Guitarras com dois braços

Hoje em dia, você não vai surpreender ninguém com um violão comum de seis cordas. Mas existem modelos incomuns deste instrumento musical de cordas - instrumentos de dois braços. Eles são freqüentemente chamados de duplos ou gêmeos. Hoje conheceremos a história do surgimento de tais instrumentos e também consideraremos seus tipos individuais.


Quando e por que isso surgiu?
O primeiro modelo de duas barras apareceu em 1955 e foi criado por Joe Bunker, que patenteou sua invenção. Foi durante esse período que uma nova técnica de guitarra começou a ganhar popularidade ativamente - o tapping, que se caracterizava pela produção de som batendo levemente os dedos da mão direita nas cordas entre os trastes, o que era mais conveniente de fazer em instrumentos de pescoço duplo.
Bunker criou tal instrumento para seu filho Dave, que mais tarde foi capaz de melhorar o violão que lhe foi dado. Ele conseguiu fazer uma versão melhorada, lançada em 1961. Desde então, a produção de tais instrumentos musicais se tornou um verdadeiro negócio da família dos Bunkers e foi desenvolvido.

Instrumentos musicais semelhantes são conhecidos desde o Renascimento, mas naquela época o violão tinha uma aparência completamente diferente. Ele adquiriu sua aparência moderna posteriormente.
Aubert de Troyes fez uma nova guitarra de braço duplo no final do século XVIII.... No entanto, não ganhou popularidade suficiente porque não trouxe benefícios significativos.
Nos últimos anos, guitarras de braço duplo tornaram-se populares entre muitas bandas de rock, pois tornaram possível reproduzir um som muito mais amplo, bem como criar uma variedade de efeitos de guitarra interessantes.
A posse deste tipo de guitarra elétrica é um importante indicador da habilidade de um músico-violonista: tocar tal instrumento requer um alto nível de proficiência no instrumento.


Variedades
No total, existem vários tipos principais de guitarras gêmeas:
- instrumentos com braço para violão de seis cordas e baixo;
- modelos com dois pescoços de seis cordas com afinação diferente;
- Guitarras de 6 e 12 cordas;
- contrabaixo (geralmente um braço não tem trastes).



Podemos dizer que guitarras gêmeas representam um tipo especial de híbridos que consiste em dois conjuntos diferentes de cordas... Cada variação individual dos tipos acima de guitarras duplas será adequada para a execução de certos gêneros musicais. Mas todos eles se destinam a apresentações em concerto, porque um músico pode alternar rapidamente entre as diferentes partes musicais ou simplesmente alternar facilmente de uma tonalidade para outra.
Um músico simples que domina perfeitamente este instrumento conquistará facilmente tais composições musicais que não poderiam ser tocadas em um violão padrão.


Modelos populares
Entre os modelos mais famosos de guitarras duplas, vamos nos concentrar em duas versões.
Gibson EDS-1275
Este modelo é versão eletroacústica. Foi lançado em 1963, mas ainda está em produção ativa hoje. O modelo é fornecido exclusivamente através da Gibson Custom Shop, equipado com dois controles de volume, dois botões de tom, quatro captadores (dois para cada braço), uma chave de braço.
O sistema de fixação do produto é feito em forma de tulipa. A caixa antiga é feita de mogno, o braço da guitarra é criado sobre uma base de jacarandá. Os próprios pescoços são feitos de bordo. O EDS-1275, nunca produzido em grande número, foi usado por alguns músicos notáveis. O instrumento foi tocado por celebridades como John McLaughlin, Jimmy Page. Foi essa cópia dupla que foi nomeada "a guitarra mais legal do rock".


Rickenbacker 4080
Esta guitarra foi lançada pela primeira vez em 1975 e a produção em massa terminou em 1985. O modelo está equipado com dois braços do Rickenbacker 4001 de quatro cordas e Rickenbacker 480 de seis cordas.



Guitarras duráveis e confiáveis deste tipo também são produzidas por empresas como Shergold, Ibanez, Manson.
Muitos exemplos dessas marcas foram usados por artistas renomados, incluindo Rick Emmett e Mike Rutherford.


Fatos interessantes
Falando em guitarras de braço duplo, uma série de dados interessantes podem ser observados sobre elas. O exemplo mais marcante e memorável de tocar tal instrumento musical é a performance de Jimmy Page com a popular canção "Stairway to Heaven". No processo de execução, o músico mudou de um conjunto de cordas para outro quatro vezes, e também executou seu solo lendário.
E também vale lembrar a famosa coleção de Vladimir Vysotsky, que incluía um violão tipo acústico com dois conjuntos de cordas. Vysotsky raramente usava o segundo braço, mas sempre notou que com ele o som se tornava o mais amplo e interessante possível.

Você também pode relembrar as apresentações da banda de rock Rush do Canadá, cujos shows sempre se destacaram pela originalidade e inovação especial.... Freqüentemente, durante a apresentação no palco, dois instrumentos de cordas eram tocados ao mesmo tempo, criando um som invulgarmente bonito.
Na década de 1970, Geddy Lee do Rush pediu a Rickenbacker para fazer um modelo personalizado de guitarra de dois braços para ele, que combinaria uma guitarra de 12 cordas e um baixo simples.

Performance ao vivo da famosa canção "Hotel California", que ganhou um Grammy em 1978, o guitarrista principal usou uma guitarra gêmea Gibson EDS-1275.
Hoje em dia, será bastante problemático para um comprador comum comprar uma guitarra dessas. Além disso, por essas cópias, você terá que pagar vários milhares de dólares.

