Violão

Qual é a afinação de uma guitarra?

Qual é a afinação de uma guitarra?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Designações
  3. Visão geral das visualizações de um violão de 6 cordas
  4. Afinando um violão de 7 cordas
  5. Como verificar?

As cordas de qualquer instrumento musical de cordas, incluindo diferentes tipos de violões, são afinadas de uma maneira especial. Freqüentemente, os inventores ou inovadores tomaram como base quaisquer intervalos de som entre cordas adjacentes (por exemplo, quartos, quintas, terças, sextas em formas claras, reduzidas ou ampliadas). Como resultado, o instrumento musical aceitava apenas seu conjunto de cordas inerente, que é chamado de "afinação" (violão, balalaica, violoncelo e assim por diante).

mas nas guitarras, a afinação padrão (referência) é frequentemente modificada parcialmente ou totalmente alterada para outra a fim de expandir o alcance, tocar a conveniência e por outras razões... Este artigo discute os tipos de afinação de guitarras de seis, sete cordas e outros tipos de violões.

O que é isso?

Afinação da guitarra é a altura das cordas abertas em um estado afinado.

Cordas livres são consideradas abertas quando não são pressionadas com os dedos no braço da guitarra.

Pelo fato de afinar uma guitarra, na verdade, não ser uma opção fixa para fixar as cordas em um som para sempre, o músico tem a oportunidade, se necessário, de mudar o som de qualquer corda para outra girando a cravelha.

É verdade que cada corda do instrumento tem seu próprio calibre (espessura), portanto, a faixa de variação permissível na altura de qualquer uma delas tem uma ligeira variação - tom máximo para diminuir ou aumentar.

  • Diminuir a altura degrada ainda mais a qualidade do som de uma corda padrão enfraquecida e pode causar batidas nos trastes.
  • Se o tom da corda for elevado excessivamente acima do padrão, existe o risco de não só quebrá-la, mas também desprender a sela, deformar o braço e até mesmo danificar o corpo do instrumento.

É por estes últimos motivos que é proibido o uso de cordas de metal em um violão clássico projetado apenas para cordas sintéticas, que têm uma força de tensão significativamente maior.

Deve-se observar que em alguns casos em guitarras acústicas e elétricas com cordas de metal, a afinação é feita abaixo do padrão em 2 tons ou mais.... Mas, para isso, o conjunto de cordas é alterado para mais grossas.

A gama de instrumentos musicais da guitarra é dividida principalmente em modelos típicos com base no número de cordas:

  • sete cordas;
  • seis cordas;
  • cinco cordas;
  • quatro cordas.

Cada um dos modelos de instrumentos listados tem sua própria ação padrão., mas a qualquer momento ele pode se reorganizar em outro dentro dos limites da tensão da corda possível. A maioria guitarras de seis cordas são comuns - violões clássicos, acústicos, semiacústicos e elétricos, cujas cordas são afinadas na mesma afinação - clássico (espanhol).

Designações

A designação da escala é geralmente alfabética. Por exemplo, para um violão de 6 cordas na afinação clássica, tem a seguinte aparência: EADGBE. As letras do alfabeto latino representam os sons das cordas correspondentes. Em nosso exemplo, a letra E é a sexta corda, normalmente afinada com a nota "E", A é a quinta corda ("A"), D é a quarta corda ("D"), G é a terceira corda (" G "), B é a segunda corda (" si "), E - a primeira corda (" mi ", como a sexta).

As letras não são tiradas ao acaso, mas correspondem às designações das letras das notas da escala principal na notação musical:

  • Antes - C;
  • - D;
  • Mi - E;
  • F - F;
  • Sal - G;
  • La - UMA;
  • Si - B.

Sete notas da escala são designadas por letras do alfabeto latino. Este é um padrão internacional... A designação de letras dos sons é mais frequentemente usada para registrar os tipos de acordes, indicar a tonalidade e também determinar a escala dos instrumentos musicais (e não apenas das cordas).

O uso de sintonizadores eletrônicos para afinar diferentes tipos de instrumentos às vezes requer conhecimento e outras designações. Por exemplo, para um violão de 6 cordas em alguns tipos de instrumentos, você deve adicionar números à letra do som de cada corda na seguinte ordem: E2A2D3G3B3E4. Os números aqui denotam as oitavas nas quais os sons das cordas devem soar: 2 - oitava grande, 3 - oitava pequena, 4 - primeira oitava.

Se você não definir o número desejado, o afinador eletrônico não será capaz de entender em qual nota afinar a corda.

Nos casos em que a afinação da afinação da guitarra ou das cordas individuais ocorre por um semitom, então na designação de tal alteração de afinação os sinais são possíveis - sustenido (#) ou bemol (b): EADG # BE, EADGBbE.

Existem outras designações para a afinação de instrumentos de corda, mas é improvável que sejam úteis para um guitarrista em início de carreira musical. E para um músico experiente, até o afinador não é tão importante se tudo estiver em ordem com sua audição.

Visão geral das visualizações de um violão de 6 cordas

Agora, vale a pena se familiarizar com a afinação que os músicos que tocam diferentes tipos de violão de seis cordas mais gostam de afinar seus violões e por quê.

Padrão

A afinação usual de 6 cordas, chamada "Clássica" (ou "Espanhol"), não é o único tipo de afinação padrão.

Qualquer outra afinação que siga o mesmo princípio da clássica (com a mesma proporção de intervalo entre cordas adjacentes) também é considerada padrão.

Se, por exemplo, você abaixar todas as cordas que têm afinação normal - espanhol - em 2 tons, o resultado é C padrão. Para obter Ré padrão, você precisa abaixar todas as cordas em 1 tom.

Uma nota particular é a afinação do violão barítono: BEADF # B. Também é padrão, pois na afinação clássica é 2,5 tons mais baixo em todas as cordas. Naturalmente, as cordas do conjunto diferem em sua espessura. Este instrumento é uma transição da guitarra normal para o baixo.

Ao elevar o som das cordas em um semitom, o resultado será o padrão F. Porém, neste caso, é melhor não tocar na afinação das cordas soltas, mas colocar o capo na 1ª casa do braço da guitarra.

Drop-build

Existem 3 opções de afinação de guitarra.

  1. Drop D - abaixando a 6ª corda em 1 tom, todas as outras cordas estão na afinação clássica: DADGBE;
  2. Queda dupla d - double drop D, em que não só a sexta corda é rebaixada em 1 tom, mas também a primeira: DADGBD;
  3. Drop C - abaixando a 6ª corda em 2 tons da nota padrão E, e todas as outras - em 1 tom: CGCFAD. Popular entre os músicos de hard rock.

A afinação baixa dá ao instrumento mais "peso"... O drop D também é frequentemente usado na guitarra clássica para tocar em algumas tonalidades, por exemplo, em Ré maior. Quando sintonizado em um duplo D drop, além das vantagens listadas, podemos notar o fato de que tocar o arpejo é muito mais fácil. A última opção é especialmente apreciada por músicos de metal rock.

Abrir

Afinação aberta significa afinar todas as cordas de uma guitarra em um acorde específico. Essa escala é indicada pela palavra “Open” com a adição da nota fundamental do acorde resultante.

As seguintes configurações são comuns:

  • Aberto D - opção de afinação de blues, popular também entre os intérpretes de música folk: DADF # AD;
  • Open G - a opção que os fãs de chanson gostaram: DGDGBD;
  • C aberto - quando abertas, as cordas soam como um acorde de dó maior: CGCGCE.

Afinações abertas têm vantagens ao tocar peças com muitos acordes de acordes. - neste cenário, a barra é mais fácil de pegar e outras construções de acordes também são convenientes.

Alternativa

Se a afinação espanhola é padrão, e o princípio de sua construção é a base para outros padrões, então verifica-se que as já consideradas Drop D, Double Drop D, Drop C e qualquer uma das abertas podem ser consideradas configurações alternativas. Eles foram criados de acordo com princípios diferentes dos clássicos.

A lista de afinações alternativas não termina aí, mas, na verdade, todo guitarrista pode se dar ao luxo de experimentar afinar um instrumento de seis cordas para inventar sua própria escala musical fora do padrão - confortável de tocar e com um som bonito.

Mas será melhor se a guitarra não for reconstruída com muita frequência - suas partes se desgastam com isso.

Reduzido

Em configurações mais baixas (por exemplo, queda e padrões) dentro de 1 tom, geralmente é contornado para enfraquecer as cordas padrão. Ao mudar o som para um tom ainda mais baixo, é necessário mudar a corda configurada para uma mais grossa.

Elevado

Nesse caso, também é permitido alterar a afinação em 1 tom. Se isso não for suficiente, um conjunto de cordas de calibre mais fino deve ser adquirido. Mais um - muito correto - a opção é usar um capo.

Afinando um violão de 7 cordas

Existem 2 sistemas básicos de sete cordas: Russo e Cigano.

  • 7 cordas russas ajusta-se à seguinte visualização clássica: DGBDGBD. A primeira corda é tocada com a nota "Ré" da primeira oitava. O resultado é uma afinação aberta em Sol maior.
  • Guitarra cigana tem a seguinte configuração (começando com a 7ª string): DGBbDGBbD. O resultado é um acorde de Sol menor.

A diferença nas configurações dessas guitarras está na tonalidade de sua afinação: maior para o russo, menor para o cigano.

Construir outras guitarras

Dos violões de quatro cordas, o seguinte pode ser mencionado:

  • português violão cavaquinho, afinável para os seguintes sons (começando pelo mais grosso): CGAD;
  • brasileiro uma espécie de cavakinho com uma afinação diferente: DGBD;
  • ukulele ukulele com afinação própria: GCEA (onde G é a oitava menor e todos os outros sons são a primeira oitava);
  • baixo, que normalmente é afinado com as mesmas notas das 6ª, 5ª, 4ª, 3ª cordas em um violão normal, mas apenas uma oitava abaixo: EADG.

A baiana brasileira com afinação CGDAE é o mais popular dos violões de cinco cordas.... Baixo de cinco cordas não é incomum agora: BEADG. O modelo de baixo de seis cordas tem a seguinte configuração: BEADGC. As configurações padrão são indicadas, que frequentemente são alteradas para diferentes afinações de queda.

Como verificar?

Para descobrir a afinação de qualquer instrumento de cordas, incluindo um violão, você precisa verificar o som de cada uma de suas cordas.

A maneira mais fácil de fazer isso é com um afinador de pedal cromático.

Um dispositivo cromático em modo automático pode determinar imediatamente o som musical desejado e exibir suas características no visor: o nome da nota em designação de letra e o número da oitava. Por exemplo, a primeira corda de um violão de seis cordas afinada em um padrão será mostrada como E4. Isso significa a nota "mi" da primeira oitava. A sexta corda será designada E2 - uma grande oitava nota E.

Ao afinar e tocar o violão, é importante lembrar que sua parte está escrita na clave de sol, mas soa uma oitava abaixo das notas escritas... Isso é feito para facilitar a leitura das partituras de violão. Caso contrário, o texto musical pareceria muito complicado - com muitas réguas adicionais sob a pauta.

sem comentários

Moda

a beleza

casa