Reparação e restauração de guitarras

O reparo e restauração do tipo "faça você mesmo" são relevantes quando os trastes e outros elementos estruturais dos instrumentos musicais falham. A julgar pelas análises, mesmo os proprietários experientes raramente sabem sobre que composição pode ser usada para selar as rachaduras na caixa ou esconder as lascas. Uma visão geral detalhada de como solucionar várias falhas em violões e guitarras elétricas ajudará a compreender todos os pontos importantes.


O que você precisa?
Existe um conjunto específico de ferramentas e materiais que você pode precisar ao consertar suas próprias guitarras. Isso inclui acessórios - escovas ou recipientes para consumíveis. É melhor reparar danos profundos resina epóxi ou Cola com base nele. Para restauração de superfície do revestimento, transparente vernizesConcebido para trabalhos em madeira.


A lista principal de componentes necessários para consertar guitarras é assim:
- braçadeira;
- Chave de fenda;
- pinças;
- arquivos pequenos;
- lixa fina;
- sintonizadores do tipo apropriado;
- conjunto de cordas;
- cola de marceneiro;
- resina epóxi;
- Pasta GOI para polir.
Você só pode colar o corpo do violão com pequenos danos. Danos graves não podem ser reparados fora de uma oficina especializada. Além disso, ao trabalhar com tintas e vernizes, um pano de algodão pode ser útil.

Como faço para consertar violões?
Se um violão quebrar, o autorreparo, de acordo com as avaliações dos proprietários de tais instrumentos musicais, pode muito bem ser coroado de sucesso. Em casa, você pode resolver muitos problemas - substitua as cordas e as cravelhas, restaure o corpo se parte da caixa de ressonância se soltar. Antes de proceder à reparação de uma guitarra clássica, vale a pena fazer um diagnóstico minucioso, estabelecendo a localização das zonas danificadas, e lembrando também a ordem de montagem dos seus elementos, caso se pretenda desmontá-los.

Substituição de cordas, cravelhas e pads
O principal tipo de autorreparação de guitarras é a substituição de elementos externos que não estão relacionados com a estrutura do corpo. Você pode fazer o seguinte com suas próprias mãos.
- Substituindo cordas. Mesmo se apenas 1 falhar, o conjunto completo terá que ser reinstalado. Isso se deve ao fato de que os materiais para sua criação variam de fabricantes diferentes. Em caso de incompatibilidade, a perda na qualidade do som é inevitável. As cordas são retiradas de um mesmo conjunto, sujeitas às recomendações para sua localização, são ajustadas e tensionadas no nível desejado.
- Substituição de pinos e almofadas. Sempre começa com a remoção completa das cordas. Em seguida, os pinos e almofadas são soltos nos pontos de fixação - em alguns casos, você precisará de uma chave de fenda. Depois disso, você pode começar a substituir. Ao selecionar novos elementos, é importante certificar-se de que o diâmetro da haste neles será um pouco maior do que nos antigos, caso contrário, as cravelhas ficarão penduradas.


Fazer face a este trabalho está ao alcance de qualquer proprietário de uma guitarra acústica. No processo de substituição de elementos, é importante seguir a ordem das ações. Por exemplo, as strings são mais fáceis de remover e substituir 1 por vez, especialmente se esta for a primeira vez.
Vedação de peitoris de metal
Com o uso prolongado de um instrumento musical, as selas de metal podem perder seu aperto. Resina epóxi e limas de agulha ajudarão a corrigir a situação. Não é difícil colar o elemento inferior ou superior se você seguir as instruções.
- Remova cuidadosamente a porca de seu assento. É importante não aplicar muita força, caso contrário, a madeira rachada pode rachar.
- Processe o ponto de fixação da peça com arquivos triangulares. A moagem começa com uma granulação mais grossa e termina com a lima mais fina.
- Uma parte do epóxi está sendo preparada. É importante observar as proporções recomendadas de endurecedor e base para que o tempo de pega da composição corresponda ao declarado pelo fabricante.
- A sede da porca preparada é preenchida com resina epóxi. A barra de metal é instalada no lugar, firmemente fixada com uma braçadeira.
- Depois que o adesivo solidificou, o suporte é removido. Em excesso, as gotas de resina são removidas por trituração. Os defeitos grandes são removidos com uma lima, os pequenos - com uma lixa.


Quando entalhes e outros danos aparecem na superfície do peitoril de metal, eles são lixados. O trabalho pode ser feito com lixa de grão fino. Em seguida, o processamento é realizado com a pasta GOI para brilhar. O acabamento é feito com flanela macia ou tecido de lã. Se aparecerem manchas esbranquiçadas na camada de cola ao processar a superfície da madeira, podem simplesmente ser pintadas com um gradiente adequado à composição.
Você pode aplicar a mistura com um pincel ou cotonete.


Colocando as barras de madeira no interior do tambor
Uma falha comum em violões acústicos é o material secando ao longo do tempo, com as pontes internas de madeira se soltando e caindo das juntas. Neste caso, o restauro com sucesso do instrumento também é possível em casa, sem visitar uma oficina. Desde que, é claro, a mão seja estreita o suficiente para passar pelo buraco no baralho. Em outros casos, será necessária uma desmontagem complexa e demorada dos elementos do corpo, o que, se maltratado, afetará negativamente o som do violão.


O procedimento para auto-fixação dos jumpers de madeira no tambor no local será o seguinte.
- Remova as cordas da superfície do deck. Isso é necessário para o acesso livre ao orifício nele.
- Armado com uma lixa, lixe os pontos de fixação das pontes de madeira dentro do tambor.
- Trate a superfície com acetona ou outro solvente compatível.
- Prepare cola de madeira. Aplique-o no ponto de fixação. Pressione a tira com firmeza, deixe-a nesta posição até que a cola esteja completamente seca.
- Reinstale as cordas.

Vale a pena considerar que violões com alturas de cordas ajustáveis requerem uma desmontagem completa do braço antes de tais reparos. Nas ferramentas clássicas com construção colada, não existem barras.
Resolvendo outros problemas
Outras avarias que o proprietário de um violão pode encontrar incluem danos à mola ou à cabeça dos afinadores, posições inadequadas dos trastes, rachaduras e amassados na superfície do corpo. É perfeitamente possível fechar "defeitos estéticos" na construção de um deck de guitarra corretamente e com precisão sem muito esforço. Mas consertar o instrumento se o braço estiver quebrado ou substituir a escala rachada por ele será mais difícil, mas esses trabalhos também estão ao alcance de um artesão doméstico.

Os problemas mais comuns e como resolvê-los merecem maior atenção.
- Deformação do pescoço. Está diretamente relacionado à violação das condições de funcionamento do instrumento musical. O aumento da umidade faz com que a barra perca sua forma. Ajustar sua posição com uma âncora ou substituir completamente a peça ajudará a resolver o problema.
- As cordas estão muito altas ou baixas. O problema é resolvido ajustando a posição da âncora de pescoço. Se isso não ajudar, você pode substituir a porca de metal por uma inferior ou superior. Além disso, lixar as ranhuras pode ajudar. Se as cordas forem muito altas, lixar os orifícios abaixo das cordas com lixa de grão fino pode resolver o problema.
- Formação de rebarbas nos trastes. Eles criam um grande desconforto durante o jogo. Se sentir aspereza ao tocar a barra com a palma da mão, eles podem ser facilmente removidos por usinagem com uma lima de agulha ou uma lima de unha revestida de diamante regular.
- Danos, é necessário substituir os trastes. São retirados com alicate, é preciso atuar com cautela, procurando não atrapalhar o revestimento laqueado do forro. Em seguida, um novo conjunto de trastes é preparado, os locais onde são instalados são limpos. A instalação dos novos elementos é feita com auxílio de um macete. Nas laterais, a superfície é polida até o nível do pescoço.
- Rachadura na almofada. Esses danos podem ser reparados com pó fino de madeira remanescente após o lixamento do material. Antes de iniciar o trabalho, é necessário desmontar as cordas. Em seguida, a almofada é umedecida para que a rachadura abra melhor, a área danificada é preenchida cuidadosamente com componentes de madeira, coberta com uma fina camada de cola à base de cianoacrilato e, após o endurecimento da composição, é realizada a retificação.


Estas são as tarefas básicas que você pode realizar ao consertar uma guitarra em casa. Todas as etapas de solução de problemas acima se aplicam apenas a instrumentos acústicos.

A guitarra elétrica pode ser consertada?
A solução de problemas do tipo "faça você mesmo" em uma guitarra elétrica requer muito mais experiência e conhecimento do mestre. No entanto, algumas manipulações ainda podem ser realizadas de forma independente. Vale a pena preparar uma ferramenta de solda e os consumíveis necessários com antecedência, para alocar um local de trabalho. Na maioria das vezes, os reparos são necessários quando as coletas falham.

O procedimento neste caso será o seguinte.
- Encontre o compartimento fechado na parte traseira do instrumento. Remova a tampa do suporte.
- Ligue o ferro de solda. Aqueça até a temperatura definida.
- Retire a solda dos captadores nos pontos de conexão, trazendo a ponta do instrumento até eles. Pode ser necessária uma leve pressão.
- Remova todos os elementos desnecessários do deck da guitarra. Remova os captadores instalados anteriormente após dessoldar.
- Puxe firmemente os cabos restantes deles para o compartimento eletrônico. Isso tornará o processo de trabalho mais confortável.
- Instale novos captadores soldando-os aos fios.
- Verifique a exatidão do trabalho. Para fazer isso, o violão é conectado à rede, os sensores são grampeados. Nesse caso, o som deve vir dos alto-falantes.


Quando o reparo for concluído, você pode remontar a guitarra colocando os captadores no compartimento e recolocando a tampa. Todo o trabalho é realizado com o dispositivo desconectado da rede. Então você pode substituir as cordas e outros elementos previamente desmontados.

Características da restauração
Ao contrário dos reparos locais, a restauração envolve uma renovação mais global da aparência ou dos elementos estruturais de um instrumento musical. É perfeitamente possível restaurar uma guitarra velha, mesmo com danos significativos. Por exemplo, se ele rachou, as soleiras começaram a recuar. Uma restauração mais séria será necessária ao separar a casca da frente ou de trás da caixa.
Você não conseguirá realizar a tarefa sozinho se a madeira estiver delaminada, rachada na área da palheta ou se o calcanhar do pescoço estiver quebrado.


Lascas na superfície lacada, formação de pequenas teias de fissuras na laca - são os principais problemas que um mestre pode enfrentar ao restaurar uma guitarra em casa. Neste caso, o revestimento antigo deve ser removido cuidadosamente com um solvente adequado. Só é necessário trabalhar com compostos químicos em áreas bem ventiladas.

Novos revestimentos podem ser aplicados ao corpo de madeira preparado de diferentes maneiras. Por exemplo, rajadas opacas (gradientes) neste aspecto diferem pouco dos esmaltes comuns. Basta cobrir a madeira com um primer, deixar secar, depois aplicar o esmalte decorativo da cor desejada em 1 ou 2 camadas. O acabamento em laca será transparente.
Trabalhar com gradientes mais complexos é bem diferente. Eles têm uma estrutura translúcida com vários graus de densidade e são aplicados em uma camada mais fina. Os acabamentos variam do escuro ao claro, com acabamento fosco ou brilhante após o acabamento. As formulações especiais garantem não só a manutenção do nível de umidade necessário no convés, mas também uma acústica de alta qualidade, espalhando o som, ao invés de absorvê-lo.


A restauração de média complexidade, disponível para uso doméstico, inclui os seguintes tipos de trabalho:
- pintura de corpo inteiro;
- eliminação de pequenos chips;
- reparar pequenas fissuras.

Mesmo pequenos danos ao corpo de um instrumento musical requerem muitas horas de restauração. Nem todo mestre pode lidar com este trabalho. Em caso de danos mais graves - empenamento, separação do convés - deverá contactar um especialista.

O vídeo a seguir contará mais sobre o processo de restauração e reparo de um violão.