Violão

Como fazer uma guitarra?

Como fazer uma guitarra?
Contente
  1. O que pode ser feito
  2. Instrumentos
  3. Desenhos Dimensionais
  4. Como fazer uma escala
  5. Etapas de fabricação para outras peças
  6. Como criar uma guitarra passo a passo

Fazer guitarras é todo um ramo da música. Não há nada para um iniciante fazer aqui, mas quem tem experiência na montagem de violões pode tentar fazer um instrumento por conta própria em casa.

O que pode ser feito

O violão mais simples com suas próprias mãos pode ser feito de meios improvisados. O instrumento musical possui um dispositivo simples de duas partes: um corpo e um pescoço. O primeiro é feito de diversos materiais, podendo ser madeira, metal ou plástico.

Nem todo tipo de madeira é adequado para um violão caseiro. Diferentes tipos de madeira são usados ​​para criar as placas de ressonância superior e inferior. A parte superior é preferencialmente feita de abeto ou cedro. O corpo, feito inteiramente de abeto, emite um som ressonante e, em combinação com o cedro, o instrumento começa a soar de maneira especial. Este material é caro. Modelos mais simples são feitos de pinho.

A parte inferior é feita de bordo, mogno e pau-rosa. Para aprender a montar, você pode tentar fazer uma ferramenta com as ferramentas disponíveis, por exemplo, de compensado. Deve ser considerado como uma etapa preparatória para a criação de um violão com materiais mais caros.

Guitarras de metal podem ser consideradas exóticas, pois soam muito estranhas.

O corpo de carbono (ou fibra de carbono) é mais durável e resistente à deformação. Essa ferramenta é quase eterna. Tem um som mais limpo.

Uma parte importante do instrumento é o pescoço. As madeiras nobres são adequadas para sua fabricação, por exemplo, pau-rosa, ébano.

Artesãos experientes podem ser aconselhados a fazer entalhes ou incrustações no instrumento. O pescoço costuma ser gravado para preservar o resto do corpo e o tônus. O embutimento pode ser feito em qualquer parte do violão: tanto no braço quanto no corpo.

Instrumentos

Antes de iniciar a montagem, você precisa preparar ferramentas e consumíveis. Aqui está uma lista aproximada:

  • madeira de diferentes espécies;
  • cola para carpintaria;
  • selante;
  • lixa;
  • furar;
  • cortador;
  • braçadeiras;
  • verniz para tratamento de superfície.

Além disso, os desenhos são necessários para indicar a marcação.

Desenhos Dimensionais

Não complique o seu trabalho desenvolvendo um desenho você mesmo. Na Internet, existem esquemas adequados para uma grande variedade de tipos de guitarras com diferentes tamanhos de deck (clássico, mini, etc.). Você só precisa ter uma conexão com a Internet e uma impressora para fazer as impressões dos padrões selecionados. Além disso, existem livros temáticos com uma variedade de diagramas e desenhos.

Como último recurso, você pode simplesmente pegar um violão adequado e circular seu corpo.

Como fazer uma escala

A escala pode ser encomendada pronta ou você mesmo pode fazer em casa. Esta é uma etapa de trabalho árdua, por isso vale a pena falar sobre ela separadamente.

Ao fazer um braço, você precisa levar em consideração que quanto mais fino ele é, mais baixo é o som e vice-versa.

O pescoço fino terá que ser adicionalmente reforçado com inserções de carbono.

Para criar o corpo do pescoço, deve-se levar um bloco de freixo ou bordo com dimensões de 70x10x2 cm (respectivamente, comprimento, largura, espessura). Para o overlay, pode-se pegar um blank de jacarandá com dimensões de 50x60x7 cm.

A peça de trabalho deve ser lisa e perfeitamente plana.

Usando parafusos auto-roscantes, as amostras da escala e do cabeçote são fixadas.

Criação de âncora

Os projetos de âncora mais comuns são âncora de compressão e âncora dupla. Vale a pena dar preferência à versão dupla, porque é mais forte que a clássica, tem a capacidade de se dobrar por si mesma. Uma ranhura reta é fresada sob ela. Existem âncoras de dupla ação que podem dobrar a barra em direções opostas.

Corrigindo a sobreposição

A primeira coisa a fazer é fixar firmemente o braço da guitarra ao pescoço para que não haja lacunas e fendas. Aplique a cola com um pincel, faça uma betonilha com pinças, começando pelas bordas e indo gradativamente da ponta até o calcanhar da barra.

É muito importante garantir que não haja lacunas.

Nesse estado, a estrutura é deixada durante a noite. E pela manhã, já é possível retirar as braçadeiras e fresar o forro.

Alinha a barra com as bordas do calcanhar.

O próximo passo importante é marcar o braço da guitarra. É conveniente usar gabaritos de aço com espessura de 2 mm. O gabarito é fixado no braço da guitarra e as linhas são traçadas com uma faca simples de escritório através das fendas. Isso é repetido várias vezes no mesmo lugar. Em seguida, desloque o modelo para o lado em meio centímetro e repita os mesmos passos.

Depois de feitos os cortes, o embutimento é feito colando as “pontas” nos orifícios de pequena profundidade previamente feitos.

Um passo importante é o perfil do pescoço. Em primeiro lugar, retire o excesso de madeira do dorso, partindo do 1º traste e terminando com 14 ou 15. A espessura é de 2 e 2,5 cm, respectivamente, e o resto da seção é cortado. No final do processamento, a moagem é realizada com uma barra.

Etapas de fabricação para outras peças

Antes de montar um violão, você precisa estudar cuidadosamente a estrutura deste instrumento.

Para criar uma guitarra em casa, você precisa traçar um plano de ação passo a passo. É mais ou menos assim:

  • escolha o tipo de violão;
  • faça um desenho;
  • transferir o desenho para o material selecionado;
  • escolha a tecnologia;
  • encontre uma sala, prepare as ferramentas.

Em tecnologia, é especialmente importante pensar sobre como as peças serão dobradas. Este é um momento sério. Um aquecedor elétrico ajudará nisso.

Requisitos para as instalações:

  • temperatura confortável quente;
  • iluminação e ventilação adequadas;
  • baixa umidade.

Escolhendo uma placa para criar um corpo

Independentemente do tipo de madeira escolhido, existem requisitos gerais para a placa:

  • falta de nós;
  • arranjo estritamente reto de fibras sem dobras acentuadas.

Instrumentos

Uma lista de todas as ferramentas necessárias é apresentada no início. Vale acrescentar que é preferível ter uma serra manual e uma elétrica. Uma ferramenta elétrica é útil para cortar peças e, para trabalhos mais delicados, você deve usar uma manual.

Como criar uma guitarra passo a passo

Estágio 1

As pranchas estão prontas, os desenhos são impressos, o tipo de violão é selecionado. Você pode começar a criar padrões. Primeiro, eles começam a montar o corpo do deck inferior ajustando duas tábuas. Isso pode ser feito de um desses dois jeitos.

  1. As peças são presas em grampos. As superfícies são lixadas e coladas.
  2. As peças são fixadas em forma de escudo, processando a junta com uma fresadora. Depois disso, você só precisa montar.

Após a montagem do corpo, ao longo dos limites pré-determinados, a peça é recortada com uma serra elétrica.

Estágio 2

A parte inferior da guitarra está montada. Agora você precisa consertar as molas e o rodapé. Este último é colocado estritamente de acordo com a linha central, sem desviar para a direita ou para a esquerda.... Três molas são colocadas em um ângulo de 90 graus com o rodapé.

É preferível usar uma placa sólida para fazer o deck superior. Alguns profissionais preferem o mesmo método de criação da parte inferior da ferramenta.

A vantagem de uma teia inteiriça: quando as cordas estão sob tensão na parte superior, a costura pode estourar.

Em seguida, delineie a localização da tomada. O centro deve estar localizado no ponto mais estreito da ferramenta. É aqui que um orifício especial será localizado. A mola é fixada por dentro do convés.

Estágio 3

O mais difícil de todos os elementos são as conchas.

Não devem surgir problemas com corte e corte, é muito fácil fazer isso, mas surgem dificuldades com dobra e conformação. Por esse motivo, a peça de trabalho é umedecida cuidadosamente com água morna e colocada em local aquecido por um quarto de hora. Em seguida, a peça é aquecida a uma temperatura ligeiramente superior a +100 graus. O material agora é mais flexível e pode ser curvado. A peça de trabalho pode esfriar para corrigir a forma.

Abutre

Cole a alça e o calcanhar da barra juntos. O requisito mais importante para uma conexão é a resistência. Nesta fase, não é necessário fazer uma ranhura no corpo. Isso é feito posteriormente na montagem geral de todas as peças da ferramenta.

A cabeça deve ser decidida com antecedência. Sua localização pode ser estritamente vertical ou inclinada. A segunda opção é mais fácil de fabricar. O ângulo oblíquo não é superior a 17 graus. A cabeça posicionada verticalmente é feita em conjunto com um cabo da mesma espécie de madeira.

Existem duas opções para modificação de inclinação: faça um braço de uma única peça como uma peça sólida ou monte-o a partir de alguns elementos.

Núcleo

A haste é colada no pescoço para dar uma curvatura ao instrumento, para fortalecer toda a estrutura. Você pode colar o pescoço de duas maneiras:

  1. na parte superior da caixa, sob a tampa;
  2. no verso, revestindo com uma placa como decoração.

Estágio 4

Depois de cortar, esmerilhar, completar todas as peças necessárias, eles começam a montar.

A melhor cola é a caseína ou a cola de peixe.

Sequência de trabalho.

  • As cascas são coladas umas às outras, formando assim uma peça única, e o elemento é colocado no tabuleiro inferior. O deck superior é fixado com cola. A guitarra resultante está completamente seca. Antes disso, deve ser compactado corretamente.
  • Eles delineiam e cortam um recesso para o pescoço, colam-no.
  • Cubra a superfície da caixa com o verniz selecionado, faça incrustações, puxe os cordões. O suporte da guitarra pode ser colado antes ou depois da montagem do instrumento.

Para montar uma guitarra sozinho, você precisa ter tempo e paciência. Este é um evento difícil que levará mais de um dia, principalmente para quem não tem experiência suficiente na criação de instrumentos musicais. É importante abordar minuciosamente o trabalho: escolher o material certo, preparar todas as ferramentas necessárias, localizar ou fazer desenhos.

No início, o compensado pode ser usado como matéria-prima em vez de um material caro.

O braço merece atenção especial, pois dele depende a frequência de ressonância do som da guitarra.

Você pode ver como uma guitarra é feita em produção no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa