Tudo sobre afinadores de guitarra

A afinadora é o elemento mais relevante dos acessórios do violão, é ela que permite afinar o instrumento no modo desejado, alterar experimentalmente a afinação do violão e manter as condições necessárias por um determinado tempo. Tanto a qualidade quanto a confiabilidade da afinação do instrumento dependem disso.


O que é isso?
O grau médio de tensão em uma corda de violão é de cerca de 9 a 10 kg e, em alguns casos, chega a 80 kg. A tensão e a fixação de tal corda são fornecidas por um mecanismo de afinação especial. Este dispositivo, denominado tensor, funciona segundo o princípio de uma engrenagem helicoidal. O design do pino inclui uma cabeça, uma engrenagem helicoidal e uma haste para enrolar a corda. Através da tampa, o torque é transmitido para a caixa de engrenagens, e depois para o parafuso da corda (haste), na qual esta é enrolada. A ausência de um movimento reverso na engrenagem helicoidal não permite que a corda se desenrole sob a força de sua tensão.

Os afinadores de guitarra são a parte mais importante do instrumento. Sem um mecanismo de afinação, a guitarra não pode ser tocada, pois a afinação da guitarra não será realizada. Em caso de falha de um divisor, todo o conjunto está geralmente sujeito a substituição.


Visão geral das variedades
Os acessórios de afinação são divididos em dois tipos: afinadores fechados e abertos. No primeiro tipo, toda a mecânica é coberta por uma moldura, ou seja, está protegida de danos acidentais, poeira e sujeira. O segundo tipo é mais simples e comum, aqui o mecanismo de ajuste não é protegido. Esta última opção é considerada mais prática, pois é a sua vulnerabilidade que permite a manutenção oportuna do mecanismo (limpeza e lubrificação das engrenagens e haste).No entanto, sua vulnerabilidade ao estresse mecânico continua a ser a principal desvantagem dos mecanismos do tipo aberto - eles quebram com mais frequência. Os dispositivos são vendidos em uma barra com uma certa distância central.


Outro tipo de cravelhas são dispositivos de bloqueio (travamento), equipados com uma fechadura especial que fixa as cordas com firmeza. Nesse caso, o grau de probabilidade de desenrolar da corda na ordem inversa é próximo de zero, independentemente do modo de jogo. A afinação das cordas no pino de travamento é muito mais rápida do que nos modelos convencionais. A desvantagem dos sistemas de travamento é seu alto custo: eles são 2 a 3 vezes mais caros do que os acessórios clássicos. Eles se distinguem pela presença de uma roda especial no design.

Tendo em conta as peculiaridades da instalação dos mecanismos de afinação na cabeça do pescoço, distinguem-se os seguintes tipos:
- 6 em linha (5, 4 - para contrabaixo);


- 3 + 3 (3 cada acima e abaixo da cabeça, 3 + 2 ou 2 + 2 - para baixo);

- fechos com e sem parafusos.

Existem vários tipos populares de sintonizadores:
- fechado sem apertar os parafusos;

- fechado com um único parafuso de aperto;

- lateral sem apertar parafusos;

- trava com 2 parafusos por pino;

- travamento com 7 parafusos por linha;

- abra com 7 parafusos por linha.

Das características das cravelhas, a mais importante é o parâmetro de transferência, que reflete a proporção das revoluções do rolo com a corda em relação ao número de voltas da tampa. Então, O parâmetro 15/1 significa que para 1 volta do rolo de corda, a cabeça do pino deve ser completamente girada 15 vezes.
Quanto mais alto o parâmetro especificado, mais devagar a corda se alonga durante a afinação, mas mais precisa será a afinação do instrumento.
Os afinadores também são classificados de acordo com o tipo de guitarra onde são usados.
- Em violões clássicos A tensão nas cordas de náilon é menor do que nas cordas de metal, então aqui as cravelhas incluem peças feitas de plástico (por exemplo, fechos para enrolar a corda). Normalmente são opções abertas, onde toda a sua parte construtiva fica visível. Eles estão localizados em lados opostos da cabeça da guitarra e as tampas são perpendiculares a ela.

- Em violões cordas de metal são usadas, o que significa que pinos de metal são usados. Via de regra, as cravelhas são utilizadas de tipo fechado, sendo o mecanismo fechado por uma moldura especial. Os fechos e a colocação das cravelhas são diferentes aqui, determinados pelas características de design da guitarra.

- Em guitarras elétricas as cravelhas são projetadas como análogos acústicos.

- Em baixo existem várias diferenças significativas. As cravelhas e as tampas são muito maiores aqui, são feitas de metal. Eles podem ser executados nas versões aberta e fechada.

- Em guitarras sem cabeça eles são presos diretamente à ponte, formando um dispositivo especial equipado com um orifício para o cordão.

Afinando os afinadores de acordo com o tipo de cabeça da guitarra. Diferentes designs de cabeça de guitarra são criados para acomodar diferentes configurações de cabeça de afinação.
Se os pinos forem alinhados em 3 em ambos os lados, eles serão maiores do que em um edifício convencional. É importante considerar esse ponto ao substituir as cravelhas.

Componentes
Na verdade, os afinadores de guitarra são dispositivos em miniatura para puxar cordas que incluem chapéus, vários elementos esculpidos e enroladores de cordas. Quando a cabeça gira, as engrenagens começam a girar, transmitindo a rotação para a haste, onde a corda é colocada. Os dispositivos são fixados ao cabeçote com parafusos e uma porca que é aparafusada na face da cabeça. O conjunto de pinos, além das peças do mecanismo, costuma incluir arruelas e gaxetas especiais.

Manter as cordas em uma determinada afinação é uma tarefa urgente, sem a qual um músico não conseguirá tocar com precisão. A qualidade da guitarra depende do estado dos mecanismos de afinação. Se surgirem problemas, primeiro verifique a capacidade de manutenção das cravelhas.
Nuances de escolha
Na hora de substituir as cravelhas, recomendamos a escolha de um tipo semelhante às cravelhas anteriores, pois com grande probabilidade elas estarão estruturalmente dispostas da mesma forma. além do mais não é necessário fazer furos adicionais para os fixadores, pois os antigos também servirão, o que simplificará muito a instalação e preservará a apresentação da ferramenta.

Ao decidir instalar algo novo, você deve decidir sobre o tipo e a forma dos mecanismos de ajuste. O fabricante geralmente indica para quais tipos de cabeças os sintonizadores se destinam. Não recomendamos a montagem do tipo para 3 afinadores em ambos os lados do instrumento, onde os pinos de afinação foram colocados em uma linha em um lado.
Existem 3 tipos de fixação. Quando montados sem parafusos de aperto, os pinos de afinação são facilmente fixados na cabeça da guitarra e, para montá-los, não é necessário fazer furos ou apertar nada. Na fixação com um parafuso de aperto ou vários parafusos, vale a pena considerar o tipo de fixação do dispositivo anterior, já com base nisso.
Também é importante levar em consideração um parâmetro como a proporção entre a curva e a curva. As proporções tradicionais são 14/1 ou 18/1, para baixos é 20/1 ou 21/1.

A escolha de aparelhos locais ou convencionais é uma questão de preferência pessoal e segurança financeira do comprador. Mecanismos de bloqueio mantêm melhor o instrumento em ordem.
É importante ao escolher descobrir a ordem de instalação da coluna. Produzem 2 tipos: no primeiro, os fios são inseridos em um orifício especial do suporte e passados por ele; no segundo, são passados para dentro da cavilha, para baixo, onde são fixados. A diferença é prática e vale a pena prestar atenção na hora de escolher um aparelho.

É necessário levar em consideração na escolha das cravelhas e do material de que são feitas as tampas - metal ou plástico. Se eles tiverem a mesma aparência, a decisão final é sua.
Dispositivos de alta qualidade com o parâmetro de transferência mais alto devem ser adquiridos para substituição, pois eles durarão mais e o processo de configuração será mais fácil. Os mecanismos de travamento são mais caros, mas mais duráveis, pois permitem que você troque as cordas quase 2 vezes mais rápido. É uma excelente escolha para músicos que preferem sistemas tremolo.
Se o cabeçote do instrumento não estiver inclinado em direção ao pescoço, você deve pegar um dispositivo com haste de tamanho variável. Isso fornece uma carga mais distribuída na porca.
Não se esqueça das marcas testadas e comprovadas ao escolher. Com um bom orçamento, dê preferência aos sintonizadores de Gotoh, Schaller, Grover. Se estiver com orçamento apertado, leve os kits do Jinho ou do Dr. Peças.


Regras de instalação
Substituir as cravelhas não é tão difícil, mas você precisa agir com cuidado e precisão. Em primeiro lugar, você precisa escolher a opção de substituição correta. É desejável que a substituição seja semelhante aos antigos sintonizadores. Todo o conjunto deve ser alterado de uma vez, não um dispositivo separado.
Desparafusamos o bloco antigo. Neste caso, você deve saber as distâncias entre os centros das cravelhas, é desejável que coincidam com os blocos novos e antigos. Se não corresponderem, os orifícios antigos são vedados com cunhas especiais feitas do mesmo material do gargalo. As cunhas são coladas e, em seguida, os orifícios são perfurados novamente. A nova fixação do novo bloco não causa nenhuma dificuldade.

Dicas de cuidados
As principais medidas para o cuidado das cravelhas e sua manutenção em bom estado.
- Verifique constantemente se há sujeira e poeira no dispositivo de coleta. A limpeza deve ser feita com escova e lubrificada com escova.
- Use óleos especiais a cada seis meses (por exemplo, Planet Waves PW-LBK-01), através do qual o curso da cavilha se tornará mais suave e a vida útil do mecanismo aumentará significativamente.
- Os parafusos de fixação devem ser verificados periodicamente, devem ser bem apertados e não deve haver folga.
- Ao desmontar ou instalar dispositivos baratos, você não deve fazer esforços significativos - em ajustes de orçamento é fácil danificar as roscas e arruinar o próprio dispositivo.
- A suavidade e o grau de suavidade do curso de muitos dispositivos são alterados por um parafuso especial localizado na parte superior da alça do pino.
- Para que as cravelhas funcionem por muito tempo, faça exames profissionais com mais frequência. Certifique-se de inspecionar os pinos de afinação ao trocar as cordas. Os fechos das voltas costumam ser afrouxados. Eles são apertados com um anel especial localizado na face do pescoço. É provável que os parafusos traseiros que prendem o pino também precisem ser apertados.

Verifique a presença de folga e os chapéus para rotação. Se houver, aperte o parafuso de fixação.