Violão

As guitarras mais caras do mundo

As guitarras mais caras do mundo
Contente
  1. O que afeta o custo?
  2. Guitarra mais cara
  3. Outros modelos caros

A popularidade dos instrumentos musicais é tão grande que são comprados em leilões por quantias fabulosas. A guitarra mais cara do mundo vale mais do que um violino Stradivarius e milhões de dólares em colecionáveis ​​raros.

Tradicionalmente, o valor de uma coisa é determinado por sua qualidade e pelos materiais com os quais foi feita, mas isso não se aplica a violões. Seu preço é influenciado pela história associada a eles. Ao mesmo tempo, não é a essência de como a guitarra soa, e de quem a criou: o ponto fundamental é a quem e quando pertenceu. Para os instrumentos pessoais de músicos cultos, os fãs não hesitam em gastar uma fortuna. Quais guitarras são consideradas as mais caras do mundo, vamos considerar neste artigo.

O que afeta o custo?

Uma guitarra cara difere de uma barata pelos materiais baratos usados ​​em sua fabricação. As guitarras têm seus próprios critérios de prestígio e status. John Groen, o dono do negócio de guitarras, que ficou famoso após a venda do lendário Blackie Eric Clapton, considera os instrumentos musicais uma opção de investimento lucrativa. A paixão pela música como arte está crescendo, e os fãs ricos dos grandes músicos estão cada vez mais respondendo às ofertas de leilão.

Existem muitas guitarras no mundo que custam dezenas de milhares de dólares, mas instrumentos que custam centenas de milhares e até milhões de dólares podem ser listados em um artigo. Segundo a competente especialista Carrie Keane, funcionária da Christie's, os seguintes fatores influenciam na avaliação do lote:

  • execução do projeto;
  • a natureza do som;
  • marca do fabricante (nome do capitão);
  • lugar na história;
  • condição da ferramenta;
  • demanda de mercado;
  • a popularidade do dono do lote.

Qualquer um desses pontos pode aumentar significativamente o custo de uma guitarra. Se um instrumento for colocado em leilão, os fãs ricos estão prontos para enfrentar o último dólar na luta por ele, apenas para obter o cobiçado lote.

Guitarra mais cara

A guitarra mais cara não é considerada a mais bonita de todo. Originalmente, era uma guitarra branca normal, sem características de design e sem acabamento precioso. Nem mesmo era propriedade de músicos lendários de renome mundial. No entanto, ela ainda é a mais cara da história por causa do acaso.

Fender Stratocaster da fundação Reach out to Asia

Este é um modelo absolutamente padrão sem fundo. Guitarristas eminentes não tocaram suas cordas, mas o instrumento é bom e é vendido para sempre.

O tsunami que causou destruição massiva e perda de vidas no sudeste da Ásia em 2004 tocou a alma de Brian Adams, que fundou a fundação Reach out to Asia. Seu objetivo era uma arrecadação de fundos de caridade para apoiar as vítimas. Não havia muitas opções para coletar uma quantia decente. Foi assim que surgiu a ideia de transformar uma típica "Stratocaster" em um lote de leilão, na caixa branca que muitos astros da música se ofereceram para assinar. Foi decorado com autógrafos do próprio Adams, Mick Jagger, Sting, Eric Clapton, Paul McCartney e muitos outros.

O primeiro lote "pintado" foi comprado pelo emir do Catar por US $ 1 milhão. Vale ressaltar que optou por deixar o lote em leilão para que pudesse ser revendido. Em 2015, apareceu um novo comprador que não se arrependeu de 2,7 milhões. Desta vez, o colecionador quis esconder seu nome da publicidade.

Outros modelos caros

A lista das guitarras mais caras do mundo inclui instrumentos de fabricantes conhecidos e não só. A principal coisa que todas essas guitarras têm em comum é que pertencem às lendas do Olimpo musical.

Fender stratocaster

A lista principal é aberta por uma ferramenta que pertenceu a Jimi Hendrix. Hoje seu custo é de quase US $ 2 milhões. O grande músico escolheu uma Fender Stratocaster 1968 para sua apresentação no Festival de Woodstock, que ficou para a história como um dos eventos lendários do século XX. Desde então, o instrumento se tornou incrivelmente popular e seu preço disparou.

Esta guitarra é chamada de Voodoo-Strat e é a marca registrada não apenas do próprio Hendrix, mas também da TM Fender. O músico tornou esta Stratocaster famosa ao transformá-la em um ícone do rock and roll. Nas mãos do maior violonista de todos os tempos, o instrumento produziu coisas que pareceram fantásticas aos seus contemporâneos.

A atuação desse virtuose musical não só despertou encanto - foi idolatrada e cultuada, como a personalidade do próprio violonista.

A morte repentina do músico, falecido no auge da fama e da juventude, só tornou sua figura odiosa. A Stratocaster da Hendrix foi adquirida em 1998 por 1,3 milhão pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen. A guitarra com a qual Jimmy enlouqueceu os fãs no palco de Woodstock em agosto de 1969 está agora em sua coleção.

Lobo de Jerry Garcia

A guitarra, de propriedade do falecido líder do Grateful Dead, o músico Jerry Garcia, é uma das quatro peças que Doug Irwin fez para ele. Wolf foi vendido em 2002 em um leilão antipobreza por US $ 1,9 milhão.

Washburn 22 series Hawk

Na história de sua vida musical, o lendário Bob Marley possuía apenas sete guitarras. Ele tinha um relacionamento especial com o Washburn 22 Hawk. Mas no auge da popularidade, o cantor fez um ato inesperado, doando seu instrumento favorito para Gary Carlsen, um mestre da guitarra.

O novo dono de uma guitarra customizada, Bob Marley, a recebeu no início dos anos 70 do próprio músico. Marley acompanhou seu gesto generoso com uma frase misteriosa que dizia que o novo proprietário precisaria do violão para o negócio. A que tipo de negócio se tratava, a cantora não especificou, acrescentando que Carlsen entenderia tudo mais tarde.

É difícil dizer o que o músico quis dizer com isso, mas após a morte de Marley Carlsen se desfez do presente à sua maneira, organizando uma loteria beneficente, colocando-o como prêmio.

O evento foi patrocinado pela Different Journeys. O valor exato do lote não é conhecido ao certo, o preço varia na faixa de 1,2-2 milhões na moeda dos EUA.

Stratocaster híbrido

Eric Clapton colecionou este modelo com suas próprias mãos de vários instrumentos, gastando cerca de US $ 300 no empreendimento. O instrumento foi chamado de Blackie graças ao corpo preto brilhante que Eric pegou emprestado de uma guitarra de 1956. Durante 13 anos, Clapton não se separou de seu favorito, tendo feito 13 álbuns. No final, Clapton decidiu se desfazer de seu amado instrumento. Tudo aconteceu em nome de uma boa causa: todo o dinheiro arrecadado com a venda desta guitarra foi destinado como apoio financeiro para a construção de um centro de reabilitação. O lote custou ao comprador $ 959.500.

Os instrumentos do lendário músico sempre foram vendidos em leilões por grandes quantias, enquanto ele próprio nem sempre preferia um instrumento de alto valor. A estrela comprou seis guitarras híbridas Stratocaster por apenas US $ 100. Ele deu três deles a amigos e guardou o resto para si.

Tigre

O músico do Grateful Dead adquiriu uma guitarra especial feita com tecnologia desenvolvida por Doug Irwin. Para o braço e corpo do instrumento, não apenas o bordo tradicional foi usado, mas também madeiras exóticas. Garcia chamou o instrumento de "Tigre" e o tocou em todas as aparições públicas. 22 anos depois, Tiger se tornou um lote de leilão e foi vendido por $ 957.500.

Gibson ES 0335 TDC

E novamente o instrumento que pertenceu a Clapton. O violão foi vendido por US $ 847.500 unicamente por causa da reputação e do status de seu dono original. Claro Gibson faz instrumentos decentes, mas se não fosse pelo famoso músico que praticou solo em 1964, não teria custado tanto.

Gibson Sunburst Les Paul

O custo do instrumento foi de $ 800.000. Graças ao fato de que em 1959 foi adquirido pelo próprio Ace Frehley, o músico do Kiss. O elegante violão com corpo de bordo, uma vez nas mãos de Frehley, saltou de preço.

C. F. Martin & Co

Este violão não tem nenhum design extravagante ou precioso. No entanto, ela aparece nesta lista. O instrumento foi produzido pela lendária marca Martin em 1939 (empresa que fabrica instrumentos musicais desde 1833). Em 2004, Slowhand (apelido de Clapton) decidiu participar de um evento de caridade vendendo seu C.F. Martin & Co e doando os lucros de $ 791.500 para boas causas. Depois disso, ele mudou para outro modelo Martin.

Fender Stratocaster Stevie Rae Vaughn

Em 1980, o instrumento foi apresentado ao músico por sua amada esposa Lenny. A surpresa em homenagem ao 26º aniversário tocou Stevie profundamente. A soberba Stratocaster foi gravada pessoalmente com SRV (as iniciais do músico). Em gratidão à sua esposa, Vaughn batizou o violão em homenagem a ela.

Em todas as suas apresentações, a estrela do blues executou os melhores sucessos neste instrumento. O músico raramente era visto com outro instrumento nas mãos. Stevie Rae Vaughn morreu tragicamente em 1990. Caso contrário, ele continuaria iluminando o público com um presente valioso em suas mãos. O instrumento acabou em leilão 15 anos atrás e $ 623.500 de sua venda foram para a caridade.

Gibson SG por George Harrison

George Harrison foi classificado em 21º lugar entre os 100 melhores guitarristas de todos os tempos pela Rolling Stone. Por esse motivo, não é surpreendente que sua guitarra anterior tenha se tornado um lote de leilão muito valioso.

O guitarrista principal do lendário Liverpool Four tocou esse instrumento nos videoclipes da banda, na frente de milhares de pessoas no estádio de Wembley, em Londres, e tocou todos os riffs gravados durante o período do Revolver.

O valor da guitarra é adicionado pelo fato de que, durante a criação do The White Album, ela era propriedade de John Lennon, que recebeu uma Gibson SG de presente de Harrison.

Então ela se viu nas mãos de Peter Ham, e após a morte do músico foi para seu irmão John. Por 30 anos ele foi seu dono e, em 2004, devido a problemas financeiros, foi forçado a vender o instrumento a um colecionador desconhecido por $ 570.000.

Fender Stratocaster queimada por Jimi Hendrix

O dono original da guitarra era Jimi Hendrix, um renomado virtuoso da guitarra. A lenda do hard rock ficou famosa pelo fato de que ele costumava atear fogo a guitarras durante uma apresentação. A Fender Stratocaster (1965) enfrentou o mesmo destino. Durante um concerto de 1967 no Astoria, em Londres, Hendrix ateou fogo ao violão, mas o truque não teve sucesso. O músico sofreu várias queimaduras e foi hospitalizado, desencorajando seus fãs leais. A guitarra também foi gravemente danificada pelo fogo, mas não totalmente queimada. Os amigos do roqueiro conseguiram recuperar as partes danificadas.

O instrumento ressuscitado passou para o assistente do músico, Tony Garland, que abandonou a raridade na garagem. Lá, o violão e poeira acumulando até 2007, até ser descoberto pelo sobrinho de Garland. Portanto, o instrumento acabou por ser o lote de um leilão de Londres e tornou-se propriedade de Daniel Busher. Para um conhecedor idoso do artesanato de Hendrix, a ferramenta custou US $ 493.000.

Estas guitarras não são obras de arte, mas não têm menos valor e deixaram a sua marca na história. Vendidos em leilões por quantias exorbitantes, tornaram-se adornos em museus e coleções particulares.

sem comentários

Moda

a beleza

casa