Para que servem as marcas (pontos) no braço da guitarra?

Ao comprar uma guitarra, você pode notar marcas especiais, inclusive na forma de pontos, na superfície do braço. Eles podem ser encontrados diretamente na superfície frontal do pescoço - o braço da guitarra, e em sua costela superior. Na ponta do pescoço, esses marcadores parecem pontos que os guitarristas novatos nem sempre notam.
Neste artigo, explicaremos o que são essas marcas e para que servem.
O que é isso?
Marcas brancas, pretas (ou de alguma outra cor) no braço da guitarra nada mais são do que um farol (ponto de referência) para o guitarrista.
- Essas marcas em um violão clássico indicam a localização do quinto, sétimo e décimo segundo trastes (às vezes o nono).
- Em um instrumento acústico com cordas de metal e uma guitarra elétrica, pode haver mais deles (5 ou mais).


As marcas são chamadas de marcadores posicionais.
Os marcadores localizados diretamente no braço da guitarra vêm em uma variedade de formas: redondo, quadrado, retangular, poligonal. Existem violões em que são feitos na forma de imagens de pássaros ou animais. Para músicos em turnê, existem modelos com marcadores brilhantes feitos sob medida para apresentações em condições de pouca luz.






Em geral, não há padrões para marcadores - tanto em forma, cor e posicionamento. As únicas exceções são os modelos de violões clássicos.... As tradições ainda são preservadas aqui: formas estritas, cor e localização dos marcadores. Na maioria das vezes, os marcadores nesses instrumentos parecem círculos brancos localizados no 5º, 7º e 12º trastes.
Compromisso
Já que no violão, sons diferentes são obtidos encurtando o comprimento das cordas, então todas essas contrações são estritamente calculadas na escala do braço da guitarra. Cada som correspondente ao tom de uma determinada nota em uma corda específica tem seu próprio lugar no braço do instrumento.Todos esses lugares são limitados a trastes de metal. Em um violão clássico, existem 18 ou 19 dessas selas, dependendo do modelo do instrumento.

Pode ser difícil para um violonista novato (e não só para ele) localizar a nota desejada no braço, embora saiba com certeza que está, por exemplo, no traste em V da primeira corda. É para melhor orientação do músico que existem marcadores no braço da guitarra.... Cada um deles denota uma posição (escala) específica no violão, na qual o músico pode se apoiar enquanto toca a composição.
Normalmente, os músicos iniciantes primeiro memorizam as notas em todas as cordas precisamente nos locais das marcas no braço da guitarra. A partir disso podemos concluir que as marcas são necessárias no braço da guitarra, até porque ajudam os alunos a dominar rapidamente a gama sonora do violão.
As marcas da escala são bastante úteis também para músicos experientes. Por exemplo, nos casos em que você precisa mudar de posição em uma longa distância. É muito mais fácil determinar visualmente o local do movimento da mão esquerda desde a primeira posição até a nona ou décima primeira casa, se houver marcadores do que sem eles. Esta é a vantagem inegável dos marcadores.
Nas bandas, as marcas da escala frontal são necessárias para os outros membros.para que possam ver de lado em que posição o guitarrista está tocando durante a improvisação e possam apoiá-lo harmoniosamente.

Claro, você não deve atribuir os marcadores presentes ou ausentes no braço da guitarra a qualquer nível de profissionalismo do guitarrista. É tudo uma questão de hábito - se o guitarrista está acostumado a observar visualmente os marcadores do instrumento, a ausência deles pode distraí-lo um pouco ou até desanimá-lo. O mesmo provavelmente acontecerá com um músico que estudou violão sem marcadores e recebeu um instrumento com marcadores em cada casa.
Para qualquer guitarrista experiente, um marcador significa apenas uma coisa: ele vê em que posição ele está no momento e também onde ele precisará mover sua mão esquerda em um segundo.
Como fazer isso sozinho?
Às vezes você se depara com instrumentos cujo braço tem poucos marcadores ou estão totalmente ausentes. Por exemplo, Nem todo mundo gosta das marcações na lateral do pescoço, principalmente aqueles guitarristas que mudaram dezenas de instrumentos que possuem seu arranjo frontal. A guitarra é ótima, mas os marcadores não são bons. Neste caso, você mesmo pode fazer as marcas.
Existem várias maneiras:
- Cole-os fora de pequenos strass autoadesivos;
- desenhar com canetas hidrocor de cor adequada (não são necessárias marcas grandes, bastam pequenos pontos);
- cole círculos de papel autoadesivo branco (a maneira mais fácil é recortá-los com um furador de papel).
Se não houver nenhum marcador, nem na parte frontal do braço, nem na lateral, então é melhor fazer marcações na lateral para não estragar o braço da guitarra no local mais visível.... Esta opção é adequada se não for importante onde eles estarão localizados. Além disso, as marcas na parte central do pescoço terão que ser atualizadas com o tempo - elas vão desaparecer.

Obrigado do fundo do meu coração! Simples e direto.