Violão

Afinando um violão de 6 cordas

Afinando um violão de 6 cordas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como sintonizar com o método do 5º traste?
  3. Outros métodos
  4. Possíveis problemas

Pessoas que pegaram um violão de seis cordas pela primeira vez têm uma dúvida sobre a afinação correta da afinação. Afinal, nem toda pessoa tem um ouvido tão perfeito para combinar o som de uma corda com o som correspondente de uma nota. Os fabricantes modernos de instrumentos musicais criaram uma grande variedade de dispositivos especiais para guitarristas chamados afinadores, graças aos quais a afinação da guitarra não causa problemas. Bem, aqueles que não confiam na tecnologia moderna usam outros métodos de criação de uníssono de cordas.

Peculiaridades

Qualquer violonista que se preze, antes de embarcar no estudo de acordes para violão de 6 cordas e diferentes tipos de luta, deve aprender a afinar um instrumento musical. Caso contrário, as cordas do violão farão um som irregular, o que, é claro, afetará a qualidade da composição executada. Hoje, existem várias maneiras de afinar uma guitarra, cada uma delas com certas vantagens e algumas desvantagens. Mas antes de conhecê-los, é recomendável conhecer os conceitos básicos da guitarra.

  • Sintonizadores. A extremidade do braço se conecta à cabeça do violão, que possui 6 partes giratórias. Eles são chamados de pinos. Eles podem ser usados ​​para apertar ou afrouxar as cordas para obter o som que você deseja.
  • Flazolets. Neste caso, estamos falando de sobretons, que são produzidos simplesmente tocando as cordas com os dedos na 5ª, 7ª ou 12ª casa. Esta forma de configurar e até de jogar parece complicada. Afinal, o guitarrista precisa colocar o dedo na corda no lugar da porca e puxar levemente para trás, sem pressioná-la com firmeza.
  • Sintonizador. Dispositivo equipado com um programa especial que detecta as vibrações do ar próximo à corda afinada, levando em consideração sua amplitude. Assim, é determinado se aquela nota está sendo tocada ou não.

Por onde começar a aprender a afinação de um violão de seis cordas, cada guitarrista decide por si mesmo. Para quem prefere a simplicidade e não procura caminhos complicados, basta adquirir um sintonizador. Não há necessidade de comprar um modelo sofisticado, criado com tecnologia de ponta, que, pode-se dizer, dá o braço a torcer por conta própria. Um prendedor de roupa normal ou um design de microfone funcionam bem. A propósito, eles são mais precisos. Para quem deseja desenvolver a audição, é recomendado o uso de outros métodos de afinação que envolvam a auto-seleção do som de acordo com as notas exigidas.

A maioria das guitarras clássicas tem uma afinação padrão na qual você pode fixar muitos acordes diferentes. É por isso que os músicos modernos usam principalmente a construção de cordas padrão ou a distribuição lógica das notas. Em termos simples, cada corda individual de um violão tem uma numeração, designação latina e deve corresponder a uma nota específica.

  • 1ª string - letra latina "e" - nota "mi".
  • 2ª string - letra latina "b" - observe "si".
  • 3ª string - letra latina "g" - nota "G".
  • 4ª string - letra latina "d" - nota "re".
  • 5ª string - letra latina "a" - observe "la".
  • 6ª string - letra latina "e" - observe "mi".

Como sintonizar com o método do 5º traste?

Os guitarristas modernos acreditam que a afinação manual da afinação da guitarra usando métodos antiquados há muito perdeu sua relevância. Não importa como seja. Às vezes, um guitarrista com uma audição inata afina um instrumento musical mais rápido do que um excelente estudante de música com um equipamento especial em suas mãos. O método do avô de afinar a quinta casa de um violão de seis cordas é considerado o mais difícil, especialmente para o iniciante com deficiência auditiva. Músicos experientes, por sua vez, argumentam que o método do quinto traste é a maneira menos confiável de afinar um instrumento musical. Apesar disso, muitos violonistas entendem os meandros do método apresentado e muitas vezes são guiados por ele na ausência de um afinador disponível.

O primeiro e principal requisito deste método é a necessidade de afinar a 1ª corda na nota "E". É muito difícil captar um som tão delicado de ouvido, então será correto usar objetos auxiliares, por exemplo, um diapasão. Ao ouvir um som prolongado, você precisa começar a puxar ou afrouxar a 1ª corda para que os dois sons emitam o som em uníssono. Bem, tendo descoberto a base para afinar a afinação, você pode começar a afinar o resto das cordas.

  • O violonista deve segurar a 2ª corda na 5ª casa e simultaneamente dedilhá-la com a 1ª corda livre. O som produzido deve ser o mesmo, ou seja, produzir a mesma nota. Se necessário, torcer as cravelhas pode apertar ou afrouxar a corda. O principal é não fazer movimentos bruscos, senão o tênue fio musical pode estourar.
  • Além disso, a 3ª corda é afinada ao som da 2ª, presa apenas na 4ª casa. Ao puxar ao mesmo tempo, eles devem fazer o mesmo som.
  • As cordas restantes são afinadas apenas na 5ª casa.

Este princípio de afinação pode ser usado mesmo se o guitarrista quiser diminuir a afinação um tom mais baixo.

Outros métodos

Existem outras maneiras de ajustar a acústica clássica em casa. E o primeiro método apresentado é projetado para usar um diapasão - um instrumento especial que reproduz e fixa o som de uma altura de referência. Os diapasões modernos produzem a nota A na primeira oitava com uma frequência de 440 Hz. O guitarrista não precisa de nenhuma outra especificação técnica para equipamentos auxiliares. Agora se propõe a descobrir como afinar independentemente o violão usando um dispositivo musical tão despretensioso.

  • A primeira corda deve ser ligeiramente afrouxada e depois amarrada ao longo dela.
  • Torcendo com cuidado as cravelhas, é necessário obter o mesmo som da 1ª corda com o diapasão.
  • O próximo passo é configurar o resto das linhas musicais. A segunda corda deve ser idêntica à 1ª, 3ª com 2ª, 4ª com 3ª, 5ª com 4ª, 6ª com 5ª.
  • A afinação, com exceção da 3ª corda, é feita na 5ª casa. O som da 3ª corda é correspondido na 3ª casa.

Na era da tecnologia moderna, em nenhum caso devemos esquecer as possibilidades de afinar a afinação de um violão usando programas especialmente desenvolvidos para um computador pessoal. A única coisa que o guitarrista precisa entender é que o equipamento computadorizado afina um instrumento musical conectado diretamente ao sistema. Isso significa que será impossível afinar a acústica comum com a ajuda de um software de computador, o que não se pode dizer de uma guitarra elétrica ou de uma semi-acústica. As ações de programas especialmente projetados são em muitos aspectos semelhantes aos sintonizadores de microfone convencionais.

  • O programa começa.
  • O esquema do sintonizador é selecionado.
  • Em seguida, cada corda individual é ajustada de acordo com a nota correspondente. Por exemplo, a sexta corda. Puxando-a, a seta da escala começa a se mover rapidamente na tela, explicando que o fio musical precisa ser apertado ou afrouxado.
  • Todas as cordas são trabalhadas de maneira semelhante.

Por telefone

O método mais popular e inestimável de afinação de guitarra nos anos 90 exigia ouvir um longo tom de discagem de linha fixa. Hoje, esse método é ineficaz, pois o bipe reproduzido nos telefones domésticos modernos difere em muitos aspectos do que era ouvido no passado recente. E se de repente um telefone antigo estiver parado na garagem do guitarrista ou no galpão, é melhor ligá-lo e usá-lo como base para afinar a primeira corda. Os telefones antigos tocam na frequência do diapasão. Resta ao guitarrista afinar o som da 1ª corda com o máximo de precisão com um bipe.

Os jovens de hoje, ao ouvir falar da existência do método de afinação pelo telefone, imediatamente imaginam como pegam seus sofisticados smartphones e, por sua vez, relatam qual fio precisa ser puxado. E o mais incrível é que esses aplicativos realmente existem. Eles captam o som da corda pelo microfone do telefone. E o afinador instalado nos programas já determina a frequência do som e avisa para apertar o fio musical ou enfraquecê-lo.

Existem várias centenas de programas assim hoje. É impossível dizer especificamente qual é o melhor, já que o som da corda é recebido pelo microfone do telefone. A diferença entre os aplicativos é visível apenas na interface. Usar os programas é tão fácil quanto descascar peras.

  • O aplicativo deve ser iniciado.
  • Defina o modo de afinação padrão, assumindo afinação clássica.
  • Em seguida, comece a puxar as cordas. O afinador das vibrações percebidas dará uma dica sobre a necessidade de afrouxar a corda ou puxar para cima.
  • Assim, toda a afinação do violão está sendo elaborada.

Através do afinador

Afinar com um afinador normal é basicamente como afinar o tom de uma guitarra usando um aplicativo de telefone. Mas, neste caso, o guitarrista precisa adquirir um equipamento adicional, que pode ser um pequeno prendedor de roupa com tela em miniatura, uma caixa ou um pedal. Apesar dos dados externos, o princípio básico do aparelho é captar sons através do presente microfone ou saída de áudio, quando se trata de afinar uma guitarra elétrica ou semi-acústica. O sistema de afinador analisa o tom e relata as diferenças do padrão declarado.

O processo de afinação usando o afinador é o seguinte.

  • Você precisa ligar o afinador e ajustá-lo para o modo de afinação do jogo, definindo a afinação padrão.
  • 2, você precisa puxar a 1ª corda. Concentrando-se na escala de execução, aperte ou enfraqueça-a.
  • É importante verificar se a numeração correta das cordas é exibida na tela do afinador, ou o guitarrista terá que afinar novamente toda a afinação.
  • Todas as cordas da guitarra são afinadas de maneira semelhante.

Deve-se notar que cada sintonizador tem seu próprio sistema de notificação embutido sobre como obter o som perfeito. Em alguns, acende-se uma luz verde, outros emitem um determinado sinal e, em outros, a balança de corrida congela em um lugar.

Bandeiras

Este é outro método de afinação considerado mais eficaz do que o método do 5º traste. Como mencionado anteriormente, o harmônico é recuperado tocando a corda com os dedos acima da casa, sem estar firmemente presa. O som resultante deve ser agudo e não chocalhar ou desaparecer quando seu dedo for removido da corda. A principal característica do método é que certos sobretons devem soar em uníssono em várias cordas adjacentes. Mas se o instrumento musical estiver completamente desafinado, você terá que afinar a 1ª corda usando um diapasão.

Bem, agora propõe-se considerar cuidadosamente o princípio de afinar uma guitarra usando um harmônico.

  • A bandeira na 5ª casa deve ser usada em todos os momentos. A 5ª corda da 5ª casa deve corresponder à 6ª corda da mesma casa.
  • De acordo com um esquema semelhante, a 4ª corda é ajustada à 5ª corda e a 4ª corda à 3ª.
  • A terceira string, como sempre, é uma exceção à regra. Para afiná-lo, você deve remover o harmônico na 4ª casa.
  • A 2ª corda é afinada de forma idêntica à 5ª e 4ª cordas.
  • A afinação da 1ª e 2ª cordas segue o padrão padrão com relação ao 5º e 7º trastes.

Possíveis problemas

Alguns guitarristas enfrentam tal problema que não conseguem afinar seu instrumento musical. Parece que a afinação foi bem-sucedida e, após algumas batidas nas cordas, as notas começaram a se dissipar. Pode haver várias razões para isso, e cada uma é proposta para ser tratada separadamente.

Em primeiro lugar, podem ser cordas ruins. No processo de produção, o fabricante não aderiu à estrutura de tecnologia exigida. Como resultado, defeitos de enrolamento aparecem nos produtos acabados, que não podem ser vistos pelo olho humano. O não cumprimento da tecnologia também leva à criação de uma estrutura irregular do núcleo e diferentes espessuras da corda em diferentes lugares. É por isso que é recomendável comprar cordas apenas de fabricantes conhecidos e exclusivamente em lojas de confiança. Strings com marca custarão mais, mas serão muito mais fáceis de construir. E eles servirão ao seu proprietário por muito mais tempo do que suas contrapartes falsificadas. Além disso, ao comprar produtos da marca em loja especializada, o violonista tem um período de garantia, durante o qual pode entrar em contato com o ponto de venda a qualquer momento e trocar o cordão comprado.

A segunda razão para a incapacidade de afinar o violão são as cordas gastas. A corrosão resultante afeta negativamente o fio musical, privando-o de seus parâmetros de produção.

Com o uso ativo do violão, as cordas se esticam. E para que um músico não tenha esse problema, ele deve ser capaz de se fundir em um único todo com um instrumento musical, como um motorista com seu carro. O guitarrista deve apalpar as cordas, entender que elas se sentem mal ou que algo está incomodando.

Outra razão, bastante incomum para guitarristas, para não conseguir afinar uma afinação padrão é que as cordas são muito novas. Pode parecer bobo para alguns, mas muitos guitarristas têm a sensação de que a guitarra não está crescendo assim que eles tocam um novo conjunto de cordas musicais.Mas não se preocupe e se preocupe, qualquer novo detalhe deve se acostumar com a base, se acostumar com o novo local.

Durante o processo de fabricação, as cordas são testadas em uma tensão mais fraca. É por isso que precisam de algumas horas de tranquilidade após a instalação. Para acelerar o processo de ajuste, você pode tentar aumentar o tom das cordas meio tom acima. Mas músicos experientes, por sua vez, recomendam puxar as cordas novas do violão à noite para se acostumarem com a base musical durante a noite, e de manhã apenas fazer a afinação.

Talvez a razão pela qual a guitarra não constrói seja devido aos níveis de temperatura e umidade do ar. Todo mundo sabe que o principal material do violão é a madeira. É afetado negativamente pelo frio e umidade. É por isso que músicos novatos não conseguem reconhecer seu instrumento após uma caminhada de inverno.

Nesse caso, o guitarrista precisa ter alguns cuidados, e o principal é não levar o violão no inverno ou em dias de chuva.

Há grandes chances de você não conseguir afinar as cordas do violão devido a problemas com os afinadores. Muito raramente, mas ainda assim podem deformar ou sofrer danos mecânicos. Para o deleite dos guitarristas, esse problema é extremamente raro. E é fácil identificá-lo. O violão para de construir não apenas em uma certa casa, mas também em toda a corda. Para evitar que isso aconteça, o guitarrista precisa visitar um diagnosticador de vez em quando para verificar o estado das cravelhas e, se necessário, substituí-las.

O problema de não conseguir afinar o violão pode resultar em cordas inadequadas. Mas o guitarrista deve ser capaz de puxar inequivocamente um novo conjunto de cordas musicais com os olhos fechados. Aqui, o guitarrista precisa se lembrar de algumas regras importantes. Ao puxar cada corda individual na ponta da cravelha, não devem ser feitas mais de 3 voltas. Tendo se desviado da norma, a corda pode começar a "rebaixar".

É igualmente importante certificar-se de que a corda na porca está esticada corretamente. E o mais importante, ao comprar novas cordas, o melhor é escolher kits que tenham bolas de fixação especiais na extremidade. Esses fios musicais que prendem os nós não permitem fazer uma afinação de alta qualidade do instrumento musical. Eles são os que ficam dilacerados com mais frequência do que os outros. Curiosamente, uma das razões para a incapacidade de afinar o violão pode ser a afinação errada do próprio violão. Alguns músicos enfrentaram esse problema. Eles originalmente mudaram as cordas. Em seguida, eles cobriram o violão com impregnações especiais. Mas aconteceu que foi preciso fazer a afinação da escala, do tom das cordas e da ponte.

Pois bem, o último motivo da impossibilidade de afinar a guitarra é o seu defeito técnico. Você pode identificar esse problema alguns dias após a compra de um instrumento musical. Se ele foi comprado em uma loja, pode ser devolvido na garantia ou substituído. Se a guitarra foi comprada de mão, há boas chances de o dinheiro ter sido desperdiçado. A lista de defeitos técnicos do violão inclui trastes compostos incorretamente, braço comportado, braço instalado incorretamente e defeito na sela. Esses são os problemas mais comuns que um guitarrista pode encontrar. Por isso é recomendável adquirir qualquer instrumento musical em loja especializada.

Qualquer pessoa que goste de tocar violão deve compreender que fórmulas matemáticas específicas são utilizadas na construção deste instrumento musical. Quaisquer experimentos sobre como mudar a forma do violão são baseados nos cálculos matemáticos compilados. Se você não seguir esses requisitos, que, aliás, fazem os fabricantes de instrumentos musicais pouco conhecidos, as guitarras criadas ficam inutilizáveis.

E, é claro, você não deve confiar apenas em sua própria força para consertar guitarras.Hoje existem muitas oficinas onde pessoas profissionalmente treinadas podem ajudar a identificar um problema específico de qualquer instrumento musical e se livrar dele.

Para saber como afinar um violão de 6 cordas, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa