Processadores de guitarra zoom

O melhor assistente para iniciantes e guitarristas experientes é o processador de guitarra - um dispositivo que consiste em vários pedais e muitos botões nos quais dezenas de efeitos sonoros são programados. Um dos mais populares entre a enorme seleção é o processador de guitarra Zoom.


Peculiaridades
A marca representa produtos para músicos amadores e profissionais. Apesar dos diferentes níveis de jogo, qualquer um deles poderá escolher um dispositivo de qualidade e aprender a trabalhar com ele. Todos os processadores de guitarra Zoom são construídos com base nos próprios microchips da empresa. Eles não divulgam o segredo, mas, segundo avaliações de clientes, é claro que ninguém conheceu tais tecnologias por um custo tão baixo.
Os efeitos de guitarra são convencionalmente divididos em 4 categorias:
-
efeitos de amplificação de sinal;
-
efeitos de retardo;
-
processamento espacial;
-
outros efeitos especiais.


Pode haver dezenas de efeitos individuais em qualquer uma dessas categorias. Cada modelo tem suas próprias instruções para usar e definir esses efeitos DSP.
O alinhamento
Zoom apresenta uma ampla gama de processadores de guitarra, entre os quais qualquer pessoa pode escolher um dispositivo para finalidades e habilidades específicas. Os mais populares são descritos a seguir.
G1
Este dispositivo está equipado com um chip DSP de 32 bits ZFX-3, que possui uma ampla gama de emuladores de som de amplificadores comuns e pedais de efeitos.
O G1 apresenta duas sequências de modelagem de som diferentes, tempo mínimo de atraso de comutação (5 milissegundos), 8 módulos de efeito e uma bateria eletrônica embutida.
Seu preço está na faixa de 6-7 mil rublos.

G5n
Dezenas de tonalidades podem ser encontradas dentro deste processador.Ele apresenta não apenas uma grande quantidade de efeitos DSP, mas também 100 novos patches que foram totalmente feitos à mão. Configurar o processador não exige muito tempo e esforço, porque todas as manipulações necessárias são tão simples e compreensíveis quanto possível - até um iniciante pode lidar com isso. Graças ao grande display, você pode remover, adicionar e alterar instantaneamente a ordem dos efeitos. O armazenamento do dispositivo permite que você coloque até 200 de suas próprias cadeias de efeitos ao mesmo tempo. Um pedal de expressão o ajudará a controlar a tecla, o volume e outros parâmetros selecionados. O custo de tal modelo é bastante grande - de 23.000 rublos.


G3X
Embora este modelo tenha sido descontinuado recentemente, ele ainda pode ser encontrado em algumas lojas de música. O dispositivo é a combinação perfeita de versatilidade e fácil controle de um processador de múltiplos efeitos.
Inclui 13 modulações de amplificador realistas, 94 configurações de pedal diferentes e uma seleção de 100 efeitos DSP integrados.
Um novo dispositivo pode ser comprado por 18 mil rublos.

G1X QUATRO
O mecanismo contém 70 multi efeitos e multiplicadores de amplificadores de som. O G1X FOUR possui uma função de looper e uma bateria eletrônica. 60 efeitos tradicionais e boutique são costurados no dispositivo. É possível conectar e carregar efeitos e patches adicionais na biblioteca ZOOM GUITAR Lab, que é regularmente atualizada com os desenvolvimentos mais recentes. Além disso, o modelo é complementado com um pedal de expressão, com o qual você pode controlar o volume de playback, wah-wah, delay e patch. O custo deste modelo começa em 8.000 rublos.


Além desses dispositivos, os guitarristas profissionais recomendam a compra de modelos como G1J, G1N, G1U e G2.1NU.
Como escolher?
Deve-se notar que os processadores de guitarra são categorizados por tipo de instalação, o que definitivamente vale a pena considerar antes de comprar. Eles podem ser de vários tipos.
-
Tabletop. O corpo do mecanismo é instalado sobre uma mesa ou outra superfície plana. Um pedal está incluído para melhor controle.
-
Exterior. O pedal e o afinador estão localizados em um único corpo, que é colocado no chão.
-
Prateleira. Os designs desses modelos lembram processadores de mesa e são montados em um rack especial.
Por exemplo, um dispositivo de mesa é mais adequado para trabalho em estúdio e um modelo de chão é preferível para apresentações frequentes.


Além disso, diferentes tipos de guitarra requerem um conjunto separado de funções do dispositivo. Portanto, para um violão com um som rico, muitos efeitos não são necessários. Por outro lado, para guitarras elétricas que precisam ser preenchidas com cores, a presença de muitos efeitos DSP desempenhará um papel importante no enriquecimento da execução. Existem processadores de baixo dedicados para guitarras baixo.
Ao escolher um processador de guitarra, você precisa considerar o estilo individual de música, o nível de desempenho (profissional ou iniciante), a conveniência de exibição e controle, bem como a durabilidade do gabinete. Além do mais, os modelos podem ser equipados com funções como afinador, metrônomo, bateria eletrônica e interface de áudio, que também é selecionada de acordo com as preferências individuais.
A melhor opção é trazer sua própria guitarra até a loja, o que certamente ajudará você a fazer a escolha em favor do aparelho mais adequado.


Como usar?
Precauções de segurança devem ser seguidas ao usar processadores de guitarra Zoom:
-
use apenas o adaptador que foi incluído;
-
não abra a caixa nem modifique o dispositivo;
-
não sujeite o dispositivo a choques e sacudidelas;
-
não permita a entrada de objetos ou líquidos;
-
evite o uso em baixas ou altas temperaturas do ar;
-
não instale perto de fontes de calor;
-
desligue a energia antes de desconectar os fios;
-
antes de ligar o dispositivo, você deve definir o volume mínimo.


À medida que o dispositivo é utilizado, o músico deve aprender os conceitos básicos e considerar o diagrama do dispositivo do modelo. Os iniciantes devem ler atentamente as instruções e aprender como salvar e substituir patches, ser capazes de ajustar efeitos e entender como usar o afinador, os padrões de ritmo e o amostrador de frases.
Uma visão geral do modelo G1X FOUR no vídeo abaixo.