Violão

Como segurar o violão corretamente?

Como segurar o violão corretamente?
Contente
  1. Aterragem durante o jogo
  2. Posição da mão direita
  3. Posição da mão esquerda
  4. Como segurar uma guitarra enquanto luta?
  5. Como jogar em pé?

Para guitarristas iniciantes, é importante escolher o tipo certo de encaixe com o instrumento, porque a posição das mãos, a conveniência do jogo e o sucesso do iniciante no treinamento dependem disso.

Aterragem durante o jogo

Você precisa entender por si mesmo um ponto muito importante: toque todos os tipos de violões relacionados a instrumentos acústicos (clássico, flamenco, dreadnought, folk-western), "Por padrão" deve estar sentado... E eles aprendem isso exclusivamente em uma posição - em uma cadeira.

Existem várias opções para sentar o guitarrista com o instrumento enquanto pratica ou reproduz música. Um iniciante deve primeiro dominar 2 posições: clássica e comum (você pode chamá-la de "folk").

Clássico

Esta é a posição preferida pelos músicos que tocam um instrumento clássico com cordas de náilon.... Ela também é ensinada para alunos de escolas de música nessa direção do violão.

Sente-se na ponta de uma cadeira de altura adequada... A altura da cadeira deve ser tal que, ao sentar-se nela (os pés estão completa e uniformemente espaçados na superfície de apoio), as linhas do quadril fiquem paralelas ao chão. Não é ideal, é claro, paralelo, mas com divergência angular mínima para cima ou para baixo.

Um suporte deve ser instalado sob o pé esquerdo de uma pessoa destra. altura de 12 a 20 cm, que depende das preferências do músico, de suas características anatômicas e da altura da cadeira em que se senta.

O canhoto que decidir praticar fora da área precisará ficar em pé sob a perna direita. Além disso, os canhotos devem corrigir o texto por conta própria, uma vez que ele foi projetado para um leitor destro.

Stand fornece uma elevação para o joelho do guitarrista mais alto e, portanto, evita o deslocamento involuntário do corpo da ferramenta ao longo da coxa para baixo.A posição inicialmente aceita pelo músico e a comodidade de tocar são preservadas. Quando não há cadeiras adequadas e as disponíveis são demasiado baixas ou altas, pode-se temporariamente conviver com as seguintes: nas baixas - sem apoio para a perna esquerda, nas altas - com um apoio (levante-o superior).

A perna esquerda está apenas ligeiramente retraída para o lado esquerdo do eixo da direção do corpo do guitarrista para a frente, formando um ângulo com o eixo do ombro esquerdo ligeiramente menor do que um reto, e a perna direita é retraída muito mais do eixo do corpo para a frente - isso cria um ângulo de cerca de 45 graus com o eixo do ombro direito (veja o diagrama abaixo).

O corpo do guitarrista deve ser endireitado, não tem tensão.

Uma ligeira inclinação para a frente é permitida para fixar mais convenientemente o violão na área do peito.

O violão no cenário clássico é colocado com seu entalhe na coxa esquerda... A parte inferior do corpo está entre as pernas, e o cabeçote sobe até o nível do ombro... As superfícies das plataformas de instrumentos estão idealmente localizadas na posição vertical - sem inclinar para nenhum dos lados.

As características de tal patamar são as seguintes:

  • a guitarra está convenientemente e seguramente fixada em vários pontos: na localização da mão direita na parte superior do corpo, na coxa da perna esquerda, no ponto de contato com o peito do músico e parcialmente apoiado na parte interna da coxa da perna direita, contra a qual o corpo descansa;
  • levantamento de pescoço alto fornece fácil acesso a todos os trastes por prender as cordas com os dedos da mão esquerda, facilita a já difícil posição (não natural, invertida) da mão - quanto mais alto o pescoço, menor o grau de "inversão" do antebraço e da mão;
  • a posição estendida das pernas não impede o fluxo sanguíneo na região da virilha e das pernas de uma pessoa, o que permite que você treine ou toque música por um longo tempo.

O ajuste clássico é adequado para todos os violonistas de todos os estilos.

Para as mulheres, este ajuste também é adequado para atividades domésticas.... Se você tiver que tocar violão na presença de outras pessoas, precisará cuidar com antecedência das roupas adequadas - escolha calças, shorts ou um vestido largo até os tornozelos. Nos concertos, as mulheres costumam tocar com vestidos longos.

Uma opção para guitarristas ao tocar pode ser a seguinte aterrissagem: a perna esquerda também está em pé, e a perna direita é colocada de lado, mas não para o lado, mas para baixo (joelho para baixo, com um pé para trás - no dedo do pé). Nesse caso, um vestido ou saia, mesmo de comprimento médio, é bastante adequado.

Apoio especial para os joelhos para um violão mais confortável também pode ser um ótimo complemento para o ajuste feminino.

Regular

Músicos tocando violões de cordas de aço sentam-se de maneira diferente com o instrumento, mas as posições básicas ainda podem ser distinguidas.

  • Aterrissando "pé a pé"... Por alguma razão, as mulheres adoram especialmente esse ajuste. Os homens gostam, mas muito provavelmente percebem que é melhor não abusar dessa posição pela metade masculina da humanidade, para não prejudicar sua saúde. Com esta aterrissagem, uma perna é jogada sobre a outra, e em sua coxa, que acaba se levantando, o violão é convenientemente colocado com o recesso do corpo. Melhor se você girar a perna direita sobre a esquerda, pois esta opção permite que a barra seja levantada mais alto. Se a perna esquerda for lançada, então o levantamento da barra é problemático: a coxa da direita impede o abaixamento do corpo do instrumento, limitando assim a elevação da barra.
  • Na coxa da perna direita... Esse ajuste é o mais usado. Para guitarristas com dedadas, é a postura principal junto com a posição "dedo do pé". Às vezes, um suporte de pequena altura é instalado sob a perna direita para melhor fixação do instrumento.

Em qualquer posição, é necessário garantir o conforto e a liberdade de ação de ambas as mãos ao jogar, para evitar o fluir dos membros, a tensão e o cansaço dos ombros, pescoço e outras partes do corpo.

Posição da mão direita

Nas primeiras aulas, simultaneamente à aterrissagem, os violonistas iniciantes aprendem as regras para colocar a mão direita no instrumento e os dedos nas cordas. O ajuste correto com o instrumento é inseparável de posicionar a mão direita.pois é um dos dois principais pontos de ancoragem do violão. Primeiro ponto - este é o suporte inferior da ferramenta na coxa da perna, segundo - Apoio da parte superior do corpo com o antebraço da mão direita.

Para qualquer tipo de ajuste após colocar o violão na coxa da perna selecionada o guitarrista segura o corpo com a mão direita, colocando o antebraço na parte mais convexa no local da nervura formada pelo convés superior e a concha:

Especialmente dignos de nota são os seguintes pontos na configuração da mão direita.

  1. O local de contato do antebraço com o corpo do violão - logo abaixo da dobra do cotovelo... A distância é influenciada pelo tamanho do instrumento e pelas características da estrutura das mãos. Em média fica 6-10 cm abaixo do cotovelo, mas esse valor pode mudar durante o jogo, o que depende da natureza da composição, das técnicas utilizadas e dos golpes realizados. É ainda possível mover ou remover completamente o antebraço do instrumento (executar harmônicos artificiais, alterar o timbre do som e assim por diante).
  2. O peso da mão não pode ser totalmente transferido para o ponto onde o antebraço toca o violão.... A mão do músico deve ser sentida como um todo - do ombro às pontas dos dedos. Se o peso da mão é transferido para o corpo do instrumento, então ocorre o chamado "efeito de um braço quebrado" (o antebraço e a mão são separados do ombro), e isso é ruim para o executante.
  3. Linha do antebraço e mão com os dedos pelo mesmo motivo do parágrafo anterior (excluindo o "efeito de um braço quebrado"), deve ser reto. Um erro comum para a grande maioria dos iniciantes é colocar a palma da mão nas cordas:

Só falta colocar os dedos corretamente nas cordas. Precisa ser feito assim:

  • dedão colocado em uma das cordas do baixo (três primeiros);
  • apontando - no terceiro, de baixo para cima;
  • média - para o segundo de baixo;
  • sem nome - na corda mais fina (primeira).
  • dedo mindinho permanece inativo, então ele apenas sobe um pouco acima das cordas, sem tocá-las.

Neste caso, o formato da mão deve ser arredondado, curvado para fora na articulação do punho:

O guitarrista agora está pronto para tocar cordas abertas com a mão direita.

Durante os primeiros dias de treinamento, a mão esquerda pode ser posicionada para fixar ainda mais o violão na área da metade inferior do corpo na lateral ou deck sob o pescoço.

Posição da mão esquerda

A mão esquerda pode começar a ser tocada depois que a mão direita aprender a extrair corretamente os sons das cordas, tocar um pouco de força bruta (arpejos) e o próprio futuro guitarrista se sentir confortável com o instrumento.

A posição da mão esquerda no braço da guitarra é chamada de posição de tocar do dedo indicador.: se ele aperta a corda na 1ª casa, então a mão está na primeira posição, se na casa V, então na 5ª. Nesse caso, quando o dedo indicador não participa da pressão do acorde ou dos sons, a posição é considerada a casa em que poderia estar... Todos os quatro dedos de jogo podem ser posicionados simultaneamente em quatro trastes adjacentes, portanto, a localização condicional do dedo indicador (e posição) deve ser considerada a partir daqui.

Regras de colocação do dedo da mão esquerda pode ser indicada pelos seguintes itens.

  • O polegar é colocado na parte de trás da barra estritamente transversalmente a ela. O topo do dedo do pé está logo acima do eixo longitudinal médio do pescoço.
  • Quanto mais baixa a posição da mão (por número do traste), mais o cotovelo se afasta do corpo do guitarrista. Isso permitirá reduzir o ângulo de rotação da mão esquerda.
  • A mão e os dedos devem estar na frente do pescoço. Os dedos são colocados "acima" ou "nas" cordas.
  • As cordas são presas no meio das pontas dos dedos do lado final.
  • A última falange do dedo é perpendicular ao plano do pescoço quando a corda é pressionada.
  • O pincel é arredondado.

O local onde as cordas são pressionadas é no meio do traste (entre os trastes) ou próximo ao traste mais alto (na lateral do corpo do violão).

Como segurar uma guitarra enquanto luta?

A luta consiste em certos padrões rítmicos e harmônicos de acompanhamento de guitarra: Acordes alternados para combinar com a tonalidade da música e várias técnicas de dedilhar e golpear o corpo que aumentam ainda mais o efeito, simulando alguns instrumentos de percussão (bumbo, caixa, pratos). Em grande parte, todos os itens acima são feitos pela mão direita do guitarrista..

Ao realizar tipos simples de combate ("quatro», «seis», «oito") Com plugues a principal habilidade consiste em manter o ritmo e as transições de acordes precisas... Não há mudanças especiais nas regras para encenar e segurar o violão: a mão esquerda prende os acordes em posições diferentes, a direita bate nas cordas em um determinado tempo, abafa-os nos lugares certos apenas devido aos movimentos relaxados do punho, sem mudando sua encenação de alguma forma.

Como jogar em pé?

Para jogar em pé, você precisa comprar cintos especiaispara os quais guitarras, violões semiacústicos e alguns modelos de violões com cordas de metal possuem dispositivos de fixação.

Não é permitido tocar violão clássico em pé.então eles não têm um clipe de cinto.

No entanto, para esses modelos, a questão foi resolvida: as correias com ganchos planos de metal nas extremidades surgiram há relativamente pouco tempo. Com essas placas, o cinto se agarra ao deck superior na área do orifício ressonador de ambos os lados (inferior e superior), e a alça de cinto resultante é jogada sobre o ombro do músico.

Qualquer modelo de cinto é ajustável em tamanho, para que o jogo seja confortável mesmo em pé. Todo o resto - as posições das mãos e do braço do violão - não muda.

sem comentários

Moda

a beleza

casa