Por que as cordas da minha guitarra estão chocalhando e como resolver o problema?

Um instrumento musical deve agradar aos ouvidos. O bater das cordas do violão causa angústia até mesmo para quem não tem ouvido para música. Isso pode acontecer não apenas com um instrumento antigo, mas também com um novo. Primeiro você precisa descobrir por que as cordas começaram a chacoalhar, e então será fácil consertar o problema.


Razões possíveis
Cordas estridentes são encontradas por muitos músicos. Primeiro você precisa identificar o motivo, porque pode haver muitos deles. O próprio som também pode variar. Em alguns casos, apenas uma leve vibração é observada, às vezes a situação é mais grave.

Vamos listar as causas existentes de chocalho.
- O problema se manifesta apenas em alguns trastes, ou em apenas um. O culpado é uma haste reconstruída incorretamente. Além disso, o motivo pode estar na noz. Sua posição baixa resultará em excesso de som. No primeiro caso, você pode simplesmente apertar a haste. E no segundo - a noz terá que ser trocada por uma nova.
- Um chocalho em uma corda solta. Nesse caso, o problema desaparece no grampo. Isso geralmente é devido às cordas erradas na guitarra. Um medidor superdimensionado ou um material inadequado tem consequências ruins para o instrumento. Os muito finos simplesmente ficam pendurados no limite superior do pescoço e emitem um som desagradável. Se a ferramenta foi adquirida recentemente, o motivo pode ser um simples defeito de fabricação. Menos comumente, em tal situação, o problema vem de uma grande deflexão do pescoço, que se tornou inutilizável na porca.
- Salte nos trastes iniciais (1 a 12). Normalmente o problema está no defeito de fabricação. Os trastes em si estão muito próximos das cordas, o que causa sons estranhos.Se uma guitarra nova em folha chocalhar em tal situação, então é melhor simplesmente devolvê-la à loja e trocá-la por outra. Se o problema aparecer na ferramenta durante o uso, você terá que trocar a peça. Raramente, neste caso, o barulho está associado ao ajuste da haste. Você apenas tem que tentar ajustar a âncora.
- Chocalho em trastes altos. Aqui você tem que descobrir, porque há vários motivos possíveis. Primeiro, você precisa prestar atenção ao estabelecimento da âncora. Normalmente, o problema se manifesta em um instrumento clássico, mas também pode ser em uma guitarra elétrica. Se, ao ser presa, a corda começar a ranger, você terá que mudar o tom da vara novamente.
- Som ao tocar música pesada (de forte batida nas cordas). Normalmente, em tal situação, os anéis da 6ª corda, o mais grosso. Sons de chocalho podem ser percebidos ao tocar alto. Nesse caso, a causa é justamente o ataque forte. Você precisa desenvolver a técnica, caso contrário, as cordas simplesmente se quebrarão. Além disso, o problema pode ser que o músico não esteja prendendo os acordes corretamente. Se não houver problemas com a técnica, você terá que entrar em contato com o mestre.
- Bounce nos sintonizadores. Essas peças se soltam com o tempo e começam a rachar. Para resolver a situação, você pode simplesmente apertar ou lubrificar os pinos de afinação, caso contrário, você terá que trocar a peça. Os pinos de afinação também podem tocar em uma nova guitarra. Isso se deve à baixa qualidade das ferragens, que deverão ser substituídas. Caso contrário, a vibração não desaparecerá, será desconfortável jogar.
- Som de chocalho na área da placa de som. O problema é raro, mas extremamente perigoso. Se você não resolver a tempo, logo a ferramenta ficará completamente inutilizável. Mais frequentemente, o problema ocorre em um violão. Esse tipo de problema também ocorre com os instrumentos que caíram de grandes alturas. Um dos principais motivos para pular no case é se soltar da grade interna. Se você bater no deck, um som aparecerá. Isso deixa claro que o problema está precisamente no trilho. Não é recomendável consertar essa falha por conta própria - é melhor entrar em contato com o mestre.
- Após ajustes. Se houve algum problema com o violão e para a solução foi necessário ajustar a haste, então tais consequências são bem possíveis. A deflexão da barra deve ser avaliada; pode ser muito fraca ou muito forte. A configuração incorreta pode resultar em ruído.


As cordas podem zumbir em uma variedade de situações e em todos os tipos de guitarra. Os músicos não estão imunes a isso, mesmo nos casos em que seguem de perto o instrumento. Se a guitarra for nova, o problema também pode ser um defeito de fábrica.
Uma rachadura na caixa pode causar vibração durante o jogo. Nesse caso, basta devolver o instrumento ao revendedor.

Como faço para resolver o problema?
Você pode consertar o barulho das cordas, o principal é agir de forma consistente. Você pode começar com hardware e eletrônicos. Nem sempre o pescoço ou as cordas são o problema - elementos mal parafusados quebram com mais frequência. É necessário verificar a fixação da ponte, pinos, potenciômetro, captador.


Durante o jogo intenso, o violão torna-se o mais ágil possível. Todos os fechos que podem se soltar ficarão soltos. Isso se deve a vibrações fortes e regulares. É necessário apertar todos os parafusos, prendedores de cinto, arruelas no pescoço. Às vezes, você só precisa consertar o som e o problema desaparecerá.
Você pode simplesmente reconhecer a causa do chocalho de ouvido. Basta entender a situação em que aparece um som a mais: repetir para puxar a corda na nota desejada e procurar a origem do estalo. Se tudo estiver bem com os componentes eletrônicos e as amarrações estiverem firmes, você poderá verificar a deflexão do pescoço.

O alinhamento incorreto da âncora costuma ser um problema sério. Afrouxe ou aperte a barra para ajustar a deflexão do pescoço.
A âncora permitirá que você altere a distância entre as cordas e os trastes, mas apenas em uma determinada área. Isso não quer dizer que o ajuste da haste sempre ajuda a resolver o problema.

O próximo passo é polir os trastes. Você pode fazer isso sozinho ou entrar em contato com o mestre. Os trastes se desgastarão se forem tocados por muito tempo em certas posições. O polimento ajudará a nivelar a superfície. Com o tempo, você terá que trocar completamente os trastes por novos.


O chocalho pode ser eliminado aumentando a altura da porca ou da ponte. Ajuda quando as cordas da guitarra vibram em posições altas. Um som desagradável é mais fácil de eliminar em uma guitarra elétrica. O verdadeiro desafio para o músico será o instrumento acústico.


Se em uma guitarra clássica houver um salto sob o peitoril do corpo, mas a localização exata não puder ser determinada, então o ponto é na primavera. São pequenos pedaços de madeira colados na parte interna do deck frontal. A solução do problema é bastante simples. As molas emitem um som desagradável quando se desprendem - basta colocá-las de volta no lugar.

Se uma inspeção e reparo independentes não funcionaram, você precisa ir à oficina. Além disso, a ajuda de especialistas é necessária nos casos em que surgiu um problema no componente eletrônico. Um guitarrista inexperiente não deve fazer nenhuma manipulação séria.
Se o músico conhece seu instrumento, então você pode até aprofundar o pescoço no corpo para melhorar o som.

Dicas úteis
As cordas vibrantes são vistas em guitarras novas ou antigas. Neste último caso, você pode devolver a ferramenta, pois o fabricante é o culpado. Mas no caso de uma guitarra antiga, a responsabilidade é do proprietário. Existem métodos de prevenção bastante simples.
- O instrumento deve ser limpo regularmente. Todas as conexões devem ser sempre lubrificadas. Um pano sem fiapos e um líquido de limpeza especial são usados para a limpeza.
- As peças de metal devem ser substituídas durante a operação. Eles vão se desgastar ao longo de alguns anos de jogo intenso. A substituição deve ser feita gradualmente.
- Acontece que um músico percebe que não vai tocar no instrumento por muito tempo. Nesse caso, é necessário abaixar as cordas. Se eles forem esticados desnecessariamente por um longo tempo, eles se tornarão inutilizáveis.
- A cada dois meses, é necessário substituir as cordas por um novo conjunto. A regularidade depende diretamente da intensidade do jogo.


Essas medidas não fornecem uma garantia completa de que as cordas não começarão a chacoalhar. No entanto, se ocorrer um problema, será muito mais fácil identificar a causa. Portanto, consertar uma guitarra é muito mais fácil se você cuidar bem dela.
Também é importante seguir a técnica de tocar e a afinação do instrumento.

É necessário selecionar as cordas de acordo com as características do violão. Portanto, para acústica, recomendamos calibre 11–52 ou 10–47. Os mais grossos têm maior probabilidade de fazer um som extra desnecessário quando tocados.

Existem outras dicas úteis também.
- Às vezes é necessário alterar os trastes. Você não deve tocar neles para colocá-los no lugar certo. Ao instalar, você só pode pressionar com um bloco de madeira.
- Se você precisar consertar alguma peça, pode usar epóxi.
- Você pode armazenar seu instrumento musical apenas em uma caixa em temperatura ambiente. Se a sala estiver úmida, fria ou quente, a caixa de madeira se deteriorará. Como resultado, o barulho não pode mais ser eliminado.


Um instrumento musical requer atenção especial a si mesmo. Todo guitarrista sabe como é importante manter suas cordas, braço, trastes e caixa de ressonância. Se tudo for feito corretamente, não haverá praticamente nenhum risco de barulho. Também é necessário ajustar cuidadosamente a ferramenta para que todas as peças executem sua função corretamente.

Neste vídeo, você pode aprender mais sobre os recursos do problema e como corrigi-los.