Tudo sobre afinação de guitarra

Se você começou a dominar a guitarra, saiba que o instrumento tende a ficar perturbado, por isso é importante ter certeza de que a tonalidade está sempre correta. Existem algumas regras que devem ser seguidas não apenas por iniciantes, mas também por músicos profissionais. Existem várias maneiras de afinar sua guitarra sozinho, então você pode escolher a opção mais fácil e acessível para você.
Regras básicas e preparação
Afinar uma guitarra envolve seguir uma série de regras. Em primeiro lugar, a corda deve ser enfraquecida e só então puxada para cima até a frequência exigida, então ligeiramente levantada e novamente abaixada até a tonalidade desejada. Não é difícil aprender isso, o principal é não ter pressa e fazer tudo passo a passo. As cordas tendem a esticar, são elásticas, por isso o procedimento de soltar-puxar vai permitir uma melhor fixação. Também elimina a perda de tensão. Se estamos falando de um instrumento com cordas de náilon, você terá que afinar várias vezes, mas isso é apenas no começo. Devido à alta tensão, as cordas tocarão devido à porca do traste se estiverem em posições baixas. Aumentar o som tornará o som menos claro, portanto, o equilíbrio é importante. Não aperte muito, senão a corda estourará e você terá que fazer tudo de novo.
Os especialistas recomendam afrouxar todas as cordas, soltando as cravelhas algumas voltas. Para evitar cortes, afine de ouvido para ajudá-lo a notar quaisquer alterações no som. Depois que o procedimento for concluído, é importante verificar a afinação, você pode precisar ajustar algo.As pontas das cordas devem ser pressionadas contra as cravelhas e fixadas com uma espiral uniforme para ajudar o instrumento a ficar afinado por mais tempo. Para testar, é melhor usar uma palheta para tornar o som mais claro.


Como afinar com um afinador?
O afinador se tornará seu assistente principal se você estiver apenas começando a se familiarizar com a música. Este dispositivo é apresentado na forma de um conjunto, sua função é receber o som por meio de um microfone. O aparelho analisa a altura das ondas e, em seguida, mostra as diferenças. Para iniciantes, esse dispositivo é mais adequado, uma vez que é difícil de configurar de forma clara e correta sem um ouvido para música. Um afinador é um pequeno pedal, caixa ou prendedor de roupa, dependendo do fabricante. É importante ressaltar que este dispositivo está online, se houver um microfone no PC, você poderá afinar a guitarra desta forma. É importante não se esquecer de habilitar o acesso, então será necessário deslizar sobre as strings para que o programa grave isso e forneça informações. Você precisa fazer cada um separadamente e, por outro lado, fazer um alongamento, focando no prompt de aplicação. Se a seta se mover para a esquerda, o pino deve ser girado para cima, para a direita - para baixo.
Conecte o aparelho na rede elétrica, selecione a afinação do violão, comece a trabalhar cada corda separadamente, puxe, depois afrouxe um pouco a tensão e verifique as leituras. Se a seta parar no centro - você obteve um resultado positivo, repita o procedimento até que o instrumento esteja totalmente afinado.


Afinação de ouvido por som
Se você não tiver o instrumento descrito acima, poderá afiná-lo de maneira diferente. Não é fácil, mas se você seguir as recomendações, o resultado será positivo. Este método é o seguinte. Concentre-se no quinto traste, então o som estará correto. Inicialmente, a primeira corda é esticada (a nota Mi é designada "E"), o principal é que ela não fique muito solta, toque-a e mova-se ao longo do braço, pressionando a segunda várias vezes em trastes diferentes. Você precisa puxar as voltas, é importante encontrar um traste onde ambas as cordas irão emitir um som idêntico. A segunda corda é puxada quando a seção está acima da 5ª casa e vice-versa. As duas cordas devem soar idênticas; se houver tremor, será necessário corrigi-lo. Pressione a terceira corda na quarta casa e arranque a segunda, enquanto gira a terceira cravelha para captar o mesmo som. Desta forma, é realizada a afinação de todo o instrumento.
Não puxe com muita força para evitar rasgar o consumível.

Outros métodos
Existem outros métodos de configuração em casa, que podem ser encontrados abaixo.
Diapasão
É um testador de referência de altura e pode analisar ondas sonoras. Este "instrumento" produz a nota A (A). É importante observar que essa técnica é um tanto semelhante à configuração descrita acima. Deslize o dedo ao longo da primeira corda, primeiro afrouxe-a um pouco e, em seguida, gire o pino para que o som seja igual ao do aparelho. Essa manipulação deve ser feita com todas as cordas afinadas na 5ª casa. A exceção é a terceira, que está presa na terceira.


Usando um aplicativo móvel
Hoje existem muitos aplicativos para músicos que trabalham offline e têm muitas vantagens. A maioria deles é gratuita e permite que você ajuste qualquer instrumento, incluindo o violão. Alguns podem ser usados em conjunto com um cabo de entrada de linha, mas se você tocar uma guitarra elétrica, um microfone é suficiente para um acústico. A configuração é a seguinte. Primeiro, conecte seu microfone e inicie o aplicativo, leve sua guitarra e comece a torcer as cordas na direção certa para sincronizar com seu telefone. Você pode ver uma dica na tela, você precisa afrouxar ou apertar, assim que o indicador estiver no centro, a tarefa pode ser considerada concluída.


Telefone fixo
Por mais estranho que possa parecer, um telefone clássico pode ajudar a lidar com a tarefa. A questão é que o bip de tom de um aparelho convencional tem frequência de 440 Hz, que transmite com precisão a nota A (A), que significa a quinta casa da primeira corda. Pegue de ouvido para que o som corresponda ao bipe e as próximas cordas sejam afinadas a partir da inicial. Cada nota tem sua letra, é fácil para um iniciante aprender a notação de acordes, além de serem apenas sete acordes principais. Quanto à frequência com que você terá que se envolver nessas manipulações, tudo depende da intensidade do treinamento, se você gasta muito tempo com o instrumento, terá que monitorar constantemente o som.

Características de afinação de diferentes guitarras
Como um instrumento musical de cordas é dividido em várias variedades, a afinação pode ser diferente, o que é importante estudar.
Acústico
Recomenda-se relaxar a primeira corda para facilitar a percepção do som, isso vale não só para músicos iniciantes, mas também para profissionais. Apertar demais e soltar muito lentamente resultará em muito menos captação da nota, então você terá que trabalhar por mais tempo. Como mencionado acima, a corda ajustada emite uma nota A.
A segunda corda é afinada a seguir, que é presa na 5ª casa e tocada. O som deve ser igual ao da primeira corda, mas já aberto. A terceira string é uma exceção; uma é regulada de forma diferente das outras. Quanto ao procedimento em si, o procedimento é o mesmo. Você pode comparar a terceira corda na quarta casa com a segunda corda aberta.
O som da quarta corda sendo presa deve ser idêntico ao da anterior sem ser pressionada. Outra maneira fácil de testar facilmente o som é pressionar o nono traste.
Cada string seguinte é comparada com a anterior aberta, de modo que qualquer iniciante será capaz de lidar com esse trabalho, e logo o procedimento não levará muito tempo.


12 cordas
Nada complicado aqui, mas o processo é um pouco diferente. Este tipo de guitarra é freqüentemente usado para um som mais rico, portanto, é equipado com cordas adicionais. O esquema de afinação é que a primeira corda é Mi, a segunda é C, a terceira é G, a quarta é Re, a quinta é A e a sexta é Mi. Primeiro, trabalhe com um conjunto, depois passe para o próximo e, no final, marque dois de uma vez para que o som convirja.

Como faço para verificar minha afinação?
Deve-se notar que os iniciantes geralmente cometem o mesmo erro - você pode ficar confuso onde está a sela e onde está a porca. Os materiais de alta qualidade afetam diretamente o som, por isso é melhor encontrar imediatamente produtos de boa qualidade que durem o suficiente. Vários métodos podem ser usados para verificar o ajuste. Se todas as ações forem corretas, o som será em uníssono, enquanto a corda anterior vibra levemente. Se você puxar a corda pressionada, a corda aberta próxima deve ressoar. O impulso vibratório passará por uma oitava, por exemplo, a sexta vibra com a quarta, se esta for pressionada na nota mi. Você pode encontrar diagramas online para ajudá-lo a descobrir os trastes.
Agora que você aprendeu a afinação padrão do afinador e diapasão manualmente sem nenhum auxílio, o profissional pode fazer na própria voz, escolhendo o tom desejado.
