Guitarras de 3/4 de tamanho

Escolher um instrumento é a etapa mais importante no caminho de um músico. Quando os recém-chegados à loja, muitas vezes se perdem não apenas em empresas e preços, mas também em tamanho. Não está muito claro o que é esse tamanho 3/4 e quem ele vai caber.


O que é isso?
Além de cordas, corpos e materiais, as guitarras variam em tamanho. É comum medir o comprimento da ferramenta em polegadas, mas por conveniência, os dados serão fornecidos em centímetros. O comprimento total do violão (do início do corpo ao final do braço) é considerado apenas para o tradicional 4/4. O comprimento de outros instrumentos inclui uma escala - o comprimento desde o início da tensão das cordas até as cravelhas.
A guitarra 3/4 é uma cópia reduzida de uma guitarra normal de 900 cm. Esta ferramenta destina-se principalmente a crianças de 8 a 10 anos.
Isso não significa que ele não seja mais adequado para adultos, apenas que pessoas com uma altura de 140–150 cm o acharão muito mais conveniente do que qualquer outra pessoa.


Fabricantes populares
Além do tamanho da ferramenta, a escolha é difícil para muitas marcas. Todo mundo sabe que todo fabricante tem pontos fortes e fracos.
Fabricantes populares incluem Valencia. É uma marca de Melbourne especializada na produção de violões clássicos e eletroacústicos. A maior vantagem desta empresa é a preservação da qualidade a um preço relativamente baixo. O preço baixo é obtido com a montagem de ferramentas na China e na Indonésia. As guitarras 3/4 mais conhecidas são a Valencia-104 e a Valencia-204.


Uma marca igualmente conhecida no mercado é Barcelona. As guitarras clássicas desta empresa pertencem à categoria de orçamento.
Os instrumentos deste fabricante são perfeitos para iniciantes, pois possuem um braço largo e cordas de náilon. Isso torna muito mais fácil prender os trastes. O mais comum nas lojas é a série Barcelona-CG11.

A Stagg é especializada na produção de guitarras elétricas 3/4. As guitarras desta marca são fáceis de afinar, as cordas estão localizadas na parte baixa do braço, o que não requer grande esforço ao tocar. Eles também são fáceis de personalizar e o design adiciona conforto de uso. Mais popular entre as outras é a guitarra Stagg S300.


As ferramentas de três quartos são geralmente orçamentárias, uma vez que são projetadas principalmente para crianças e adolescentes que estão apenas aprendendo, e não para profissionais - elas não precisam tanto de opções adicionais.
Dicas de Seleção
Vamos descrever o que você deve prestar atenção ao escolher uma guitarra 3/4.
Era
As ferramentas deste tamanho são perfeitas para crianças com menos de 10 anos. No entanto, isso deve levar em consideração o rápido crescimento das crianças. Talvez seja melhor levar uma guitarra "para o crescimento", por assim dizer. Por exemplo, o padrão 7/8 fica entre tradicional e 3/4.
A ferramenta menor é perfeita para adolescentes em miniatura de até 16 anos.


Altura
Além da idade, vale a pena considerar o crescimento de um músico novato. A ferramenta 3/4 é conveniente para pessoas pequenas.


Comprimento do dedo
Outro critério importante que pode influenciar na escolha de uma ferramenta é o comprimento dos dedos. Pessoas com dedos longos provavelmente não acharão confortável prender os trastes em uma guitarra 3/4.
Essa ferramenta é mais adequada para quem tem dedos curtos e uma palma pequena.

Conveniência
A escolha de uma ferramenta não vale a pena apenas por medidas. Chegando à loja, é melhor não ter pressa, mas sim ter nas mãos guitarras de diversos tamanhos. Existe uma certa "mágica" na música, quando uma conexão especial é estabelecida entre o instrumento e o músico, por assim dizer. Portanto, vale a pena confiar não só nos parâmetros, mas também nas sensações ao tocar o violão.


Preço
3/4 guitarras são guitarras de orçamento. Esta é uma ótima opção para iniciantes. Porém, posteriormente pode ser necessário trocar o instrumento por um melhor, pois são utilizados materiais mais simples para a produção de guitarras de baixo custo.
Eles têm um efeito negativo no som - não tanto para um iniciante perceber, mas para músicos profissionais a diferença é perceptível.

Mobilidade
Uma ferramenta menor é sempre mais conveniente para transportar com você. O tamanho 3/4 é uma ótima solução para quem gosta de brincar ao redor de uma fogueira, bem como para quem não quer desfazer-se do violão em viagens longas. É importante transportar o violão em uma caixa, caso contrário o instrumento pode ser danificado - para baixar o preço do produto, eles usam tipos baratos de madeira ou plástico, que são muito fáceis de arranhar ou quebrar.

Cordas
Os fabricantes de guitarras geralmente instalam cordas abaixo do padrão. É por isso após a compra, é melhor adquirir novos e substituí-los. Primeiro, eles vão durar mais. Em segundo lugar, ajudará a melhorar a qualidade do som (escolhendo náilon ou outras cordas). Terceiro, as novas cordas macias são mais fáceis de segurar e isso ajudará a reduzir o número de bolhas que assombrarão o guitarrista iniciante.

Definindo nuances
Apesar do fato de que a guitarra 3/4 é uma versão reduzida da guitarra 4/4 padrão, os iniciantes podem ter dúvidas sobre as especificações de sua afinação. Uma guitarra menor afina da mesma forma que um instrumento normal. Vamos descrever a sequência de ações.
- Afrouxe as cordas. Isso ajudará a perceber melhor o aumento do som e também reduzir a probabilidade de corte do som durante o processo de afinação.
- Quando uma corda é puxada, as outras se afrouxam e desafinam um pouco. Depois de concluir a configuração, você precisa verificar o som novamente.
- Você pode usar uma palheta para obter um som mais nítido.

Existem várias maneiras de configurar.
Programas ou aplicativos online no telefone
Método mecânico que não requer um investimento significativo de tempo. Uma boa solução para quem tem problemas de afinação de ouvido. O músico deve apenas seguir as instruções de programação. O processo de configuração é o seguinte:
- primeiro você precisa configurá-lo no programa "Configuração padrão";
- usando um microfone, o programa capta o som e dá dicas;
- você precisa girar as cravelhas conforme o programa mostra;
- o ajuste é concluído quando as ações são executadas para todas as cordas.

Sintonizador
O princípio de funcionamento do sintonizador é semelhante ao dos programas. A diferença é que se trata de um item físico, não de um aplicativo. Os sintonizadores são vendidos em lojas de música e custam muito caro, mas você pode economizar dinheiro e comprar na loja online.
O sintonizador capta o som pelo microfone e, após analisar a frequência do som, mostra as diferenças em relação ao padrão. Afine a guitarra pelo afinador da seguinte maneira:
- depois de conectar o sintonizador, você precisa definir a "Configuração padrão";
- primeiro puxe a primeira corda;
- gire o pino na direção desejada, conforme mostrado pela escala do sintonizador;
- se a afinação estiver correta, a luz verde do afinador acenderá ou o aparelho emitirá um som;
- essas ações devem ser executadas para todas as strings.

Auditivamente
Você pode afinar sua guitarra sem acessórios adicionais. A guitarra é afinada de ouvido na 5ª casa. A afinação das cordas é baseada no seguinte princípio: uma corda é afinada em relação à outra. Isso requer uma boa audição.
- A segunda corda é presa na 5ª casa.
- Você deve primeiro puxar a segunda corda, depois a primeira corda aberta e comparar o som.
- O pino gira até que as cordas soem iguais.
- Cada corda subsequente, exceto a terceira, é afinada da mesma maneira: a quarta abertura é comparada com a segunda presa na quinta casa, a quinta com a quarta e a sexta com a quinta. O terceiro é preso na 4ª casa e esticado até soar como o segundo.
Afinar uma guitarra é um assunto delicado. Muitas vezes, cada músico ajusta o instrumento exclusivamente para ele. Portanto, duas guitarras afinadas da mesma maneira podem soar completamente diferentes.
Ao escolher uma guitarra, é importante entender que não se trata de óculos e não existem regras rígidas aqui. Existem apenas recomendações que podem facilitar este processo.

Ótimo artigo.