Características dos amplificadores de guitarra e sua escolha

Os guitarristas sabem como é importante usar amplificadores para som profissional. Hoje, esses equipamentos são oferecidos em diferentes versões, divididas em diversas categorias, cada uma com suas características. Gostaríamos de chamar sua atenção para informações úteis sobre amplificadores para guitarras.



O que é isso?
Os amplificadores de guitarra são projetados para converter sinais elétricos dos captadores de um instrumento musical em som. Os agregados são divididos em várias categorias. O equipamento é composto por um pré-amplificador, um amplificador de potência com alto-falantes e uma fonte de alimentação. Separadamente, deve-se notar esse conceito como um loop de efeitos. Este é um circuito geral entre a entrada e a saída do circuito, entre os quais é possível conectar equipamentos de efeitos adicionais. Há uma lacuna entre as seções do pré-amplificador e o amplificador final, que deve ser usado. Vários efeitos e um equalizador estão conectados lá.
Se falamos sobre os primeiros amplificadores, então deve ser dito que eles não tinham tais loops. Hoje, esse circuito é usado em quase todos os amplificadores combo. Se os guitarristas gostam de usar compressores com boosters e overdrives, os loops são ótimos para isso.
Deve-se notar que eles são de dois tipos - sequenciais e paralelos. O primeiro permite interferir no sinal que vai do pré-amplificador para o amplificador principal, para o qual existem 2 conectores.



O que eles são?
Primeiro, você precisa entender as variedades desse equipamento musical, que é muito procurado. Cada tipo de amplificador possui suas próprias características, diferenças na construção e no efeito que ele confere ao instrumento, portanto é necessário realizar uma visão geral das características dos diferentes dispositivos. Mini amplificadores são ótimos para uso doméstico ou viagens frequentes. Eles podem ser usados em pequenos concertos ou festivais de rua.
Geralmente são oferecidos a um preço acessível, sendo um assistente simples, mas bastante útil para o músico de rua. A ideia por trás disso era fornecer um dispositivo portátil de mão barato. Se um guitarrista deseja praticar e aprimorar suas habilidades, ele pode escolher com segurança esta opção de amplificador. Um mini-combo é um dispositivo portátil ao qual você pode conectar um instrumento musical elétrico, em particular uma guitarra elétrica ou sua versão semiacústica.



A principal tarefa do amplificador é amplificar o som do violão, mas o equipamento também é capaz de alterar o timbre do violão e adicionar efeitos especiais. Se falamos sobre as diferenças dos amplificadores estacionários, que requerem eletricidade da rede elétrica, os portáteis são capazes de funcionar com baterias. Eles são pequenos e leves e geralmente vêm com uma alça para facilitar o transporte. Às vezes, eles se assemelham às dimensões de um pedal grande.
O funcionamento contínuo do amplificador portátil com baterias chega a 8 horas, mas muito depende do modelo. Alguns conseguem funcionar por quase um dia. Claro, uma característica importante de um combo é seu poder.
Para modelos independentes, este valor não ultrapassa 3 W, porém, pode ser encontrado com uma potência de até 6 W, mas as dimensões estão aumentando.


Amplificadores de terminação simples projetados para guitarras elétricas existem recentemente, mas já ganharam popularidade. A potência desse dispositivo é de 5 W, mas isso é suficiente para tocar música em casa ou em shows de rua em um pequeno espaço confinado. Esses amplificadores também são encontrados entre os amplificadores valvulados.
Os amplificadores de guitarra vêm em duas formas:
- combinado (combo) equipado com circuito eletrônico e sistema reprodutor acústico em um único projeto;
- um amplificador localizado na caixa, que é conectado ao sistema de áudio por meio de um cabo de alto-falante.
O equipamento musical moderno está dividido em 4 tipos, com os quais pode se familiarizar mais.



Luminária
Esses amplificadores são atualmente os mais procurados pelos profissionais. Foi com lâmpadas que foram produzidos os primeiros amplificadores de guitarra, que mais tarde começaram a ser suplantados por análogos de transistores. A principal vantagem das lâmpadas é que elas reproduzem um som claro e de alta qualidade e distinguem melhor os efeitos sonoros (overdrive). Além disso, os amplificadores valvulados exibem uma dinâmica tremenda. O instrumento responde facilmente às cordas sendo tocadas, fornecendo o som rico de distorção não linear. É com esse dispositivo que muitos músicos sobem no palco e dão concertos.
Graças ao amplificador valvulado, o som da guitarra é tão reconhecível por músicos profissionais que não pode ser comparado com qualquer outro som reproduzido em equipamento semelhante de uma geração posterior. Um bônus adicional é o belo brilho da lâmpada no amplificador. É verdade que esse equipamento é caro em termos de preço, bastante volumoso em volume e pesado em peso. Um amplificador de 100 watts pode pesar mais de 30 kg, sem incluir outras peças do equipamento. E isso pode causar alguns inconvenientes ao se deslocar de um lugar para outro durante a turnê.


As lâmpadas costumam falhar e a substituição leva tempo. Se o amplificador for usado exclusivamente em casa, a troca das lâmpadas pode levar de 5 a 6 anos e, em caso de turnê, a qualquer momento.A unidade deve ser manuseada com cuidado, o enchimento interno é muito frágil, portanto qualquer sacudida e choque podem levar à falha do equipamento.
O amplificador precisa de overclock para obter um bom som e, para isso, você precisa de um pré-amplificador. Também é melhor tê-lo aceso em lâmpadas. Agora, os fabricantes produzem diferentes modelos de amplificadores e pré-amplificadores valvulados. Embora o equipamento da lâmpada seja caro, seria um investimento inteligente.
É importante observar que um bom guitarrista será capaz de tirar o máximo proveito de qualquer amplificador, seja ele qual for, desde que o equipamento atenda aos requisitos e padrões.


Transistor
Como o nome sugere, o amplificador usa transistores. Estas unidades são muito mais baratas que as anteriores devido à sua simplicidade de produção. Esses produtos costumam agradar a aspirantes a músicos que procuram um amplificador acessível. Se houver alguma desvantagem em um dispositivo de válvula, em um dispositivo de transistor, ela não poderá ser encontrada. Esta é uma unidade leve que terá um som bonito mesmo em volumes baixos. Além do mais, praticamente não há necessidade de substituir componentes, o que economiza custos.
E como o mais importante em um amplificador é o som que ele é capaz de transmitir, existem certas deficiências no equipamento de transistor nesse sentido. Porém, um simples ouvinte não será capaz de reconhecer a diferença, que só será aparente para um verdadeiro profissional. Tudo depende das preferências e padrões pessoais, portanto, primeiro você deve tentar várias opções para comparar a qualidade do som.


Digital
Em tais amplificadores, o som é formado por algoritmos matemáticos. Se as versões anteriores dos amplificadores funcionavam com som analógico, então eles se destinavam exclusivamente ao digital. Deve-se notar que modelar as distorções necessárias não funcionará perfeitamente, mas se você tentar e praticar a habilidade, não será tão difícil chegar mais perto da perfeição. A escolha de um dispositivo digital deve ser cuidadosa, pois não existem muitos modelos dignos de nota no mercado. O preço desse equipamento é próximo ao equipamento de tubo e, em alguns casos, até mais.
O principal fator que afeta a qualidade do som está no conversor, cujo algoritmo deve ser o mais preciso possível para obter o resultado desejado sem atrasos e distorções. As principais vantagens dos amplificadores digitais são que eles têm efeitos embutidos, de modo que as possibilidades de desempenho musical são significativamente ampliadas. Músicos novatos costumam escolher a versão digital dos amplificadores, já que não são necessários alto-falantes adicionais para seu uso. No mercado você pode encontrar um mini-amplificador modelador com um alto-falante multimídia integrado.



Híbrido
Qualquer dispositivo consiste em um pré-amplificador e um amplificador de potência, e nas unidades híbridas o papel do primeiro é realizado pelo tipo de válvula, e o tipo de transistor é usado para a fonte de alimentação. É seguro dizer que este desenvolvimento foi um compromisso que os fabricantes chegaram, já que era necessário combinar o bom som de um amplificador valvulado com a leveza e baixo custo de um amplificador transistorizado.
O som é inicialmente formado no pré-amplificador, mas o amplificador simplesmente precisa enriquecê-lo e torná-lo mais saturado na saída. Os engenheiros conseguiram combinar as melhores características dos dois tipos de amplificadores em equipamentos híbridos, por isso não há dúvidas de que esta opção de equipamento será a escolha ideal. É um dispositivo compacto e leve que pode ser adquirido por um preço atraente.



Componentes e acessórios
Cada instrumento musical e equipamento vem com uma rica seleção de acessórios, peças sobressalentes e componentes, que são difíceis de prescindir. Um deles é um atenuador de som, que serve para suavizar o volume do alto-falante da guitarra.Deve-se observar que os parâmetros não mudam neste caso, os ajustes são salvos mesmo em sobrecarga. Com o aumento do uso de equipamentos e o transporte frequente, fios e cabos podem se romper, podendo ser adquiridos adicionalmente, levando em consideração todas as características do combo.
Obviamente, você deseja que seu equipamento musical funcione o máximo possível, portanto, ele deve ser usado para o fim a que se destina, bem como protegido contra umidade e poeira, especialmente se for freqüentemente transportado de um lugar para outro. Para isso, são utilizadas várias capas e malas, que são produzidas pelos mesmos fabricantes de amplificadores.
Freqüentemente, os acessórios são feitos de materiais duráveis, à prova de umidade e intempéries.



Dicas de Seleção
Se você está ativamente envolvido com música, adora tocar violão, mas entende que é hora de reabastecer seu arsenal com um amplificador de qualidade, você precisa considerar diferentes critérios. Devido à vasta gama de produtos, não é tão fácil fazer uma escolha. Para começar, é importante definir uma meta e entender quais características o dispositivo deve ter. É importante notar que os amplificadores domésticos são um pouco diferentes daqueles usados em shows e festivais. Portanto, o primeiro passo é decidir se você vai levar equipamentos para uma sala pequena, ensaios caseiros ou shows em grande escala.
O principal indicador disso é a potência do amplificador. Por exemplo, unidades de lâmpada com a mesma potência que as de transistor soarão muito mais alto e com mais brilho. Mas se você não precisa desse efeito, um dispositivo de até 5 watts é adequado para uso doméstico. Quando se trata de apresentações em uma sala de concertos, um amplificador acima de 50W é a melhor escolha. Também é importante considerar o tipo de instrumento que você está tocando. Se estamos falando de um amplificador de baixo, ele deve ser 2 vezes mais poderoso do que um amplificador para uma guitarra elétrica de seis cordas. Para uma ferramenta clássica, uma unidade convencional com características padrão é adequada.



Diagrama de conexão e configurações
Portanto, você selecionou e comprou cuidadosamente o seu amplificador. A próxima tarefa é conectá-lo corretamente à ferramenta e começar a usá-lo. A maioria dos dispositivos possui uma entrada de guitarra, uma entrada de linha e uma saída. Em alguns modelos, você encontrará um conector XLR onde pode conectar um microfone. É importante notar que existem vários esquemas, um dos quais consiste em conectar por meio de um dispositivo correspondente - uma mesa de mixagem. Se você estiver usando uma guitarra elétrica, para obter o som processado, o amplificador deve ser conectado ao pedal do processador e a saída deve ser conectada à saída no console. Muitas pessoas estão interessadas em como conectar um dispositivo a um computador e configurá-lo corretamente.
Aqui também é usado o mesmo esquema: o cabo é conectado na placa de som pela entrada de linha, e para configurar o equipamento, use as alavancas do painel de controle. Existem circuitos elétricos, graças aos quais você pode enfatizar a profundidade do som, dar-lhe uma cor característica, por exemplo, blues. O amplificador de guitarra é um excelente sistema de alto-falantes projetado para reproduzir a música de instrumentos elétricos. Agora você sabe muito mais sobre esses equipamentos, seus tipos e características.
Considere as recomendações básicas, preste atenção aos parâmetros e potência da unidade, a fim de encontrar o que irá atender às suas necessidades e satisfazer seus desejos como artista.


