mm (34 polegadas). Existem controles de volume e mix, bem como um equalizador EMG de 3 bandas. Seu custo é de aproximadamente 65.000 rublos.


- Guitarra elétrica ESP HRF NT8B BK. O corpo é feito de amieiro e o braço é feito de 3 peças de bordo. Seymour Duncan AHB-1-8 Phase 2 Blackouts Pickup Kit instalado. Existem controles de volume e tom. Seu preço é de cerca de 160.000 rublos.


Claro, existem muitas outras guitarras que não entraram em nossa lista. Mas isso não significa que eles sejam ruins.
Se você gosta de algum modelo, fique à vontade para comprar. Mas certifique-se de fazer a escolha certa.


Como escolher?
A maneira mais fácil de fazer isso é comprando em uma loja. Mas se você é um iniciante, escolher a guitarra certa será difícil. É melhor procurar ajuda de um especialista. A melhor opção é um professor de violão.

Mas se você veio sozinho - não fique chateado. A maioria dos problemas pode ser detectada examinando o produto com atenção. Especialmente o orçamento - nele a qualidade de construção e as configurações afetam o som mais do que o material do case.
- A barra deve estar reta. Para testar isso, pegue seu violão como uma arma e inspecione sua linha lateral. Se estiver certo, está tudo bem.
- Rachaduras e arranhões não são permitidos. Também não deve haver inchaço do verniz e das juntas não coladas da caixa. O produto deve ser devidamente pintado e polido.
- Torça as cravelhas - elas devem girar suave e silenciosamente.
- Certifique-se de que as cordas não se projetem além do plano do braço da guitarra. Especialmente os extremos.
- Todas as cordas devem soar aproximadamente na mesma quantidade de tempo.
- Para smartphones, existem programas especiais que verificam o som de cada corda. É aconselhável usá-los. Aqui eles podem dizer - você precisa configurar e tudo ficará bem. Talvez, mas é melhor que a guitarra tenha sido afinada inicialmente.

As compras online são um pouco mais complicadas. Aqui você tem que confiar na honestidade do vendedor. No entanto, se ele tem uma avaliação alta e muitos pedidos, não há nada com que se preocupar.
Adendo! Ninguém está seguro contra danos durante a entrega. Portanto, filme sempre em vídeo a desembalagem de sua guitarra, de preferência com uma câmera ou um bom smartphone.
Remova a guitarra de todos os lados em uma tomada. É dada especial atenção às juntas e arestas, pois são as que mais sofrem.
Tente não economizar dinheiro, especialmente se você for um músico profissional. Uma guitarra com bom som tem que ser cara.Mas se você está apenas começando sua carreira como músico, não vale a pena comprar um instrumento de status. No início você não verá a diferença, mas sentirá a diferença no preço imediatamente (50.000 ou 160.000). É uma pena usar uma ferramenta cara para aprender, mas conquistar o Everest musical é o nosso próximo objetivo.


Como você aprende a jogar?
O violão de 8 cordas é mais difícil de aprender do que o de 6 e 7 cordas. Portanto, primeiro é melhor aprender a tocar o "clássico" e, em seguida, passar para 8 cordas. Mas você terá que mudar o estilo de pensamento, já que a corda de baixo agora não é "Mi", mas "Fá sustenido".
Faça exercícios específicos.
- Aprenda a segurar sua guitarra de uma nova maneira. O polegar deve estar na parte inferior do pescoço para alcançar a corda extrema.
- Domine todas as notas com clareza. É mais fácil lembrar se você tocar "E" em trastes e cordas diferentes. Depois disso, você pode passar para outras notas.
Então você pode começar a ensaiar. O objetivo é aprender a técnica Djent (bater nas cordas). Para execução solo, master Tapping (batendo levemente as cordas no braço da guitarra entre os trastes). Depois disso, você pode passar para os acordes na escala de Fá sustenido menor.
