Por que a guitarra não está construindo e como resolver o problema?

A primeira coisa que um guitarrista iniciante precisa fazer é aprender sobre os problemas que surgem periodicamente durante o uso do instrumento e também como resolvê-los. Tudo acontece. Talvez você tenha comprado um bom violão de suas mãos, mas não deu ouvidos aos conselhos do vendedor, então logo no primeiro dia você teve problemas - o violão não constrói. O que fazer, como entender que ela está chateada e quais ações tomar - você pode descobrir mais sobre isso no artigo.

Motivos principais
Deve-se notar que uma surpresa desagradável associada ao fato de a guitarra ter parado de construir pode acontecer tanto com instrumentos antigos quanto novos, originalmente de má qualidade. Este é um defeito bastante comum, cujos sintomas característicos são os seguintes:
- som flutuante;
- esticar cordas;
- falta de melodia e harmonia de consonâncias;
- discórdia perceptível nas vozes.


Neste caso, são possíveis 2 estados principais da guitarra:
- ela não constrói apenas trastes, e cordas abertas soam normais ao mesmo tempo;
- o violão não mantém a afinação geral - durante a afinação da próxima corda aberta, o tom do som das cordas recém-ajustadas muda.
Vamos ver quais razões não são óbvias para um iniciante devido ao primeiro dos estados nomeados do violão tradicional.

Existem várias respostas possíveis para esta pergunta.
- A nova guitarra tem trastes muito altos. Quando pressionada contra eles, uma leve constrição de uma parte do comprimento livre (sonoro) da corda ocorre para o lado, onde é segurada por um dedo na superfície do pescoço. Como resultado, o som resultante é alterado em relação ao esperado, enquanto aumenta. Ou seja, o som desejado tem um tom mais alto do que o necessário.Para um ouvido inexperiente, é improvável que essa discrepância seja notada, mas em uma sala de concertos tal defeito é inaceitável.
- Instrumentos antigos às vezes têm selas gastas, que inicialmente têm uma superfície de trabalho semicircular (onde ocorre o contato com a corda pressionada). Uma superfície com amassados deformados pelo atrito constante leva a um deslocamento do ponto de contato em direção ao pescoço. Nesse caso, o som, ao contrário, perde o tom.
- Se a guitarra não afinar no traste XII (produz um som mais baixo), então a distância de trabalho da porca à sela não foi ajustada. Uma porca de metal do traste XII divide a corda estritamente ao meio. Caso contrário, o defeito deve ser corrigido em uma oficina mecânica.
- Quando o instrumento não está afinando nos primeiros trastes, isso pode ser causado pelas cordas estarem muito altas acima da superfície da escala (deve estar no máximo 5 mm acima do 12º traste) ou por espaçamento incorreto entre os trastes.



Agora, vamos citar vários fatores que levam ao fato de a guitarra não estar afinada (ela se perturba rapidamente).
- Um erro foi cometido ao trocar as cordas - elas não foram instaladas corretamente nas cravelhas.
- Os tuners também podem causar mau funcionamento se tiverem um pequeno número de dentes. Como resultado, mesmo com uma pequena volta, ocorre o enrolamento de uma corda muito longa. A mesma situação pode surgir se as cravelhas estiverem gastas. Essas peças precisam ser trocadas periodicamente.
- Às vezes, strings antigas ou novas também causam problemas. Cordas de baixa qualidade ou mal tensionadas impedirão uma afinação limpa. E os novos produtos de náilon demoram para entrar em condições de funcionamento (1 a 2 semanas).
- A afinação do violão foi influenciada pelas mudanças de temperatura - suas cordas são sensíveis à temperatura. Uma guitarra clássica pode reagir aos efeitos do frio e do calor também devido ao fato de seu corpo ser de madeira. Por causa disso, a posição da barra muda frequentemente - ela pode entortar.


Como verificar?
É possível determinar que o violão não constrói pelo fato de seu som ficar pouco estável, os sons são desprovidos de harmonia e não correspondem aos trastes. Mas para entender por que ele não se constrói, você só pode fazê-lo por meio de um exame completo de todos os seus elementos constituintes.
Nesse caso, você pode encontrar os seguintes problemas:
- deflexão da barra exigindo torção ou afrouxamento da barra de reforço;
- arremate enferrujado com molas soltas;
- cordas enroladas num pino em 2 carreiras, cujas voltas as fazem saltar;
- caso rachado;
- soleiras deformadas com amassados.


Acontece que os problemas com o instrumento estão principalmente relacionados a defeitos na parte mecânica do instrumento, cordas de baixa qualidade e seus próprios erros de afinação. Quando muitas partes da guitarra são suscetíveis a danos e desgaste, é melhor levar a sério o reparo do instrumento.
O que fazer?
Ao usar um violão, você precisa seguir a regra: a afinação deve ser feita antes de cada aula. Dessa forma, você pode evitar muitos dos problemas associados a ele.
Além disso, você precisa ficar de olho em sua ferramenta:
- inspecione-o diariamente quanto a falhas e rachaduras;
- limpe o corpo, pescoço e cordas com um pano macio de poeira e depósitos de gordura (das mãos);
- substitua oportunamente os pinos de afinação de baixa qualidade ou gastos;
- as partes soltas da parte mecânica devem ser fixadas com firmeza.


Confira a lista de outros pontos importantes.
- Durante a instalação, os fios ainda não utilizados devem ser esticados ao longo do comprimento, mas para que não se partam. Eles são ajustados vários dias seguidos após serem tensionados para retração.
- Preste atenção em como as porcas estão apertadas na placa frontal do cabeçote. Eles não devem girar livremente com os dedos.
- Examine a condição da porca quanto a rugosidade ou emperramento, o que é importante ao usar cordas grossas. A solução para o problema é substituir por novos elementos. Se houver fendas muito estreitas na sela, elas devem ser serradas do tamanho das cordas.Para evitar travamentos, é aconselhável lubrificar os orifícios com graxa de grafite ou pó de ardósia ralada misturado com óleo de máquina comum.
- Se as soleiras estiverem amassadas, elas devem ser substituídas. Você mesmo pode fazer isso usando cinzéis. Previamente, a nova peça deve ser ajustada no tamanho desejado, seus cantos devem ser suavizados. A propósito, algumas guitarras, mesmo com selas danificadas, continuam a construir lindamente.
E você também deve ajustar periodicamente a escala - a lacuna entre os limiares inferior e superior (zero), em que a corda se encontra.


