Violão

Como gravar guitarra no computador?

Como gravar guitarra no computador?
Contente
  1. O que você precisa?
  2. Gravação de guitarra elétrica
  3. Como faço para gravar o som de um violão?
  4. Como faço para gravar meu baixo?

Quando músicos iniciantes estão apenas dominando o violão, muitos deles começam a inventar suas próprias composições - para criar novas músicas. Depois, há a necessidade de gravar melodias, mas os serviços de estúdios de gravação profissionais são muito caros - para jovens guitarristas, isso geralmente se torna um obstáculo intransponível.

Mas Graças às tecnologias modernas, é muito fácil encontrar uma saída para esta situação - você pode gravar uma composição em casa usando um programa ou uma pickup. Para obter a qualidade da gravação próxima ao estúdio, você deve seguir várias regras e nuances, que são descritas neste artigo.

O que você precisa?

Existem várias maneiras de gravar composições de guitarra em um computador: usando um captador, microfone, processador de efeitos ou através de um amplificador combo.

Além do mais, para obter uma boa melodia, na maioria dos casos, você precisará de mais de um instrumento de gravação. E também diferentes tipos de gravação são usados ​​para diferentes tipos de guitarras.

Vamos examinar mais de perto cada tipo de instrumento.

  • O som do violão pode ser gravado de duas maneiras: captar acordes com um microfone ou captador especial. A trilha gravada pelo microfone reproduzirá o som multifacetado e surround das notas da forma mais eficaz possível. Esta tecnologia é bastante complexa, criar condições favoráveis ​​para ela em casa é bastante problemático, então os iniciantes costumam usar pickups.
  • Existem três maneiras de gravar acordes de guitarra de uma guitarra elétrica: remova com um microfone de um amplificador combo, através de um console de mixagem ou através de um processador de efeitos.Cada método tem suas próprias características, que descreveremos com mais detalhes neste artigo.
  • As melodias de um contrabaixo são geralmente escritas conectando-o a um amplificador de som usando um console de mixagem. - este método é freqüentemente denominado direto ou "em linha". Este método é usado mesmo em estúdios profissionais.

Além dos dispositivos de gravação, você precisará de programas especiais para processar o som. Para tornar mais fácil para você se preparar para configurar seu estúdio de gravação doméstico, sugerimos que você dê uma olhada nos diferentes tipos de captadores e software de processamento de gravação.

Pickups

Um dispositivo que grava composições de seis cordas acústicas é de 3 tipos: um captador magnético, um captador piezoelétrico ou um microfone especial.

O último método é bastante difícil, porque não é fácil colocar o microfone corretamente, portanto, os guitarristas costumam usar sensores.

Aqui está uma lista das picapes mais confortáveis ​​e de alta qualidade para uso doméstico.

  • EMG 81. As características deste dispositivo permitem uma gravação intensa e repleta de diferentes tonalidades da composição. Na maioria das vezes, o captador é instalado próximo à ponte - isso permite que o equipamento capte todas as notas de sua guitarra com a maior precisão possível.
  • Soho ST-701. Um instrumento de gravação passivo projetado para caber em um soquete circular de seis cordas. O dispositivo funciona melhor em acústica com cordas de metal.
  • Shadow SH099. A empresa, chamada Shadow Electronics, fabrica vários tipos de hardware para guitarristas, incluindo pickups. O Shadow SH099 é um captador piezoelétrico que se encaixa sob a sela de uma guitarra. Um dispositivo bastante conveniente e compacto que registrará com precisão todas as sutilezas do som das cordas.
  • Fishman Presys 301. Um captador piezoelétrico ativo com um microfone ajustável em sua caixa. Um recurso opcional é o afinador integrado que permite afinar sua guitarra antes da gravação.

Programas

Para gravação de alta qualidade de composições em casa, programas especiais são freqüentemente usados. Além do mais, você precisa instalar drivers adicionais em seu computador para que vários efeitos não atrasem o som.

Vamos considerar alguns dos programas mais populares criados para gravar composições.

  • Cockos Reaper 6.14. Um aplicativo universal que permite ao usuário gravar, modificar e criar composições musicais em camadas. A interface do programa possui um grande número de funções e efeitos diferentes, graças aos quais você pode melhorar sua gravação. Porém, o Reaper foi criado não tanto para processar arquivos quanto para criá-los, pois suas opções incluem ferramentas como um mixer, um compartimento de arranjos e uma trilha separada para arquivos de música. A ampla funcionalidade do programa revela grandes oportunidades de criatividade, embora seu peso seja muito pequeno.
  • Cubase 10.5.20. O programa é uma recriação virtual de um verdadeiro estúdio de gravação profissional - o número de diferentes opções permite ao usuário criar os efeitos mais interessantes e vívidos. Entre as funções estão filtros de frequência e dispositivos virtuais, que podem ser processados ​​posteriormente. O Cubase permite ao usuário desenvolver projetos musicais reais, pois contém uma grande variedade de instrumentos apresentados na forma de um sintetizador. Os criadores do estúdio eletrônico trabalharam especialmente na criação de uma guitarra virtual. Para aproveitar ao máximo o potencial do programa, é necessário ter formação musical ou estar seriamente interessado em música e estar pronto para aprender.
  • Guitar Rig 5. Um processador de guitarra com uma interface muito amigável e muitas funções. No programa, você pode selecionar independentemente os amplificadores, microfones e um conjunto de instrumentos necessários - isso permitirá que você torne o processo criativo de criação de composições confortável e ergonômico.O aplicativo transmite o som de acústica, guitarras elétricas e baixo com a mais alta qualidade, volume e profundidade. Além disso, o programa é complementado com analógicos virtuais de amplificadores de baixo, criados com a tecnologia Dynamic Tube Response. Um gabinete separado foi criado para cada amplificador, no qual você pode criar um realce de graves não pior do que no equipamento original.
  • Ableton Live 10. Esta versão do programa é muito recente, por isso contém os métodos mais recentes e avançados de criação e processamento de faixas de música. Tradicionalmente, o fabricante apresenta o programa em três formas - Suite, Intro e Standard, a funcionalidade desses programas é customizada para as diferentes necessidades dos músicos. A peculiaridade também está no fato de funcionar apenas na versão de 64 bits - devido à expansão das capacidades do programa, a versão de 32 bits simplesmente não aguenta a carga. Se o usuário tiver complementos ou plug-ins raros, os fabricantes sugerem o uso do adaptador 32 Lives.

O representante mais marcante do avanço tecnológico do aplicativo é a opção Capture - permite capturar trechos de melodias do controlador e transferi-los para o projeto, mantendo o ritmo da composição.

Gravação de guitarra elétrica

O primeiro passo antes de gravar é conectar sua guitarra elétrica ao computador usando uma placa de som externa embutida ou dedicada.

A primeira opção é orçamentária, mas tem uma desvantagem na forma de atraso de som, pode ser ligeiramente suavizada com um dispositivo especial - um dibox, mas mesmo tal medida não tornará o som perfeitamente uniforme.

A segunda opção é mais cara, mas escrever música através de uma placa de som externa é muito mais confortável, e a tonalidade será transmitida muito mais limpa.

A seguir, consideraremos o método de gravação usando o exemplo do Cubase, mas você pode usar qualquer outro instrumento conveniente para você.

Siga as instruções para criar uma faixa de música virtual.

  • Instale o Cubase em seu computador, abra o aplicativo e verifique a conexão do instrumento musical. Quando a conexão é estabelecida, o programa deve começar a responder à força bruta das cordas.
  • Então, para que seu computador comece a tocar música através de fones de ouvido ou alto-falantes, você precisa instalar os drivers externos da placa de som - você pode encontrar os acréscimos necessários no site do fabricante do equipamento. Se você planeja usar a placa de som embutida, você precisa instalar o driver ASIO4ALL para ajudá-lo a adaptar o som.
  • Depois de instalar os drivers, abra o gravador de áudio e sincronize-o com o adaptador. Para fazer isso, abra o menu Dispositivos e vá para a Configuração dos Dispositivos. Selecione o driver necessário na lista que aparece.
  • Com o driver selecionado, clique em OK e reinicie o Cubase.
  • A seguir, no menu Arquivo, abra um novo projeto (Novo Projeto) e crie uma trilha de áudio nele. Na janela de seleção, selecione "mono", uma vez que a guitarra elétrica é um instrumento mono.
  • Após todos os preparativos, ative o monitoramento clicando no alto-falante da faixa. Experimente tocar alguns acordes - você pode ouvi-los pelos alto-falantes ou fones de ouvido.

Todo o processo descrito é um sinal "bruto" que transmite o som limpo e não processado de uma guitarra elétrica. Para adicionar cor, efeitos e distorção à sua música, você precisa instalar add-ons na forma de plug-ins VST.

Vamos dar uma olhada mais de perto na tecnologia para adicionar plug-ins ao Cubase.

  • Para expandir as capacidades do programa, é necessário adicionar o bloco do programa de plug-in à pasta correspondente no PC. Essa pasta é chamada de VST2 - ela está localizada na pasta do aplicativo instalado.
  • Os módulos de software de expansão devem ser adicionados sucessivamente de cima para baixo. Um estúdio virtual deve repetir o design de uma sala real - no original, o gabinete fica atrás do amplificador, o que significa que no programa ele deve estar em um ponto inferior na lista.
  • Para terminar de adicionar o plugin, clique na janela à esquerda na aba Inserts.

A colocação correta de add-ons no programa é a etapa final na configuração do Cubase.Então você pode começar a registrar sua criatividade pressionando o botão REC. Este método de personalizar um programa de música é básico para muitos programas, por exemplo, FL Studio - a sequência de ações nele é a mesma, apenas os nomes dos componentes são diferentes.

Como faço para gravar o som de um violão?

Existem duas maneiras de gravar melodias de violão: usando um captador ou usando microfones.

A primeira opção não requer muito esforço - conecte um sensor piezoelétrico ou magnéticoe, em seguida, use o conector 3,5 na extremidade do cabo para conectar o instrumento ao amplificador ou diretamente ao PC. Além disso, o método repete completamente a gravação de som de uma guitarra elétrica descrita acima.

Este método simples é ótimo para gravações caseiras, razão pela qual muitos aspirantes a músicos usam captadores.

O segundo método é mais difícil e mais caro, mas se os microfones forem instalados corretamente, o som será muito mais claro e natural. Além disso, se você usar vários microfones ao mesmo tempo, obterá notas ricas e profundas em sua gravação.

Considere várias opções para a localização dos dispositivos de gravação de som.

  • Ao colocar o equipamento próximo à ponte, você obtém uma faixa de tons de média frequência brilhante.
  • Um microfone montado no deck traseiro gravará as notas mais graves e profundas.
  • A gravação de som na área da saída proporcionará a gravação de graves aprimorados - um tom de ressonância profundo será obtido.
  • Se você precisar gravar sons de cordas nítidos, coloque o microfone próximo ao primeiro traste do braço da guitarra.
  • O melhor lugar para colocar o microfone é considerado a área próxima ao 12º traste - é onde o braço se conecta ao corpo da guitarra, para que a gravação saia com a tonalidade ideal. Gravando um som na "média de ouro", você obtém uma faixa suave e suave com uma ampla faixa de frequência.

Para obter mais som surround, 2 microfones podem ser conectados, mas verifique a compatibilidade antes de iniciar a gravação.

Como faço para gravar meu baixo?

Gravar o som de um contrabaixo é idêntico ao método de gravação de uma guitarra elétrica. A única ressalva é que é necessário escrever composições em uma forma "bruta" - sem usar plug-ins e add-ons. Todas as cores de efeitos e plug-ins são adicionadas na fase de processamento no programa, portanto, enquanto grava, você pode brincar com o som que quiser.

O processo de gravação de uma guitarra em um computador, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa