Violão

Óleo de limão para violão

Óleo de limão para violão
Contente
  1. O que é e por que é necessário?
  2. Como usar?
  3. O que pode ser substituído?

O violão, como qualquer instrumento musical, requer manutenção regular. Com o tempo, a sujeira se acumula na superfície de seu corpo de madeira e pescoço, que, absorvendo na madeira, a destrói. Você pode limpar com eficácia o braço e o corpo de madeira do violão com óleo de limão.

O que é e por que é necessário?

O óleo de limão para violão protege contra a deterioração uma escala que não seja envernizada, se for feita de jacarandá, ébano ou outras madeiras que não sejam bordo. Os braços de bordo, que são instalados em guitarras de baixo custo, são envernizados para evitar que a sujeira e a gordura sejam absorvidas pela estrutura de madeira.

Para instrumentos profissionais caros, formulações especiais são usadas à base de óleo essencial de limão natural. Para cuidar de suas guitarras amadoras, você pode usar óleo essencial de limão da farmácia. Ao comprar tal ferramenta orçamentária, você deve prestar atenção à composição na qual apenas ingredientes naturais devem estar presentes, caso contrário, você pode destruir o revestimento de um instrumento musical.

Também deve ser lembrado que o óleo de limão de farmácia não deve ser usado em áreas do gabinete que não são envernizadas.

Com o cuidado adequado de seu instrumento musical, você deve limpar seu violão a cada três meses. Ao mesmo tempo, é necessário cuidado especial para cada parte do instrumento:

  • o pescoço, feito de madeira escura sem verniz, deve primeiro ser limpo da sujeira que se acumula nos trastes e só então tratado com óleo de limão;
  • o corpo do violão, que precisa ser tratado regularmente com óleo de limão, é limpo com um pano macio;
  • as cordas e a escala por baixo devem ser processadas todos os meses usando compostos especiais;
  • as partes metálicas do óleo protegerão contra a corrosão.

O uso regular de óleo de limão ajudará a proteger o instrumento contra o apodrecimento causado pela entrada de sujeira e umidade na estrutura de madeira. Por causa disso, o instrumento perde sua pureza e se deteriora rapidamente.

As capas de bordo lacadas não podem ser limpas com óleo de limão. Eles geralmente são instalados em guitarras de hobby baratas que são protegidas de sujeira com verniz. O óleo essencial pode corroer o acabamento e estragar toda a ferramenta. Cuidar de tais violões consiste em limpá-los regularmente com panos de microfibra, o que removerá a sujeira da superfície envernizada sem destruir sua integridade.

Apenas produtos proprietários devem ser usados ​​para cuidar de uma guitarra profissional, caso contrário, você pode arruinar um instrumento musical caro. Com sua ajuda, você pode remover imediatamente a sujeira e alimentar a madeira sem danificá-la, além de criar uma proteção eficaz da ferramenta contra as agressivas influências ambientais.

Os óleos profissionais custam de 400 a 500 rublos, o que é mais caro do que o óleo essencial de limão de uma farmácia, mas ao mesmo tempo garantem um atendimento de alta qualidade para o instrumento e sua proteção confiável. O óleo de limão profissional para violão é embalado em um frasco prático com um distribuidor que permite que você aplique a quantidade certa em seu violão. Ao usar o óleo essencial de limão de uma farmácia, você precisará preparar vários outros compostos de limpeza e tempo para aplicá-los em etapas. Óleo de limão profissional e de farmácia deve ser aplicado na superfície limpa e seca do violão para que fique úmido. Depois disso, o violão deve ficar na posição horizontal por 15-20 minutos, após o que o óleo restante deve ser removido com um guardanapo de flanela limpo.

Um frasco de um produto especializado é suficiente para vários anos, enquanto o óleo de limão de farmácia precisará de pelo menos 3-4 frascos para um procedimento de limpeza.

Como usar?

Se sua guitarra não for limpa por mais de um ano, você precisará remover toda a sujeira de várias partes do corpo antes de usar óleo de limão. Os trastes podem ser limpos com uma escova de lã de aço ou uma escova de dentes velha. Apenas as partes metálicas do instrumento podem ser limpas com escovas. Para madeira, são usados ​​materiais de flanela macia ou microfibra.

Se sua guitarra não for limpa por um longo tempo, você precisará remover a sujeira dela antes de usar óleo de limão. Para limpar você precisa se preparar:

  • tecido de algodão leve;
  • água ensaboada;
  • álcool etílico ou vodka

Você precisa preparar uma solução de sabão apenas com a roupa suja ou sabonete de bebê. Não use detergentes de louça. Se houver sujeira persistente no pescoço, nas cordas ou no corpo, use uma solução alcoólica.

Antes de limpar, coloque o violão sobre a mesa em um suporte especial para que o instrumento fique na posição horizontal. As cordas devem ser removidas do braço da guitarra ou sua tensão deve ser afrouxada. Depois disso, a barra deve ser tratada com água e sabão usando um pano de algodão branco. Enrole-o no dedo, umedeça-o um pouco em água com sabão e limpe o pescoço com um pano úmido. É impossível molhar a ferramenta fortemente, caso contrário a estrutura da madeira irá deteriorar-se.

Você precisa processar todos os trastes em etapas, removendo a sujeira deles. A sujeira solta deve ser removida com um pano seco. Depois de usar um pano úmido para limpar o pescoço, seque o violão ao ar por 15-20 minutos. Apenas uma superfície de madeira bem seca pode ser tratada com óleo de limão.

Se houver muita graxa e sujeira no pescoço, será necessário usar álcool etílico, que vai dissolver a sujeira velha.Deve ser lembrado que você deve usar essa solução de álcool com cuidado, pois o álcool seca a barra. Certifique-se de usar um condicionador de escala após o álcool.

Quando o pescoço e o corpo estiverem completamente livres de sujeira e gordura, pode-se aplicar óleo de limão. Hidrata bem a madeira, evitando que resseque. Se o corpo e o pescoço secarem, logo aparecerão rachaduras e o instrumento ficará completamente inutilizável.

Isso deve ser feito regularmente a cada três meses, aplicando óleo de limão nas partes limpas do violão. Após cada utilização, o instrumento deve ser limpo com um pano limpo e seco, e o armazenamento deve ser feito em uma caixa, evitando que o violão fique empoeirado. Você também precisa limpar as partes metálicas do violão com óleo. Este procedimento os ajudará a evitar a corrosão.

O que pode ser substituído?

Além do óleo de limão profissional, você pode usar outros produtos que limpam a superfície da madeira:

  • etanol;
  • terebintina;
  • gasolina.

Estas formulações só devem ser utilizadas na limpeza de sujidades difíceis e na ausência de óleo de limão. Eles têm uma série de desvantagens significativas e raramente são usados ​​por guitarristas profissionais. Gasolina e terebintina têm um cheiro forte. O álcool seca a madeira, dissolve a camada superficial de elementos plásticos e corrói as peças de metal. Certifique-se de usar óleo de limão depois.

Em contraste com esses produtos, o óleo profissional de limão, criado a partir de ingredientes naturais, é bem absorvido pela madeira, remove suavemente a sujeira velha e nutre a estrutura das peças de madeira do violão. Protege as peças metálicas da corrosão e confere à ferramenta um agradável aroma a limão. A única alternativa para tal ferramenta podem ser óleos preservantes de madeira profissionais, que são vendidos em lojas de ferragens especializadas em grandes contêineres.

Os amantes da guitarra devem escolher óleo de limão profissional para violão. É convenientemente embalado, acessível, fácil de usar e eficaz.

sem comentários

Moda

a beleza

casa