Violão

Guitarras Resonator - da criação aos tempos modernos

Guitarras Resonator - da criação aos tempos modernos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e seus sons
  3. Fabricantes
  4. Como jogar?

Aqueles músicos que não conhecem o mais profundamente possível todos os instrumentos possíveis e seu significado são ruins. Mesmo aqueles que não vão tocar diretamente em violões ressonadores devem descobrir qual é sua história, desde a criação até os dias atuais, e quais são as características do instrumento musical Dobro. Quem vai dominá-los também precisará se familiarizar com a lista de fabricantes e uma descrição da técnica do jogo.

Peculiaridades

A guitarra ressonadora apareceu em 1925. Seus criadores estavam resolvendo apenas um problema real na época - como aumentar o volume do instrumento. Foi nos "Roaring Twenties" que as grandes bandas ganharam popularidade, nas quais a guitarra era combinada com instrumentos de sopro. Claro, o latão alto e vibrante facilmente oprimiu a corda "parceiro". As guitarras elétricas ainda estavam em sua infância naquela época, eram uma raridade grande e cara, e os designers não sabiam como lidar com muitos problemas no início.

Portanto, foi necessário buscar uma solução alternativa, e ela se encontrou no uso do fenômeno da ressonância, já bem conhecido dos engenheiros da época. Ao contrário da geração de som eletrificado, não houve:

  • captadores ressonantes;

  • distorção;

  • outros ruídos parasitas que eram companheiros constantes das primeiras guitarras elétricas.

Os sistemas de ressonadores não apenas tornaram o som mais alto - eles influenciaram radicalmente seu timbre. Não é de se admirar - no início, essas ferramentas eram feitas parcialmente de metal e, em seguida, mudaram completamente para as versões totalmente de metal.

Esta decisão foi rapidamente apreciada por artistas profissionais de uma ampla variedade de gêneros. Pela primeira vez, eles receberam um instrumento tão conveniente, alto e versátil.

Mas os fabricantes não poderiam viver em paz e harmonia. Eles tentaram dividir o mercado promissor emergente, compraram e "absorveram" uns aos outros. O caso não foi isento de escandalosos processos judiciais relativos à autoria de benfeitorias individuais. E ainda, nos últimos 95 anos, a guitarra ressonadora provou seu direito à vida; servirá a mais de uma geração de músicos.

Tipos e seus sons

O primeiro instrumento musical com um componente ressonante era do tipo Tricon. Nessas guitarras, lançadas no final dos anos 1920, já era possível ajustar a ponte. Uma característica - três ressonadores em forma de cone, produzidos em liga de alumínio de alta qualidade. Tudo mudou quando em 1928 apareceu no mercado uma nova empresa, a Dobro. Seu organizador, John Dopiera, já havia trabalhado para outra empresa de guitarras e escolheu o nome de seu projeto por um motivo.

Era uma abreviatura para as palavras Irmãos Dopreya - e foi com seu irmão que o fundador preparou o produto atualizado. Além do significado compreensível para falantes de inglês, ele contém uma referência à palavra eslovaca "bom", que tem a mesma interpretação que em russo. Logo, os irmãos introduziram uma guitarra com um único ressonador curvo. Mais tarde, sua empresa e a National que acabavam de sair se fundiram em uma só e combinaram a produção. Nessa época e posteriormente, surgiram várias soluções de design originais.

Distinguir visualmente um violão ressonador de um violão simples, especialmente para não especialistas, provavelmente não terá sucesso. Ele fornece uma gama não muito ampla de tonalidades - um máximo de 3 oitavas.

Mesmo assim, as capacidades do instrumento são suficientes mesmo para apostas difíceis. O número de ressonadores varia de 1 a 5, e o circuito de ressonador único é uma versão clássica do "Dobro". Sempre há 2 orifícios localizados em cada lado do pescoço; as guitarras se distinguem pelo material do corpo, mas ainda é principalmente uma combinação de madeira e plástico, o comprimento do instrumento é em média cerca de 1 m, às vezes um pouco maior.

Fabricantes

Agora, um dos líderes neste segmento de mercado é Guitarras Nacionais, que apareceu em 1989. Esta empresa californiana usa ativamente máquinas de controle numérico. No entanto, seu processo de fabricação contém um grande número de operações manuais delicadas. O fabricante recriou com sucesso vários modelos das últimas décadas. Ao mesmo tempo, os modelos foram significativamente modernizados, seu som foi melhorado em comparação com os protótipos antigos.

A linha National Guitars agora inclui uma série de produtos Dobro licenciados. O custo começa a partir de cerca de 3.000 unidades convencionais. Aumenta dependendo de:

  • dos tipos de acabamentos;

  • materiais do corpo;

  • eletrônicos usados.

Guitarras ressonadoras de qualidade também fornecem marcas:

  • John Morton;

  • Regra;

  • Barba;

  • Trussart.

A economia é possível se você escolher os modelos:

  • a famosa empresa Dobro;

  • Rei da Gravação;

  • Washburn;

  • Reitor;

  • Régio.

Como jogar?

Uma guitarra ressonadora deve ser tocada como outras guitarras de metal - ela é segurada em seu colo. Se o braço estiver quadrado, o instrumento está ajustado para um tom alto. As versões de pescoço redondo têm uma variedade ligeiramente menor de configurações do que suas contrapartes quadradas. A questão é que eles não podem fornecer a mesma tensão forte nas cordas. Na abordagem do bluegrass, a guitarra ressonante deve ser tocada de maneira sincopada; manipular com três dedos.

Na música country, esse instrumento também tem um bom desempenho.

Guitarristas de blues usam a postura de guitarra padrão. Ao mesmo tempo, o pescoço é orientado para longe do músico. Guitarras do tipo clássico "Dobro" permitem que você toque country e bluegrass. Para isso, pretende-se o sistema aberto Open G.

Você pode afinar as cordas:

  • como um instrumento simples de seis cordas;

  • de acordo com o método E-Dur;

  • para o formato de slide clássico G-Dur.

Você terá que pressionar as cordas na superfície do pescoço usando um slide. - este é o nome do tubo de aço, que é amarrado no dedo da mão direita. Outros dedos são usados ​​para palhetas. Curiosamente, a afinação padrão combina perfeitamente com a afinação do violão de sete cordas usado na Rússia. As cordas mais grossas são geralmente afinadas nas notas G, B.

sem comentários

Moda

a beleza

casa