Violões semi-acústicos

Os violões semiacústicos são populares entre violonistas profissionais e amadores, o que, obviamente, não é coincidência. A versatilidade e a aparelhagem destes instrumentos musicais com diversos dispositivos técnicos para dar um som rico e profundo fizeram deles o tema da preferência de milhões de fãs de guitarra.
O único ramo da atividade musical onde eles não são procurados são os concertos para uma grande multidão de pessoas. Lá, a potência do instrumento pode não ser suficiente mesmo com o mesmo equipamento acústico como, por exemplo, uma guitarra totalmente elétrica.


O que é isso?
Na literatura especializada, o termo violão semi-acústico não está claramente definido. Alguns especialistas chamam de o meio-termo entre a acústica simples e uma guitarra elétrica. Outros argumentam que esses são os primogênitos da indústria instrumental, os primeiros samples das guitarras elétricas atuais, por isso deveriam ser classificados como elétricos, independente do corpo acústico. Outros ainda chamam o violão semi-acústico de um violão melhorado. Os músicos que tocam tal instrumento têm absoluta certeza de que se trata de um tipo distinto de guitarra que surgiu em uma das fases de constante aperfeiçoamento do instrumento, que absorveu as qualidades fortes das fases anteriores e as forças de todas as subsequentes que já surgiram.
A história da sua origem começou na década de 30 do século passado, por isso este tipo de guitarra é por vezes denominado jazz. O aprimoramento e adição de novos dispositivos visaram dar o som exigido no jazz cada vez mais popular. Oficialmente, o primeiro representante da série é o modelo Gibson ES-150, em homenagem ao mestre.Ela se tornou uma modelo de sucesso que recebeu volume, ternura, veludo e profundidade de som. Seus predecessores, em cuja criação tentaram usar microfones e captadores banais, foram apenas tentativas de refinar e realçar o som de uma acústica familiar.
Os diversos tipos atuais estão na linha de produtos de cada fabricante conhecido, mas se distinguem por características, graças às quais se diferenciam de seus antecessores e seguidores.



Vamos listar esses recursos.
- Excelente som em uma sala pequena.
- A capacidade de usar um amplificador ou jogo completo sem ele.
- Uma rica paleta de som - suavidade e pureza das notas produzidas, profundidade e saturação, variabilidade sem e com amplificação.
- Aplicação tanto para ensino como para jogo amador, bem como em concertos profissionais.
- O corpo oco torna a ferramenta leve, mas também a torna frágil.
A moderna indústria de instrumentos musicais produz muitas variedades de violões semiacústicos com características comuns - forma, peso, número de cordas, adaptações especiais para tocar em um gênero musical específico, variações na faixa sonora e qualidade dos sons emitidos. A variedade de ofertas não se explica apenas pela demanda do consumidor.
O objetivo principal é criar instrumentos musicais que se diferenciem entre si, criar alternativas, tipos para uso em diferentes áreas - desde o ensino e a atuação amadora até atividades profissionais em um determinado estilo musical.


Visualizações
É injusto dizer que os irmãos semi-acústicos diferem das guitarras elétricas modernas apenas em um corpo oco, e o "enchimento" nelas é instalado da mesma forma. Mesmo dentro da linha principal, diferentes categorias são distinguidas.
O critério de diferenciação pode ser - captadores, controles de tom, formato do corpo, seu vazio ou preenchimento parcial. A última característica é inerente a instrumentos com pescoço e corpo estreitos. Os criadores introduziram essa característica para produzir mono com um som intenso e sustentado (sustain).



Na literatura especializada, existem 5 tipos principais de instrumentos semiacústicos.
- Semi-acústica, obtido pela transformação da aparência usual. Várias variações com cavidades são feitas a partir do corpo de uma peça só. Mas nem sempre essas tentativas são bem-sucedidas.
- Corpo oco (criações de Gibson e maio). Isso também inclui outras variedades, onde as placas de madeira são colocadas em torno de um núcleo sólido do mesmo material.
- Com cordas fixadas em madeira maciça, com orifícios acústicos de forma variável e vibração mínima da linha de som. Esta guitarra meio vazia soa quase igual a um corpo sólido.
- Deck e caixa ressonadora - uma característica distintiva de alguns instrumentos, que alguns especialistas tendem a considerar como um tipo tipicamente elétrico, enquanto outros têm certeza de que se trata de uma espécie de semi-acústica.
- Normalmente jazz. Eles têm um ressonador de peso total, corpo oco ou meio oco. No entanto, eles requerem conexão a um amplificador.
Você pode encontrar uma lista de mais tipos, mas há poucos motivos para diferenciação - a forma do corpo ou o orifício de som. O contrabaixo é representado por uma variedade de modelos em versões semelhantes, assim como o de 12 cordas, que não possui tantas opções de modelos dos principais fabricantes.



Como escolher?
Tendo decidido comprar um violão semi-acústico, decida seus objetivos e capacidades. Você pode precisar consultar um profissional.
Ao comprar o modelo certo, você precisa prestar atenção especial a vários pontos:
- não se limite a inspecionar e verificar apenas um instrumento - escolha pelo menos três cópias;
- primeiro, a guitarra é examinada visualmente para determinar sua integridade externa e a qualidade de montagem, acabamento;
- a altura das cordas acima do braço da guitarra não deve ser superior a 5 mm acima do 12º traste, mas não inferior a 3 mm;
- verificado: a uniformidade do pescoço e a confiabilidade da fixação das soleiras sobre ele;
- a qualidade da madeira do convés e da concha é avaliada visualmente;
- o violão é "experimentado" quanto ao peso e facilidade de uso (para uma pessoa específica);
- depois disso, você precisa afinar o instrumento e ouvir os sons que ele reproduz - primeiro sem um amplificador e depois - com uma conexão a um amplificador.



A melhor opção é convidar um professor ou pessoa que possa tocar violão semi-acústico com você e entender sua qualidade. Um especialista pode não apenas afinar as cordas na tonalidade desejada, mas também demonstrar o som do instrumento. O preço alto não é de forma alguma a principal condição que deve ser observada no momento da compra. Às vezes não há necessidade de pagar o custo da alfândega e a marca popular. Uma guitarra favorita e excelente é aquela que melhor atende às necessidades urgentes do comprador.
Em alguns casos, uma cobertura oferecida ao comprador como um bônus adicional torna-se um argumento a favor da compra. No entanto, é melhor comprar de forma independente uma caixa de proteção com rigidez e qualidade adequadas do que comprar uma ferramenta desconhecida para economizar na compra de um acessório.


Avaliação das melhores modelos
É difícil compilar uma lista TOP, pois cada pessoa se orienta por suas próprias preferências e necessidades, utilizando critérios individuais. Mas existem tantas variantes de modelos de sucesso que podem ser classificadas como clássicas, uma vez que estão presentes em qualquer lista dos melhores. Aqui, eles devem ser nomeados entre os primeiros.
- Gibson ES-335 - unanimemente reconhecido como o de maior sucesso já desenvolvido. E é a mais famosa de todas as variedades e pode ser reconhecida pelo design exclusivo do corpo e pelos orifícios acústicos na parte superior. Agora, esse princípio é usado para criar a maioria dos bons instrumentos de diferentes empresas para a fabricação de violões semiacústicos. O modelo é usado no gênero jazz, country e rock. O Epiphone ES-335 é feito como uma variante barata, mas muito boa, do Gibson ES-335.

- Fender Telecaster Thinline - uma versão leve da "Telecaster". Som suave e ao mesmo tempo sonoro, leveza permite o uso do violão na música pop e rock com igual sucesso. A decoratividade desta magnífica amostra não é inferior ao som: o design continua a ser procurado e é utilizado no desenvolvimento de novos produtos por vários fabricantes conceituados.

- Ibanez Artcore Custom AS103 - uma guitarra para quem deseja obter excelente qualidade por um preço acessível. Se você não levar em conta a semelhança com o líder da lista TOP, então podemos assumir que o modelo tem suas próprias vantagens - conveniência, flexibilidade de som e melhorias. A estabilidade e versatilidade do modelo irão ajudar iniciantes e profissionais.

- Além dos líderes indiscutíveis da classificação, os seguintes também merecem atenção: PRS SE Custom Semi-Hollow Guitarra elétrica, Ibanez Artcore Custom AS73 e AS93, G&L Tribute ASAT Classic Bluesboy Semi-Hollow.
Mas essa não é toda a lista que vale a pena estudar ao escolher a ferramenta certa. O principal critério é o gênero musical no qual o violonista pretende se realizar.


