Afinando uma guitarra por um afinador

O violão é um instrumento musical amado por milhões de músicos e seus fãs, que requer afinação regular. Dependendo da tensão, as cordas do violão produzem sons que correspondem a uma escala específica. Quando a tensão das cordas muda, a afinação muda, o violão para de soar e é impossível tocar o instrumento desafinado.

Isso acontece pelos seguintes motivos:
- mudanças de temperatura e umidade, o que é importante no caso de transporte de violão do ponto A ao ponto B ou de tocar na rua;
- cordas de baixa qualidade ou violões longos e simples, puxando as cordas com o tempo;
- vibrações e choques;
- outros problemas de funcionamento da guitarra que podem ser identificados durante a inspeção pelo mestre, bem como pessoalmente.
Existem muitas maneiras de afinar um violão: os profissionais podem fazê-lo de ouvido, alguém afina seu instrumento favorito com um bipe no receptor do telefone, você pode afinar um diapasão. Existem dispositivos especiais para afinar o instrumento - afinadores de guitarra que permitem determinar a nota ou desvios de som por som, o que ajuda muito um iniciante no domínio do instrumento e da música em geral.

Veremos um desses métodos - afinar sua guitarra usando um afinador de guitarra clip-on. Esse clipe de afinador é anexado com um clipe especial ao braço da guitarra. O captador piezoelétrico é embutido no pé do suporte.

Como ligar e consertar o afinador?
A forma de anexar e conectar o sintonizador depende diretamente de seu dispositivo e ambiente. Normalmente, um afinador com um prendedor de roupa (às vezes chamado de clipe) é equipado com um captador piezoelétrico e um microfone. A tela retroiluminada permite que você use o dispositivo no escuro.

O microfone capta as ondas sonoras e as compara a uma frequência de referência.Esse método tem suas desvantagens - a impossibilidade de usá-lo em um ambiente barulhento (por exemplo, um evento barulhento, tocar em uma passagem ou outro local lotado) e alta sensibilidade, capturando até sons baixos.
Um captador piezoelétrico capta vibrações do corpo ou braço de sua guitarra e as converte em um sinal elétrico. Isso permite que o sintonizador seja usado em ambientes barulhentos e obtenha bons resultados. Com esse captador, você pode afinar uma guitarra elétrica, embora não seja necessário conectá-la.

Ligar o sintonizador é simples: geralmente pressionando ou mantendo pressionado o botão Liga / Desliga ou Liga / Desliga. Tal dispositivo contém o mínimo necessário de botões e várias configurações, e também possui um tamanho e peso pequenos, o que permite carregá-lo no bolso e não perder muito tempo ligando o dispositivo.

À venda você pode encontrar dispositivos com dois modos de operação - "guitarra" e "cromático". O violão é guiado pela afinação padrão do violão e seleciona automaticamente a frequência para combinar com o som da corda aberta do violão.
O modo cromático permite que você afine, em princípio, qualquer nota, o que pode ser ótimo ao afinar uma afinação de violão fora do padrão ou até mesmo outro instrumento.

Como configurar corretamente?
Para começar, existem vários tipos básicos de guitarras e muitas escalas de afinação diferentes, dependendo da afinação feita. Vamos considerar uma série de regras usando o exemplo de uma afinação padrão, que é mais frequentemente usada na prática amadora: um violão de seis cordas com a afinação espanhola usual. O sistema espanhol é clássico. O ajuste fino é feito usando o afinador.
As cordas são numeradas nesta ordem: a primeira é a mais fina, a sexta é a mais grossa. As cordas são afinadas da sexta para a primeira - corda grossa para corda fina. Giramos os pinos de afinação (dispositivos que permitem o ajuste) na guitarra suave e suavemente. Isso é feito para que a corda estique uniformemente e não quebre.

Na maioria das vezes, quando a corda mais fina estala, uma precisão especial é necessária com ela, tome cuidado com seus olhos.
Cada corda produz uma nota, que é indicada pela letra correspondente. A ordem das letras das strings será a seguinte:
- 1 - E (Mi);
- 2 - B (Si);
- 3 - G (sal);
- 4 - D (Re);
- 5 - A (A);
- 6 - E (Mi).

Conexão
Cada dispositivo é individual. Antes de começar a trabalhar, leia atentamente as instruções. Os dispositivos podem não representar algo complicado, mas isso é compensado por uma grande variedade de modelos. Instale o afinador no braço da guitarra e ligue-o.

Ligamos e olhamos para a tela: na maioria das vezes vemos uma escala no meio e uma seta desviando dela, dependendo da frequência do som. Acima está uma escala que indica a frequência do som. O visor também indica a nota sonora, indicada por uma letra, que o sintonizador detecta automaticamente. Vamos começar a configurar.

Se a seta se desvia da escala para a esquerda, a corda soa baixa e precisa ser puxada. Procuramos a estaca de que necessitamos e começamos a esticar a corda, ao mesmo tempo que controlamos o seu som. Se a flecha se desviar da escala para a direita, a corda está esticada demais, soa muito alto, neste caso, a tensão deve ser liberada. O ajuste deve ser feito até que a seta coincida com a escala. Em seguida, repetimos a operação com outras strings.
Quando todas as cordas são afinadas individualmente, elas devem ser verificadas novamente nesta ordem. A tensão de cada corda separadamente pode afetar uma à outra, a afinação pode se perder. Em seguida, você deve segurar um acorde e passar a mão sobre as cordas. Se o acorde "soou", então a guitarra está "construindo". Este método o ajudará a afinar seu violão clássico e acústico.

Esquema de ajuste
A afinação de uma guitarra pode ser diferente. A afinação clássica do violão de seis cordas será a seguinte:
- 1 - E (Mi);
- 2 - B (Si);
- 3 - G (sal);
- 4 - D (Re);
- 5 - A (A);
- 6 - E (Mi).

Existem guitarristas, fãs de uma afinação como Open G. Tuning, que soa semelhante a um violão de sete cordas.Alexander Yakovlevich Rosenbaum, muitos bardos e músicos de blues tocam em tal sistema. Pode haver variações diferentes, mas o Open G padrão será semelhante a este:
- 1 - D4;
- 2 - B3;
- 3 - G3;
- 4 - D3;
- 5 - G2;
- 6 - D2.

Em outras palavras, para obter o som desejado, afine uma afinação padrão de violão e, em seguida, solte a 1ª, 5ª e 6ª cordas em um tom. Junto com a afinação da guitarra, o diagrama de acordes mudará.
Na Rússia, acredita-se que tal afinação começou a ser usada pelos fãs do violão de sete cordas quando o violão de seis cordas se tornou mais popular.
A afinação de uma guitarra de sete cordas é ligeiramente diferente da clássica - aparece mais uma corda de baixo. Da mesma forma com um violão de seis cordas, existem toneladas de variações de afinação em um violão de sete cordas. O sistema principal é chamado de "Russo", o esquema será parecido com este:
- 1 - D4;
- 2 - B3;
- 3 - G3;
- 4 - D3;
- 5 - B2;
- 6 - G2;
- 7 - D2.

Afinar uma guitarra de 12 cordas pode parecer assustador no início, mas não é muito diferente de afinar uma guitarra de seis cordas. Essa guitarra pode ser afinada de duas maneiras - em primo (quando as cordas emparelhadas soam em uma nota) ou em uma oitava (o que torna o som mais interessante). Tecnicamente, fica assim: primeiro o conjunto principal de cordas é instalado e não afinado, depois o backup e só então a guitarra é afinada. Primeiro, o kit principal é configurado, depois o de backup.
O diagrama de afinação da guitarra será o seguinte:
- 1 e 2 - E e E;
- 3 e 4 - B e B;
- 5 e 6 - sol e g uma oitava acima;
- 7 e 8 - ré e d uma oitava acima;
- 9 e 10 - Lá e uma oitava acima;
- 11 e 12 são mi ee uma oitava acima.

Isso deve ser feito com cuidado, pois a carga na barra aumenta. Deve-se tomar cuidado especial ao manusear o conjunto duplicado. Para não quebrar as cordas, você pode recorrer à seguinte técnica: esticamos a corda aos poucos, deixando a corda esticar e ficar parada, depois a afinação continua. Se algo der errado e parecer que a tensão é muito forte, propõe-se afinar o violão para um tom mais baixo e, se for necessária uma afinação padrão, usar um capo.

Não é possível criar tal afinação a partir de dois conjuntos diferentes de cordas. Para isso, é adquirido um conjunto especial. Essas guitarras são tocadas por músicos acústicos dando concertos acústicos. O som dessas guitarras é mais alto, em mãos habilidosas o som se tornará mais rico e variado.
Afinar a afinação Open G para um violão de 12 cordas é muito relevante: segurar a barra em tal violão é mais difícil e é muito útil diminuir a tensão, tornando o som mais baixo. É assim que a guitarra é afinada para o ídolo de milhões - Alexander Yakovlevich Rosenbaum. O resultado é um som muito interessante: nas cordas abertas soará o acorde G. Para fazer isso, você precisa enfraquecer as cordas um tom abaixo junto com as adicionais. O esquema será o seguinte:
- 1 - D1 pequena oitava;
- 2 - B pequena oitava;
- 3 - Sol pequena oitava;
- 4 - Ré pequena oitava;
- 5 - G grande oitava;
- 6 - D grande oitava.

Recomendações
- Para trabalhar com afinação de seus instrumentos musicais, não use sintonizadores com reflexão de escala de LED - isso é inconveniente, uma vez que não existe um conceito confiável da frequência de sondagem. Sintonizadores com display retroiluminado são preferidos, pois ajudam muito ao afinar uma guitarra em quartos escuros ou à noite.
- Proteja sua guitarra de choques e quedas... As flutuações de umidade e temperatura também não contribuem para a preservação do ambiente. Às vezes, você precisa afinar o violão após cada música que toca.
- Deve-se prestar atenção especial à personalização ao instalar um novo kit. As cordas se esticam muito bem na primeira afinação, e leva mais tempo para afinar o violão, o violão se agita rapidamente nesses casos - isso é normal. Depois de um tempo, as cordas param de puxar e o violão começa a ficar bem afinado.

Mais sobre como afinar sua guitarra por afinador no próximo vídeo.