Violão

Guitar Tabs

Guitar Tabs
Contente
  1. O que é e do que é feito?
  2. História
  3. Visualizações
  4. Como ler e jogar guias?

Pessoas que não estão familiarizadas com os termos musicais não sabem o que são guias. Mas todos aqueles que dominam o violão podem tocá-lo, eles entendem perfeitamente esta terminologia. No artigo, explicaremos o conceito de "guias", sua designação e finalidade.

O que é e do que é feito?

Guitar tabs ou tablature é um tipo de gravação de todas as peças musicais. Não se destinam a todos os instrumentos: cordas - alaúde, vihuela, violão; teclados - órgão, cravo; instrumentos de vento. Com a ajuda deles, você pode gravar partes musicais (por exemplo, canções, solos de guitarra).

Para para entender tablatura, não é necessário aprender notação musical. E tudo porque para o violonista o uso da notação musical traz alguns inconvenientes. Afinal, a mesma nota pode ser tocada de maneiras diferentes. Portanto, para alguns tipos de instrumentos musicais, uma notação musical específica foi inventada.

É conveniente usar se o guitarrista estiver tocando um instrumento de seis cordas. No diagrama, você pode entender como os dedos do guitarrista estão localizados no braço da guitarra, bem como em que altura tocar as notas. Os iniciantes também dominam rapidamente as guias, porque há muito menos símbolos do que na notação musical. Todos aqueles músicos que compõem suas próprias obras também se valem da alfabetização em violão.

A propósito, tablatura é usada para todos os tipos de violão: ukulele, eletro, clássico, acústica. Hoje existe até um programa especial onde é fácil fazer discos - Guitar Pro. Por que esses símbolos e números são necessários?

Há momentos em que um músico cantarola uma melodia ou ela “gira” em sua cabeça, mas simplesmente não funciona. Além disso, se você não anotou imediatamente, depois de meio dia pode esquecer.Gravar em um gravador também não é uma opção, porque muitos têm problemas auditivos.

História

O esquema tabular pode ser atribuído aos registros mais antigos. A primeira menção a essas gravações de órgão data de 1300. E em 1470, havia registros para o alaúde entre os alemães. Os italianos usam guias desde 1517, e os espanhóis desde 1536. Portanto, as gravações foram gradualmente aprimoradas.

Visualizações

Existem três tipos principais de notação para tablaturas de violão. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Com notas

Aqui a música é gravada em dois sistemas: na parte superior há uma pauta de cinco linhas e na parte inferior uma tablatura de seis linhas. Vale ressaltar que os números na tablatura correspondem às notas.

O sistema oferece algumas vantagens: é conveniente ler e memorizar notas, o dedilhado da pauta é claramente visível, é conveniente memorizar a correspondência das notas às guias. Em outras palavras, é conveniente e fácil executar uma peça musical.

Com durações de nota

Este é um certo compromisso entre partitura e tablatura. Acima da designação digital existem calmas de duração, que correspondem às notas (décima sexta, oitava, quarto). De acordo com a equipe, existe uma união em costelas.

Essas gravações são boas para músicos familiarizados com compasso, duração, fórmula de compasso, batidas, pulsação rítmica, mas eles têm pouca vontade de usar a notação musical comum. Este esquema é bastante compacto, porque você não precisa criar notas e guias ao mesmo tempo.

Personagem

Esta é a opção mais simples sem diagramas e gráficos. A designação corresponde a um certo simbolismo, que é conveniente digitar em qualquer computador. É mais frequentemente usado em páginas da web, bem como em todos os bate-papos musicais. Também é conveniente usar o sistema simbólico ao comparar a gravação e a audição de áudio.

Mais de símbolos: notação musical e programas especiais não são necessários neste caso. Menos um - não há símbolos que indiquem a duração e o ritmo. Basicamente, tudo se encaixa no quadro de medidas.

Existem algumas dificuldades com a designação: glissando, tapping, ligas são designadas por números, letras, símbolos. Além disso, existem muitas variações da mesma designação.

Como ler e jogar guias?

Não há dificuldades na leitura da tablatura, mesmo para iniciantes. Se houver um conceito de correspondência de números e linhas, letras a cordas e trastes, resta aprender como usar certas designações.

As strings aparecem em guias como linhas horizontais. Nesse caso, a linha superior é a string inferior. As linhas verticais representam as divisões dos ticks.

As guias devem ser lidas da esquerda para a direita. Os números indicam o número do traste a ser preso. No momento de colocar dois números um acima do outro, as melodias soam simultaneamente. A distância entre os símbolos significa um certo comprimento da melodia.

Se você vir números em pequenos círculos na folha - os números dos dedos que precisam ser usados ​​na melodia. Se o sinal "o" estiver acima da string, então esta string deve soar, e a letra "x2" denota uma string sem som.

Aqui estão os trastes numerados onde os dedos são presos na corda:

  • 0 significa uma corda aberta, não presa no pescoço;

  • 1 - primeira casa;

  • 2 - segunda casa e assim por diante;

  • 24 é o valor máximo.

Se não houver dígito, a corda não soará.

As setas indicam a direção do movimento da mão ao brincar com uma luta. Se a seta subir na folha, a mão deve se mover para baixo. Se você precisa de um jogo de força bruta, há uma designação com listras curvas com números.

Certas técnicas para tocar o instrumento têm seu próprio simbolismo.

  • Por exemplo, um hummer-on tem dois dígitos em uma linha. Glissando é indicado por uma linha inclinada para baixo ou para cima.
  • Usando uma máquina de escrever com uma alavanca tremolo - linhas oblíquas e o símbolo "n", onde um número é colocado no centro - mudando a nota pelo número de semitons.
  • Vibrato tem "x, ~, W" e a letra "t" em inglês é usada para tocar. Trill é designado "tr" com vários til.
  • Para entender uma única reprise, use "|| - - || || * * || "e, para múltiplos, adicione o número necessário de linhas oblíquas. Os símbolos>,

Vamos considerar as técnicas mais comuns.

  • Glissando - a designação de uma barra entre os números, por exemplo, 6 (que significa na primeira corda de um glissando de 6 a 8 trastes).
  • Legato - letras inglesas "p" ou "h", por exemplo, 7p5 (que significa, uma nota na 7ª casa com uma pinçada da mão direita, e uma nota na 5ª casa com um dedo da mão esquerda, pressionando e segurando).
  • Vibrato - "~" acima ou após uma nota.
  • A banda é uma flecha.
  • Uma liga é uma duração que soa exatamente a mesma do começo ao fim.
  • Flaglet - losangos com números.
  • Trioli - um jogo de três notas com a mesma duração.
  • Silenciando as cordas - "RM".
  • Barré é uma linha sólida até o fim.
  • Combate - setas verticais na frente dos números.

Vamos resumir. Entre as vantagens da tablatura está uma excelente descrição de como tocar violão. Em outras palavras, vendo todo o simbolismo nas abas, pode-se entender imediatamente não só como tocar uma melodia, mas também qual mão colocar nas cordas, para agir com os dedos no momento.

E entre as deficiências, destacam-se: a incapacidade de sentir a duração da nota. Os músicos de rock costumam usar tablaturas para tocar, porque os violonistas clássicos são ensinados a ler partituras.

Especialistas dão algumas dicas para iniciantes.

  • Antes de usar, você deve compreender cuidadosamente todas as guias. Porque muitas pessoas usam símbolos especiais: para tremolo, bandas, slides. Como regra, todos os símbolos estão localizados na parte superior da folha.
  • Às vezes, desde a primeira leitura, alguns acordes são inconvenientes. Portanto, toque os acordes da maneira que mais lhe convier.
  • Você deve sempre ter cuidado com as guias na Internet. Eles nem sempre parecem certos. Além disso, alguns trabalhos são publicados sem permissão. Tome cuidado!
  • A tablatura não será capaz de aproximar você dos fundamentos da teoria musical, ela apenas indica o posicionamento correto das mãos e dos dedos durante o jogo.
  • Se você tiver dificuldade para tocar uma música, comece a aprender outra ou toque as notas. Afinal, a tablatura não diz quando você deve começar a tocar.
  • Aqui não se pode ter idéia do arranjo do acorde, do ritmo composicional, não há contorno melódico e também é impossível separar a melodia do acompanhamento.
  • Sua melhor aposta é começar a memorizar acordes para algumas músicas simples. Isso ocorre porque você já os ouviu, o que significa que sabe como soam.
  • E também existem outros métodos de designação que não podem ser desmontados ou aprendidos no âmbito de um artigo. Os músicos costumam fazer análises com base em suas preferências. Às vezes, um suplemento é usado com explicações por escrito. Em outras palavras, tudo se aprende na prática.
sem comentários

Moda

a beleza

casa