Afinando um violão de 12 cordas

Para uma pessoa desinformada, afinar um violão de doze cordas pode parecer difícil e incompreensível, porque o número de cordas dobrou. Mas isso não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Se um músico decidiu se familiarizar com esse violão, isso significa que a música para ele não é apenas um hobby. Vamos entender tudo com mais detalhes.

Peculiaridades
Existem muitos recursos especiais na afinação de um violão de 12 cordas. Eles começam escolhendo um novo conjunto de cordas. Você não pode simplesmente pegar e combinar dois conjuntos diferentes. Para tais violões, existem conjuntos especiais de cordas de violão que diferem uns dos outros em parâmetros como o material de fabricação, espessura e forma do enrolamento. Cada tipo, dependendo do material e da espessura, tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos falar sobre isso com mais detalhes.
A troca de cordas pode ser um upgrade no orçamento para seu instrumento favorito e fazer uma grande diferença em seu som.
Strings são dos seguintes tipos:
- bronze;
- uma combinação de fósforo e bronze;
- cobre;
- latão;
- aço.

Acredita-se que as cordas de bronze dão um som claro, mas oxidam rapidamente, perdendo todos os seus benefícios. A "união" do bronze com o fósforo dá o seu resultado: a adição de fósforo prolonga a vida das cordas de bronze. As cordas de cobre são mais baratas, soam bem, mas o som carece de personalidade (o que nem todos os músicos gostam). Mas essas cordas são altamente resistentes à oxidação. O latão dá um som metálico vibrante, o que nem sempre é apropriado. Os modelos de aço oxidam rapidamente e desgastam os trastes.
De grande importância é a espessura das cordas (medida em polegadas), que pode variar de 0,008 a 0,014. Muito depende da espessura das cordas: vale a pena substituir as mais finas por análogas mais grossas, à medida que os sobretons aparecem no som, ele fica mais alto e suculento.Para facilitar a navegação em tais indicadores, existem tabelas especiais. Tabelas semelhantes podem ser encontradas no verso da embalagem do novo kit.

O tipo de corda também tem um grande impacto no som do instrumento. O enrolamento pode ser dos seguintes tipos:
- volta;
- semicircular;
- plano.
A bobinagem redonda é a mais procurada porque sua produção não exige grandes custos, o que proporciona baixa faixa de preço e saturação do mercado. O semicircular é o resultado da simbiose dos enrolamentos redondo e liso, raramente é encontrado nas lojas. O enrolamento plano permite que o instrumento soe suave, suavizando as altas frequências. É bom tocar jazz nessas cordas.

Quando o problema com as cordas for resolvido, procedemos ao alongamento delas.
O kit de guitarra de 12 cordas é um kit de cordas básico e adicional. A tensão das cordas cria uma carga séria no braço do violão, então primeiro o conjunto principal é puxado e depois apenas o adicional.
O aperto é feito gradualmente para apertar o núcleo da corda.

O que é necessário?
Para que um iniciante consiga afinar corretamente um violão de doze cordas, é necessário um afinador de violão (um aplicativo em um smartphone), uma alternativa pode ser um PC com um programa de afinador. É difícil para um iniciante confiar em seus ouvidos para música. Se a afinação estiver usando um afinador, consulte as instruções. Se o violão foi comprado já usado, é melhor trocar as cordas por novas em qualquer caso: é higiênico e ao mesmo tempo permite que você encontre seu próprio som.
O sintonizador capta as frequências do som com um microfone embutido ou lê as vibrações do corpo da guitarra com um captador piezoelétrico. Para que comece a funcionar, você precisa habilitá-lo. O display digital mostrará a escala de frequência de áudio e a marca de referência de som. A letra indica a nota sonora.

Toque uma corda e o visor mostrará a frequência de som e a nota a que corresponde. Se a agulha se desviar para a esquerda da frequência de referência, a corda deve ser puxada para cima. Então vai soar mais alto. Quando a seta atingir o valor desejado, você deve parar e passar para a próxima string. Se a seta desviar para a direita, libere a tensão.
Os caminhos
Existem duas maneiras de configurar. Você pode afinar o violão em prima (uma afinação comum, quando cordas adicionais simplesmente ecoam entre si) e em uma oitava (quando uma fileira de cordas é afinada uma oitava acima, o que torna o som mais interessante).
A afinação das notas em primo não difere da afinação normal da guitarra. O som ficará mais alto, estereofônico. A afinação da guitarra será a seguinte:
- 1-2 - E (Mi);
- 3-4 - B (Si);
- 5-6 - G (sal);
- 7-8 - D (Re);
- 9-10 - A (A);
- 11-12 - E (Mi).
Vamos considerar uma opção de afinação mais complexa que adiciona harmônicos realmente bonitos ao som - em uma oitava. A escala será a seguinte:
- 1 e 2 - E e E;
- 3 e 4 - B e B;
- 5 e 6 - sol e g uma oitava acima;
- 7 e 8 - ré e d uma oitava acima;
- 9 e 10 - Lá e uma oitava acima;
- 11 e 12 são mi ee uma oitava acima.

Novas cordas esticarão bem e terão uma afinação ruim no início - tudo bem.
Após a primeira configuração, verificamos a afinação de cada elemento separadamente. Se necessário, você pode repetir a operação várias vezes. Em seguida, colocamos um acorde e verificamos o som geral: se a guitarra está construindo, a operação foi concluída com sucesso.
Possíveis problemas
Acontece que com a afinação padrão é difícil segurar as cordas ou é fisicamente difícil segurar a barra por muito tempo. Nesses casos, você pode afinar a guitarra em um tom ou dois afrouxando as cordas. A afinação baixa não é uma afinação alternativa decente para todos, mas o som não vai piorar. Muitas vezes acontece até o contrário: a guitarra começa a soar completamente diferente, e esta é uma experiência interessante. Essas travessuras simples permitirão que você toque o instrumento confortavelmente.

Vale ressaltar os seguintes possíveis problemas: devido à séria carga no braço e no corpo, o violão pode entortar, as cordas ficarão longe dos trastes, o que não contribui para um toque confortável, e em alguns casos impossibilita o usar o instrumento. Em tais situações, existem várias opções para resolver o problema:
- se as cordas estão localizadas relativamente perto das selas, então você pode sobreviver com "pouco sangue": a porca do pescoço é cortada, devido a que as cordas se aproximam;
- junto com a porca do pescoço, a porca no corpo geralmente é finalizada: isso é feito para compensar a distância;
- quando o braço e o corpo são literalmente apertados com cordas, o braço deve ser afinado girando o parafuso de treliça com o qual está preso ao corpo;
- no caso em que tais ajustes e melhorias são impotentes, vale a pena pensar em reinstalar o pescoço, o que pode custar uma bela soma.

Acredita-se que se o violão estiver afinado em uma oitava, a última e mais fina corda ficará muito vulnerável, pois sobe um terço acima. Para evitar esse problema, você precisa afinar sua guitarra para um tom mais baixo. Se isso for inaceitável por um motivo ou outro, você pode tentar pegar cordas de diâmetros diferentes. Existe a opinião de que é preciso atentar para o local da quebra: se a quebra ocorrer no divisor, vale a pena olhar seu estado e processar a partir de rebarbas, se houver.
Você também pode aprender mais sobre os meandros da afinação de uma guitarra de 12 cordas no vídeo a seguir.