Como afino minha guitarra para um tom e um semitom mais baixo?

A singularidade dos instrumentos de corda, além da sonoridade, também reside no fato de se prestarem à reestruturação. Às vezes, eles reorganizam as cordas individuais para um som diferente (mais alto ou mais baixo do que o padrão), ou mesmo todas de uma vez, mudando assim a afinação do instrumento. Isso é possível tanto no bandolim quanto na domra, e no violão essas alterações não são incomuns. Este artigo descreve quais métodos estão disponíveis para diminuir a afinação da guitarra e alterar a tonalidade, bem como por que isso é feito.
Para que serve?
O violão é um instrumento musical versátil.
Em termos de funcionalidade, o violão praticamente não difere do piano.
É usado:
- como um instrumento solo;
- como acompanhamento em conjunto;
- como um instrumento de acompanhamento para cantar e dançar.


Não é à toa que o violão é chamado de "pequena orquestra". As peças solo executadas por apenas um guitarrista são saturadas de polifonia: a linha do baixo é claramente audível, com a qual ecoam as vozes médias arpejadas, a melodia principal na voz superior se move bela e de alguma forma romanticamente, obrigando o ouvinte a se submeter a ela. Às vezes é difícil acreditar que tudo isso é tocado por um guitarrista.
No entanto, a gama de sons da guitarra não é tão ampla quanto a do piano.
Você precisa entender: muitas obras não podem ser tocadas pelo violão em sua forma original.
Além do mais, muitas das teclas do original não são muito tocáveis na guitarra. Nesses casos, se possível, os guitarristas tentam mudar a tonalidade, além de expandir ligeiramente a gama de sons. Muitas vezes acontece que um ou dois ou mesmo meio tom não são suficientes para se enquadrar na obra original em termos de amplitude.

Com base nisso, pode-se considerar que mudar a tonalidade para executar uma peça do compositor, por exemplo, para um piano, na sonoridade original é o primeiro motivo que leva à necessidade de abaixar a afinação do violão por um tom ou semitom.
A segunda razão comum para a necessidade de abaixar a afinação do violão é a afinação artificial do instrumento às vozes de cantores ou cantores.cantando em uma certa tonalidade. Por exemplo, muitos bardos afinam suas guitarras não por um diapasão ou afinador em um som padrão, mas na tonalidade de que precisam para suas vozes, que não é apenas conveniente para cantar, mas também para tocar.

A terceira razão pela qual músicos sofisticados abaixam o tom em meio tom é para apresentações musicais antigas que requerem alguma autenticidade no som do instrumento. Este som não corresponde à escala de mi menor padrão de um violão clássico, mas ao ré sustenido menor (um semitom abaixo).
A quarta razão obriga a afrouxar a tensão das cordas do violão em meio tom ou tom, principalmente para guitarristas novatos. É uma dor nos dedos que prendem as cordas nos trastes.
Até que as bolhas se formem nos dedos da mão esquerda do iniciante, será difícil para ele praticar o violão com cordas esticadas.
As razões foram esclarecidas, agora resta saber quais os métodos que podem ser usados para diminuir a afinação do violão em meio tom ou tom, se houver necessidade. Agora é muito fácil fazer isso com a ajuda de dispositivos eletrônicos modernos ou programas e aplicativos de computador especiais para um smartphone. Também é fácil afinar a guitarra em um tom baixo usando um capo de guitarra. Vamos considerar cada método nomeado com mais detalhes.
Como afinar com um afinador?
A maneira mais precisa de afinar sua guitarra no tom desejado é afinar com um afinador eletrônico de encaixe no cabeçote.



Esse dispositivo é usado por guitarristas que atuam no palco, pois às vezes eles precisam afinar a guitarra após cada número. Este afinador é cromático, ou seja, emite o resultado para um som de fato. Soltando, por exemplo, a primeira corda (E) um semitom abaixo, é preciso esperar até que o display mostre o som desejado com a letra E com sinal bemol (Eb) ou D com sustenido (D #).
Todas as cordas são afinadas da mesma maneira. Com uma afinação padrão (EADGBE), uma afinação de semitom rebaixado deve ser semelhante a D # G # C # F # A # D # (ou EbAbDbGbBbEb). Quando a afinação é abaixada em um tom, ela fica assim: DGCFAD.
Além de sintonizadores em um prendedor de roupa (clipes), existem versões de desktop do dispositivo, mas suas leituras não são tão precisas quanto as do anterior. E eles geralmente são ajustados apenas para a afinação padrão. No entanto, existem exceções.


Junto com o sintonizador de desktop, você pode usar sintonizadores online de computador dedicados ou aplicativos de smartphone. Por exemplo, neste último caso, o aplicativo GuitarTuna é muito conveniente, o que pode ajudar na afinação de quase qualquer instrumento musical de cordas.


Ele também tem uma função de afinação de guitarra cromática, mas essa função, infelizmente, é paga. A afinação livre do instrumento é fornecida apenas para o som padrão, mas pode ser usada para diminuir a afinação do violão em um tom e semitom, se você pedir ajuda ao capo. A seguir, vamos ver uma maneira de alterar a afinação de uma guitarra usando um capo acoplado a um afinador que tem uma função de afinação padrão.
Usamos um capo
Para diminuir a afinação em meio tom usando um capo e um afinador de guitarra padrão, você precisa:
- afinar a guitarra em uma afinação padrão com o afinador;
- fixe o capo na primeira casa do instrumento, embora não segure muito as cordas, o principal é que as cordas fiquem firmes no limiar da primeira casa e mudem seu som para um mais alto (como resultado desta ação , a afinação mudará um semitom acima do padrão);
- afine a guitarra de volta à afinação padrão com o afinador (você terá que enfraquecer as cordas);
- após receber a afinação padrão com o capo fixado no primeiro traste, este deve ser removido.
O processo acabou - as cordas abertas do violão soarão meio tom abaixo da afinação padrão.

Ajustando o capo com o som padrão do violão no segundo traste, pelas mesmas ações você pode obter a afinação do instrumento, que será exatamente um tom abaixo do padrão.
Na prática de tocar violão usando o método Fingerstyle, a tonalidade do instrumento é freqüentemente baixada para Ré maior ou Ré menor, para o qual é necessário alterar o som de quatro das seis cordas (exceto para a quinta e quarta) . Tudo isso pode ser feito facilmente com o afinador cromático.
Dicas úteis
Existem algumas dicas úteis sobre como afinar a afinação da guitarra.
- Sempre que você reorganizar o som das cordas, tente se certificar de que a última ação é esticá-las. Ou seja, em nosso caso, quando o tom é abaixado, as cordas devem ser enfraquecidas em um grau maior do que o necessário, para então atingir gradualmente a nota desejada, alongando-as gradativamente. Isso impedirá que as cordas se quebrem.
- O dispositivo mais preciso para afinar uma guitarra entre os listados acima é um afinador de prendedor de roupa, uma vez que é colocado mais próximo das cordas de todos os outros dispositivos de afinador.
- Para afinar as cordas usando um afinador online, você precisa de um microfone de alta qualidade, caso contrário, o trabalho acabará sendo de baixa qualidade.
Definitivamente, você deve aprender a afinar o instrumento de ouvido. Nem sempre é possível usar meios eletrônicos.
Como afinar sua guitarra em um tom e semitom abaixo, veja o vídeo.