O que são processadores de guitarra e como escolhê-los?

Para a execução de obras musicais, a riqueza e diversidade da sonoridade do instrumento é muito importante. Equipamentos especiais vêm em auxílio do intérprete, por exemplo, processadores de guitarra.

O que é e por que eles são necessários?
Um guitarrista normalmente usa vários pedais para criar efeitos diferentes. Seu número aumenta junto com o crescimento da habilidade do guitarrista. Chega um momento em que eles não cabem mais no pedalboard e, em seguida, um processador de guitarra é necessário.


Este é um dispositivo especial que processa o som da guitarra de entrada e o transforma. O resultado é um novo som. A caixa do processador contém amplificadores com emulações, ações de pedal e gabinetes.
Em termos de qualidade de modificação de som, os processadores de guitarra não são inferiores aos pedais. Pelo contrário, têm grandes possibilidades de execução de composições originais, incluindo efeitos que dão força e cor às melodias. Os músicos preferem os processadores porque são compactos, permitem controlar os efeitos de forma rápida e conveniente, possuem uma interface gráfica que permite criar combinações para o jogo.

Além disso, esses dispositivos têm sintonizadores ou metrônomos. Além disso, a compra de um processador pode economizar dinheiro quando comparada ao custo de um conjunto de pedais.
Descrição das espécies
Existem dois tipos de processadores de guitarra - valvulado e digital. Seu funcionamento é baseado em princípios diferentes.


Luminária
Este tipo de amplificador surgiu em meados do século XX. Os processadores de tubo têm um som quente e suave que é fácil de obter. Eles são altamente personalizáveis e, portanto, fornecem o resultado esperado.


As desvantagens desse tipo são que, ao tocar em alta potência, o guitarrista pode obter um som distorcido. A razão é que esse processador nem sempre resiste bem a sobrecargas. Ao mesmo tempo, existem amplificadores que possuem canais para som puro e para overdrive. Isso possibilita o uso de som overdrive mesmo em baixa potência.
Além disso, esse tipo de processador fornece uma alta porcentagem de ruído intrínseco, tem dimensões e peso significativos e consome muita energia. O equipamento de válvulas de guitarra requer a substituição regular das válvulas.

Músicos da velha escola e muitos guitarristas profissionais escolhem este tipo de processador por sua confiabilidade e qualidade de som.


Digital
O equipamento de guitarra digital apareceu há relativamente pouco tempo e imediatamente se espalhou. É fácil de instalar e tem menos peso e dimensões. Tecnologicamente, os processadores digitais têm grandes possibilidades de criar vários efeitos e modulações. Além disso, sua vantagem é a falta de fonte de alimentação.

O som que sai desse tipo de dispositivo não é tão suave quanto o de uma válvula, mas não se distorce quando está sobrecarregado. Portanto, você pode tocar partes acústicas em qualquer volume e até simular o som de overdrive usando efeitos. A manutenção do equipamento de guitarra digital é mínima.


Os processadores digitais são projetados para todos os tipos de guitarras e muito mais. Um tipo interessante são os amplificadores de guitarra vocais. Eles são destinados a músicos que executam canções com seu próprio acompanhamento de violão. Com a ajuda deles, é realizado o processamento e a criação de efeitos tanto para a voz quanto para o instrumento.
O Voice Harmonizer combina com sucesso a qualidade dos vocais e do acompanhamento instrumental.

Os processadores de rack são montados em um rack especial. Graças a este design, vários tipos de equipamentos podem ser combinados para criar efeitos. Eles são controlados por meio dos pedais conectados. Sua vantagem é sua compactação. Há apenas um pequeno dispositivo no palco, e todos os componentes eletrônicos são retirados do palco ou até mesmo do hall. Este tipo aumenta significativamente as possibilidades de uma qualidade de som superior. Os produtos são destinados principalmente a engenheiros de som e são usados em trabalhos de estúdio.
Uma das opções de processador mais recentes é o processador de bolso. Pode ser fixado no cinto ou na cintura. Apesar de seu pequeno tamanho, este amplificador possui todos os recursos de um dispositivo de tamanho padrão. As desvantagens incluem um arsenal de efeitos bastante modesto. Funciona com baterias por até 10 horas, adequado para fazer música em casa.


Top models
Os processadores de guitarra atendem aos mais variados requisitos dos músicos, tanto em termos de qualidade sonora e riqueza de efeitos, quanto em termos de preço. Numerosas classificações desses dispositivos ajudam a escolher os desejos mais adequados de um determinado artista.

Para guitarristas iniciantes, os seguintes modelos de orçamento podem ser recomendados.
- DigiTech Element XP - processador compacto e poderoso com 100 predefinições e 100 predefinições do usuário. Nele você pode criar uma cadeia de 9 efeitos (37 no total). Existem combinações predefinidas de efeitos. Existem também configurações adicionais.
- Zoom G3X - um processador com controles simples e uma das mais altas velocidades de operação. Possui 90 efeitos integrados, uma bateria eletrônica e um pedal de efeitos. Podem ser combinados até 12 efeitos. O bloco emula com sucesso os amplificadores Fender e Marshall.
- Korg AX-5 B tem 58 efeitos, 80 programas. Fácil de personalizar. Projetado para baixo. Equipado com pedais de volume de qualidade e cancelamento de ruído. Ele usa tecnologia patenteada REMS para obter uma modulação de nota mais detalhada.


Os modelos a seguir estão liderando no topo dos caros processadores de guitarra.
- Joyo Gem Box III projetado para músicos profissionais. Adequado para guitarras elétricas.O processador usa modelagem reversa inteligente. Inclui 157 efeitos, mais de 300 tons predefinidos. Possui 12 botões de controle do dispositivo. Existem 12 conectores de E / S no painel traseiro.
- Boss GT-100 suporta 400 predefinições - 200 delas são predefinições de fábrica. Possui uma gama de tons muito ampla. Possui 4 blocos que oferecem overdrive, reverb, distorção e delay. A vantagem é o controle conveniente com acesso instantâneo a todas as funções.
- VOX ToneLab SE. Este é um processador valvulado, um dos melhores em sua classe. O circuito de amplificação cria um som clássico quente e animado. Possui 96 programas, 32 predefinições, 50 efeitos, 11 gabinetes.


Componentes
Os processadores de guitarra, como qualquer equipamento elétrico, requerem certos elementos adicionais para funcionar corretamente.


Os dispositivos de lâmpadas estão necessariamente equipados com uma fonte de alimentação, sem a qual o seu funcionamento é impossível. Uma vez que este tipo de amplificador envolve a substituição regular de tubos, eles também podem ser atribuídos a acessórios.
Os processadores de guitarra digital não precisam de fonte de alimentação. Eles funcionam tanto da rede elétrica quanto com baterias. Qualquer processador requer um adaptador AC, um loop para conectar efeitos externos, um pedal de expressão. Pode ser necessário usar fones de ouvido.


Qual processador você deve escolher?
A escolha do processador é tão importante quanto o próprio instrumento. O grau de pureza do som depende disso, bem como o quanto ele irá satisfazer as necessidades do intérprete. Os critérios para cada músico são determinados por suas necessidades no jogo.


Alguns sobrevivem com um mínimo de efeitos e um afinador. Guitarristas de concerto preferem dispositivos compactos. Para iniciantes, é preferível dominar o instrumento sem usar um grande número de efeitos para ouvir um som mais claro.
É aconselhável escolher um amplificador do mesmo nível de uma guitarra elétrica. Se a guitarra não for de alta qualidade, o amplificador não será capaz de melhorar significativamente o som.

Hoje, os processadores valvulado e digital têm preços comparáveis. A maioria deles é adequada para guitarras elétricas e instrumentos eletroacústicos.
Ao escolher um amplificador, você deve confiar na preferência pessoal pela qualidade do som, pois este é o principal critério. O amplificador não deve zumbir muito e, mesmo em alta potência, você precisa ouvir bem as frequências altas e baixas.

O número de botões e interruptores em um amplificador é importante, pois eles determinam o número de configurações e as possibilidades de combinação de efeitos. Entre eles preste atenção aos EQs e ao botão Presense, que controla a fidelidade do som ao tocar solo ou acompanhamento. Também é importante quantos efeitos podem ser incluídos em uma cadeia. A quantidade de sons interessantes e incomuns que você pode criar depende de quantos tipos de amplificadores e gabinetes integrados estão no processador.


É necessário atentar para a possibilidade de conectar um segundo violão ou gravador, além de fones de ouvido. Esta entrada pode ser usada para conectar a um gravador ou console de mixagem.
Uma interface de áudio será útil quando você tiver um home studio. Então você pode usar o processador como uma placa de som externa.
De acordo com o método de colocação, os processadores são divididos em vários tipos: chão, rack, bolso. Sua escolha também depende das necessidades do guitarrista.
Os modelos de chão são adequados para músicos de concerto. Eles são adequados para apresentações ao vivo. Eles têm várias almofadas que devem ser confiáveis, por isso é melhor escolher as de aço. A quantidade e a qualidade das almofadas são importantes. O número deve corresponder a quantas predefinições o guitarrista usa em média por música. Deve haver o mesmo número de blocos programáveis.

Os músicos de estúdio podem escolher modelos de mesa ou de montagem em rack. Eles são menores e cabem facilmente em uma mesa. A potência de tais amplificadores é muito maior do que amplificadores de chão.Eles têm a capacidade de conectar um controlador de piso ativo a eles.
Existem processadores de guitarra feitos especificamente para baixos. Eles têm funções e efeitos que são feitos sob medida para o som específico desse tipo de guitarra. Entre os amplificadores mais comprovados estão o Digitex BP 200, Lint 6 BASS Floor POD, Korg AX3000B.
Também existem amplificadores para violão. Eles são criados levando em consideração as peculiaridades da sonoridade acústica e não devem gerar som, mas apenas colorir cuidadosamente e realçar o som natural de um instrumento clássico.


Esses processadores tornam o som mais denso, ajudam a melhorar o som com o mínimo de esforço por parte do músico. Dispositivos populares incluem o Fishman Tone DEQ ou o Boss AD-10.
Eles foram muito apreciados pelos guitarristas profissionais e mostraram-se bem tanto em estúdio quanto em shows.
Como conectar?
Você pode conectar um amplificador de guitarra de diferentes maneiras. É melhor usar um combo. Este é um dispositivo que inclui amplificadores e várias unidades, um sistema de alto-falantes e um painel de controle em uma caixa. A vantagem deste dispositivo é que ele permite que você chegue o mais próximo possível do som natural da guitarra.

Para conectar o processador ao combo, você precisa escolher um adaptador de acordo com as instruções fornecidas com o processador. Normalmente existem dois slots no painel de conectores. O conector de um fio deve ser inserido naquele com a entrada de inscrição. Seu segundo plugue é inserido no corpo da guitarra. Em seguida, o plugue do outro fio é conectado ao conector de saída do amplificador. O segundo lado deve ser conectado ao conector de entrada no mesmo lugar e, em seguida, o adaptador deve ser conectado ao decodificador de sinais. Só então ele deve ser conectado à rede, caso contrário, o adaptador pode não suportar a tensão.
Se o seu amplificador tiver um loop de efeitos, você precisará de três fios. A presença de um loop é indicada pelas entradas Send e Return. Em seguida, a guitarra é conectada ao conector de entrada do amplificador. A entrada de envio se conecta ao conector de entrada do amplificador. Entrada de retorno - com um conector de saída. Este método de conexão fornecerá o melhor som para o seu instrumento.


Se o processador tiver alimentação por bateria, é necessária uma conexão de aterramento. Normalmente, o combo é aterrado.
Você também pode conectar o processador ao computador. O computador deve ter uma placa de som de alta qualidade que suporte o protocolo ASIO ou um dispositivo USB externo pode ser usado. Para conectar, você precisará de um cabo especial, que geralmente acompanha o aparelho, um conector de 6,5 mm. Ele se conecta a um adaptador de jack de 6,3 mm para jack de 3,5 mm. Então, na parede posterior da unidade do sistema, você deve encontrar três entradas redondas: azul, verde e rosa. Conecte o cabo à entrada azul, Line-In. Todos os fios, exceto os cabos de alimentação, devem ser blindados.


Um processador de guitarra é um dispositivo útil e necessário para um guitarrista. Ele permite que você resolva uma variedade de tarefas de execução devido a uma ampla variedade de tipos e funções.
